Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE ENVELHECIMENTO HUMANO E EDUCAÇÃO EM UM PROGRAMA DE UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE
Autor:
MENNOCCHI, LAUREN MARIANA
Email:
lamennocchi@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
MULTIDISCIPLINAR: PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E SAÚDE
Titulação:
MESTRE(A) EM MULTIDISCIPLINAR: PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E SAÚDE
Orientador:
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA
Banca Examinadora:
Drª. DEL-MASSO, MARIA CÂNDIDA SOARES
Drª. SILVEIRA, NÁDIA DUMARÁ RUIZ
Data de Defesa:
10/03/2009
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO
ENVELHECIMENTO HUMANO
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE
Resumo Original (PT):
O RÁPIDO AUMENTO DA POPULAÇÃO DE IDOSOS NO MUNDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, TEM SIDO RESULTADO E AO MESMO TEMPO ESTÍMULO PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E OFERTA DE SERVIÇOS A ESSE NOVO CONTINGENTE POPULACIONAL. DENTRE OS DIVERSOS PROGRAMAS DIRECIONADOS ÀS PESSOA IDOSAS, SURGEM NA DÉCADA DE 70, AS CHAMADAS UNIVERSIDADES ABERTAS DA TERCEIRA IDADE, ENQUANTO SERVIÇOS ALTERNATIVOS AQUELES ATÉ ENTÃO EXISTENTES DE CARÁTER ESSENCIALMENTE ASSISTENCIALISTA. O OBJETIVO PRINCIPAL DOS PROGRAMAS DESSA NATUREZA É CRIAR CONDIÇÕES PARA QUE OS IDOSOS SE APROPRIEM DE CONHECIMENTOS E SE CONSTRUAM ENQUANTO SUJEITOS. TENDO EM VISTA A POTENCIALIDADE DE PROPOSTAS COMO ESTAS, E PARTINDO DOS PRESSUPOSTOS DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DAS CARACTERÍSTICAS NORMATIVAS DOS DISCURSOS CIENTÍFICOS VOLTADOS À DISCUSSÃO DAS QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO HUMANO, ESTE TRABALHO SE PROPÕE A ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS E PROFESSORES EM UM PROGRAMA DE UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE A RESPEITO DA VELHICE E DE QUESTÕES RELATIVAS À APRENDIZAGEM NESSA FASE DA VIDA. OS RESULTADOS INDICARAM, DE MODO GERAL, QUE AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A PESSOA IDOSA, VELHICE E APRENDIZAGEM NESSA FASE DA VIDA FORAM MAIS POSITIVAS QUE AS REPRESENTAÇÕES DOS PRÓPRIOS ALUNOS DO PROGRAMA. NA QUESTÃO DA APRENDIZAGEM, OS IDOSOS TAMBÉM PARECEM TER INDICADO MAIS CLARAMENTE SUAS DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES, ALÉM DA NECESSIDADE DE MODIFICAÇÕES EM ALGUNS ASPECTOS DIDÁTICOS DAS ATIVIDADES OFERECIDAS PELO PROGRAMA. OS PROFESSORES, PELA VISÃO MAIS OTIMISTA DA VELHICE INDICARAM MENOS DIFICULDADES QUE OS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E, POR CONSEQUÊNCIA, NECESSIDADES MENORES DE MODIFICAÇÕES NO ENSINO OU DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES. TAIS RESULTADOS PODEM INDICAR QUE OS PROFESSORES, EM SUA MAIORIA, JOVENS UNIVERSITÁRIOS, CONCEBEM DE FORMA POSITIVA E ATÉ GRATIFICANTE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E VIVÊNCIA DA VELHICE, EM RAZÃO, POSSIVELMENTE, DA CONVIVÊNCIA COM PESSOAS MAIS VELHAS. ESSE ?APRENDIZADO SOBRE A VELHICE? É UM DOS GRANDES BENEFÍCIOS DOS PROGRAMAS VOLTADOS A PESSOAS IDOSAS QUE CONGREGAM GERAÇÕES DIFERENTES. UMA OUTRA INTERPRETAÇÃO AOS ALTOS ESCORES PRESENTES NAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES PODE REFERIR-SE A UMA ?IDEALIZAÇÃO? DO IDOSO OU UMA APROXIMAÇÃO AO CONCEITO DE ?TERCEIRA IDADE? QUE EM SI, APESAR DE TRAZER UMA NOVA REPRESENTAÇÃO DA VELHICE MAIS POSITIVA E REPLETA DE POSSIBILIDADES, NÃO FAVORECE A COMPREENSÃO DA PLURALIDADE DE EXPERIÊNCIAS DA VELHICE E A COMPLEXIDADE DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO HUMANO.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
EDUCATION
HUMAN AGEING
SOCIAL REPRESENTATIONS
UNIVERSITY OF THIRD AGE
Resumo Original (EN):
THE RAPID INCREASE IN POPULATION OF ELDERLY PEOPLE IN THE WORLD, IN RECENT DECADES, HAS BEEN A RESULT AND INCENTIVE FOR PRODUCTION OF KNOWLEDGE AND PROVISION OF SERVICES TO THIS NEW POPULATION QUOTA. AMONG THE MANY PROGRAMS TARGETED TO ELDERLY PEOPLE, ARISE IN THE 70S, THE OPEN UNIVERSITIES OF THE THIRD AGE, WHILE ALTERNATIVE SERVICES FOR THOSE HITHERTO EXISTING ESSENTIALLY SUPPORTING CHARACTER. THE MAIN OBJECTIVE THIS PROGRAMS IS TO CREATE CONDITIONS FOR THE ELDERLY TO TAKE OWNERSHIP OF KNOWLEDGE AND IS BUILT AS A SUBJECT. IN VIEW OF THE POTENTIAL OF SUCH PROPOSALS, AND ON THE ASSUMPTIONS OF THE THEORY OF SOCIAL REPRESENTATIONS AND NORMATIVE CHARACTERISTICS OF SPEECHES FOCUSED ON THE SCIENTIFIC DISCUSSION OF ISSUES OF HUMAN AGING, THIS STUDY IS TO ANALYZE THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF STUDENTS AND TEACHERS IN A OPEN UNIVERSITY PROGRAM FOR THE ELDERLY ABOUT OLD AGE AND ISSUES RELATING TO THE LEARNING AT THAT STAGE OF LIFE. THE RESULTS INDICATED, IN GENERAL, THAT THE REPRESENTATIONS OF TEACHERS ABOUT ELDERLY PEOPLE, OLD AGE AND LEARNING AT THAT STAGE OF LIFE WERE MORE POSITIVE THAN THE REPRESENTATIONS OF THE STUDENTS OF THE PROGRAM. ON THE QUESTION OF LEARNING, THE ELDERLY ALSO APPEAR TO HAVE CLEARLY INDICATED THEIR DIFFICULTIES THAT TEACHERS, IN ADDITION TO THE NEED FOR CHANGES IN SOME ASPECTS OF THE DIDACTIC ACTIVITIES OFFERED BY THE PROGRAM. THE TEACHERS, THE MORE OPTIMISTIC VISION OF OLD AGE, INDICATED LESS DIFFICULTIES THAT STUDENTS IN THE LEARNING PROCESS AND, CONSEQUENTLY, LESS NEED FOR CHANGES IN EDUCATION AND DEVELOPMENT ACTIVITIES. THESE RESULTS MAY INDICATE THAT TEACHERS, IN MOST CASES, YOUNG UNIVERSITY, DESIGNING A POSITIVE AND REWARDING FORM TO THE AGING PROCESS AND EXPERIENCE OF OLD AGE, DUE, PERHAPS, OF LIVING WITH OLDER PEOPLE. THIS "LEARNING ABOUT OLD AGE" IS ONE OF THE GREAT BENEFITS OF PROGRAMS GEARED TO ELDERLY PEOPLE CONGREGATE DIFFERENT GENERATIONS. ANOTHER INTERPRETATION TO HIGH SCORES IN THE RESPONSES OF THESE TEACHERS MAY REFER TO AN "IDEALIZATION" OF THE ELDERLY OR AN APPROACH TO THE CONCEPT OF "THIRD AGE", WHICH IN ITSELF, DESPITE BRINGING A NEW REPRESENTATION OF OLD AGE MORE POSITIVE AND FULL OF POSSIBILITIES, NOT CONDUCTIVE TO UNDERSTANDING THE MULTIPLE EXPERIENCES FO OLD AGE AND COMPLEXITY OF THE PROCESS OF HUMAN AGEING.
Arquivo:
DIS_MEST20090310_MENNOCCHI LAUREN MARIANA.pdf
Tamanho:
493 Kb (493734 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/04/2009 ÀS 15:40:36
Atualizado:
23/04/2009 ÀS 15:40:36
Visitas:
1270
Última Visita em :
01/06/2024 ÀS 23:15:09
Downloads:
97
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 14:31:03
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por