Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
EDUCAÇÃO SONORA:ENCONTRO ENTRE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E CULTURA
Autor:
MONTEIRO JUNIOR,, FRANCISCO NAIRON
Email:
naironjr@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. ABDOUNUR, OSCAR JOÃO
Dr. SANTIAGO, MARIA ELIETE
Drª. FONTERRADA, MARISA TRENCH DE O
Data de Defesa:
28/06/2012
Palavras-Chave (PT):
CIÊNCIAS, TECNOLOGIA
CULTURA, PAULO FREIRE
EDUCAÇÃO SONORA
Resumo Original (PT):
O ENSINO DE ACÚSTICA TEM SE CARACTERIZADO POR UM MODO BANCÁRIO, CENTRADO NA TRANSMISSÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS PRONTOS, QUE EM MUITO SE DISTANCIA DO MUNDO TECNOLÓGICO E CULTURAL NOS QUAIS OS ALUNOS ENCONTRAM-SE INSERIDOS. VOLTADO APENAS À CONSTRUÇÃO DE UMA BASE TEÓRICA PARA O ESTUDO DO SOM ENQUANTO ONDA MECÂNICA, POUCO CONTRIBUI PARA O IDEAL DE FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CAPAZES DE ENTENDER E ATUAR NA MELHORIA DAS PAISAGENS SONORAS DOS AMBIENTES NOS QUAIS CONVIVEM. IGUALMENTE DISTANTE DO MUNDO DA CULTURA SONORA E MUSICAL, DA TECNOLOGIA DE ÁUDIO E DO AMBIENTE ACÚSTICO, EM NADA SE ALINHA COM O ESFORÇO CADA VEZ MAIS CRESCENTE DE SENSIBILIZAÇÃO DA ESCUTA E DA EDUCAÇÃO SONORA, PROTAGONIZADO PELO EDUCADOR CANADENSE RAYMOND MURRAY SCHAFER, E QUE JÁ ENCONTRA ARREGO EM DIVERSAS EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E ENSINO NO BRASIL, MATERIALIZADAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EM MÚSICA, EM ARTES E EM GEOGRAFIA. A QUESTÃO AMBIENTAL E, MAIS ESPECIFICAMENTE, DO AMBIENTE SONORO, PARECE ATRAVESSAR MUITOS DOS MUNDOS DISCIPLINARES ESCOLARES E, PORTANTO, PASSA A SER RESPONSABILIDADE DOS DIVERSOS PROFESSORES A SUA CONDUÇÃO ENQUANTO PROJETO PEDAGÓGICO. NO INTUITO DE TRAZER ELEMENTOS PARA A REFLEXÃO EM TORNO DE COMO A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PODE CONSTITUIR-SE ENQUANTO LINGUAGEM A CONCORRER PARA A EDUCAÇÃO SONORA, DESENVOLVEMOS DUAS AÇÕES DE PESQUISA E ENSINO, SENDO A PRIMEIRA, TOMADA COMO ESTUDO-PILOTO, DESENVOLVIDA COM LICENCIANDOS EM FÍSICA DA UNESP DE ILHA SOLTEIRA E A SEGUNDA COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNEMAT DE BARRA DO BUGRES. BASEADOS NA TESE DE A DIALOGIDADE FREIREANA É O CAMINHO POR MEIO DO QUAL SERES CONSCIENTES, ?ESTANDO SENDO? PROBLEMATIZADORES DO MUNDO, RECONSTROEM-NO E A SI MESMOS, ASSUMIMOS, A PRIORI, QUE AS PAISAGENS SONORAS CONSTITUEM UM CAMINHO DE TRANSVERSALIDADE QUE, NESSE MODO DIALÓGICO PROBLEMATIZADOR DO MUNDO TECNOLÓGICO E CULTURAL, PODE REVELAR TEMAS GERADORES POR MEIO DOS QUAIS OS LICENCIANDOS PODEM CONSTRUIR ELEMENTOS CONSCIENTIZADORES DAS POTENCIALIDADES DA CIÊNCIA E DA MATEMÁTICA COMO CONSTRUTORAS DE AUTONOMIA E CRITICIDADE EM TORNO DA EDUCAÇÃO SONORA. NESSE PERCURSO, INVESTIGAMOS POR MEIO DA ANÁLISE DE TAIS AÇÕES DE PESQUISA QUE SE DERAM, NALGUMA MONTA, NUM MODO DIALÓGICO E PROBLEMATIZADOR FREIREANO E MEDIATIZADO PELO MUNDO CULTURAL DOS PARTICIPANTES, AS POTENCIALIDADES DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E CULTURA DO SOM, NAS QUAIS AS PAISAGENS SONORAS SURGEM COMO DENUNCIADORAS DESSE MUNDO CULTURAL E TECNOLÓGICO QUE PRECISA SER PROBLEMATIZADO E RECONSTRUÍDO A PARTIR DE UMA DIMENSÃO CRÍTICA, ONDE ELEMENTOS DE AUTONOMIA E DE CONSCIENTIZAÇÃO EM TORNO DA EDUCAÇÃO SONORA POSSAM SER CONSTRUÍDOS PELOS PARTICIPANTES. 10 A ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS APONTOU PARA A VIABILIDADE DA FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIAS QUE SE COLOQUEM A SERVIÇO DA MELHORIA DOS AMBIENTES ACÚSTICOS, NA MODIFICAÇÃO DAS PAISAGENS NAS QUAIS VIVEMOS E QUE SOMOS CORRESPONSÁVEIS. IGUALMENTE, OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, BEM COMO OS INÚMEROS RECURSOS PROPORCIONADOS PELAS NOVAS TECNOLOGIAS PODEM SER POSTOS PARA AUXILIAR O REVISITAR DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, MATERIALIZANDO O ?ESTAR SENDO? PROBLEMATIZADOR, DE UM LADO, ENQUANTO PESQUISADOR-PROFESSOR, NA ANÁLISE DOS DIÁLOGOS, QUESTIONÁRIOS E VIDEOCONFERÊNCIAS, QUE TOMARAM LUGAR NAS AÇÕES DE PESQUISA REALIZADAS, NA BUSCA DE ELEMENTOS DE AUTONOMIA E CONSCIENTIZAÇÃO E, DE OUTRO, ENQUANTO PROFESSOR-PESQUISADOR NA INTRODUÇÃO DE NOVOS ELEMENTOS PROBLEMATIZADORES, BEM COMO NA MEDIAÇÃO DE NOVAS ATIVIDADES QUE PODEM SURGIR DA REFLEXÃO EM TORNO DAQUELAS QUE FORAM VIVENCIADAS. NESSE SENTIDO, OS EXERCÍCIOS DE LIMPEZA DE OUVIDOS E OS TEATROS SONOROS MOSTRARAM-SE PROMISSORAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS NA ANÁLISE DO AMBIENTE ACÚSTICO, EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIAS AUDITIVAS. POR FIM, A PESQUISA APONTOU COMO IGUALMENTE IMPORTANTE A PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE AO USO DE TAIS EXERCÍCIOS DE LIMPEZA DE OUVIDOS E DOS TEATROS SONOROS NA EDUCAÇÃO SONORA COMO PROBLEMATIZADORES DO MUNDO CULTURAL E TECNOLÓGICO. NUM SENTIDO MAIS AMPLO, VISLUMBRAMOS A POSSIBILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR QUE PASSE PELA CONSTRUÇÃO DE UM DIÁLOGO PERMANENTE ENTRE OS PROFESSORES ENVOLVIDOS NUM PROJETO EDUCACIONAL QUE BUSQUE A CONSTRUÇÃO DE CONSCIÊNCIAS ECOLÓGICAS SONORAS. ESTAS EXPERIÊNCIAS, ALÉM DE APONTAREM PARA A NECESSIDADE DE PRESERVAR A AUTONOMIA COMO MEIO DE IDENTIFICAR O 'ESTAR SENDO' E, A PARTIR DESSE, COLABORAR NA CONSTRUÇÃO DE UM DISCURSO INTERDISCIPLINAR, INCORPORARAM LUDICIDADE E MOTIVAÇÃO NA ANÁLISE DA FÍSICA E DA MATEMÁTICA ENQUANTO LINGUAGENS COLABORATIVAS NA EDUCAÇÃO SONORA. POR OUTRO LADO, A SÍNTESE FREIREANA ENTRE DIALÉTICA E HUMANISMO PARECE APONTAR PARA A NECESSIDADE DE ENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO, TANTO NA DIMENSÃO RACIONAL QUANTO NA DIMENSÃO AFETIVA. ALINHADAS COM ESTA DIMENSÃO AFETIVA, AS EXPERIÊNCIAS DERAM MOSTRA DE QUE, MUITO EMBORA A ANÁLISE DO AMBIENTE ACÚSTICO CONSTITUA-SE PASSO IMPORTANTE, É PRECISO UMA MUDANÇA DA VISÃO DE MUNDO COM RESPEITO À RELAÇÃO DE CADA UM COM A PAISAGEM SONORA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CULTURE, PAULO FREIRE
SCIENCE, TECHNOLOGY
SOUND EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE TEACHING OF ACOUSTICS HAS BEEN CHARACTERIZED BY A BANKING MODE, FOCUSED ON THE TRANSMISSION OF SCIENTIFIC CONCEPTS READY, WHICH IS FAR AWAY FROM THE CULTURAL AND TECHNOLOGICAL WORLD IN WHICH STUDENTS ARE PLACED. DIRECTED ONLY TO THE CONSTRUCTION OF A THEORETICAL BASIS FOR THE STUDY OF SOUND AS A MECHANICAL WAVE, CONTRIBUTES LITTLE TO THE IDEAL TRAINING OF CITIZENS ABLE TO UNDERSTAND AND ACT TO IMPROVE THE SOUNDSCAPES OF THE ENVIRONMENTS IN WHICH LIVE. EQUALLY DISTANT FROM THE WORLD OF SOUND AND MUSICAL CULTURE, AUDIO TECHNOLOGY AND ACOUSTIC ECOLOGY, NOTHING LINES UP WITH THE EVER-INCREASING EFFORT TO RAISE AWARENESS OF HEARING AND SOUND EDUCATION, PLAYED BY CANADIAN EDUCATOR RAYMOND MURRAY SCHAFER, AND ALREADY FOUND SUPPORT IN VARIOUS RESEARCH AND TEACHING EXPERIENCES IN BRAZIL, MATERIALIZED IN ENVIRONMENTAL EDUCATION, MUSIC, ARTS AND GEOGRAPHY. ENVIRONMENTAL ISSUES AND, MORE SPECIFICALLY, ENVIRONMENTAL NOISE, IT SEEMS MANY OF THE WORLDS THROUGH SCHOOL DISCIPLINARY AND THEREFORE BECOMES THE RESPONSIBILITY OF THE INDIVIDUAL TEACHERS TO DRIVING WHILE TEACHING PROJECT. IN ORDER TO PROVIDE ELEMENTS FOR REFLECTION ON HOW SCIENCE EDUCATION CAN CONSTITUTE ITSELF AS A LANGUAGE TO COMPETE IN A SOUND EDUCATION, WE DEVELOPED TWO FURTHER RESEARCH AND TEACHING, THE FIRST BEING TAKEN AS A PILOT STUDY, CARRIED OUT WITH PHYSICS STUDENTS OF UNESP IN ILHA SOLTEIRA, AND THE SECOND WITH MATH STUDENTS OF UNEMAT IN BARRA DO BUGRES. BASED ON THE THESIS FREIREAN DIALOGICAL IS THE PATH THROUGH WHICH CONSCIOUS BEINGS, 'BEING' PROBLEM-SOLVING IN THE WORLD, REBUILD IT AND THEMSELVES, ASSUME A PRIORI THAT THE SOUNDSCAPES ARE A WAY OF MAINSTREAMING THAT THIS MODE DIALOGICAL PROBLEMATIZING THE WORLD TECHNOLOGICAL AND CULTURAL ISSUES MAY PROVE GENERATORS THROUGH WHICH UNDERGRADUATES CAN BUILD CONSCIENTIZATION ELEMENTS OF THE POTENTIAL OF SCIENCE AND MATHEMATICS AS CONSTRUCTION OF AUTONOMY AND CRITICAL EDUCATION AROUND THE SOUND. IN THIS WAY, WE INVESTIGATED THROUGH THE ANALYSIS OF SUCH RESEARCH ACTIONS THAT HAVE, IN SOME RIDES, SO A FREIREAN DIALOGICAL AND PROBLEM-SOLVING AND MEDIATED BY CULTURAL WORLD OF THE PARTICIPANTS, THE POTENTIAL FOR INTERDISCIPLINARY ACTIVITIES IN SCIENCE, TECHNOLOGY AND CULTURE OF SOUND, IN WHICH THE SOUNDSCAPES ARISE AS A TELLTALE OF THE WORLD CULTURAL AND TECHNOLOGICAL NEEDS TO BE PROBLEMATIZED AND RECONSTRUCTED FROM A CRITICAL SIZE, WHERE ELEMENTS OF AUTONOMY AND AWARENESS AROUND EDUCATION SOUND CAN BE CONSTRUCTED BY THE PARTICIPANTS. THE ANALYSIS OF THE EXPERIENCES POINTED TO THE FEASIBILITY OF THE FORMATION OF CONSCIENCES WHICH ARISE IN THE SERVICE OF IMPROVING THE ACOUSTIC ENVIRONMENT IN MODIFYING THE LANDSCAPES IN WHICH WE LIVE AND WE ARE RESPONSIBLE. ALSO, THE CONTENTS OF SCIENCE AND 12 MATHEMATICS, AS WELL AS THE MANY RESOURCES OFFERED BY NEW TECHNOLOGIES CAN BE MADE TO ASSIST THE ACTIVITIES OF THE REVISIT, MATERIALIZING THE 'BEING' PROBLEM-SOLVING ON THE ONE HAND, WHILE RESEARCHER-TEACHER IN THE ANALYSIS OF DIALOGUES QUESTIONNAIRES AND VIDEO CONFERENCES, WHICH TOOK PLACE IN THE RESEARCH ACTIONS CARRIED OUT IN THE SEARCH FOR ELEMENTS OF AUTONOMY AND AWARENESS, AND ANOTHER AS A TEACHER-RESEARCHER IN THE INTRODUCTION OF NEW PROBLEM-SOLVING ELEMENTS, AS WELL AS IN MEDIATING NEW ACTIVITIES THAT MAY ARISE FROM REFLECTION AROUND THOSE WHO WERE EXPERIENCED. IN THIS SENSE, THE EXERCISE OF CLEANING EARS AND SOUND THEATERS WERE PROMISING TEACHING TOOLS IN THE PROBLEMATIZATION OF ACOUSTIC ECOLOGY IN SEARCH OF THE DEVELOPMENT OF AUDITORY CONSCIOUSNESS. FINALLY, THE SURVEY ALSO POINTED OUT HOW IMPORTANT THE PROSPECT OF CONTINUITY, ESPECIALLY REGARDING THE USE OF SUCH EXERCISES, EAR CLEANING AND THEATER SOUND ON SOUND EDUCATIONAL PROBLEM-SOLVING AS THE WORLD CULTURAL AND TECHNOLOGICAL. IN A BROADER SENSE, WE GLIMPSE THE POSSIBILITY OF DEVELOPING AN INTERDISCIPLINARY WORK THAT PASSES THROUGH THE CONSTRUCTION OF A PERMANENT DIALOGUE BETWEEN THE TEACHERS INVOLVED IN AN EDUCATIONAL PROJECT THAT SEEKS TO BUILD AWARENESS OF ENVIRONMENTAL NOISE. THESE EXPERIENCES, IN ADDITION TO HIGHLIGHTING THE NEED TO PRESERVE THE AUTONOMY AS A MEANS OF IDENTIFYING 'BEING', FROM THIS, WORK ON BUILDING AN INTERDISCIPLINARY DISCOURSE, PLAYFULNESS AND MOTIVATION INCORPORATED IN THE ANALYSIS OF PHYSICS AND MATHEMATICS AS A LANGUAGE IN EDUCATION COLLABORATIVE SOUND. MOREOVER, THE SYNTHESIS OF FREIREAN DIALECTIC AND HUMANISM APPEARS TO INDICATE THE NEED FOR INDIVIDUAL'S INVOLVEMENT IN BOTH SIZE AND RATIONAL FOR THE AFFECTIVE. IN LINE WITH THIS AFFECTIVE DIMENSION, EXPERIMENTS HAVE SHOWN THAT, ALTHOUGH THE QUESTIONING OF ACOUSTIC ECOLOGY TO CONSTITUTE AN IMPORTANT STEP, WE NEED A CHANGE OF WORLD VIEW WITH RESPECT TO THE RELATIONSHIP OF EACH WITH THE ACOUSTIC ENVIRONMENT.
Arquivo:
TES_DOUT20120628_MONTEIRO JUNIOR, FRANCISCO NAIRON.pdf
Tamanho:
3462 Kb (3462014 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
27/09/2012 ÀS 17:25:34
Atualizado:
27/09/2012 ÀS 17:25:34
Visitas:
1175
Última Visita em :
13/05/2024 ÀS 21:54:06
Downloads:
113
Último Download em :
29/01/2024 ÀS 15:45:24
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por