DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
NARRATIVAS NEGADAS: ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA À DISCRIMINAÇÃO PLANEJADA. |
Autor: |
BRITO, MARLENE OLIVEIRA DE |
Email: |
moliveira4856@bol.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2017 |
Área: |
CIÊNCIAS HUMANAS |
Área de Concentração: |
EDUCAÇÃO |
Titulação: |
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO |
Orientador: |
Dr. MACHADO, VITOR |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. MACHADO, VITOR ♠ Drª. BARBOSA, MARIA VALERIA ♠ Dr. XAVIER, JUAREZ TADEU DE PAULA
|
Data de Defesa: |
31/03/2017 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ DECOLONIALIDADE ♠ DISCRIMINAÇÃO PLANEJADA ♠ EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA ♠ INTERCULTURALIDADE
|
Resumo Original (PT): |
|
O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO DESENVOLVER UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO
INTERCULTURAL, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIRECIONADA AO QUINTO ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL. TRATA-SE DE UM PLANO DE AÇÃO COMO MEIO DE POTENCIALIZAR A
RESISTÊNCIA À DISCRIMINAÇÃO PLANEJADA, PRESENTE NO CURRÍCULO OFICIAL DAS ESCOLAS
PÚBLICAS ESTADUAIS PAULISTAS PARA OS ANOS INICIAIS. A INTENÇÃO É DOTAR A ATUAÇÃO
DOCENTE DE CAPACIDADE DE RESPOSTAS, TANTO À ENGENHARIA DE CONTROLE CURRICULAR
EXERCIDO PELAS AGENCIAS ESTADUAIS, QUANTO AOS GRUPOS EXCLUÍDOS PELA TRADIÇÃO
SELETIVA DO CURRÍCULO OFICIAL. A PROPOSTA É DE INSPIRAÇÃO FREIREANA ALIADA ÀS REFLEXÕES
DOS ESTUDOS DECOLONIAIS, EM VIRTUDE DA SINTONIA QUE APRESENTAM NA CRÍTICA
EPISTEMOLÓGICA À MODERNIDADE E SEUS VALORES EUROCÊNTRICOS. |
|
Título (EN): |
NARRATIVES DENIED: STRATEGIES OF RESISTANCE TO PLANNED DISCRIMINATION. |
Palavras-Chave (EN): |
♠ ANTI-RACIST EDUCATION ♠ DECOLONIALITY ♠ INTERCULTURALISM ♠ PLANNED DISCRIMINATION
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS STUDY AIMED TO DEVELOP A PROPOSAL FOR INTERCULTURAL PLANNING THROUGH A DIDACTIC
SEQUENCE DIRECTED TO THE FIFTH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL. THIS IS A PLAN FOR ACTION AS
A MEANS OF ENHANCING THE RESISTANCE TO PLANNED DISCRIMINATION IN THE OFFICIAL
CURRICULUM OF THE SÃO PAULO STATE PUBLIC SCHOOLS FOR THE EARLY YEARS. THE INTENTION IS
TO PROVIDE RESPONSES, BOTH THE CURRICULUM OF CONTROL ENGINEERING EXERCISED BY STATE
AGENCIES, THE WAS GROUPS EXCLUDED BY THE SELECTIVE TRADITION OF THE OFFICIAL CURRICULUM.
THE PROPOSAL IS FREIRE'S INSPIRATION COMBINED WITH THE REFLECTIONS OF DECOLONIAL
STUDIES, BECAUSE OF THE LINE PRESENTING THE EPISTEMOLOGICAL CRITIQUE OF MODERNITY AND
ITS EUROCENTRIC VALUES. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20170331_BRITO MARLENE OLIVEIRA DE.pdf
|
Tamanho: |
2900 Kb (2900763 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
02/06/2017 ÀS 09:10:17 |
Atualizado: |
02/06/2017 ÀS 09:10:17 |
Visitas: |
823 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 18:38:01 |
Downloads: |
87 |
Último Download em : |
27/09/2023 ÀS 14:02:40 |