Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor:
SANTOS, CAROLINA ANTONELLI
Email:
carolina_santonelli@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2014
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. MANZONI, ROSA MARIA
Drª. KIENEN, NÁDIA
Data de Defesa:
24/02/2014
Palavras-Chave (PT):
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LÍNGUA PORTUGUESA
SAEB
TÓPICOS E DESCRITORES
Resumo Original (PT):
O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB) FOI IMPLANTADO NO BRASIL NA DÉCADA DE 90, COMO POLÍTICA PÚBLICA COM O OBJETIVO DE MONITORAR E CONTRIBUIR COM A QUALIDADE DO ENSINO. NOS ÚLTIMOS ANOS, O SAEB GANHOU CENTRALIDADE NAS DISCUSSÕES SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, NO QUE TANGE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO DOCENTE FRENTE A ESTA POLÍTICA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO, NO DESENVOLVER DO SEU TRABALHO NA SALA DE AULA, QUE PODEM OU NÃO ESTABELECER RELAÇÃO COM AS DIRETRIZES EXPOSTAS PELA MATRIZ DE REFERÊNCIA. DESSA FORMA, AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES PODEM ESTABELECER POSSÍVEIS CARACTERÍSTICAS DE INDEPENDÊNCIA OU OSCILAÇÃO FRENTE ÀS DIMENSÕES DO SAEB, MAIS PARTICULARMENTE DOS TÓPICOS E DESCRITORES. ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR POSSÍVEIS INCIDÊNCIAS DE DIMENSÕES DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA, COM ENFOQUE NO SAEB, NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O PERCURSO METODOLÓGICO DESTA PESQUISA DIVIDIU-SE EM DUAS FASES. A FASE 1 TEVE COMO OBJETIVOS: PROMOVER O CONTATO COM A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DA PROFESSORA PARTICIPANTE, BEM COMO COM O PLANEJAMENTO DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ANO LETIVO; OBTER REGISTROS EM VÍDEO DE AULAS MINISTRADAS PELA PROFESSORA; FUNDAMENTADA EM TAIS REGISTROS, DISCUTIR COM A PROFESSORA SOBRE DIMENSÕES DO SAEB (TÓPICOS E DESCRITORES), PRIORIZANDO O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES COM A PRÁTICA DOCENTE DA PROFESSORA. ESSA FASE FOI DIVIDIDA EM QUATRO ETAPAS. A FASE 2 INVESTIGOU SE, E EM QUE EXTENSÃO, AS CONDIÇÕES DE INTERAÇÃO E DE DISCUSSÃO ÀS QUAIS A PROFESSORA ESTEVE EXPOSTA NA FASE 1 ESTARIAM VINCULADAS COM A SUA ATUAÇÃO AO MINISTRAR NOVOS CONTEÚDOS CURRICULARES PARA A MESMA TURMA. ESSA FASE FOI DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS. NA COLETA DE DADOS FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM A PROFESSORA PARTICIPANTE, OBSERVAÇÕES E OS REGISTROS EM VÍDEO DAS AULAS MINISTRADAS PELA PROFESSORA PARTICIPANTE DURANTE A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA (FASES 1 E 2). OS RESULTADOS, EM AMBAS AS FASES, DEMONSTRAM EVIDÊNCIAS QUE ATESTAM INTERPRETAÇÕES ANTAGÔNICAS DA PROFESSORA COM A ARGUMENTAÇÃO, DISCUTIDA NA LITERATURA, SEGUNDO A QUAL, UM EFEITO NOTÓRIO DAS INCIDÊNCIAS DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, RESIDE NA SUBSERVIÊNCIA OU NA ADESÃO ACRÍTICA DOS DOCENTES A DIMENSÕES DE TAIS SISTEMAS. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE, A PARTIR DO CONTATO COM DIMENSÕES DO SAEB/PROVA BRASIL (TÓPICOS E DESCRITORES), A PROFESSORA SUSTENTOU INTERPRETAÇÕES, ORA CONVERGENTES, ORA DIVERGENTES EM RELAÇÃO A TAIS DIMENSÕES. ESSAS OSCILAÇÕES, POR UM LADO, CONSTITUEM-SE EM NECESSÁRIA AUTONOMIA DA PROFESSORA DIANTE DE IMPOSIÇÕES QUE OBJETIVAM PRODUZIR DADOS SOBRE O DESEMPENHO DE ALUNOS NO FINAL DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. E DOCUMENTAM TAMBÉM QUE TÓPICOS E DESCRITORES PODEM ESTABELECER ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA O TRABALHO DOCENTE, MAS QUE NÃO OCUPAM SIMPLESMENTE UM, DENTRE DOIS EXTREMOS DE UM EIXO: OU A TOTAL DESCONSIDERAÇÃO E IGNORÂNCIA DE TAIS DIMENSÕES, OU A SUBSERVIÊNCIA E ADESÃO RESTRITA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
PORTUGUESE LANGUAGE
SAEB
TEACHER TRAINING
TOPICS AND DESCRIPTORS
Resumo Original (EN):
THE EVALUATION SYSTEM OF BASIC EDUCATION (SAEB) WAS INTRODUCED IN BRAZIL IN THE 90S, AS A PUBLIC POLICY WITH THE OBJECTIVE OF MONITOR AND CONTRIBUTE TO THE QUALITY OF EDUCATION. IN RECENT YEARS, SAEB GAINED CENTRALITY IN DISCUSSIONS ABOUT THE QUALITY OF EDUCATION, IN TERMS OF TEACHERS' PROFESSIONAL ACTION AGAINST THIS PUBLIC POLICY EVALUATION, DEVELOPING THEIR WORK IN THE CLASSROOM, WHICH MAY OR MAY NOT ESTABLISH A RELATIONSHIP WITH GUIDELINES SET OUT BY THE REFERENCE MATRIX. THUS, THE PEDAGOGICAL PRACTICES OF TEACHERS CAN ESTABLISH POSSIBLE CHARACTERISTICS OF INDEPENDENCE OR OSCILLATION, THE DIMENSIONS OF SAEB, MORE PARTICULARLY OF TOPICS AND DESCRIPTORS. THIS RESEARCH AIMED TO INVESTIGATE POSSIBLE INCIDENTS OF DIMENSIONS OF EVALUATION SYSTEMS ON A LARGE SCALE WITH THE FOCUS ON SAEB, PROFESSIONAL PRACTICE OF TEACHERS IN THE EARLY YEARS OF BASIC EDUCATION. THE METHOD OF THIS STUDY WAS DIVIDED INTO TWO PHASES. PHASE 1 AIMED TO: PROMOTE CONTACT WITH THE PARTICIPANT TEACHER CAREER PATHS, AS WELL AS THE PLANNING OF PORTUGUESE LANGUAGE CLASSES FOR THE SCHOOL YEAR; OBTAIN VIDEO RECORDINGS OF LESSONS TAUGHT BY THE TEACHER, BASED ON SUCH RECORDS, DISCUSS WITH THE TEACHER ON THE DIMENSIONS SAEB (TOPICS AND DESCRIPTORS), PRIORITIZING THE ESTABLISHMENT OF RELATIONS WITH THE TEACHING PRACTICE OF THE TEACHER. THIS PHASE WAS DIVIDED INTO FOUR STAGES. PHASE 2 INVESTIGATED WHETHER AND IN THAT EXTENSION THE CONDITIONS FOR INTERACTION AND DISCUSSION TO WHICH THE TEACHER WAS EXPOSED IN PHASE 1 WOULD BE LINKED WITH THE PERFORMANCE OF THE TEACHER TO TEACH NEW CURRICULUM CONTENT FOR THE SAME. THIS PHASE WAS DIVIDED INTO THREE STAGES. DURING DATA COLLECTION, INTERVIEWS WITH THE PARTICIPATING TEACHER WERE PERFORMED WITH VIDEO RECORDING (PHASES 1 AND 2), AS WELL AS OBSERVATIONS AND VIDEO RECORDINGS OF LESSONS TAUGHT BY THE PARTICIPATING TEACHER DURING THIS RESEARCH (PHASES 1 AND 2). THE RESULTS, IN BOTH PHASES OF THIS STUDY SHOW EVIDENCE ATTESTING INTERPRETATIONS OF ANTAGONISTIC TEACHER WITH THE ARGUMENTATION DISCUSSED IN THE LITERATURE, ACCORDING TO WHICH, A NOTORIOUS EFFECT THE INCIDENCES EVALUATION SYSTEMS ON A LARGE SCALE IN THE PROFESSIONAL PRACTICE OF TEACHERS OF BASIC EDUCATION RESIDES IN SUBSERVIENCE OR UNCRITICAL EMBRACE OF TEACHERS TO DIMENSIONS OF SUCH SYSTEMS. IT WAS FOUND THAT, FROM THE CONTACT WITH THE DIMENSIONS SAEB / TASK BRAZIL (TOPICS AND DESCRIPTORS), THE TEACHER CLAIMED INTERPRETATIONS, SOMETIMES CONVERGENT, SOMETIMES DIVERGENT IN RELATION TO SUCH DIMENSIONS. THESE OSCILLATIONS, ON THE ONE HAND, IT CONSTITUTES A NECESSARY AUTONOMY OF THE TEACHER FACING CHARGES THAT AIM TO PRODUCE DATA ON THE PERFORMANCE OF STUDENTS AT THE END OF THE EARLY YEARS OF BASIC EDUCATION, AND DOCUMENTING WHAT TOPICS AND DESCRIPTORS MAY PROVIDE IMPORTANT GUIDANCE FOR THE WORK OF TEACHER, BUT DO NOT JUST TAKE ONE OUT OF TWO ENDS OF AN AXIS: EITHER THE TOTAL DISREGARD AND IGNORANCE OF SUCH DIMENSIONS, OR SUBSERVIENCE AND RESTRICTED ADHESION.
Arquivo:
DIS_MEST20140224_SANTOS CAROLINA ANTONELLI.pdf
Tamanho:
3067 Kb (3067964 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
25/04/2014 ÀS 15:59:35
Atualizado:
25/04/2014 ÀS 15:59:35
Visitas:
722
Última Visita em :
01/06/2024 ÀS 13:57:20
Downloads:
46
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 04:07:49
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por