Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
NARRATIVAS NEGADAS: ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA À DISCRIMINAÇÃO PLANEJADA.
Autor:
BRITO, MARLENE OLIVEIRA DE
Email:
moliveira4856@bol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Dr. MACHADO, VITOR
Banca Examinadora:
Dr. MACHADO, VITOR
Drª. BARBOSA, MARIA VALERIA
Dr. XAVIER, JUAREZ TADEU DE PAULA
Data de Defesa:
31/03/2017
Palavras-Chave (PT):
DECOLONIALIDADE
DISCRIMINAÇÃO PLANEJADA
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
INTERCULTURALIDADE
Resumo Original (PT):
O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO DESENVOLVER UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO INTERCULTURAL, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIRECIONADA AO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. TRATA-SE DE UM PLANO DE AÇÃO COMO MEIO DE POTENCIALIZAR A RESISTÊNCIA À DISCRIMINAÇÃO PLANEJADA, PRESENTE NO CURRÍCULO OFICIAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS PAULISTAS PARA OS ANOS INICIAIS. A INTENÇÃO É DOTAR A ATUAÇÃO DOCENTE DE CAPACIDADE DE RESPOSTAS, TANTO À ENGENHARIA DE CONTROLE CURRICULAR EXERCIDO PELAS AGENCIAS ESTADUAIS, QUANTO AOS GRUPOS EXCLUÍDOS PELA TRADIÇÃO SELETIVA DO CURRÍCULO OFICIAL. A PROPOSTA É DE INSPIRAÇÃO FREIREANA ALIADA ÀS REFLEXÕES DOS ESTUDOS DECOLONIAIS, EM VIRTUDE DA SINTONIA QUE APRESENTAM NA CRÍTICA EPISTEMOLÓGICA À MODERNIDADE E SEUS VALORES EUROCÊNTRICOS.
Título (EN):
NARRATIVES DENIED: STRATEGIES OF RESISTANCE TO PLANNED DISCRIMINATION.
Palavras-Chave (EN):
ANTI-RACIST EDUCATION
DECOLONIALITY
INTERCULTURALISM
PLANNED DISCRIMINATION
Resumo Original (EN):
THIS STUDY AIMED TO DEVELOP A PROPOSAL FOR INTERCULTURAL PLANNING THROUGH A DIDACTIC SEQUENCE DIRECTED TO THE FIFTH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL. THIS IS A PLAN FOR ACTION AS A MEANS OF ENHANCING THE RESISTANCE TO PLANNED DISCRIMINATION IN THE OFFICIAL CURRICULUM OF THE SÃO PAULO STATE PUBLIC SCHOOLS FOR THE EARLY YEARS. THE INTENTION IS TO PROVIDE RESPONSES, BOTH THE CURRICULUM OF CONTROL ENGINEERING EXERCISED BY STATE AGENCIES, THE WAS GROUPS EXCLUDED BY THE SELECTIVE TRADITION OF THE OFFICIAL CURRICULUM. THE PROPOSAL IS FREIRE'S INSPIRATION COMBINED WITH THE REFLECTIONS OF DECOLONIAL STUDIES, BECAUSE OF THE LINE PRESENTING THE EPISTEMOLOGICAL CRITIQUE OF MODERNITY AND ITS EUROCENTRIC VALUES.
Arquivo:
DIS_MEST20170331_BRITO MARLENE OLIVEIRA DE.pdf
Tamanho:
2900 Kb (2900763 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
02/06/2017 ÀS 09:10:17
Atualizado:
02/06/2017 ÀS 09:10:17
Visitas:
804
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 00:04:05
Downloads:
87
Último Download em :
27/09/2023 ÀS 14:02:40
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por