Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS MATERNAS E DA FAMÍLIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS
Autor:
TIRELLI, RENATA AJUB
Email:
reajub@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Banca Examinadora:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Drª. AIELLO, ANA LÚCIA ROSSITO
Drª. MELCHIORI, LÍGIA EBNER
Data de Defesa:
02/07/2012
Palavras-Chave (PT):
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS
INVENTÁRIO PORTAGE OPERACIONALIZADO
VARIÁVEIS DA FAMÍLIA
VARIÁVEIS MATERNAS
Resumo Original (PT):
A AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS E A INVESTIGAÇÃO DE POSSÍVEIS VARIÁVEIS QUE INFLUENCIEM NESTE PROCESSO SÃO MEDIDAS IMPORTANTES NA TOMADA DE DECISÃO PARA AÇÕES FUTURAS. O PRESENTE PROJETO TEVE COMO OBJETIVOS DESCREVER O DESENVOLVIMENTO MENSAL DE BEBÊS, IDENTIFICANDO OS COMPORTAMENTOS TÍPICOS A CADA MÊS EM CINCO ÁREAS ESPECÍFICAS (LINGUAGEM, AUTOCUIDADOS, COGNIÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO MOTOR) E AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DOS MESMOS, RELACIONANDO COM AS VARIÁVEIS: IDADE MATERNA, ESCOLARIDADE MATERNA E TIPOLOGIA FAMILIAR. O ESTUDO, TRANSVERSAL, CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 212 MÃES E SEUS BEBÊS DE ATÉ SEIS MESES DE IDADE QUE FORAM AVALIADOS MENSALMENTE. FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA INICIAL COM AS MÃES E O INVENTÁRIO PORTAGE OPERACIONALIZADO (IPO) FOI APLICADO NOS BEBÊS. OS TESTES ESTATÍSTICOS ANOVA E DE CORRELAÇÃO DE PEARSON FORAM IMPLEMENTADOS. OS RESULTADOS APONTARAM COMPORTAMENTOS TÍPICOS NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE VIDA DOS BEBÊS. AS ANÁLISES REALIZADAS COM A AMOSTRA GERAL APONTARAM QUE NA ÁREA DE LINGUAGEM, OS BEBÊS FILHOS DE MÃES COM IDADE ACIMA DE 24 ANOS (P=0,001), ENSINO MÉDIO COMPLETO E/OU SUPERIOR COMPLETO E/OU INCOMPLETO (P=0,034) E INTEGRANTES DE FAMÍLIAS NUCLEARES (P=0,002) APRESENTARAM MELHOR DESEMPENHO. EM AUTOCUIDADOS, BEBÊS FILHOS DE MÃES COM ATÉ 17 ANOS E 11 MESES, ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO E INTEGRANTES DE FAMÍLIAS ESTENDIDAS (P=0,002), APRESENTARAM AS MAIORES MÉDIAS. NAS DEMAIS ÁREAS COGNIÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO MOTOR AS MAIORES MÉDIAS FORAM DOS BEBÊS FILHOS DE MÃES COM IDADE ACIMA DE 24 ANOS, ENSINO MÉDIO COMPLETO E/OU SUPERIOR COMPLETO E/OU INCOMPLETO E INTEGRANTES DE FAMÍLIAS ESTENDIDAS, EXISTINDO DIFERENÇAS ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVAS. AS ANÁLISES REALIZADAS SUBDIVIDINDO O TOTAL DE AVALIAÇÕES MÊS A MÊS, CONSIDERANDO A VARIÁVEL IDADE MATERNA, APONTARAM QUE EM LINGUAGEM, OS BEBÊS FILHOS DE MÃES COM IDADE ACIMA DE 24 ANOS APRESENTARAM MAIOR MÉDIA EM TODOS OS MESES, EXISTINDO DIFERENÇAS ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVAS NO QUINTO MÊS (P=0,048); EM AUTOCUIDADOS, OS FILHOS DE MÃES COM ATÉ 17 ANOS E 11 MESES, APRESENTARAM MAIORES MÉDIAS DO SEGUNDO AO SEXTO MÊS, EXISTINDO DIFERENÇAS ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVAS NO SEGUNDO (P=0,032) E QUARTO MÊS (P=0,026).CONSIDERANDO A ESCOLARIDADE MATERNA, BEBÊS FILHOS DE MÃES COM ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO OU ENSINO MÉDIO E/OU SUPERIOR APRESENTAM AS MAIORES MÉDIAS EM LINGUAGEM, JÁ NA ÁREA DE AUTOCUIDADOS, OS BEBÊS FILHOS DE MÃES COM ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO OU COMPLETO APRESENTARAM MELHOR DESEMPENHO NA ÁREA, EXISTINDO DIFERENÇAS ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVAS. QUANTO A TIPOLOGIA FAMILIAR, BEBÊS INTEGRANTES DE FAMÍLIAS NUCLEARES APRESENTARAM MELHOR DESEMPENHO NA ÁREA DE LINGUAGEM, EXISTINDO DIFERENÇAS ESTATÍSTICAMENTE SIGNIFICATIVAS NO QUARTO (P=0,027) E QUINTO MÊS (P=0,034); EM AUTOCUIDADOS, OS BEBÊS INTEGRANTES DE FAMÍLIAS CUJA MÃE SOLTEIRA RESIDIA COM FAMÍLIA DE ORIGEM E INTEGRANTES DE FAMÍLIA ESTENDIDA APRESENTARAM MELHOR DESEMPENHO, EXISTINDO DIFERENÇAS ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVAS; OS BEBÊS INTEGRANTES DE FAMÍLIAS EM QUE A MÃE SOLTEIRA RESIDIA COM A FAMÍLIA DE ORIGEM, APRESENTARAM MAIORES MÉDIAS NAS ÁREAS DE SOCIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO MOTOR (P=0,032). ESTES DADOS CORROBORAM COM PESQUISAS REALIZADAS NA ÁREA E SUGEREM A NECESSIDADE DE MAIORES INVESTIGAÇÕES EM AUTOCUIDADOS E LINGUAGEM, BEM COMO ACERCA DA INFLUÊNCIA DA TIPOLOGIA E RENDA FAMILIAR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
Título (EN):
INFLUENCE OF THE MATERNAL AND FAMILY VARIABLES ON BABIES´ DEVELOPMENT
Palavras-Chave (EN):
BABIES DEVELOPMENT AVALUATION
FAMILY VARIABLES
MATERNAL VARIABLES
OPERACIONALIZED PORTAGE INVENTORY
Resumo Original (EN):
THE EVALUATION OF BABIES? DEVELOPMENT AND THE INVESTIGATION OF POSSIBLE VARIABLES THAT AFFECT ON THIS PROCESS ARE VERY IMPORTANT FOR IMPLEMENT FUTURE ACTIONS. THIS PROJECT AIMED TO DESCRIBE THE MONTHLY DEVELOPMENT OF BABIES, IDENTIFYING TYPICAL BEHAVIOR EVERY MONTH IN FIVE SPECIFIC AREAS (LANGUAGE, SELF- CARE, COGNITION, SOCIALIZATION AND MOTOR DEVELOPMENT) AND ASSESS THEIR DEVELOPMENT, RELATING TO THE VARIABLES: MATERNAL AGE, MATERNAL EDUCATION AND FAMILY TYPOLOGY. THE TRANSVERSAL STUDY WAS CONDUCTED WITH 212 MOTHERS AND THEIR BABIES ON THE AGE UNTIL 6 MONTHS WHO WERE EVALUATED MONTHLY. AN INITIAL INTERVIEW WAS REALIZED WITH THE MOTHERS AND FOR EVALUATION OF BABIES DEVELOPMENT WAS BEEN ASSESSED OPERATING PORTAGE INVENTORY (IPO). THE STATISTICAL TESTS ANOVA AND PEARSON CORRELATION WERE APPLIED. THE RESULTS SHOWED TYPICAL BEHAVIOR ON THE FIRST SIX MONTHS OF THE BABY. THE ANALYZES CONDUCTED WITH THE GENERAL SAMPLE HAVE INDICATED THAT ON LANGUAGE , THE BEST PERFORMANCE WAS OF BABIES CHILDREN OF MOTHERS OLDER THAN 24 YEARS (P=0,001), GRADUATED FROM HIGH SCHOOL AND/OR HIGHER COMPLETE AND/OR INCOMPLETE (P=0,034) AND NUCLEAR FAMILY MEMBERS (P=0,002). ON SELF-CARE, BABIES CHILDREN OF MOTHERS UP TO 17 YEARS OLD AND 11 MONTHS, NOT GRADUATED FROM ELEMENTARY SCHOOL, AND MEMBERS OF EXTENDED FAMILY (P=0,002) SHOWED BETTER DEVELOPMENT. ON THE OTHER AREAS (COGNITION, SOCIALIZATION AND MOTOR DEVELOPMENT) THE BABIES CHILDREN OF MOTHERS OLDER THAN 24 YEARS, GRADUATED FROM HIGH SCHOOL AND/OR HIGHER COMPLETE AND/OR INCOMPLETE AND MEMBERS OF EXTENDED FAMILY SHOWED THE HIGHEST AVERAGES. THE ANALYZES CARRIED OUT BY SUBDIVIDING THE TOTAL OF THE ASSESSMENTS MONTHLY, CONSIDERING THE VARIABLE MATERNAL AGE, SHOWED THAT ON LANGUAGE, BABIES CHILDREN OF OLDER MOTHERS OLDER THAN 24 YEARS SHOWED THE HIGHEST AVERAGES ALL MONTHS, THERE WERE STATISTICALLY SIGNIFICANT DIFFERENCES ON FIFTH MONTH (P=0,048); ON SELF-CARE, THE BABIES CHILDREN OF MOTHERS UP TO 17 YEARS OLD SHOWED THE HIGHEST AVERAGES FROM SECOND TO SIXTH MONTH, THERE WERE STATISTICALLY SIGNIFICANT DIFFERENCES ON SECOND (P=0,032) AND FOURTH MONTH (P=0,026). CONSIDERING THE MATERNAL EDUCATION, BABIES CHILDREN OF MOTHERS GRADUATED FROM HIGH SCHOOL AND/OR HIGHER COMPLETE AND/OR INCOMPLETE SHOWED THE HIGHEST AVERAGES ON LANGUAGE; ON THE AREA OF SELF-CARE, BABIES CHILDREN OF MOTHERS WITH INCOMPLETE ELEMENTARY SCHOOL OR COMPLETE ELEMENTARY SCHOOL SHOWED BETTER PERFORMANCE ON THE AREA, THERE WERE STATISTICALLY SIGNIFICANT DIFFERENCES. AS THE FAMILY TYPOLOGY, BABIES MEMBERS OF NUCLEAR FAMILIES SHOWED BETTER PERFORMANCE ON THE AREA OF LANGUAGE, THERE WERE STATISTICALLY SIGNIFICANT DIFFERENCES ON FOURTH (P=0,027) AND FIFTH MONTH (P=0,034); ON SELF-CARE, BABIES MEMBERS OF FAMILIES WHO SINGLE MOTHER WAS LIVING WITH BIRTH FAMILY AND MEMBER OF EXTENDED FAMILY SHOWED THE HIGHEST AVERAGES ON SOCIALIZATION AND MOTOR DEVELOPMENT (P=0,032). THESE DATA CORROBORATE WITH RESEARCH OF THE AREA AND SUGGESTS THE NEED OF FURTHER INVESTIGATION ON SELF- CARE AND LANGUAGE AREAS AND ABOUT FAMILY TIPOLOGY AND INCOME INFLUENCES ON CHILD DEVELOPMENT PROCESS.
Arquivo:
DIS_MEST20120702_TIRELLI RENATA AJUB.pdf
Tamanho:
287 Kb (287737 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
03/08/2012 ÀS 16:33:21
Atualizado:
03/08/2012 ÀS 16:33:21
Visitas:
953
Última Visita em :
24/05/2024 ÀS 09:15:57
Downloads:
44
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 04:21:17
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por