Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO: CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE NO ÂMBITO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Autor:
JUSTINO, LAURA REGINA PANIAGUA
Email:
lauraregina.p@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. FERNANDES, MARIA JOSÉ DA SILVA
Drª. MARIS VERSUTI-STOQUE, FABIANA
Data de Defesa:
20/04/2017
Palavras-Chave (PT):
COORDENADOR PEDAGÓGICO
PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA
REPERTÓRIOS FORMATIVOS
SARESP
Resumo Original (PT):
ESTE ESTUDO OBJETIVOU INVESTIGAR, NO CONTEXTO DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA (PSPFE), DAS AVALIAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) E DO SARESP, SE AS ORIENTAÇÕES E OS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SEE/SP) E PELA DIRETORIA DE ENSINO, CONSTITUÍRAM-SE EM CONDIÇÃO INSTRUCIONAL PARA FUNDAMENTAR A ATUAÇÃO DO PROFESSOR COORDENADOR (PC) NA EXECUÇÃO DA MEDIAÇÃO DO CONTATO DOS PROFESSORES COM TAIS DOCUMENTAÇÕES VOLTADAS PARA O ENSINO E A AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES PRECONIZADAS. BUSCOU-SE ELUCIDAR OS IMPACTOS DESSAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO TRABALHO DO PROFESSOR COORDENADOR, LEVANTANDO EVIDÊNCIAS NAS SUAS AÇÕES COTIDIANAS FRENTE ÀS DEMANDAS IMPOSTAS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA SEE/SP, RELACIONADOS DIRETAMENTE COM ESSA FUNÇÃO. FORAM REALIZADOS DOIS ESTUDOS DE CASO, COM DOIS PROFESSORES COORDENADORES LOTADOS EM ESCOLAS ESTADUAIS DISTINTAS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE OBSERVAÇÃO IN LOCO DA MEDIAÇÃO DESSES PC EM SITUAÇÕES DE ATPC, OBSERVAÇÃO DE AULAS E ENTREVISTAS COM ROTEIROS SEMIESTRUTURADOS. OS DADOS OBTIDOS EM INTERAÇÕES COM OS PROFESSORES COORDENADORES, BEM COMO AQUELES DERIVADOS DE ESTUDOS DE DOCUMENTOS OFICIAIS DA SSE/SP E DE BIBLIOGRAFIA RELACIONADA, CONVERGIRAM EM EVIDENCIAR QUE AS ORIENTAÇÕES E AS FORMAÇÕES QUE ESSES PROFISSIONAIS RECEBEM MOSTRARAM-SE INSUFICIENTES PARA MEDIAR A NECESSÁRIA TRANSFORMAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DISPOSTOS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS EM MODOS DE ATUAÇÃO DOS PROFESSORES, OU SEJA, EM REPERTÓRIOS DE ENSINO VOLTADOS PARA AS HABILIDADES PRECONIZADAS NO CURRÍCULO E PASSÍVEIS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA (SARESP E AAP), NO ESTADO DE SÃO PAULO.
Título (EN):
PROFESSIONAL TEACHING AND LEARNING PROCESSES OF THE TEACHER PEDAGOGICAL COORDINATOR: CHARACTERIZATION AND ANALYSIS IN THE CONTEXT OF PUBLIC EDUCATIONAL POLICIES IN THE STATE OF SÃO PAULO
Palavras-Chave (EN):
COORDINATOR TEACHER
FORMATIVE REPERTORIES
PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA
SARESP
Resumo Original (EN):
THIS STUDY AIMED TO INVESTIGATE, IN THE CONTEXT OF IMPLANTATION OF PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA (PSPFE), AVALIAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) AND SARESP, THE ORIENTATIONS AND MATERIALS AVAILABLES BY THE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO AND BY THE DIRETORIA DE ENSINO WERE CONSTITUDED IN INSTITUTIONAL CONDITION TO SUBSTANTIATE THE PERFORMANCE OF THE COORDINATOR TEACHER (CT) IN EXECUTION OF CONTACT MEDIATION OF TEACHERS WITH ORIENTATIONS DIRECTED TOWARD TEACHING AND ABILITIES EVALUATION. IT WAS WANTED TO ELUCIDATE THE IMPACTS OF THOSE EDUCATIONAL PUBLIC POLICIES IN THE WORK OF COORDINATOR TEACHER, BRINGING EVIDENCES IN HIS DAILY ACTIONS IN FRONT OF THE DEMANDS IMPOSED IN THE OFFICIAL DOCUMENTS OF THE SEE/SP, DIRECTLY RELATED WITH THIS FUNCTION. FOR THIS, TWO CASE STUDIES WERE REALIZED, WITH TWO CROWDED COORDINATOR TEACHERS IN TWO STATE SCHOOLS. THE DATA COLLECTION WAS REALIZED THROUGH ON-SITE OF THE MEDIATION OF THESE PCS IN SITUATIONS OF ATPC, CLASS OBSERVATION AND INTERVIEWS WITH SEMI-STRUCTURED SCRIPTS. BY MEANS OF THE DATA COLLECTED, AS THE STUDIES OF THE OFFICIAL DOCUMENTS OF THE SSE/SP AND BIBLIOGRAPHY THAT DISCOURSE ABOUT THE THEME, WAS POSSIBLE TO EVIDENCE THAT THE ORIENTATIONS AND TRAINING THAT THESE PROFESSIONALS RECEIVE ARE NOT SUFFICIENT TO DEVELOP FORMATIVE REPERTOIRES, THAT CAN SUBSIDIZE EFFECTIVE ACTIONS WITCH TEACHERS, REGARDING THE DEVELOPMENT OF TEACHING PROCESS FOCUSED ON THE SKIDD RECOMMENDED IN THE CURRICULUM AND LARGE-SCALE EVALUATION (SARESP AND AAP), IN THE STATE OF SÃO PAULO.
Arquivo:
DIS_MEST20170420_JUSTINO LAURA REGINA PANIAGUA.pdf
Tamanho:
64 Kb (64822 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
30/05/2017 ÀS 10:57:37
Atualizado:
30/05/2017 ÀS 10:57:37
Visitas:
738
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 05:12:45
Downloads:
34
Último Download em :
29/07/2021 ÀS 01:51:40
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por