Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE OS PROCEDIMENTOS USADOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM QUESTÕES BASEADAS NO ENEM E NOS VESTIBULARES DA UNESP E FUVEST
Autor:
LIMA, JOSÉ LUCIANO SANTINHO
Email:
santinho33@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. BRITO, MÁRCIA REGINA FERREIRA DE
Drª. RODRIGUES, ZIONICE GARBELINI MARTOS
Dr. PROENÇA, MARCELO CARLOS DE
Data de Defesa:
18/02/2016
Palavras-Chave (PT):
CONTEXTUALIZAÇÃO
ENEM
ENSINO DE MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
VESTIBULAR
Resumo Original (PT):
NOS ÚLTIMOS ANOS, O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) SE CONSTITUIU NA AVALIAÇÃO BRASILEIRA DE LARGA ESCALA COM A MAIOR PARTICIPAÇÃO DE ESTU-DANTES EGRESSOS DESSE NÍVEL ESCOLAR, ALÉM DE SER A ÚNICA VIA DE ACESSO À MAIORIA DOS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE NOSSO PAÍS. ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR QUAIS CONHECIMENTOS DE PROCEDIMENTO SÃO ACESSADOS POR ALUNOS INGRESSANTES NOS CURSOS SUPERIORES DE MATEMÁTICA NA SOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS E DE PROBLEMAS COM ENREDO (CONTEXTUALIZADOS E SEMICONTEXTUALIZADOS) DE MATEMÁTICA, ELABORADOS NOS MOLDES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E DOS VESTIBULARES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP) E FUNDAÇÃO PARA O VESTI-BULAR (FUVEST), CUJAS PROVAS FORAM ANALISADAS QUANTO À DISTRIBUIÇÃO DE ASSUNTOS E CONTEXTUALIZAÇÃO. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FOI PAUTADA NOS ESTUDOS DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, CONTEXTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA. A PESQUISA SE DESENVOL-VEU EM TRÊS ETAPAS: A PRIMEIRA DELAS SE CONSTITUI COMO UM ESTUDO PILOTO PARA ANALI-SAR A ADEQUAÇÃO DOS ITENS E POSSÍVEIS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. FORAM ELABORADAS 16 QUESTÕES, DIVIDIDAS NAS SEGUINTES CATEGORIAS: EXERCÍCIOS E PROBLEMAS COM ENREDO (CONTEXTUALIZADOS E SEMICONTEXTUALI-ZADOS). NESSA ETAPA PARTICIPARAM 76 ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR E DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE ENSINO MÉDIO. A SEGUNDA ETAPA SE CONSTITUIU DE UMA AVALIAÇÃO CONTENDO 6 QUESTÕES, SELECIONADOS A PARTIR DA PRIMEIRA ETAPA E APLICADOS A 70 ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DE TRÊS UNIVERSIDADE PÚBLICAS. A ÚLTIMA ETAPA SE CONSTITUIU NO ?PENSAR EM VOZ ALTA?, EM QUE PARTICIPARAM 3 ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, SELECIONA-DOS A PARTIR DA SEGUNDA ETAPA, QUE RESOLVERAM 3 QUESTÕES DA PRIMEIRA ETAPA. A ME-TODOLOGIA FOI A QUANTI-QUALITATIVA E OS RESULTADOS FORAM: 1- OS PROCEDIMENTOS UTILIZA-DOS PELOS PARTICIPANTES AINDA SÃO BASEADOS EM FÓRMULAS E PROCEDIMENTOS PRONTOS E ACABADOS. NÃO HOUVE PROCEDIMENTOS CRIATIVOS E INOVADORES; 2- O MELHOR DESEMPE-NHO DOS PARTICIPANTES SE CONCENTROU NOS PROBLEMAS COM ENREDO E NÃO NOS EXERCÍ-CIOS; A ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOFREU INFLUÊNCIA DE DOIS ASPECTOS IMPORTANTES: FALTA DE CONHECIMENTOS DE CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO E DADOS IRRELEVANTES NO ENUNCIADO DE PROBLEMAS; 3- HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA EN-TRE O DESEMPENHO DE HOMENS E MULHERES, COM PERFORMANCE MELHOR PARA OS PRIMEI-ROS; 4 ? NÃO HOUVE DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS, QUAN-DO ANALISADA A FORMAÇÃO ESCOLAR DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CONTEXTUALIZATION
ENEM
MATHEMATICS
PROBLEM SOLVING
TEACHING OF MATHEMATICS
VESTIBULAR EXAMINATIONS
Resumo Original (EN):
DURING THE LAST YEARS, THE NATIONAL HIGH SCHOOL EXAM (ENEM) WAS BASED ON THE BRAZILIAN EVALUATION IN LARGE SCALE WITH A HIGHER PARTICIPATION OF THE STU-DENTS EGRESSED FROM THIS SCHOLAR LEVEL, BESIDES BEING IT THE ONLY ACCESS WAY TO MOST OF HIGH EDUCATION COURSES IN THE FEDERAL UNIVERSITIES OF OUR COUNTRY. THIS RESEARCH HAS AS ITS GOAL TO INVESTIGATE WHICH KNOWLEDGE OF PROCEDURES ARE ACCESSED BY STU-DENTS STARTING MATHEMATICS COURSES DURING THE EXERCISES AND PROBLEMS SOLVING WITHIN A CONTEXT (CONTEXTUALIZED AND SEMI-CONTEXTUALIZED) IN MATHEMATICS, ELABORATED WITHIN MODELS OF THE NATIONAL HIGH SCHOOL EXAM AND FROM ENTRANCE EXAMS FROM SÃO PAULO STATE UNIVERSITY (UNESP) AND FOUNDATION OF VESTIBULAR (FUVEST), WHOSE EXAMS WERE ANALYZED OVER THE TOPICS DISTRIBUTION AND CONTEXTUALIZATION. THE THEORETICAL FOUNDATION WAS GUIDED IN THE STUDIES OF SOLVING PROBLEMS, CONTEXTUALIZATION AND EVAL-UATED IN LARGE SCALE. THE RESEARCH WAS DEVELOPED IN THREE STAGES: THE FIRST ONE WAS CONSTITUTED AS A PILOT STUDY IN ORDER TO ANALYZE THE ADEQUACY OF THE ITEMS AND POSSI-BLE DIFFICULTIES PRESENTED BY THE STUDENTS IN THE SOLVING PROBLEMS. SIXTEEN QUESTIONS WERE ELABORATED, DIVIDED IN THE FOLLOWING CATEGORIES: EXERCISES AND PROBLEMS WITH A CONTEXT (CONTEXTUALIZED AND SEMI-CONTEXTUALIZED). SEVENTY-SIX STUDENTS OF LICENSE IN MATHEMATICS COURSE FROM A PUBLIC INSTITUTION OF HIGH EDUCATION AND FROM A PRIVATE HIGH SCHOOL PARTICIPATED IN THIS STAGE. THE SECOND STAGE WAS CONSTITUTED OF AN AS-SESSMENT CONTAINING SIX QUESTIONS, SELECTED FROM THE FIRST STAGE AND APPLIED TO SEV-ENTY UNDERGRADUATE STUDENTS IN MATHEMATICS FROM THREE PUBLIC UNIVERSITIES. THE LAST STAGE WAS CONSTITUTED FROM ?THINKING ALOUD?, IN WHICH THREE STUDENTS FROM A LICENSE IN MATHEMATICS COURSE PARTICIPATED, SELECTED FROM THE SECOND STAGE WHO SOLVED THREE QUESTIONS FROM THE FIRST STAGE. IT WAS A QUANTI-QUALITATIVE METHODOLOGY AND THE RESULTS WERE: 1 ? THE PROCEDURES USED BY THE PARTICIPANTS ARE STILL BASED IN FORMULAS AND FIXED AND FINISHED PROCEDURES. THERE WERE NO CREATIVE AND INNOVATIVE PROCEDURES; 2 ? THE BEST PERFORMANCE OF THE PARTICIPANTS WAS CENTERED IN THE PROBLEMS WITH A CON-TEXT AND NOT IN THE EXERCISES; THE ELABORATION OF SOLUTION PROCEDURES SUFFERED AN INFLU-ENCE FROM TWO IMPORTANT ASPECTS: LACK OF KNOWLEDGE OF THE CONTENT FROM HIGH SCHOOL AND IRRELEVANT DATA ON THE HEADER OF THE PROBLEMS; 3 ? THERE WAS A SIGNIFICANT DIFFER-ENCE BETWEEN THE PERFORMANCE OF MEN AND WOMEN, BEING BETTER AMONG THE FIRST ONES; 4 ? THERE WERE NO SIGNIFICANT DIFFERENCES BETWEEN THE STUDENTS? PERFORMANCE WHEN THE SCHOLAR BACKGROUND DURING THE ELEMENTARY EDUCATION WAS ASSESSED.
Arquivo:
TES_DOUT20160218_LIMA JOSE LUCIANO SANTINHO.pdf
Tamanho:
4520 Kb (4520580 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
18/11/2016 ÀS 11:26:44
Atualizado:
18/11/2016 ÀS 11:26:44
Visitas:
398
Última Visita em :
23/05/2024 ÀS 02:42:15
Downloads:
18
Último Download em :
26/05/2020 ÀS 16:27:37
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por