Departamento de Matemática

Histórico

O Departamento de Matemática iniciou suas atividades em 1967, por ocasião da criação do Curso de Engenharia Mecânica na então Fundação Educacional de Bauru - FEB. Depois da implantação da Faculdade de Ciências na FEB, em 1969, o Departamento passou a ser órgão integrante desta Unidade.

A Fundação Educacional de Bauru tornou-se, em 1985, Universidade de Bauru, a qual foi incorporada pela Unesp em 1988, constituindo o Câmpus de Bauru, com três Unidades Universitárias: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC, Faculdade de Ciências - FC e Faculdade de Engenharia - FE.


Infraestrutura física

Com 880 m², o prédio do Departamento é composto por salas individuais de docentes, secretaria, sala da Chefia, sala da Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática, sala de reuniões, sala de atendimento ao aluno, reprografia e duas salas de seminários climatizadas, equipadas com projetor multimídia e 16 carteiras por sala.

No Laboratório Didático de Matemática, que possui área de 450 m², são desenvolvidas, prioritariamente, aulas e atividades de prática de ensino e de aprendizagem em ambientes mediados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC. Além das atividades inerentes às aulas, a maioria das atividades didáticas e de ensino ligadas ao Curso, tais como palestras, seminários, eventos e grupos de estudos também ocorrem nesse local.

Possui também duas salas de projetos, com aproximadamente 200 m² que alocam três grupos de pesquisa do Departamento.

Os prédios do Departamento e do Laboratório Didático de Matemática contam com uma estrutura completa, com novas instalações, acessibilidade, acesso à internet e salas climatizadas, facilitando o desenvolvimento das atividades didáticas, de pesquisa e de extensão de serviços à comunidade.


Recursos humanos

O quadro docente conta, atualmente, com 27 professores doutores em efetivo exercício, dentre eles três livre-docentes e onze com pós-doutorado realizado em instituições nacionais e estrangeiras.

Com relação ao quadro de servidores técnico-administrativos, o Departamento conta um assessor administrativo e dois assistentes administrativos que atuam junto ao Departamento e ao Conselho do Curso de Licenciatura em Matemática, e dois assistentes de suporte acadêmico que atuam no Laboratório Didático de Matemática para suporte técnico aos docentes e servidores.


Atividades de Graduação

O Departamento de Matemática atende em atividades de graduação a duas Faculdades do Câmpus, FC e FEB, num total de quatorze cursos, sendo oito no período noturno e seis no período diurno, abrangendo uma média de 2200 alunos matriculados em disciplinas regulares, por semestre nos seguintes cursos de graduação: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física, Bacharelado em Física de Materiais, Licenciatura/Bacharelado em Ciências Biológicas (diurno e noturno), Licenciatura em Química, Bacharelado em Química Ambiental Tecnológica, Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelado em Meteorologia, da Faculdade de Ciências, e Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, da Faculdade de Engenharia. 


Atividades de Pesquisa

O corpo docente atua em projetos de pesquisas aprovados com financiamento de órgãos de fomento à pesquisa nas áreas de Educação Matemática, Matemática Pura e Matemática Aplicada, resultando em participação em eventos científico-acadêmicos e publicações em periódicos científicos, livros, capítulos de livros, outros textos. Além de orientar alunos de iniciação científica, de mestrado e de doutorado, bem como desenvolver atividades de tutoria com alunos em estágios/intercâmbios internacionais.

O Departamento possui três grupos de pesquisa em atuação cadastrados no CNPq e certificados pela Unesp. Os docentes têm contribuído em atividades de assessoria científica a instituições como Fapesp, CNPq e Fundunesp, além de participarem de Comitês Científicos de Congressos e Periódicos Arbitrados. 


Atividades de Pós-Graduação

Atualmente, quinze docentes do Departamento ministram aulas e orientam alunos de mestrado e doutorado nos programas de Pós-Graduação: Ciência e Tecnologia de Materiais e Educação para a Ciência, ambos na FC/Unesp/Bauru; Educação Matemática – IGCE/Unesp/Rio Claro; Filosofia – FFC/Unesp/Marília; Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção, ambos na FEB/Unesp/Bauru, e Biometria – IBB/Unesp/Botucatu. Em março de 2015 teve início o Programa de Mestrado Profissionalizante em Matemática – PROFMAT, vinculado a este Departamento, como subpolo da Unesp/São José do Rio Preto, com a participação de  dez docentes. Desta forma, aproximadamente 93% dos docentes estão envolvidos em programas de pós-graduação, responsáveis por pelo menos uma disciplina com carga mínima de quatro créditos em média.


Atividades de Extensão

Nos projetos de extensão à comunidade, é possível citar o envolvimento de professores do Departamento com os projetos: Acervo de livros didáticos e fontes de referência antigos: pesquisa e extensão em História da Cultura Escolar; Ensinando Matemática através de jogos, modelos geométricos e informática, 3ª edição; Raciocínio lógico, analítico e quantitativo: uma ferramenta para a inclusão racional. Estes projetos envolvem a participação de alunos de graduação, do Curso de Licenciatura em Matemática, da Faculdade de Ciências.


Há, ainda, as atividades relacionadas ao Núcleo de Ensino - Metodologia para o Ensino da Matemática baseada na Motivação e a realização da tradicional ORMUB - Olimpíada Regional de Matemática da Unesp – Bauru, que está na 22ª edição, com participação de cerca de 300 alunos das escolas da rede pública e particular de Bauru e região, abrangendo uma área com um raio de 200 Km em relação a Bauru.