Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O SABER-FAZER DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: FATORES QUE PODERÃO INFLUENCIAR NA ESCOLHA DOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR SOBRE O CERRADO
Autor:
FRANCELIN, LISMARIA POLATO
Email:
lismaria.fran@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Banca Examinadora:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Drª. CORTEZ, ANA TEREZA CACERES
Data de Defesa:
19/04/2011
Palavras-Chave (PT):
AULA EM CAMPO
EXPERIÊNCIAS SÓCIO-HISTÓRICAS
FENOMENOLOGIA
PRÁTICA DOCENTE
Resumo Original (PT):
NA EDUCAÇÃO FORMAL, SEJA EM ESPAÇO ESCOLAR OU NÃO-ESCOLAR, A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DEPENDE EM GRANDE PARTE DOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS QUE OS PROFESSORES ESCOLHEM PARA ENSINAR DETERMINADOS CONTEÚDOS. NO ENSINO DE GEOGRAFIA, QUANDO O TEMA É CERRADO, HÁ POSSIBILIDADE DE DIVERSIFICAR OS PROCEDIMENTOS DOS QUAIS OS PROFESSORES PODERÃO RECORRER, ENTRE ELES AS ILUSTRAÇÕES, DOCUMENTÁRIO EM VÍDEO, LIVRO DIDÁTICO OU AINDA AULA EM CAMPO NO AMBIENTE NATURAL. BUSCAMOS NESTE TRABALHO, IDENTIFICAR OS FATORES QUE PODERÃO INFLUENCIAR PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLHA DOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO SOBRE O CERRADO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS EXPERIÊNCIAS SÓCIO-HISTÓRICAS DESSES PROFESSORES. INICIALMENTE, CONSIDERAMOS A HIPÓTESE DE QUE OS PROFESSORES PODERIAM SER INFLUENCIADOS PELAS EXPERIÊNCIAS DO MUNDO-VIVIDO, DAS EXPERIÊNCIAS INFANTIS, AINDA COMO ALUNOS OU COMO PROFISSIONAIS. AO FINAL DESSE TRABALHO, CHEGAMOS A CONCLUSÃO DE QUE A HIPÓTESE INICIAL NÃO FOI TOTALMENTE CONFIRMADA, POIS CONSTATAMOS QUE, PARA A MAIORIA DOS PROFESSORES, AS EXPERIÊNCIAS SÓCIO-HISTÓRICAS NA INFÂNCIA NÃO INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA ESCOLHA DOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS, PORÉM, AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO ENSINO SUPERIOR ENQUANTO ALUNOS TEM MAIOR GRAU DE INFLUÊNCIA NA PRÁXIS DE CADA PROFISSIONAL. PARTICIPARAM DESSA PESQUISA SETE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE BAURU E PARA COLETA DOS DADOS, FORAM UTILIZADOS DOIS INSTRUMENTOS: A ENTREVISTA E O QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES PRÉ-FORMULADAS. PROCURAMOS, À LUZ DA FENOMENOLOGIA, DISCUTIR O QUANTO AS EXPERIÊNCIAS SÓCIO-HISTÓRICAS E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA SOBRE CERRADO ESTÃO RELACIONADAS ÀS ESCOLHAS DOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS UTILIZADOS PARA ENSINAR ESSE TEMA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
FIELD CLASS
PHENOMENOLOGY
SOCIO-HISTORICAL EXPERIENCES
TEACHING PRACTICE
Resumo Original (EN):
IN FORMAL EDUCATION, WHETHER IN THE SCHOOL ENVIRONMENT OR NOT, STUDENT LEARNING DEPENDS LARGELY ON THE DIDACTIC PROCEDURES THAT TEACHERS CHOOSE TO TEACH CERTAIN CONTENTS. IN GEOGRAPHY TEACHING, WHEN THE SUBJECT IS THE CERRADO, THERE IS THE POSSIBILITY OF DIVERSIFYING THE PROCEDURES WHICH TEACHERS COULD USE, INCLUDING ILLUSTRATIONS, VIDEO DOCUMENTARY, TEXTBOOK OR FIELD CLASS IN NATURAL ENVIRONMENT. THIS WORK AIMS TO IDENTIFY FACTORS THAT MAY INFLUENCE GEOGRAPHY TEACHERS IN ELEMENTARY EDUCATION IN THE CHOICE FOR DIDACTIC PROCEDURES ON THE CERRADO LEARNING, TAKING INTO ACCOUNT THESE TEACHER‟S SOCIO-HISTORICAL EXPERIENCES. INITIALLY WE CONSIDER THE HYPOTHESIS THAT TEACHERS MIGHT BE INFLUENCED BY THE WORLD LIVED EXPERIENCES, BY CHILDHOOD LIVED EXPERIENCES, EVEN AS STUDENTS OR AS PROFESSIONALS. AT THE END OF THIS WORK, WE COME TO THE CONCLUSION THAT THE INITIAL HYPOTHESIS WAS NOT FULLY CONFIRMED, BECAUSE WE NOTICED THAT FOR MOST TEACHERS, THE SOCIO-HISTORICAL EXPERIENCES IN CHILDHOOD DO NOT DIRECTLY INFLUENCE THE CHOICE OF DIDACTIC PROCEDURES, BUT THE EXPERIENCES IN BASIC EDUCATION AND IN COLLEGE, WHILE STUDENTS HAVE A GREATER INFLUENCE ON EACH PROFESSIONAL PRACTICE. SEVEN ELEMENTARY EDUCATION GEOGRAPHY TEACHERS PARTICIPATED IN THIS STUDY FROM TWO PUBLIC SCHOOLS IN BAURU CITY AND FOR DATA COLLECTION, WE USED TWO INSTRUMENTS: THE INTERVIEW AND QUESTIONNAIRE WITH PRE-FORMULATED QUESTIONS. WE SEEK THROUGH THE LIGHT OF PHENOMENOLOGY, DISCUSS THE SOCIO-HISTORICAL EXPERIENCES AND PERCEPTIONS OF GEOGRAPHY TEACHERS OVER CERRADO ARE RELATED TO THE DIDACTIC PROCEDURES CHOICES, USED TO TEACH THIS SUBJECT IN ELEMENTARY SCHOOL.
Arquivo:
DIS_MEST20110419_FRANCELIN LISMARIA POLATO.pdf
Tamanho:
2300 Kb (2300958 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
02/06/2011 ÀS 16:52:18
Atualizado:
02/06/2011 ÀS 16:52:18
Visitas:
1609
Última Visita em :
01/06/2024 ÀS 03:08:16
Downloads:
50
Último Download em :
15/09/2022 ÀS 13:31:45
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por