Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
A EDUCAO AMBIENTAL NA FORMAO DE PROFESSORES: HORIZONTES PARA PARTICIPAO SOCIAL
Autor:
FESTOZO, MARINA BATTISTETTI
Email:
marina.festozo@ufla.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
FACULDADE DE CINCIAS
Data de Publicação:
2015
Área:
CINCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAO
Titulação:
DOUTOR(A) EM EDUCAO
Orientador:
Dr. REIS, MARLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Banca Examinadora:
Dr. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. REIS, MARLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Dr. LOUREIRO, CARLOS FREDERICO BERNARDO
Dr. MAIA, JORGE SOBRAL DA SILVA
Dr. CRUZ, LILIAN GIACOMINI
Data de Defesa:
26/08/2015
Palavras-Chave (PT):
EDUCAO AMBIENTAL
EDUCAO AMBIENTAL
EDUCAO AMBIENTAL
EDUCAO AMBIENTAL
EDUCAO AMBIENTAL
EDUCAO AMBIENTAL
EDUCAO AMBIENTAL
ESQUISA-AO-PARTICIPATIVA
FORMAO DE PROFESSORES
FORMAO DE PROFESSORES
FORMAO DE PROFESSORES
FORMAO DE PROFESSORES
FORMAO DE PROFESSORES
FORMAO DE PROFESSORES
FORMAO DE PROFESSORES
MATERIALISMO HISTRICO-DIALTICO
MATERIALISMO HISTRICO-DIALTICO
MATERIALISMO HISTRICO-DIALTICO
MATERIALISMO HISTRICO-DIALTICO
MATERIALISMO HISTRICO-DIALTICO
MATERIALISMO HISTRICO-DIALTICO
MATERIALISMO HISTRICO-DIALTICO
PARTICIPAO SOCIAL
PARTICIPAO SOCIAL
PARTICIPAO SOCIAL
PARTICIPAO SOCIAL
PARTICIPAO SOCIAL
PARTICIPAO SOCIAL
PARTICIPAO SOCIAL
PESQUISA-AO-PARTICIPATIVA
PESQUISA-AO-PARTICIPATIVA
PESQUISA-AO-PARTICIPATIVA
PESQUISA-AO-PARTICIPATIVA
PESQUISA-AO-PARTICIPATIVA
PESQUISA-AO-PARTICIPATIVA
Resumo Original (PT):
DESENVOLVIMENTO DOS MEMBROS DE DETERMINADA SOCIEDADE SE D QUANDO, POR MEIO DA PARTICIPAO E EDUCAO SISTEMTICA, ESTES INDIVDUOS SE APROPRIAM DOS CONHECIMENTOS E CULTURA DO GRUPO AO QUAL PERTENCEM, PELO PROCESSO DE HUMANIZAO. ESSA HUMANIZAO AQUI COMPREENDIDA COMO CONDIO DA PARTICIPAO, MAS DA MESMA FORMA PODE FORJ-LA. NESTE SENTIDO, A PARTICIPAO POSSIBILITA ALM DA REPRODUO DO MUNDO HUMANO, SUA PRODUO CONTNUA PELOS SUJEITOS QUE SE ENGAJAM NAS DECISES E CONSTRUO DA SOCIEDADE. CONTUDO, SABEMOS QUE SE PODE FAZER PARTE DE UM CONTEXTO SEM NECESSARIAMENTE TOMAR PARTE DELE, PROBLEMTICA QUE SE PERPETUA NO BRASIL, BEM COMO EM OUTRAS SOCIEDADES ORGANIZADAS SOB A LGICA CAPITALISTA, DADOS O HISTRICO DE REPRESSO, O INCENTIVO INDIVIDUALIDADE E COMPETIO, A DESIGUALDADE MATERIAL E DE ACESSO FORMAO CRTICA. O MERCADO REGULA AS RELAES SOCIAIS NO AMBIENTE E SUBMETE INCLUSIVE A EDUCAO, QUE SE TORNA INSTRUMENTO DA CONSAGRAO DA CONCEPO DE MUNDO BASEADA NA SOCIEDADE MERCANTIL. NESTE CONTEXTO, DE EXTREMA RELEVNCIA INSTRUMENTALIZAR OS SUJEITOS PARA COMPREENDER DIALETICAMENTE AS CONTRADIES DA REALIDADE CONCRETA E SUA CONFORMAO HISTRICA, POSSIBILITANDO QUE SE INSCREVAM NA TRANSFORMAO DOS PROCESSOS DE PRODUO DA VIDA EM SOCIEDADE, EM DIREO A UMA REALIDADE MAIS JUSTA E SUSTENTVEL. NESTE ESTUDO UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TERICO E METODOLGICO O MTODO MATERIALISTA HISTRICO-DIALTICO E NOS INSPIRAMOS NA PESQUISA-AO-PARTICIPATIVA, NA PEDAGOGIA HISTRICO-CRTICA (PHC) E NA EDUCAO AMBIENTAL (EA) CRTICA, OBJETIVANDO ANALISAR A FORMAO PARTICIPATIVA DE PEDAGOGOS COMO EDUCADORES AMBIENTAIS. ESSA INVESTIGAO ANALISOU A FORMAO OFERECIDA POR MEIO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR DE UM CURSO DE PEDAGOGIA, EM QUE TANTO ESTUDANTES COMO SEUS FORMADORES PARTICIPARAM DOS PROCESSOS DECISRIOS DE CONSTRUO DESTE PROJETO (EM REUNIES DO COLETIVO DO CURSO E EM ASSEMBLEIAS DE CLASSE/TURMA), BEM COMO DE PROCESSOS FORMATIVOS - PRTICOS E TERICOS,- PROPORCIONADOS POR DUAS DISCIPLINAS. ESTA FORMAO INTEGROU AS DIMENSES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSO, EM QUE OS FUTUROS PEDAGOGOS SE ENVOLVERAM NO DELINEAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAO DE UM ESTUDO SOB A METODOLOGIA DA PESQUISA-AO-PARTICIPATIVA COM A COMUNIDADE DO ENTORNO DA FACULDADE E TAMBM COM UMA ESCOLA. DIVERSOS FORAM OS OBSTCULOS ENFRENTADOS, NOS COLETIVOS E NA FORMAO DOS ESTUDANTES: A COMPETIO ENTRE ALUNOS, A DESVALORIZAO DA FORMAO TERICA, A DIFICULDADE DE SINTONIA DO CORPO DOCENTE, O PRPRIO CURRCULO, ETC. MAS, A CONSTRUO, MEDIADA PELA TEORIA, DOS INSTRUMENTOS E ESPAOS DE FORMAO PARTICIPATIVA FOI NOS POSSIBILITANDO COMPREENDER E APRIMORAR COLETIVAMENTE OS PROCESSOS NECESSRIOS AO ENGAJAMENTO DOS SUJEITOS. LONGE DE TERMOS CHEGADO A UMA FRMULA IDEAL, AFINAL PROMOVER A PARTICIPAO UMA TAREFA QUASE INESGOTVEL, A ARTICULAO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSO, CONECTADOS PELA PARTICIPAO, APONTOU CAMINHOS PROFCUOS ELEVAO DA CONSCINCIA CRTICA E PRXIS DOS INDIVDUOS, POSSIBILITANDO TAMBM APRIMORAR OS PROCESSOS FORMATIVOS DE EDUCADORES AMBIENTAIS.
Título (EN):
ENVIRONMENTAL EDUCATION IN TEACHER S TRAINING HORIZONS TO THE SOCIAL PARTICIPATION
Palavras-Chave (EN):
ENVIRONMENTAL EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM
HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM
HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM
HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM
HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM
HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM
HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM
PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH
PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH
PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH
PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH
PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH
PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH
PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH
SOCIAL PARTICIPATION
SOCIAL PARTICIPATION
SOCIAL PARTICIPATION
SOCIAL PARTICIPATION
SOCIAL PARTICIPATION
SOCIAL PARTICIPATION
SOCIAL PARTICIPATION
TEACHER TRAINING
TEACHER TRAINING
TEACHER TRAINING
TEACHER TRAINING
TEACHER TRAINING
TEACHER TRAINING
TEACHER TRAINING
Resumo Original (EN):
THE DEVELOPMENT OF THE MEMBERS OF A GIVEN SOCIETY TAKES PLACE WHEN THROUGH PARTICIPATION AND SYSTEMATIC EDUCATION, THESE INDIVIDUALS INTERNALIZE THE KNOWLEDGE AND CULTURE OF THE GROUP THAT THEY BELONG, BY THE PROCESS OF HUMANIZING. HUMANIZING IS UNDERSTOOD AS A CONDITION OF PARTICIPATION, BUT THIS CAN ALSO FORGE IT. IN THIS SENSE, PARTICIPATION ENABLES BOTH REPRODUCTION OF HUMAN WORLD AND ITS CONTINUOUS PRODUCTION BY INDIVIDUALS WHO ARE ENGAGED IN BUILDING THE SOCIETY. HOWEVER, WE KNOW THAT PEOPLE CAN BE PART OF A CONTEXT WITHOUT NECESSITY OF TAKING PART OF IT, A PROBLEM THAT PERPETUATES IN BRAZIL AND IN OTHER SOCIETIES ORGANIZED UNDER CAPITALISM, BECAUSE OF THE HISTORY OF REPRESSION, THE INCITEMENT OF INDIVIDUALITY AND COMPETITION, THE UNEQUAL ACCESS TO MATERIAL ISSUES AND CRITICAL TRAINING. THE MARKET REGULATES SOCIAL RELATIONS IN THE ENVIRONMENT AND SUBMITS EDUCATION TOO, WHICH BECOMES AN INSTRUMENT OF CONSECRATION OF THE WORLD VIEW BASED ON THE COMMERCIAL SOCIETY. IN THIS CONTEXT, IT IS EXTREMELY IMPORTANT TO INSTRUMENTALIZE THE SUBJECTS TO UNDERSTAND THE CONTRADICTIONS OF REALITY AND ITS HISTORICAL CONFORMATION, IN A DIALECTICALLY WAY, ALLOWING THEM TO PARTICIPATE IN THE PROCESS OF SOCIETY S LIFE PRODUCTION, TOWARDS A MORE JUST AND SUSTAINABLE REALITY. IN THIS STUDY WE USED AS THEORETICAL AND METHODOLOGICAL REFERENCE THE HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALIST METHOD, BASED AS WELL ON THE ASSUMPTIONS OF PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH, HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY AND CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION, AIMING TO ANALISE PARTICIPATORY TEACHERS TRAINING AS ENVIRONMENTAL EDUCATORS. THIS RESEARCH ANALYZED THE FORMATION PROCESSES OFFERED THROUGH AN INTERDISCIPLINARY PROJECT OF A FACULTY OF EDUCATION, THAT BOTH STUDENTS AND THEIR TEACHERS PARTICIPATED IN ITS DECISION-MAKING PROCESSES (IN COLLECTIVE MEETINGS OF THE COURSE AND CLASS MEETINGS - ASSEMBLIES) AS WELL AS TRAINING PROCESSES - PRACTICAL AND THEORETICAL - PROVIDED BY TWO SUBJECTS. THIS TRAINING INTEGRATED THE DIMENSIONS OF TEACHING, RESEARCH AND EXTENSION, WHERE FUTURE TEACHERS WERE INVOLVED IN THE DESIGN, DEVELOPMENT AND EVALUATION OF A STUDY BASED ON THE METHODOLOGY OF PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH WITH THE FACULTY S SURROUNDING COMMUNITY AND ALSO A SCHOOL. WE FACED MANY OBSTACLES, IN THE DECISION GROUPS AND IN STUDENTS TRAINING PROCESSES: COMPETITION BETWEEN STUDENTS, DEPRECIATION OF THE THEORETICAL TRAINING, PROBLEMS BETWEEN THE TEACHERS, THE CURRICULUM ITSELF, ETC. BUT THE CONSTRUCTION, WITH THEORY S MEDIATION, OF THE INSTRUMENTS AND SPACES FOR PARTICIPATORY TRAINING WAS, GRADUALLY ENABLING US TO UNDERSTAND AND COLLECTIVELY IMPROVE THE NECESSARY PROCESSES FOR THE INDIVIDUAL S ENGAGEMENT. WE DIDN T ACHIEVE AN IDEAL FORMULA, SINCE PROMOTING PARTICIPATION IS ALMOST AN INEXHAUSTIBLE TASK, BUT THE RELATIONSHIP BETWEEN TEACHING, RESEARCH AND EXTENSION, CONNECTED BY PARTICIPATION, POINTED FRUITFUL WAYS TO IMPROVE THE SUJECTS CRITICAL AWARENESS AND PRAXIS, ENABLING ALSO IMPROVE ENVIRONMENTAL EDUCATORS TRAINING PROCESSES.
Arquivo:
TES_DOUT20150826_FESTOZO MARINA BATTISTETTI.pdf
Tamanho:
4143 Kb (4143206 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
22/06/2022 ÀS 14:42:23
Atualizado:
22/06/2022 ÀS 14:42:23
Visitas:
166
Última Visita em :
04/10/2023 ÀS 08:56:37
Downloads:
1
Último Download em :
03/07/2022 ÀS 18:23:03
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por