Faculdade de Ciências
 

Anais

 
Eixo III – Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Título do Trabalho
Autores
Arquivos(.pdf)
A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TURVO E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE MONTE ALTO SP
CHINALIA, Juliana Sakoda Telles
SÉ, João Alberto da Silva
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A LITERATURA INFANTIL: LIMITES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO EDUCATIVO
CARETTI, Luciana da Silva
OLIVEIRA, Edilson Moreira de
A ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA NAS CAMADAS POPULARES
PONCE, Luciana Bellido
PEREZ, Marcia Cristina Argenti
A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA: METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DUCATTI-SILVA, Kelly Cristina
A INFLUÊNCIA DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
NASTASI, Fátima de Lourdes Rodrigues
CAPELLINI, Vera Lúcia M. F
A INFLUÊNCIA DO MEIO AMBIENTE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE ZERO A TRÊS ANOS EM SITUAÇÃO DE RISCO
MARIA, Silvio Carlos
A LEITURA COMO DIFERENCIAL NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
OLIVEIRA, Poliana Pereira
BENTO, Roberta Viviane Bartolomeu
SILVA, Nathália Fernanda
GUIMARÃES, Karine Ticiane
TRINDADE, Gilmar da Silva
A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COMO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
MORIM, Anna Tancredie
STORNIOLO, Juliana Pereira de Albuquerque
A problemática ambiental: uma proposta de aula segundo a Metodologia da Mediação Dialética

GINEL, Juliana Martinez
SILVA, Analígia Miranda da
FAGUNDES, Tônia Emanuele Vargas
A SUSPOSTA NEUTRALIDADE DO LIVRO DIDÁTICO
CANDIDO, Eunicéa de O. Souto
SANTANA, Maria Aparecida Rocha
A UTILIZAÇÃO DO JOGO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CAMARGO Ricardo Leite
VERGUEIRO, Tatiana
ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1ª A 4ª SÉRIE
ALBUQUERQUE, Denise Ivana de P
ANALISE DO PROJETO POLÍTICO PADAGÓGICO E SUA OPERACIONALIZAÇÃO EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
BALDO, Jéssica
APRENDIZAGEM ORIENTADA A OBJETOS NO AMBIENTE INTERATIVO DA LOUSA DIGITAL: SUBSÍDIOS PARA INOVAÇÃO
Profª Drª BARROS, Daniela Melaré Vieira
Prof. ANTONIO, Wagner Junior
ARTE ABSTRATA E GEOMETRIA: UMA FORMA DE CONHECER E COMPREENDER A ARTE COM ALUNOS DA 4ª SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL CAMARGO, Danielle Twerznik
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REGIÃO DE MARÍLIA FRENTE A QUESTÃO DO ILETRISMO SILVA ,Marcela Evelyn Serra
Brincadeira é coisa séria! A importância das brincadeiras e jogos para a Educação Física na escola
BARBOSA, Neusa Maria Carvalho
PEREIRA, Verônica Aparecida
CONCEITO DE INFÂNCIA: REVISITANDO O PASSADO, ENTENDENDO O PRESENTE
CREPALDI, Francini Barbosa
PEREZ, Marcia Cristina Argenti
CONTRIBUIÇÕES DO ROLEPLAYING GAME (RPG) PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR DE NARRATIVAS OLIVEIRA, Andréia Maria
ARENA, Dagoberto Buim
CRIANÇAS COM DIFICULDADES EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO
MOURA, Graziella Ribeiro Soares
DE ROSE, Júlio César Coelho
DE OLIVEIRA , Luis Gino Farina
CURRÍCULO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: OS OLHARES DAS CRIANÇAS SOBRE A TEMÁTICA
CRUZ, Eliana Marques Ribeiro,
LIMA, Emília Freitas de
DISCUTINDO A DIVERSIDADE DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CIAMPONE, Carlos Henrique Castanha
PEREZ, Marcia Cristina Argenti
DIVERSIDADE E DIFERENÇA NO ENSINO RELIGIOSO: analisando aS CONCEPÇÕES de uma professora de ensino fundamental
ARANHA, Tiago Esteves
MARIANO, André Luiz Sena
LIMA, Emília Freitas de
DIVISÃO DE TIMES: EXCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CARAMASCHI, Sandro
SILVA, Amanda Caroliny Costa da
CASTILHO, Eliza Maura de Lopes
AGUIAR, Graziele Thomasinho de
ROSA, Jéssica Rodrigues
DO EGOCENTRISMO À RECIPROCIDADE: A ADOÇÃO DE PERSPECTIVAS NAS SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO LÚDICA
OLIVEIRA, Francismara Neves de
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE SERTÃOZINHO /S.P.
MARAFANTE, Luciano José
MARAFANTE, Ana Teresa Geraldo Martins
CHINALIA, Juliana Sakoda Telles
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: ESTUDANDO O UNIVERSO DO CONCEITO E DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM A CRIANÇA
ARAGÃO, Caroline Petit de
PEREZ, Marcia Cristina Argenti
EDUCAÇÃO ESTÉTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O DESENHO DA CRIANÇA
GONÇALVES, Lôyde
GULINELLI, Deize
TSUHAKO, Yaeko
SALLES, Solange; e
DUCATTI-SILVA, Kelly Cristina
efeitos da apresentação de trechos de vídeo de aulas ministradas por professores de ensino fundamental na descrição e na interpretação de objetivos de ensino
FONSECA, Ana Paula Araújo
LOPES JÚNIOR, Jair
ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAS: ALGUMAS TENDÊNCIAS DA PESQUISA
LABARCE, Eliane Cerdas
VIEIRA, Luciene Cerdas
ESTUDO SOBRE O TRABALHO DE EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
MORAES, Adalberto Cardoso de
FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO NÃO-FORMAL DE ENSINO: UM ESTUDO COM ALUNOS DA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
CORSINI, Aline Mendes do Amaral
ARAUJO, Elaine Sandra Nicolini Nabuco de
FERRAMENTAS DIDÁTICAS UTILIZADAS NO ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
BACHA, Marcelo Gomes
LACHEL, Gustavo
MACHADO, Diogo Roversi
SCALVI, Rosa Maria Fernandes
FILOSOFIA E ÉTICA: A EDUCAÇÃO PARA O PENSAR E OS VALORES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
GUIMARÃES, Andreza Gabriela Campos
SANCHES, Gina
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DE UM PROJETO INTEGRADO
DUCATTI-SILVA, Kelly Cristina
IMAGENS: LEITOR E LEITURA SERRANO, Eliane Patrícia Grandini
FREITAS, Silvana Regina Ribeiro de
INFLUÊNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLHA PROFISSIONAL
CARAMASCHI, Sandro
SILVA , Amanda Caroliny Costa da
LOPES, Eliza Maura de Castilho
AGUIAR, Graziele Thomasinho de
ROSA, Jéssica Rodrigues
INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE LINGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES INICIAIS
GOUVÊA, Giseli Renata
OLIVEIRA, Jurandyr de
LOPES,Jair Jr.
Investigação e análise acerca da construção de estruturas multiplicativas, a partir das aditivas, alicerçada na metodologia de solução de problemas em alunos de 3ª a 4ª série do Ensino Fundamental
PIROLA, Nelson Antonio
CAETANO, Richael Silva
MOTIVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA NA SALA DE AULA: IMPACTO NO TEMPO DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
INOUYE, Keika
PEDRAZZANI, Elisete Silva
O APRENDIZADO DA ESCRITA DE RITMOS SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
BARBOSA, Maria Flávia Silveira
O APRENDIZ-PROFESSOR NO ENSINO DE HANDEBOL: IMPLICAÇÕES DOS DIÁRIOS DE AULAS E ENTREVISTAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL
DIAS,Elis Regina
FERREIRA, Lílian Aparecida
O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
BIGOTTO, Antonio César
O ENSINO DA LEITURA DE FORMA INTERDISCIPLINAR
BERNARDINO, Ana Paula
CORRÊA, Fernanda Aparecida de Souza
SANTOS, Wanessa Cavaglieri
O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E EM SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA – UMA APROXIMAÇÃO DESEJÁVEL
Profa. Dra. CAMPOS, Luciana Maria Lunardi
O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MOREIRA, Cláudio
O USO DE BRINQUEDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
BARBOSA, Caroline Barreto Brunelli MOTOKANE, Marcelo Tadeu
O VÍNCULO DE APEGO ENTRE AS CRIANÇAS E SEUS CUIDADORES
MELCHIORI, Lígia Ebner
ALTAFIM, Elisa Rachel Pisani
MATUBARO, Kelly Cristina Alvaredo
LADISLAU, Dayane Cristina
SANTOS, Heloísa Cristina de Oliveira
OPINIÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A REALIZAÇÃO DE AÇÃO EDUCATIVA NA ESCOLA PARA A PREVENÇÃO DE ACIDENTES INFANTIS
GONSALES,Thais Pondaco
GIMENIZ PASCHOAL, Sandra Regina
OS CICLOS DE APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAL E MUNICIPAL DE PEDERNEIRAS (SP): UM ESTUDO DIAGNÓSTICO
MARQUES,Luciana de Lurdes
MINGUILI, Maria da Glória
OS SENTIDOS NA ORALIDADE E NA ESCRITA: A AUTORIA NA PRODUÇÃO INFANTIL
TIZIOTO, Pamela Aline
PACÍFICO, Soraya Maria Romano
OS SUPLEMENTOS INFANTIS DA GRANDE IMPRENSA: ENTRE O SIMPLES ENTRETENIMENTO E A FUNÇÃO EDUCATIVA – A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA
SANTOS, André Carazza dos
PARA ONDE CAMINHA NOSSA EDUCAÇÃO: O QUE PENSAM SOBRE ESCOLA DEMOCRÁTICA JOVENS DE SÃO PAULO QUE CONCLUÍRAM O ENSINO BÁSICO
KLEIN, Ana Maria
PERSPECTIVAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O LIVRO DIDÁTICO EM QUESTÃO
PINTO, Adriana Aparecida
POR UM COMPROMISSO AMBIENTAL
PONTES, Letícia Gomes
HEUBEL, Maricê Domingues
POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM TEÓRICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
BERGAMO, Geraldo Antonio
PRÁTICAS DE LEITURA NA INFÂNCIA: DO COTIDIANO PARA A SALA DE AULA
PLATZER, Maria Betanea
PROJETO “FLORES E POLINIZADORES”: O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DO TEATRO
GALASTRI, Natália Arias
Profa. Dra. CAMPOS, Luciana Maria Lunardi
Profa. Dra. DE OLIVEIRA, Denise Maria Trombert
QUAL A FINALIDADE DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA? TSUHAKO, Yaeko
HAMER, Bruna
GULINELLI, Elaine
GONÇALVES, Lôyde
BASTOS, Fernando
QUESTIONANDO A QUALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA NOS DIAS ATUAIS
OJA, Aline Juliana
PEREZ, Marcia Cristina Argenti
Relato de experiência do projeto: ‘’O Elo entre o Futebol e a Educação’’
COLEDAM, Diogo Henrique Constantino
PINTO, Fabio Pinheiro
SANTOS, Júlio Wilson dos
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE ESPANHOL PARA CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS
BASTOS, Márcia de Feitas
SANTOS, Hélade Scutti
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DO SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR DOS ALUNOS
OJA, Aline Juliana
PEREZ, Marcia Cristina Argenti
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES A RESPEITO DE SEUS ALUNOS
GINEL, Juliana Martinez
UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DA LIVRE EXPRESSÃO E CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS
COELHO, Sandra E. Q. B.
UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA O PÚBLICO INFANTO – JUVENIL GONÇALES,Cristiane Gutierrez
SANTOS, Davi Siqueira dos
LOPES, Jorge da Silva

 

  Faculdade de Ciências