Laboratórios de Pesquisa
Laboratório de Modelagem e Simulação Molecular
Nos últimos anos a pesquisa em nanomateriais e biomoléculas surgiu como um importante campo de aplicação da física e química computacional. Os estudos de materiais moleculares, superfícies e conglomerados (clusters) são extensamente usados em pesquisas nos ramos de eletrônica, optoelectrônica e fotônica. Os avanços na teoria, algoritmos, estratégias e relação custo/benéfico dos equipamentos de informática tem contribuído para o desenvolvimento da simulação molecular. A simulação computacional é dividida em três níveis: Clássica, estatística e quântica. Neste sentido, o Grupo de Modelagem e Simulação Molecular da Unesp de Bauru está aberto para trabalhos de pesquisa básica e aplicada de simulação e desenvolvimento de novos materiais, tais como, diodos emissores de luz, transistores e células solares e ceramicas varistoras. Recentemente, observa-se um grande avanço na compreensão e interpretação das propriedades físicas e químicas desses materiais bem como o desenvolvimento da simulação e modelos teóricos. Novos desafios e perspectivas usando o conhecimento básico relativo ao transporte eletrônico, transições óticas rápidas e mecanismos de transferência de energia são agora associados diretamente a novas aplicações. Desta forma, a Quimica Teórica, tornou-se uma atraente e fascinante área de pesquisa.
Coordenador: Prof. Dr. Julio Ricardo Sambrano
Colaboradores: Prof. Dr. Agnaldo Robson de Souza e Prof. Dr. Luis Antonio da Silva Vasconcellos
Alunos: Prescila G. C. Buzzolin (PG), Melissa C. Tonelli (PG), Gustavo Franklin Nobrega (IC) e Fernanda Fernandes (IC)
Agência Financiadora: FAPESP
Laboratório de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Matemática
A partir de 1998 desenvolvem-se no Campus de Bauru da UNESP projetos vinculados ao Programa Pró-Ciências FAPESP/CAPES/SEESP/SEMTEC), que envolveram professores do Ensino Básico da Rede Pública Estadual e professores da Licenciatura em Matemática da UNESP-Bauru. Esses Projetos foram desenvolvidos juntamente com Projetos do Núcleo de Ensino (NE), homônimos, envolvendo os alunos da Licenciatura. Os projetos vinculados a Licenciatura em Matemática do NE do Campus de Bauru, têm como objetivo desencadear ações e atividades que levam a reflexões sobre o momento atual em que passa a Escola Pública em face da globalização neoliberal, ao mesmo tempo em que o processo de desenvolvimento da mesma permite explicitação de comprometimentos com a construção de uma sociedade igualitária e que passa necessariamente por uma outra concepção de Escola Pública, ou seja, emancipadora na sua maneira de pensar e agir para a maioria da população. Trata-se de ações que integram os aspectos de ensino, pesquisa e extensão, fundadas numa investigação na ação escolar, com foco na sala de aula, mobilizando o saber coletivo potencializado pela integração dos três tipos de sujeitos no processo de ensino e aprendizagem: o futuro professor, o professor em exercício e o professor formador de professores. A partir de 2004, as atividades do CECEMCA e do Pró-Letramento em Matemática passam a fazer parte dessas ações.
Coordenadora: Profa. Dra. Mara Sueli Simão Moraes
Colaboradores: Profa. Dra. Elizabeth Mattiazo-Cardia, Profa. Dra. Elisandra André Maranhe, Profa. Ms. Fabiana Cezário de Almeida
Participantes: Danilo Pereira Munhoz, Mariana da Silva, Renan Lima Dario, Eduardo da Costa Luppi, Rafael Toledo Andrade
Agência Financiadora: Prograd/FUNDUNESP e SEB/MEC