Um pouco sobre nossa história...

O Grupo “História Oral e Educação Matemática” – GHOEM – foi criado no ano de 2002. Sua intenção inicial foi reunir pesquisadores em Educação Matemática interessados na possibilidade de usar a História Oral como recurso metodológico. Desde então, essa configuração foi alterada, ampliando-se, de modo a incorporar discussões sobre outros temas e outras abordagens teórico-metodológicas. Pode-se dizer, hoje, que o interesse central do grupo é o estudo da cultura escolar e o papel da Educação Matemática nessa cultura. Assim, os temas abordados nos inúmeros trabalhos desenvolvidos no grupo são vários: abordam a formação de professores de Matemática, as narrativas, a História Oral, os manuais didáticos, instituições de vários níveis e modalidades de ensino nos quais atuam professores de Matemática e dos quais a Matemática faz parte, a História da Educação Matemática, a análise de livros antigos e contemporâneos – didáticos ou não, formação e conservação de acervos, etc. Atualmente, há vários focos de trabalho que podem ser, de modo geral, caracterizados em Linhas de Pesquisas distintas, mas interconectadas: (1) Análise de Livros Didáticos – Hermenêutica de Profundidade; (2) Escolas Reunidas, Escolas Isoladas: Educação e Educação Matemática em Grupos Escolares; (3) História da Educação Matemática; (4) História Oral e Educação Matemática; (5) História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção; (6) IC-GHOEM; e (7) Narrativas e ensino e aprendizagem de Matemática (Inclusiva). Todos os projetos dialogam por terem como pano de fundo a exploração de possibilidades teórico-metodológicas para estudos sobre a cultura escolar e, em particular, sobre a Matemática e a Educação Matemática nessa cultura.

Para desenvolver suas atividades de pesquisa o grupo tem contado com o apoio financeiro de várias instituições como FAPESP, CNPq, CAPES e verbas provenientes de Projetos aprovados pelas universidades a que se vinculam os vários membros do GHOEM, em específico a UNESP. Essas contribuições vêm na forma de bolsas de Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica, Produtividade em Pesquisa; e na forma de verbas provenientes de editais de fomento de várias agências de fomento que subsidiam projetos de investigação e de extensão universitária desenvolvidos pelo Grupo. Os participantes do grupo são membros individuais de várias sociedades de pesquisa e, coletivamente, o Grupo História Oral e Educação Matemática – cadastrado no CNPq e certificado pela UNESP – é membro da Associação Brasileira de História Oral (ABHO).

O GHOEM é um grupo multiinstitucional, agregando pesquisadores da UNESP e da FUNDEC (São Paulo), UFMS (Mato Grosso do Sul), IFMA (Maranhão), UFPB (Paraíba), UFMG e UFU (Minas Gerais), UFRN (Rio Grande do Norte), FURB (Santa Catarina), UFPR e UEM (Paraná) dentre outras universidades e instituições. Ainda que seus braços estejam espalhados em várias instituições brasileiras, o Grupo tem sua sede fixa na Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru, em ampla sala na qual está alocado seu acervo de livros antigos que, disponível à toda comunidade de educadores matemáticos, abriga cerca de 1500 volumes, todos originais, produzidos desde o século XVII até o final do século XX, dentre os quais há vários exemplares – muitos deles raros – de manuais didáticos de Matemática; obras de referência em Matemática, Educação Matemática, Educação, Pedagogia, Sociologia e História; livros didáticos de outras áreas utilizados em antigas escolas de primeiras letras; textos relativos à legislação educacional brasileira além de teses, dissertações e monografias em Educação e Educação Matemática. O site do GHOEM entrou em funcionamento no ano de 2004 e em 2007 foi criado site específico para divulgação do catálogo de todo acervo do GHOEM (IC GHOEM).

Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa “Projeto – Mapeamento da Formação e Atuação de Professores que ensinam/ ensinaram Matemática no Brasil”

Trata-se de uma linha de pesquisa cujo início foi um único projeto de pesquisa mas que atualmente incorpora inúmeros trabalhos voltados ao estudo de como são/eram formados e como atuam/atuaram professores de Matemática no Brasil em diferentes instituições e níveis escolares, em distintos tempos e espaços. Os projetos que hoje compõem esse projeto/linha de pesquisa, além desse tema central, são, todos, desenvolvidos segundo a metodologia da História Oral e se inscrevem no campo da História da Educação Matemática Brasileira, entrelaçando, portanto, outras linhas de pesquisa do GHOEM.

Análise de Livros Didáticos – Hermenêutica de Profundidade

O GHOEM constituiu um acervo de cerca de mil exemplares de livros didáticos antigos visando a ampliação de sua atuação no que diz respeito à História da Educação Matemática Brasileira. Para isso, o grupo tem desenvolvido estudos teóricos sobre análise de livros didáticos segundo a perspectiva da Hermenêutica de Profundidade. Ampliando as fontes e abordagens próprias à História Oral pretende-se abordar outras faces da cultura escolar, especificamente aquelas relativas à Matemática.

Escolas Reunidas, Escolas Isoladas: Educação e Educação Matemática em Grupos Escolares

O objetivo do projeto é compreender as práticas educativas (em geral e, particularmente, aquelas relativas ao ensino de Matemática) desenvolvidas nos Grupos Escolares e nas escolas que a eles eram vinculadas. O projeto pretende, a partir da recuperação, organização e estudo de arquivos existentes em Grupos Escolares da região de Bauru (SP), e valendo-se também do método da História Oral compreender o funcionamento dessas escolas e as práticas nelas vigentes.

História da Educação Matemática

Constituir um mapa de "movimentação" da formação de professores no país, suas concepções e suas práticas. Inscrevem-se nessa linha de pesquisa trabalhos que operam a partir de acervos vários, principalmente aqueles compostos de fontes escritas (livros didáticos, materiais de referência, legislações, biografias e autobiografias etc) e orais.

História Oral e Educação Matemática

São objetivos fundamentais dessa linha de pesquisa: (a) desenvolver referencial teórico de sustentação às iniciativas de utilização da História Oral em investigações em Educação Matemática e (b) Analisar os desdobramentos da utilização desse referencial em pesquisas específicas (construção de modelo-em-ação).

História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção

O projeto pretende elaborar, aplicar e analisar estratégias alternativas para a formação de professores que ensinam Matemática considerando, dentre tais estratégias, a História Oral e, mais amplamente, as narrativas sobre a escola. Pergunta-se: como as narrativas podem atuar no sentido de envolver professores em formação (inicial e continuada) em situações nas quais possam refletir sobre e organizar suas práticas? Vinculam-se, assim, nessa linha, intervenção e investigação.

IC-GHOEM

O IC-GHOEM, grupo de Iniciação Científica do GHOEM tem dois objetivos: intensificar o oferecimento de iniciações científicas aos estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades nas quais estão lotados os membros do grupo; e promover o exercício de orientação de pesquisa aos "estudantes" vinculados ao GHOEM que, como alunos de Programas de Mestrado e Doutorado, serão futuros orientadores em Cursos de Graduação e Programas de Pós-graduação.

Narrativas e ensino e aprendizagem de Matemática (Inclusiva)

Nesta linha, os trabalhos enfocam o ensino e aprendizagem de Matemática abordando diferentes metodologias na escola básica, como também uso de narrativas de professores e de alunos para compreender aspectos da educação inclusiva.
Empório Ghoem

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