Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
POLÍTICAS PÚBLICAS E HISTÓRIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS:UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA SOCIAL DE HABERMAS
Autor:
CHAPANI, DAISI TEREZINHA
Email:
dt.chapani@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Banca Examinadora:
Dr. VILLANI, ALBERTO
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. MUHL, ELDON HENRIQUE
Data de Defesa:
23/02/2010
Palavras-Chave (PT):
BAHIA.
ENSINO DE CIÊNCIAS
FORMAÇÃO DOCENTE
POLÍTICAS EDUCATIVAS,
TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA
Resumo Original (PT):
O PROPÓSITO DESTE TRABALHO É DISCUTIR AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE, ESPECIALMENTE AQUELAS QUE SE RELACIONAM MAIS DIRETAMENTE AOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REGIÃO DE JEQUIÉ, BAHIA, A PARTIR DAS SEGUINTES QUESTÕES: COMO SE ENTRELAÇAM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E AS HISTÓRIAS FORMATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE ALI VIVEM E TRABALHAM? COMO SÃO CONSTRUÍDAS AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E QUAL O PAPEL DOS PROFESSORES NESTE CONTEXTO? COMO É POSSÍVEL UMA FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA QUE CONSIDERE OS PROFESSORES SUJEITOS CAPAZES DE PARTICIPAR ATIVAMENTE DA VIDA POLÍTICA, INCLUSIVE NO QUE CONCERNE À SUA FORMAÇÃO? PARA TANTO, SERVE-SE DA TEORIA SOCIAL DE HABERMAS COMO PRINCIPAL REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO. OS DADOS FORAM CONSTITUÍDOS POR MEIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO (LEGISLAÇÃO, DOCUMENTOS E ESTUDOS ACADÊMICOS) E DE CAMPO (HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO, OBTIDAS POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS REALIZADAS COM QUINZE PROFESSORES DE CIÊNCIAS). A APRESENTAÇÃO E A DISCUSSÃO DOS DADOS OCORRERAM EM TRÊS MOMENTOS: I) NUMA ÓTICA MAIS AMPLA, COM A APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES ESTATAIS RELATIVAS AO ASSUNTO NOS NÍVEIS NACIONAL E ESTADUAL; II) NUMA FOCALIZAÇÃO MAIS PRECISA, NO ENTRELAÇAMENTO DAS HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES ENTREVISTADOS COM AS AÇÕES ESTATAIS CORRESPONDENTES, ENFATIZANDO AS AÇÕES DE NÍVEL LOCAL E III) TRANSPASSANDO ESSES DOIS ENFOQUES, UMA ANÁLISE MAIS APROFUNDADA DA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DOS CONCEITOS DE SISTEMA, MUNDO DA VIDA E ESFERA PÚBLICA. COMO RESULTADO, OBTEVE-SE UM QUADRO GERAL DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, O ENREDAMENTO DESTAS POLÍTICAS COM AS HISTÓRIAS PESSOAIS DOS ENTREVISTADOS, BEM COMO UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA DE COMO OS DOCENTES TÊM PARTICIPADO DA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS REFERENTES À SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO E DE COMO ISTO PODERIA SE DAR DE MANEIRA MAIS DEMOCRÁTICA. ENTENDESE QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS FUNDAMENTADA NA RACIONALIDADE INSTRUMENTAL DIFICULTA A COMPREENSÃO DOS DOCENTES COMO SUJEITOS POLÍTICOS, O QUE PODERIA SER VIABILIZADO SE A RACIONALIDADE COMUNICATIVA ESTIVESSE NA RAIZ DOS MODELOS FORMATIVOS, O QUE PERMITIRIA QUE TAIS MODELOS ALMEJASSEM O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA DOS PROFESSORES
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
BAHIA.
EDUCATIONAL POLICIES
SCIENCE TEACHING
TEACHER TRAINING
THEORY OF COMMUNICATIVE ACTION
Resumo Original (EN):
THE PURPOSE OF THIS STUDY IS TO DISCUSS THE TEACHER TRAINING POLICIES ? ESPECIALLY THOSE RELATED TO THE SCIENCE TEACHERS FROM JEQUIÉ CITY, STATE OF BAHIA, BRAZIL ? FROM THE FOLLOWING QUESTIONS: HOW DO THE TEACHER TRAINING PUBLIC POLICIES AND THE PERSONAL EDUCATIONAL HISTORY OF THE SCIENCE TEACHERS WHO LIVE AND WORK IN THE CITY ENTANGLE? HOW ARE TRAINING POLICIES BUILT AND HOW ARE TEACHERS CONTEXTUALIZED IN THIS PROCESS? HOW POSSIBLE CAN BE AN EMANCIPATIVE TRAINING WHICH SEES TEACHERS AS INDIVIDUALS CAPABLE OF PARTICIPATING ACTIVELY IN POLITICS, INCLUDING IN ISSUES CONCERNING THEIR OWN TRAINING? FOR THIS PURPOSE, THE HABERMAS?S SOCIAL THEORY IS EMPLOYED AS THE LEADING THEORETICAL AND METHODOLOGICAL BENCHMARK. THE DATA WERE FORMED BY MEANS OF BIBLIOGRAPHICAL SURVEY (LEGISLATION, DOCUMENTS AND ACADEMIC STUDIES) AND FIELD SURVEY (TRAINING HISTORY, OBTAINED FROM SEMISTRUCTURED INTERVIEWS PERFORMED WITH 15 SCIENCE TEACHERS). THE DATA PRESENTATION AND DISCUSSION HAD THREE DIFFERENT ASPECTS: I) A BROADER VIEW, SHOWING THE STATE ACTIONS RELATED TO THE TOPIC, AT NATIONAL AND STATE LEVELS; II) A MORE PRECISE FOCUS, THE INTERWEAVING OF THE TRAINING OF THE TEACHERS INTERVIEWED WITH THE CORRESPONDING STATE ACTIONS ? WITH EMPHASIS ON LOCAL ACTIONS AND III) BEYOND THESE TWO ASPECTS, A DEEPER ANALYSIS ON THE CONSTRUCTION OF THE TEACHER TRAINING POLICIES FROM THE CONCEPTS OF ?SYSTEM?, ?LIFEWORLD? AND ?PUBLIC SPHERE?. AS A RESULT, A GENERAL VIEW OF THE TEACHER TRAINING POLICIES OVER THE LAST DECADES WAS ACHIEVED, AS WELL AS THE INTERWEAVING OF THESE POLICIES WITH THE PERSONAL HISTORY OF THE INTERVIEWEES AND AN INTERPRETATIVE ANALYSIS ON HOW THE TEACHERS HAVE BEEN PARTICIPATING IN THE CONSTRUCTION OF THESE POLICIES, CONCERNING THEIR OWN TRAINING ? AND HOW SUCH POLICIES COULD BE IMPLEMENTED MORE DEMOCRATICALLY. IT IS UNDERSTOOD THAT THE TRAINING ? BASED ON THE INSTRUMENTAL RATIONALITY ? OF THE SCIENCE TEACHERS OBSTRUCTS THEIR OWN PERCEPTION AS POLITICAL INDIVIDUALS. IT WOULD BE EASIER IF THE COMMUNICATIVE RATIONALITY WERE THE BASIS TO THE TRAINING MODELS, THUS FACILITATING THE DEVELOPMENT OF THE TEACHERS? CRITICAL AND EMANCIPATIVE ABILITIES.
Arquivo:
TES_DOUT20100223_CHAPANI DAISI TEREZINHA.pdf
Tamanho:
2006 Kb (2006138 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/04/2010 ÀS 14:39:53
Atualizado:
19/04/2010 ÀS 14:39:53
Visitas:
7142
Última Visita em :
19/04/2024 ÀS 15:41:25
Downloads:
812
Último Download em :
19/02/2024 ÀS 09:36:32
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por