Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HORIZONTES PARA PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Autor:
FESTOZO, MARINA BATTISTETTI
Email:
marina.festozo@ufla.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
FACULDADE DE CIÊNCIAS
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
DOUTOR(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Dr. LOUREIRO, CARLOS FREDERICO BERNARDO
Dr. MAIA, JORGE SOBRAL DA SILVA
Drª. CRUZ, LILIAN GIACOMINI
Data de Defesa:
26/08/2015
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA
PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA
PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA
PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA
PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA
PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA
Resumo Original (PT):
DESENVOLVIMENTO DOS MEMBROS DE DETERMINADA SOCIEDADE SE DÁ QUANDO, POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO E EDUCAÇÃO SISTEMÁTICA, ESTES INDIVÍDUOS SE APROPRIAM DOS CONHECIMENTOS E CULTURA DO GRUPO AO QUAL PERTENCEM, PELO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO. ESSA HUMANIZAÇÃO É AQUI COMPREENDIDA COMO CONDIÇÃO DA PARTICIPAÇÃO, MAS DA MESMA FORMA PODE FORJÁ-LA. NESTE SENTIDO, A PARTICIPAÇÃO POSSIBILITA ALÉM DA REPRODUÇÃO DO MUNDO HUMANO, SUA PRODUÇÃO CONTÍNUA PELOS SUJEITOS QUE SE ENGAJAM NAS DECISÕES E CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE. CONTUDO, SABEMOS QUE SE PODE FAZER PARTE DE UM CONTEXTO SEM NECESSARIAMENTE TOMAR PARTE DELE, PROBLEMÁTICA QUE SE PERPETUA NO BRASIL, BEM COMO EM OUTRAS SOCIEDADES ORGANIZADAS SOB A LÓGICA CAPITALISTA, DADOS O HISTÓRICO DE REPRESSÃO, O INCENTIVO À INDIVIDUALIDADE E COMPETIÇÃO, A DESIGUALDADE MATERIAL E DE ACESSO À FORMAÇÃO CRÍTICA. O MERCADO REGULA AS RELAÇÕES SOCIAIS NO AMBIENTE E SUBMETE INCLUSIVE A EDUCAÇÃO, QUE SE TORNA INSTRUMENTO DA CONSAGRAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE MUNDO BASEADA NA SOCIEDADE MERCANTIL. NESTE CONTEXTO, É DE EXTREMA RELEVÂNCIA INSTRUMENTALIZAR OS SUJEITOS PARA COMPREENDER DIALETICAMENTE AS CONTRADIÇÕES DA REALIDADE CONCRETA E SUA CONFORMAÇÃO HISTÓRICA, POSSIBILITANDO QUE SE INSCREVAM NA TRANSFORMAÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DA VIDA EM SOCIEDADE, EM DIREÇÃO A UMA REALIDADE MAIS JUSTA E SUSTENTÁVEL. NESTE ESTUDO UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO O MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO-DIALÉTICO E NOS INSPIRAMOS NA PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA, NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA (PHC) E NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) CRÍTICA, OBJETIVANDO ANALISAR A FORMAÇÃO PARTICIPATIVA DE PEDAGOGOS COMO EDUCADORES AMBIENTAIS. ESSA INVESTIGAÇÃO ANALISOU A FORMAÇÃO OFERECIDA POR MEIO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR DE UM CURSO DE PEDAGOGIA, EM QUE TANTO ESTUDANTES COMO SEUS FORMADORES PARTICIPARAM DOS PROCESSOS DECISÓRIOS DE CONSTRUÇÃO DESTE PROJETO (EM REUNIÕES DO COLETIVO DO CURSO E EM ASSEMBLEIAS DE CLASSE/TURMA), BEM COMO DE PROCESSOS FORMATIVOS - PRÁTICOS E TEÓRICOS,- PROPORCIONADOS POR DUAS DISCIPLINAS. ESTA FORMAÇÃO INTEGROU AS DIMENSÕES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, EM QUE OS FUTUROS PEDAGOGOS SE ENVOLVERAM NO DELINEAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM ESTUDO SOB A METODOLOGIA DA PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA COM A COMUNIDADE DO ENTORNO DA FACULDADE E TAMBÉM COM UMA ESCOLA. DIVERSOS FORAM OS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS, NOS COLETIVOS E NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES: A COMPETIÇÃO ENTRE ALUNOS, A DESVALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO TEÓRICA, A DIFICULDADE DE SINTONIA DO CORPO DOCENTE, O PRÓPRIO CURRÍCULO, ETC. MAS, A CONSTRUÇÃO, MEDIADA PELA TEORIA, DOS INSTRUMENTOS E ESPAÇOS DE FORMAÇÃO PARTICIPATIVA FOI NOS POSSIBILITANDO COMPREENDER E APRIMORAR COLETIVAMENTE OS PROCESSOS NECESSÁRIOS AO ENGAJAMENTO DOS SUJEITOS. LONGE DE TERMOS CHEGADO A UMA FÓRMULA IDEAL, AFINAL PROMOVER A PARTICIPAÇÃO É UMA TAREFA QUASE INESGOTÁVEL, A ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, CONECTADOS PELA PARTICIPAÇÃO, APONTOU CAMINHOS PROFÍCUOS À ELEVAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E PRÁXIS DOS INDIVÍDUOS, POSSIBILITANDO TAMBÉM APRIMORAR OS PROCESSOS FORMATIVOS DE EDUCADORES AMBIENTAIS.
Título (EN):
ENVIRONMENTAL EDUCATION IN TEACHER S TRAINING HORIZONS TO THE SOCIAL PARTICIPATION
Palavras-Chave (EN):
ENVIRONMENTAL EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM
HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM
HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM
HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM
HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM
HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM
HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM
PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH
PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH
PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH
PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH
PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH
PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH
PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH
SOCIAL PARTICIPATION
SOCIAL PARTICIPATION
SOCIAL PARTICIPATION
SOCIAL PARTICIPATION
SOCIAL PARTICIPATION
SOCIAL PARTICIPATION
SOCIAL PARTICIPATION
TEACHER TRAINING
TEACHER TRAINING
TEACHER TRAINING
TEACHER TRAINING
TEACHER TRAINING
TEACHER TRAINING
TEACHER TRAINING
Resumo Original (EN):
THE DEVELOPMENT OF THE MEMBERS OF A GIVEN SOCIETY TAKES PLACE WHEN THROUGH PARTICIPATION AND SYSTEMATIC EDUCATION, THESE INDIVIDUALS INTERNALIZE THE KNOWLEDGE AND CULTURE OF THE GROUP THAT THEY BELONG, BY THE PROCESS OF HUMANIZING. HUMANIZING IS UNDERSTOOD AS A CONDITION OF PARTICIPATION, BUT THIS CAN ALSO FORGE IT. IN THIS SENSE, PARTICIPATION ENABLES BOTH REPRODUCTION OF HUMAN WORLD AND ITS CONTINUOUS PRODUCTION BY INDIVIDUALS WHO ARE ENGAGED IN BUILDING THE SOCIETY. HOWEVER, WE KNOW THAT PEOPLE CAN BE PART OF A CONTEXT WITHOUT NECESSITY OF TAKING PART OF IT, A PROBLEM THAT PERPETUATES IN BRAZIL AND IN OTHER SOCIETIES ORGANIZED UNDER CAPITALISM, BECAUSE OF THE HISTORY OF REPRESSION, THE INCITEMENT OF INDIVIDUALITY AND COMPETITION, THE UNEQUAL ACCESS TO MATERIAL ISSUES AND CRITICAL TRAINING. THE MARKET REGULATES SOCIAL RELATIONS IN THE ENVIRONMENT AND SUBMITS EDUCATION TOO, WHICH BECOMES AN INSTRUMENT OF CONSECRATION OF THE WORLD VIEW BASED ON THE COMMERCIAL SOCIETY. IN THIS CONTEXT, IT IS EXTREMELY IMPORTANT TO INSTRUMENTALIZE THE SUBJECTS TO UNDERSTAND THE CONTRADICTIONS OF REALITY AND ITS HISTORICAL CONFORMATION, IN A DIALECTICALLY WAY, ALLOWING THEM TO PARTICIPATE IN THE PROCESS OF SOCIETY S LIFE PRODUCTION, TOWARDS A MORE JUST AND SUSTAINABLE REALITY. IN THIS STUDY WE USED AS THEORETICAL AND METHODOLOGICAL REFERENCE THE HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALIST METHOD, BASED AS WELL ON THE ASSUMPTIONS OF PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH, HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY AND CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION, AIMING TO ANALISE PARTICIPATORY TEACHERS TRAINING AS ENVIRONMENTAL EDUCATORS. THIS RESEARCH ANALYZED THE FORMATION PROCESSES OFFERED THROUGH AN INTERDISCIPLINARY PROJECT OF A FACULTY OF EDUCATION, THAT BOTH STUDENTS AND THEIR TEACHERS PARTICIPATED IN ITS DECISION-MAKING PROCESSES (IN COLLECTIVE MEETINGS OF THE COURSE AND CLASS MEETINGS - ASSEMBLIES) AS WELL AS TRAINING PROCESSES - PRACTICAL AND THEORETICAL - PROVIDED BY TWO SUBJECTS. THIS TRAINING INTEGRATED THE DIMENSIONS OF TEACHING, RESEARCH AND EXTENSION, WHERE FUTURE TEACHERS WERE INVOLVED IN THE DESIGN, DEVELOPMENT AND EVALUATION OF A STUDY BASED ON THE METHODOLOGY OF PARTICIPATORY-ACTION RESEARCH WITH THE FACULTY S SURROUNDING COMMUNITY AND ALSO A SCHOOL. WE FACED MANY OBSTACLES, IN THE DECISION GROUPS AND IN STUDENTS TRAINING PROCESSES: COMPETITION BETWEEN STUDENTS, DEPRECIATION OF THE THEORETICAL TRAINING, PROBLEMS BETWEEN THE TEACHERS, THE CURRICULUM ITSELF, ETC. BUT THE CONSTRUCTION, WITH THEORY S MEDIATION, OF THE INSTRUMENTS AND SPACES FOR PARTICIPATORY TRAINING WAS, GRADUALLY ENABLING US TO UNDERSTAND AND COLLECTIVELY IMPROVE THE NECESSARY PROCESSES FOR THE INDIVIDUAL S ENGAGEMENT. WE DIDN T ACHIEVE AN IDEAL FORMULA, SINCE PROMOTING PARTICIPATION IS ALMOST AN INEXHAUSTIBLE TASK, BUT THE RELATIONSHIP BETWEEN TEACHING, RESEARCH AND EXTENSION, CONNECTED BY PARTICIPATION, POINTED FRUITFUL WAYS TO IMPROVE THE SUJECTS CRITICAL AWARENESS AND PRAXIS, ENABLING ALSO IMPROVE ENVIRONMENTAL EDUCATORS TRAINING PROCESSES.
Arquivo:
TES_DOUT20150826_FESTOZO MARINA BATTISTETTI.pdf
Tamanho:
4143 Kb (4143206 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
22/06/2022 ÀS 14:42:23
Atualizado:
22/06/2022 ÀS 14:42:23
Visitas:
243
Última Visita em :
18/04/2024 ÀS 02:26:51
Downloads:
2
Último Download em :
08/03/2024 ÀS 01:18:54
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por