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DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
REBATER E CHUTAR: EFEITOS DE INTERVENÇÕES REFERENCIADAS NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor:
LIMÃO, JULIANA INHESTA
Email:
juliana.limao@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2011
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. CARRARA, KESTER
Banca Examinadora:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Dr. RAMOS, GLAUCO NUNES SOUTO
Data de Defesa:
29/04/2011
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
DESENVOLVIMENTO MOTOR
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA INVESTIGOU UM PERÍODO DE INTERVENÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SOB A MEDIAÇÃO TEÓRICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, COM O INTUITO DE ENSINAR E DESENVOLVER OS COMPORTAMENTOS MOTORES DE CHUTAR E REBATER. PARTICIPARAM DO ESTUDO 60 CRIANÇAS DE SEIS ANOS DE IDADE, DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE BAURU. CADA ESCOLA CONSTITUIU UM GRUPO: GRUPO EXPERIMENTAL (GE), COM AULAS PLANEJADAS PELO PROFESSOR DA ESCOLA E PELA PESQUISADORA, COM BASE NAS TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E COMO CONTEÚDO DE ENSINO OS COMPORTAMENTOS MOTORES DE CHUTAR E REBATER; GRUPO CONTROLE I (GCI), COM O PLANEJAMENTO DAS AULAS DESCONHECIDO, PELA PESQUISADORA, MAS COM OS CONTEÚDOS DE ENSINO, OS COMPORTAMENTOS DE CHUTAR E REBATER; GRUPO CONTROLE II (GCII), COM PLANEJAMENTO E CONTEÚDO DE ENSINO DESCONHECIDO PELA PESQUISADORA. FORAM REALIZADAS AVALIAÇÕES (PRÉ E PÓS-TESTE), POR MEIO DA FILMAGEM DAS TAREFAS TRÊS VEZES CADA UMA. A FILMAGEM FOI OBSERVADA POR TRÊS AVALIADORES INDEPENDENTES, QUE CLASSIFICARAM OS COMPORTAMENTOS EM ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO (INICIAL, ELEMENTAR E MADURO), SEGUINDO AS CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS POR GALLAHUE E OZMUN (2005). COMO AS CRIANÇAS ESTÃO EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, FORAM INCLUÍDOS MAIS DOIS ITENS DE CLASSIFICAÇÃO: INICIAL/INTERMEDIÁRIO (CRIANÇAS QUE APRESENTARAM CARACTERÍSTICAS DOS ESTÁGIOS: INICIAL E ELEMENTAR) E ELEMENTAR/INTERMEDIÁRIO (CRIANÇAS QUE APRESENTARAM CARACTERÍSTICAS DOS ESTÁGIOS: ELEMENTAR E MADURO). OS RESULTADOS OBTIDOS APRESENTARAM MELHOR DESEMPENHO NO PÓS-TESTE NOS GRUPOS, GE, GCI E GCII, DO QUE NO PRÉ-TESTE E GE APRESENTOU MELHOR DESEMPENHO QUE OS GRUPOS GCI E GCII. A MAIORIA DAS CRIANÇAS NÃO ATINGIU O ESTÁGIO MADURO DE DESENVOLVIMENTO PARA CHUTAR E REBATER, COM EXCEÇÃO DO GE PARA O CHUTAR, O QUE É CONTRÁRIO À LITERATURA, QUE AFIRMA QUE AOS SEIS ANOS AS CRIANÇAS DEVERIAM ESTAR COM SEU REPERTÓRIO MOTOR NO ESTÁGIO MADURO DE DESENVOLVIMENTO. COM ISSO, CONCLUI-SE QUE O GE TEVE MELHOR DESEMPENHO QUE OS DEMAIS GRUPOS, PODENDO TER INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO COM BASE NAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E QUE A INFLUÊNCIA CULTURAL SE REFLETE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR, POIS O COMPORTAMENTO DE CHUTAR TEVE MELHOR DESEMPENHO QUE O DE REBATER.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
BEHAVIOR ANALYSIS
MOTOR DEVELOPMENT
PHYSICAL EDUCATION
Resumo Original (EN):
THIS STUDY INVESTIGATED A PERIOD OF PHYSICAL EDUCATION CLASSES IN WHICH IT WAS APPLIED THE BEHAVIOR ANALYSIS THEORY IN ORDER TO TEACH AND DEVELOP KICKING AND HITTING MOTOR BEHAVIORS. FOR THIS PURPOSE, 60 CHILDREN, 6-YEARS OLD, WERE ASSESSED AT THREE LOCAL ELEMENTARY SCHOOLS. FOR EACH ONE OF THESE THREE SCHOOLS, THERE WERE A DISTINCT GROUP OF CHILDREN TO BE ASSESSED: (1) AN EXPERIMENTAL GROUP (EG), WITH TASKS PLANNED BY BOTH, THE SCHOOL TEACHER AND RESEARCHER, FOR KICKING AND HITTING MOTOR BEHAVIORS, BASED ON THE BEHAVIOR ANALYSIS THEORY; (2) A CONTROL GROUP (CG1) WITH TASKS PLANNED ONLY BY THE RESEARCHER FOR KICKING AND HITTING MOTOR BEHAVIORS; AND (3) A SECOND CONTROL GROUP (CG2), WITH TEACHING METHODS AND CONTENT UNKNOWN BY THE RESEARCHER. PARTICIPANTS UNDERWENT PRE AND POST-TESTING EVALUATIONS WHERE EACH MOTOR BEHAVIOR WAS REPEATED THREE TIMES AND RECORDED FOR LATER ANALYSIS. NEXT, THREE INDEPENDENT EVALUATORS OBSERVED AND ANALYZED THE MAIN CHARACTERISTICS OF THE MOVEMENTS PATTERNS AND BEHAVIORS. THEN, EACH OF THESE RECORDED MOTOR BEHAVIORS WERE CLASSIFIED INTO THE THREE DEVELOPMENTAL STAGES, EARLY, ELEMENTARY AND MATURE, ACCORDING TO THE FEATURES LISTED BY OZMUN AND GALLAHUE (2005). TAKING IN CONSIDERATION THAT THOSE CHILDREN ARE IN DEVELOPMENT PROCESS, TWO ADDITIONAL CLASSIFICATIONS WERE INCLUDED: (1) BEGINNER / INTERMEDIATE, WHEN CHILDREN HAD FEATURES OF BOTH EARLY AND ELEMENTARY DEVELOPMENT STAGES, AND (2) ELEMENTARY / INTERMEDIATE, WHEN CHILDREN SHOWED CHARACTERISTICS OF BOTH ELEMENTARY AND MATURE STAGES. THE RESULTS FOR THE MOTOR BEHAVIORS OF KICKING AND HITTING DEMONSTRATED THAT THE EG, CG1 AND CG2 PERFORMED BETTER DURING POSTTESTS THAN DURING PRETESTS, AND THAT THE EG PERFORMED BETTER THAN BOTH THE CG1 AND CG2. MOST OF CHILDREN DID NOT REACH THE MATURE STAGE OF DEVELOPMENT FOR KICKING AND HITTING, WITH THE EXCEPTION OF THE EG FOR KICKING. THIS FINDING IS CONTRARY TO THE LITERATURE, WHICH STATES THAT 6-YEAR OLD CHILDREN SHOULD HAVE A MOTOR REPERTOIRE IN THE MATURE STAGE OF DEVELOPMENT. IN GENERAL, IT APPEARS THAT THE EG?S MOTOR BEHAVIOR WAS BETTER THAN THE OTHER GROUPS, AND THIS FACT MAY HAVE BEEN INFLUENCED BY THE PLANNING OF STRATEGIES BASED ON THE BEHAVIOR ANALYSIS THEORY. BESIDES THAT, THE CULTURAL INFLUENCE WAS REFLECTED IN MOTOR DEVELOPMENT, BECAUSE KICKING MOTOR SKILLS WERE MORE MATURE THAN HITTING MOTOR SKILLS.
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03/06/2011 ÀS 10:46:49
Atualizado:
03/06/2011 ÀS 10:46:49
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