Projetos de Pesquisa
Modos eletromagnéticos em cristais fotônicos unidimensionais
Coordenador: Prof. Dr. Alexys Bruno-Alfonso
Descrição: Cálculo do espectro de frequências permitidas para ondas eletromagnéticas em cristais fotônicos unidimensionais construídos a partir das leis de Fibonacci e Thue-Morse. Determinação de gaps correspondentes a zero índice de refração nulo.
Integrantes: Ernesto Reyes Gómez, Luiz Eduardo Oliveira, Solange Bessa Cavalcanti, Janaine Maria Sereguetti
Início: 2007
Cálculo de efeitos da interação spin-órbita e de detalhes da estrutura de bandas em sistemas de materiais semicondutores
Coordenador: Prof. Dr. Alexys Bruno-Alfonso
Descrição: Cálculo e análise de estados de elétrons de condução em poços quânticos de materiais semicondutores. São incluídos no cálculo efeitos da interação spin-órbita (termos de Dreselhauss e Rashba) e de anisotropia e não-parabolicidade da banda de condução. Cálculo do fator g de Landé para comparação com experimentos e outros trabalhos teóricos.
Integrantes: Ernesto Reyes Gómez, Luiz Eduardo Oliveira, Allan Victor Ribeiro, Nelson Porras Montenegro
Início: 2006
Cálculo de transições ópticas de impurezas doadoras rasas em InP na presença de campo magnético forte
Coordenador: Prof. Dr. Alexys Bruno-Alfonso
Descrição: Uso de métodos variacionais para calcular estados de impurezas doadoras rasas em InP na presença de campo magnético forte. São incluídos efeitos da intereção elétron-fônon e de não-parabolicidade da banda de condução do InP.
Integrantes: François M. Peeters, Guo Qiang Hai, Gustavo Vanin Bernardino de Souza
Início: 2005
Projeto trienal de pesquisa 2008-2010: Aplicação de Métodos Primal-Dual de Pontos Interiores, do Tipo Previsor-Corretor com procedimento de busca unidimensional, em Problemas de Despacho Econômico e em problemas de geração de energia
Coordenador: Prof. Dr. Antonio Roberto Balbo
Descrição: Neste projeto pretende-se continuar investigando os métodos Primal-Dual de Pontos Interiores, com a estratégia do tipo previsor-corretor e procedimentos de busca unidimensional (Fibonacci e Armijo), objetivando a aplicação destes ao Problema de Despacho Econômico, sem a inserção de pontos de válvula e com a inserção de pontos de válvula, bem como em problemas de geração de energia a partir do aproveitamento de resíduos da colheita de cana-de-açucar. Investiga-se a teoria do método, seu esquema iterativo, sua implementação computacional e sua adaptação à resolução destes problemas. Pretende-se obter resultados numéricos , para demonstrar a eficiência do método, quando comparado com outros já testados e publicados.
Início: 2008
Participação em Projeto submetido: Projeto-Edital Pró-Engenharia No. 01/2007 - CAPES: Otimização do Uso de Energia Elétrica em Sistemas de Transmissão Via Fluxo de Potência Ótimo
Coordenador: Prof. Dr. Antonio Roberto Balbo
Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver novas abordagens para a modelagem e resolução do problema de fluxo de potência ótimo utilizando métodos do tipo Newton-Lagrangiano, Penalidade e Função Barreira e Algoritmos Genéticos. Também, temos como objetivo a formação de recursos humanos altamente qualificados em nível de doutorado e de mestrado. Os resultados deste projeto permitirão economizar energia sem a necessidade de novos investimentos em equipamentos, apresentando assim, uma efetiva contribuição para contornar os impactos da atual situação energética do Brasil.
Integrantes: Prof. Dr. Geraldo Roberto Martins da Costa - USP/SC, Prof. Dr. Eduardo Asada - USP/SC, Profa. Dra. Alessandra Macedo de Souza - UnB, Prof. Dr. Leonardo Nepomuceno UNESP/BAURU, Profa. Dra. Edméa de Cássia Baptista UNESP/BAURU
Início: 2008
Participação em Curso de Pós-graduação Strictu-sensu: Mestrado Acadêmico em Engenharia Elétrica
Coordenador: Prof. Dr. Antonio Roberto Balbo
Descrição: O docente é credenciado no Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, da Faculdade de Engenharia, da Unesp, Campus de Bauru em nível de mestrado. Linha de pesquisa: Sistemas de Energia. Sub-área: OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS DE ENERGIA Descrição: Boa parte dos problemas clássicos envolvendo os sistemas de energia é formalmente descrita através de problemas de otimização. Entre eles podese destacar o planejamento energético da geração, o planejamento da expansão da geração e transmissão, os despachos de geração, o despacho econômico, o problema de Fluxo de Potência Ótimo, etc. Este projeto tem por objetivo investigar e aplicar os principais métodos e técnicas de otimização na solução desses problemas. Subprojetos: - Aplicação de métodos primal-dual de pontos interiores, com procedimento previsor-corretor, em problemas de despacho econômico. - Aplicação de métodos primal-dual de pontos interiores, com procedimento previsor-corretor, em problemas de distribuição de projetos, problemas de despacho econômico e em modelos constitutivos da análise de estruturas. - Investigação e aplicação de métodos de pontos interiores em problemas de despacho econômico e fluxo de potência ótimo. - Programação da operação de sistemas de potência considerando a inclusão de restrições elétricas. - Redução de perdas de potência ativa na transmissão via fluxo de potência ótimo e análise de sensibilidade. - Variantes do método de pontos interiores e análise de sensibilidade.
Integrantes: Profa. Dra. Edméa Cássia Baptista, Prof. Dr. Leonardo Nepomuceno
Início: 2008
Projeto de Pesquisa financiado pela Fundunesp -Processo 130/05-DFP: Aplicação de métodos primal-dual de pontos interiores, com procedimento previsor-corretor, em problemas de Despacho Econômico.
Coordenador: Prof. Dr. Antonio Roberto Balbo
Descrição: Neste projeto pretende-se aplicar um método primal-dual de pontos interiores, com procedimento previsor-corretor, para a busca de soluções aproximadas aos modelo de programação matemática do Despacho Econômico, sem a inserção de pontos de válvula, explorando-se resultados já encontrados na literatura, para comparação de resultados obtidos. Os métodos investigados a serem utilizados para a resolução destes modelos, exploram técnicas variantes do método de Newton, a partir de modificações na maneira de calcular as direções de busca e os parâmetros que controlam o tamanho do passo a cada iteração. O trabalho proposto consiste na investigação teórica dos métodos citados, a implementação computacional destes, a inclusão nestes de procedimentos do tipo previsor-corretor e a sua aplicação em problemas de programação quadráticos encontrados na literatura, como no caso, já citado, do Problema do Despacho Econômico, em um campo de pesquisa ainda em aberto para publicações futuras.
Início: 2007
Otimização de processos no setor sucroalcooleiro - Grupo de otimização na unesp (cadastrado no CNPq)
Coordenador: Prof. Dr. Antonio Roberto Balbo
Descrição: O surgimento do veículo bicombustível e o crescimento da exportação de açúcar contribuíram fortemente para que o Brasil se tornasse o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo. Com isto, a indústria sucroalcooleira deu um grande salto em um curto intervalo de tempo. Na medida em que os negócios desta área adquirem novas dimensões, o setor enfrenta novos desafios, promovendo fortes impactos sobre as questões econômicas, produtivas, fundiárias, ambientais e sociais. Para alcançar todo este desenvolvimento, o cultivo e a produtividade da canade- açúcar precisam crescer e a gestão das usinas precisa avançar em eficiência, o que requer investimentos em racionalização administrativa nas unidades processadoras, e neste aspecto, a modelagem matemática associada às técnicas de otimização constitui uma importante ferramenta para auxiliar a tomada de decisões.
Início: 2006
Acervo de Livros didáticos Antigos: constituição, recuperação, sistematização e estudo
Coordenador: Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica
Descrição: O Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática", interessado em temas relativos à História da Matemática Escolar no Brasil, vem constituindo um acervo de livros didáticos antigos de Matemática desde o ano de 2005. Hoje, este acervo conta com aproximadamente 1000 volumes de obras publicadas no Brasil e no exterior, desde o século XVII até a década de 1970. Com o tempo, foram sendo anexados ao acervo títulos de outra natureza (como originais de referências das áreas de Educação e Sociologia e livros didáticos de outras disciplinas - mais particularmente aqueles voltados ao ensino das primeiras letras, utilizados nos antigos Grupos Escolares). Essa complementação (de fluxo contínuo) eleva a quantidade de exemplares no acervo que tem sido higienizado e catalogado continuamente, de modo a permitir a consulta desses materiais pela comunidade interessada em pesquisas que, de algum modo, envolvam os livros didáticos. Um sistema específico de catalogação para disponibilização das referências via-internet faz parte do conjunto de objetivos desse projeto iniciado em 2007. Além disso, ao mesmo tempo, o acervo tem possibilitado que os pesquisadores vinculados ao GHOEM utilizem as obras do acervo como fontes-base para projetos específicos de investigação sobre práticas e disciplinas escolares.
Integrantes: Fábio Donizetti de Oliveira, Vinícius Hirata, Maria Ednéia Martins Salandim, Anderson Aparecido da Silva, Tatiane Taís Pereira da Silva
Início: 2007
IC - GHOEM
Coordenador: Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica
Descrição: A iniciação à pesquisa sempre foi julgada como uma atividade importante na formação de professores. Entretanto, há inúmeras variáveis que operam no sentido de impedir - ou ao menos limitar - o oferecimento de estágios de iniciação científica nos cursos de graduação. A grande demanda e a quantidade insuficiente de bolsas; as exigências em relação à titulação do orientador; a necessidade de tempo suplementar para o estudante (que, também via-de-regra, no caso das Licenciaturas nas quais esse projeto será efetivado, é um estudante-trabalhador) além de, ao mesmo tempo, exigir uma sincronia entre as atividades com o curso de graduação e as atividades adicionais relativas à iniciação científica. Tentando suporir essa carência de oferecimento de projetos de iniciação científica a alunos de graduação, o Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática" criou o IC-GHOEM, o grupo de Iniciação Científica do GHOEM. Fundamentalmente são dois os objetivos do IC-GHOEM: (a) intensificar o oferecimento de estágios de iniciação científica aos estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades nas quais estão lotados os membros do grupo; e (b) promover o exercício de orientação de pesquisa aos "estudantes" vinculados ao GHOEM que, como alunos de Programas de Mestrado e Doutorado, serão futuros orientadores em Cursos de Graduação e Programas de Pós-graduação. O IC-GHOEM tem um projeto comum (estudar a Matemática Escolar no Brasil), no qual estão enraizados subprojetos. O acervo de cerca de 500 volumes de livros didáticos, abrangendo um período de produção que vai desde o século XVIII à década de 1970 é considerado significativo para as pesquisas sobre a História da Educação Matemática, e é um dos principais focos do projeto de pesquisa que norteia os sub-projetos. Tais subprojeto, então, podem ser incluidos na rubrica "Matemática Escolar" ou "História da Educação Matemática brasileira", consideradas tendências atuais de pesquisa em Educação Matemática.
Integrantes: Ivete Maria Baraldi, Luzia Aparecida de Souza, Maria Ednéia Martins, Fábio Donizetti de Oliveira, Marisa Resende Bernardes, Letícia Batagello, Vanessa Lopes Menezes, Márcio Kakoi, Vinícius Hirata, Letícia Cordeiro de Campos, Anderson Aparecido da Silva, Tatiane Taís Pereira da Silva, Amanda Lins, Thais Saes Giuliani, Andreia Paludetto
Início: 2006
Escolas Reunidas, Escolas Isoladas: Educação e Educação Matemática em Grupos Escolares
Coordenador: Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica
Descrição: O objetivo do projeto é compreender as práticas educativas (em geral e, particularmente, aquelas relativas ao ensino de Matemática) desenvolvidas nos Grupos Escolares e nas escolas que a eles eram vinculadas. Os Grupos Escolares (ou Escolas Graduadas) foram implementadas no Brasil, a partir do Estado de São Paulo, no final do século XIX, pelo governo republicano, para cuidar do ensino de primeiras letras. Parte de uma política arrojada relativa à Educação, a propaganda republicana defendia uma escola diferenciada daquelas instituições de ensino existentes no Império. Promovendo novos métodos, apoiados em novas legislações e construídos novos prédios, os Grupos Escolares espalharam-se pelo país, tendo sido extintos em meados da década de 1970. O projeto pretende, a partir da recuperação, organização e estudo de arquivos existentes em Grupos Escolares da região de Bauru (SP), e valendo-se também do método da História Oral, compreender o funcionamento dessas escolas e as práticas nelas vigentes. Pretende, ainda, que o projeto envolva, nesse resgate, tanto a comunidade escolar que hoje ocupa os prédios que à época abrigavam essas instituições quanto estudantes de vários níveis de ensino universitário (graduandos, mestrandos e doutorandos).
Integrantes: Luzia Aparecida de Souza, Letícia Batagello, Vanessa Lopes Menezes, Márcio Kakoi, Letícia Cordeiro de Campos, Maria Ednéia Martins Salandim, Amanda Lins
Início: 2006
História Oral e Educação Matemática
Coordenador: Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica
Descrição: Pretende-se constituir um referencial para a utilização da História Oral como recurso a pesquisas em Educação Matemática. A constituicão desse referencial deve dar-se "em trajetória", ou seja, ao mesmo tempo em que investigações específicas vão sendo desenvolvidas o referencial teórico-metodológico vai sendo estruturado. A contribuição dessas investigações, além da constituição desses referenciais, é a elaboração de um mapeamento histórico sobre a formação de professores de Matemática no Brasil, um estudo vinculado à História da Educação Matemática brasileira. Além disso, pretende-se investigar a possibilidade da História Oral quanto a sua contribuição para estudos envolvendo temas específicos em Educação Matemática (concepções de professores de Matemática; identidade de grupos de pesquisa e estudos, referencias teóricos para nortear análise de livros didáticos, entre outros). Os elementos do grupo de pesquisa, sob a coordenação do professor Antonio Vicente Marafioti Garnica, em seus níveis específicos de formação (graduação, mestrado e doutorado) desenvolvem, além do projeto comum, pesquisas específicas. O Grupo "História Oral e Educação Matemática" (GHOEM) é credenciado no CNPq e certificado pela UNESP. Maiores detalhes sobre a produção do grupo, com a íntegra (disponível para download) de muitos dos trabalhos já desenvolvidos, podem ser buscados em www.ghoem.com
Integrantes: Ivete Maria Baraldi, Rosinete Gaertner, Luzia Aparecida de Souza, Heloísa da Silva, Emerson Rolkouski, Maria Ednéia Martins, Fábio Donizetti de Oliveira, Marisa Resende Bernardes, Fernando Guedes Cury, Letícia Batagello, Thiago Pedro Pinto, Vanessa Lopes Menezes, Márcio Kakoi, Letícia Cordeiro de Campos, Andreia Paludetto
Início: 2002
Bolsa Produtividade em Pesquisa e Projeto Trienal (Uma Abordagem de Método de Ponto Interior usando uma Variante da Função Barreira Modificada e o Problema de Fluxo de Potência Ótimo)
Coordenador: Profa. Dra. Edméa Cássia Baptista
Descrição: Projeto encaminhado em agosto de 2006 para solicitação de Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq. Projeto selecionado em dezembro/2006 e início da bolsa em março/2007. Nivel 2. Neste projeto investigamos uma abordagem de método de ponto interior, a qual consiste em um método variante da função Barreira Modificada, e sua aplicação ao problema de Fluxo de Potência Ótimo. Denominamos de método variante da função Barreira Modificada, pois, serão utilizados além da função Barreira Modificada, uma extrapolação quadrática para alguns pontos, o método de Newton e o método da função Barreira Clássica Extrapolado. Espera-se contribuir para a área de Programação Não-Linear com uma abordagem eficiente e na determinação da solução do problema de Fluxo de Potência Ótimo. Durante o ano de 2007 continuamos trabalhando na áres de variações de métodos de pontos interiores, fazendo uma revisao bibliografica e utilizando alguns artigos recentes da área. Nosso estudo resultou nda defesa de um mestrado e publicação de 3 trabalhos em anais de congressos e 2 artigos de revista aceitos para publicacao. Palavras Chave:: Programação Não-Linear, Função Barreira Modificada, Métodos de Pontos Interiores, Fluxo de Potência Ótimo, Método de Newton.
Início: 2007
Aplicação das séries de Puiseux na parametrização de curvas algébricas
Coordenador: Profa. Dra. Eliete Maria Gonçalves
Descrição: O trabalho proposto tem por finalidade, numa primeira etapa, um detalhamento dos pré-requisitos , com vistas a paramerização de curvas algébricas. Os pré- requisitos estão baseados, principalmente, no corpo das séries de potências fracionárias, através do qual será definida uma série de Puiseux. Numa segunda etapa, tratar-se-á da formulação dos resultados que serão utilizados em tais parametrizações, assim como possíveis aplicações.
Início: 2008
Dicionário de Matemática - Pré-Cálculo
Coordenador: Profa. Dra. Eliete Maria Gonçalves
Descrição: Desenvolvimento de um dicionário eletrônico de termos e conceitos matemáticos, com ênfase nos conteúdos ministrados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, norteado pelas dúvidas e erros apresentados pelos alunos dos Cursos de Engenharia da Faculdade de Engenharia da Unesp/Bauru.
Integrantes: Marco Antônio Rahal Sacoman, Vanilda Miziara Mello Chueiri.
Início: 2004
Projeto Temático Fapesp: Logical Consequence and Combinations of Logics - Fundaments and Efficient Applications
Coordenador: Prof. Dr. Walter Alexandre Carnielli
Descrição: The notion of logical inference is of fundamental importance not only in all forms of argumentation (be it formal or informal) but also in several aspects of computing. The study of logical inference for applications requires the understanding of combinations of logical mechanisms in several guises. This project is focused on specific methods for combining logics and their semantical, algebraic and computational aspects of the resulting combined systems. From the point of view of efficient applications, approximating propositional and quantified inferences is a promising approach in the taming of the intrinsic complexities involved. Intimately related to the quest for efficiency, quantum logics and quantum computation arise as an important research area. The formidable speedup of technology requires multidisciplinary researchers involved in the hard task of providing efficient alternatives to traditional methods of inference. To cope with this challenge, the project involves 22 researchers with different backgrounds from USP and UNICAMP with the support of 8 researchers from three international research institutions. http://www.ime.usp.br/~consrel/.
Integrantes: Prof. Dr. Hércules de Araújo Feitosa.
Início: 2005
Um estudo sobre História da Educação (Matemática) Brasileira e a formação de professores de matemática: CADES Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário e narrativas de professores
Coordenador: Profa. Dra. Ivete Maria Baraldi
Descrição: Este projeto é multi-facetado, pois tem pretensões em duas frentes de pesquisa e contará com a participação de alunos, professores e pesquisadores desta e de outras instituições, para a efetivação deste projeto, bem como a de suas possíveis ramificações. Com ele, espera-se colaborar com uma configuração mais plena do que temos chamado de História da Educação Matemática Brasileira , como também contribuir com a discussão, buscando fundantes teóricos, acerca de diferentes fontes e de formas de narrativas utilizadas numa pesquisa em História Oral, discussão efetuada em alguns trabalhos do GHOEM (Grupo História Oral e Educação Matemática). Dessa maneira, este projeto está subdividido em dois sub-projetos, denominados: a) A CADES Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário e a formação de professores de matemática: um estudo. b) Circunstâncias e acasos: a formação do professor (paulista) de matemática e sua trajetória inicial na profissão. No primeiro sub-projeto, pretende-se aprofundar o estudo sobre a CADES, iniciado com os questionamentos surgidos em meu doutoramento (Baraldi, 2003), em conjunto com o trabalho de Gaertner (2004). Este estudo está em andamento e caracteriza-se como multi-institucional, pois é desenvolvido também pela professora Rosinéte Gaertner, da FURB de Blumenau SC. No segundo sub-projeto, pretende-se estudar as possibilidades de trabalhos com diferentes fontes e como narrativas escritas podem ser utilizadas em pesquisa que utilizam a História Oral como metodologia. Também neste estudo pretende-se delinear quais são as aventuras enfrentadas pelo professor de matemática em seu início de carreira, no interior de São Paulo, comparado a outras regiões no Brasil. Para este exercício de pesquisa, serão efetuados estudos acerca da teoria de Mikhail M. Bakhtin para a análise do discurso. Essa tarefa, que se caracteriza como um estudo metodológico, é necessária para que se possa vislumbrar a possibilidade de incluir fontes que...
Integrantes: Rosinéte Gaertner
Início: 2008
Um estudo computacional das propriedades eletrônicas e estruturais do Nitreto de Gálio.
Coordenador: Prof. Dr. Luis Antonio da Silva Vasconcellos
Descrição: Os semicondutores tem sido amplamente estudados por serem materiais ideais para a criação de dispositivos ópticos-eletrônicos, detectores e lasers, entre outras aplicações tecnológicas. Um material que vem sendo amplamente estudado, na classe dos semicondutores, é o Nitreto de Gálio (GaN) que em particular, pode ser empregado na construção de LEDs e chips de computadores; embora com um custo não tão acessível, mas com a vantagem de possuir uma vida útil superior aos materiais tradicionais. O interesse em óxidos semicondutores tem aumentado com o desenvolvimento da nanotecnologia, a qual tem por finalidade o desenvolvimento de materiais nanométricos e nanoestruturados, na qual a mecânica quântica, aliada a modelos computacionais passa a ter um caráter fundamental, proporcionando uma boa relação entre a teoria e o experimento. O projeto tem como principal objetivo a aplicação das principais ferramentas Teóricas e Computacionais utilizadas na Simulação Computacional em Ciências dos Materiais. A proposta é aplicar os métodos de primeiro princípio para a análise das propriedades eletrônicas e estruturais do cristal e das superfícies (10ī0) e (1120) do GaN. Numa primeira etapa serão obtidos, via simulação computacional, os parâmetros de rede do cristal e as posições atômicas dos átomos das superfícies. Posteriormente serão analisadas as estruturas de bandas, densidade de estados e mapas de densidade eletrônica. Os resultados obtidos, após tratamento e análise, serão comparados à dados experimentais e teóricos disponíveis na literatura.
Início: 2008
Sistematizações da Lógica Fuzzy
Coordenador: Prof. Dr. Luiz Francisco da Cruz
Descrição: Ao longo dos anos surgiram várias propostas de sistematizações para a Lógica Fuzzy, muitas delas publicadas por cientistas renomados, mas nenhuma delas satisfaz, por completo, os matemáticos puros, principalmente os lógicos clássicos. No entanto, são Teorias sofisticadas e com ampla aplicação, utilizadas por computólogos, engenheiros, físicos, matemática aplicada e, principalmente, por aqueles que trabalham com inteligência artificial. Como projeto de pesquisa para o triênio em questão, proponho fazer uma comparação e uma interligação entre duas destas sistematizações. A primeira desenvolvida por dois cientistas russos: Bolc e Borowik, os quais propõem uma "Base Semântica para a Lógica Fuzzy", na qual é construído um modelo algébrico, que é um reticulado residual estendido, para conter outros quantificadores além do "universal" e o "existencial", bem como um operador contexto. A segunda desenvolvida por dois cientistas japoneses: Takeuti e Titani, os quais propõem uma "Lógica Intuicionista Fuzzy", estendendo a Lógica Intuicionista e, baseando-se nesta, é definida uma "Teoria de Conjuntos Fuzzy". Para tanto devo usar como ferramentas básicas a Lógica Intuicionista, já consagrada, a Lógica Clássica e a Teoria de Conjuntos Fuzzy proposta por pelo seu criador o cientista Zadeh. O motivo da escolha destas duas sistematizações é que esta última prima pela elegância, enquanto a primeira é mais fiel às idéias de Zadeh.
Início: 2008
Estágio de Bolsistas da OBMEP - Região SP01 - Pólo Jaú - Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru
Coordenador: Prof. Dr. Luiz Francisco da Cruz
Descrição: A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica. Alunos que participam e têm um bom desempenho na OBMEP são selecionados como bolsistas do CNPq, na categoria Bolsa Tipo Iniciação Científica Jr. Este projeto reune os alunos selecionados na região SP01, pertencentes ao Pólo de Jaú. A equipe se responsabiliza pela realização do estágio, elaborado pelo Comitê Nacional de Estágio.
Início: 2008
Ensino a Distância
Coordenador: Prof. Dr. Luiz Francisco da Cruz
Descrição: É o desenvolvimento de um software de Ensino a Distância, com o objetivo de oferecer aos alunos dos cursos de Engenharia e Computação, um material alternativo de revisão ou mesmo de aprendizagem em Funções Reais de uma variável real, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica e Álgebra Linear. O software conta com o desenvolvimento teórico, exercícios resolvidos e comentados, exercícios propostos, testes de avaliação de aprendizagem e comentários dos principais erros cometidos pelos alunos.
Início: 2005
Simulação Computacional de Escoamento Incompressíveis Transientes por Métodos de Alta Ordem.
Coordenador: Valdemir Garcia Ferreira
Descrição: Neste projeto de pesquisa pretendemos simular numericamente escoamentos incompressíveis transientes 2D e 3D a altos valores de reynolds por esquemas de alta ordem.
Integrantes: Prof. Dr. Paulo Fernando de Arruda Mancera, Profa. Dra. Magda Kimico Kaibara.
Início: 2006
Pró-Letramento / Matemática
Coordenador: Profa. Dra. Mara Sueli Simão Moraes
Descrição: Projeto de Formação Continuada que visa a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. É realizado pelo MEC em parceria com Universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. O Pró-Letramento funciona na modalidade tutoria com acompanhamento a distancia. A UNESP atua em Piauí, São Paulo e Amazonas, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Rômulo Campos Lins. A Profª Drª Mara Sulei Simão Moraes coordena o Pró-Letramento de São Paulo.
Integrantes: Fabiana Cezário de Almeida, Nelson Antonio Pirola, Janete Marmontel Mariani, Gilmara Aparecida da Silva, Andréia Apareceida da Silva Brito.
Início: 2005
Centro de Educação Continuada de Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da UNESP/Núcleo Bauru
Coordenador: Prof. Dr. João Pedro Albino
Descrição: A partir da parceria com o Ministério da Educação foi formado o Centro de Formação Continuada de Professores de Educação Matemática, Científica e Ambienta (CECEMCA), que responde por ações dirigidas à formação continuada de professores e, também, pela produção de material didático. O Centro formará colaboradores locais, que terão contato com o material didático a partir dos cursos. Eles serão responsáveis pela formação de professores nas suas regiões de origem. Os conteúdos disciplinares oferecem aos professores condições de participarem crítica e efetivamente de questões pedagógicas e sócio-ambientais, atualmente em discussão na sociedade brasileira. Temos o compromisso de desenvolver ações que contemplem diferentes minorias culturais, como grupos indígenas e pessoas portadoras de necessidades especiais. As atividades serão possíveis a partir de convênios e parcerias entre os estados e municípios. Os cursos contemplam os conteúdos de matemática e ciência de maneira contextualizada e podem ser presenciais, semi-presenciais ou à distância (EaD). O material didático produzido também aborda diferentes aspectos da formação do professor. Desenvolvido como um produto flexível, esse material pode ser adaptado às necessidades dos usuários, de acordo com suas características locais. O Núcleo Bauru oferece cursos para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (de 1ª a 4ª séries).
Integrantes: Nelson Antonio Pirola, Ana Maria de Andrade Caldeira, João Pedro Albino, Roberto Nardi, Wilson Massashiro Yonezawa, Profa. Dra. Mara Sueli Simão Moraes.
Início: 2004
Desenvolvimentos lógico-matemáticos da Lógica do Plausível.
Coordenador: Prof. Dr. Mauri Cunha do Nascimento
Descrição: A família das lógicas moduladas é caracterizada pela inclusão, na linguagem da lógica clássica de primeira ordem, de um quantificador generalizado Q, chamado de quantificador modulado, o qual deve ser interpretado semanticamente por um subconjunto Q do conjunto das partes do universo. Intuitivamente, este subconjunto Q representa um conjunto arbitrário de proposições sustentadas pelas evidências, dentro de uma base de conhecimento. Na Lógica do Plausível, o termo "uma 'boa' parte", representa um quantificador e deve ser entendido como um conjunto suficiente de evidências favoráveis, mas que não é necessariamente grande. Consideramos que sentenças desse tipo representam proposições plausíveis em uma base de conhecimento. O conceito a ser formalizado está, assim, desvinculado da noção de cardinalidade do conjunto de confirmações ou evidências, mas associado à noção de "suficiência de evidências" atribuída à proposição, fornecida por uma quantidade satisfatória de evidências para o estabelecimento desta proposição. A noção de plausibilidade possui certas propriedades estruturais: se duas proposições são plausíveis, então sua conjunção e sua disjunção são também plausíveis. Além disso, se todos os indivíduos do universo satisfazem uma proposição, não temos motivos para não acreditar que ela seja plausível. Estas propriedades nos remetem à idéia de topologia, ou mais especificamente, a uma versão modificada do conceito de topologia. Como desenvolvimentos lógico-matemáticos da Lógica do Plausível temos três objetivos claros: (i) Desenvolver a estrutura matemática dos espaços pseudo-topológicos em comparação com outras estruturas semelhantes, particularmente, com a estrutura dos espaços topológicos, quando devemos dar exemplos, estabelecer propriedades e distinguir estas estruturas; (ii) A Lógica do Plausível foi introduzida numa versão de lógica estendida, porém, entendemos que possamos manter a estrutura matemática das pseudo-topologias.
Integrantes: Prof. Dr. Hercules de Araujo Feitosa, Maria Claudia Cabrini Gráci.
Início: 2006
Uma simulação de crescimento demográfico a partir de um Autômato Celular
Coordenador: Profa. Dra. Nair Cristina Margarido Brondino
Descrição: O objetivo do projeto é simular, através de autômatos celulares, o crescimento demográfico de uma cidade média brasileira nos próximos anos. Para tal, está sendo elaborado um programa computacional, onde as regras de transição do autômato serão baseadas no modelo de difusão de substâncias isotrópicas em um espaço bi-dimensional.
Início: 2004
Uma abordagem qualitativa para o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias
Coordenador: Profa. Dra. Sueli Liberatti Javaroni
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as possibilidades de ensino e aprendizagem de introdução às equações diferenciais ordinárias a partir da abordagem qualitativa de alguns modelos matemáticos auxiliada pelas tecnologias de informação e comunicação. Três duplas e um trio de estudantes de Matemática participaram voluntariamente do estudo. Foi realizado um curso de extensão intitulado Modelagem e Métodos Computacionais em Equações Diferenciais Ordinárias , onde esses alunos foram levados a investigar os modelos de objeto em queda, de crescimento populacional de Malthus, de crescimento populacional de Verhulst e da lei de resfriamento, utilizando a planilha eletrônica Excel e os softwares Winplot e Maple. Os dados foram coletados através dos registros elaborados pelo software Camtasia, em cada computador utilizado pelos alunos, no decorrer das aulas deste curso, dos questionários aplicados e dos documentos das aulas. A análise geral dos dados, basicamente centrada nos videoclipes gerados, está dando subsídios para a seleção de episódios que oferecem possíveis caminhos para responder a pergunta de pesquisa Quais as possibilidades de ensino e aprendizagem de equações diferenciais ordinárias através da análise qualitativa dos modelos matemáticos, com o auxilio de Tecnologia de Informação e Comunicação?
Início: 2006
Projeto Trienal de Pesquisa 2008-2010: Mais Aspectos Numéricos em Problemas de Engenharia utilizando Equações Diferenciais
Coordenador: Prof. Dr. Valter Locci
Descrição: Neste projeto pretende-se continuar investigando métodos numéricos para solução de equações diferenciais ordinárias e equações diferenciais parciais visando soluções numéricas para sistemas de transmissão de energia elétrica, dando continuidade ao projeto trienal anterior. Nos problemas de propagação de tensão e corrente elétrica para sistemas de transmissão de energia elétrica o modelo inicial é composto por equações diferenciais parciais que, mediante considerações inerentes ao problema, se transforma em um sistema de equações diferenciais ordinárias. O objetivo é propor soluções numéricas para este problema abordando tanto o sistema formado por equações diferenciais parciais, quanto o sistema formado por equações diferenciais ordinárias, comparando o comportamento de ambas as soluções diante dos métodos empregados.
Início: 2008
Estágio de Bolsistas da OBMEP - Região SP01 - Pólo Bauru - Faculdade de Ciências/UNESP
Coordenador: Prof. Dr. Valter Locci
Descrição: A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica. Alunos que participam e têm um bom desempenho na OBMEP são selecionados como bolsistas do CNPq, na categoria Bolsa Tipo Iniciação Científica Jr. Este projeto reune os alunos selecionados na região SP01, pertencentes ao Pólo de Bauru. A equipe se responsabiliza pela realização do estágio, elaborado pelo Comitê Nacional de Estágio.
Integrantes: Prof. Dr. Luis Antonio da Silva Vasconcellos
Início: 2006
Ensino a Distância: cursos de extensão
Coordenador: Profa. Dra. Vanilda Miziara Mello Chueiri
Descrição: Propõe-se, em parceria com dois outros professores, o desenvolvimento de um software de Ensino a Distância, que prevê vários módulos, com a finalidade de oferecer cursos de revisão a alunos dos cursos de graduação de Engenharia e Bacharelado em Ciência da Computação.
Integrantes: Profa. Dra. Eliete Maria Gonçalves, Prof. Dr. Marco Antônio Rahal Sacoman
Início: 2004
EaDCR - Ensino a Distância - Cursos de Revisão
Coordenador: Profa. Dra. Vanilda Miziara Mello Chueiri
Descrição: Tem-se observado, ao longo dos últimos anos, que muitos alunos que ingressam nos cursos superiores têm apresentado falhas de formação, as quais são, muitas vezes, conceituais, outras vezes, de raciocínio lógico ou de traquejo com técnicas já estudadas e, com uma incidência crescente, todas elas ao mesmo tempo. Assim, o processo ensino-aprendizagem fica prejudicado nas disciplinas do primeiro ano desses cursos. Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos, estimulando-os a estudar os conceitos fundamentais sobre assuntos abordados nos cursos colegiais, e também de tornar mais objetiva para o professor a tarefa de ensiná-los, foi desenvolvido um sistema computacional para auxiliar no ensino desses conceitos, acessível aos alunos dos primeiros anos dos cursos de graduação. Esse sistema é desenvolvido em linguagem Delphi, com todas as facilidades que o ambiente Windows oferece, apresentando ao estudante alguns conceitos básicos de assuntos contidos em módulos que podem ser facilmente construídos por professores que tenham interesse em distribuí-los aos seus alunos, motivando seu aprendizado, bem como o uso da informática.
Integrantes: Marco Antônio Rahal Sacoman, Eliete Maria Gonçalves
Início: 2002