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DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANÁLISE DO PERFIL COMUNICATIVO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTÍSTICO NA INTERAÇÃO COM SEUS PROFESSORES
Autor:
BRITO, MARIA CLÁUDIA
Email:
mcbrito81@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Dr. CARRARA, KESTER
Banca Examinadora:
DR. OMOTE, SADAO
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Data de Defesa:
31/07/2007
Palavras-Chave (PT):
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
ESPECTRO AUTÍSTICO
INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
USO FUNCIONAL DA LINGUAGEM
Resumo Original (PT):
A LITERATURA ILUSTRA QUE ALGUNS ASPECTOS DA LINGUAGEM SÃO ESSENCIAIS NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTÍSTICO (TEA). ENTRE TAIS ASPECTOS DESTACA-SE O USO FUNCIONAL DA LINGUAGEM, COMO PRINCIPAL DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO NESSA POPULAÇÃO, SENDO FUNDAMENTAL SUA CONSIDERAÇÃO EM CONTEXTO ACADÊMICO. NESSA PERSPECTIVA, ESTA PESQUISA INVESTIGOU O PERFIL COMUNICATIVO, COM ÊNFASE NOS ASPECTOS FUNCIONAIS DA LINGUAGEM, DE ALUNOS COM TEA DURANTE A INTERAÇÃO COM SUAS PROFESSORAS, EM SALAS COMUNS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. PARTICIPARAM 14 ALUNOS COM TEA, DE AMBOS OS SEXOS, COM IDADES ENTRE TRÊS E OITO ANOS, QUE FREQÜENTAVAM DO MATERNAL À 2ª SÉRIE E SUAS RESPECTIVAS PROFESSORAS. COMO PARTE DO PROCEDIMENTO FORAM REALIZADAS DUAS FILMAGENS, CADA QUAL COM 30 MINUTOS, EM SITUAÇÕES DE SALA DE AULA, QUE TINHAM ENTRE SEUS OBJETIVOS PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DOS ALUNOS. PARA ANÁLISE DAS FILMAGENS, FOI UTILIZADO O PROTOCOLO DE PRAGMÁTICA, QUE VERIFICOU A OCORRÊNCIA DE INICIATIVAS DE COMUNICAÇÃO E O ESPAÇO COMUNICATIVO OCUPADO PELOS ALUNOS E PROFESSORAS, AS FUNÇÕES E MEIOS COMUNICATIVOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE DE MODO GERAL AS PROFESSORAS INICIARAM MAIS A COMUNICAÇÃO, OCUPANDO MAIOR ESPAÇO COMUNICATIVO DURANTE A INTERAÇÃO DO QUE OS ALUNOS. QUANTO AOS MEIOS COMUNICATIVOS, TODOS OS ALUNOS UTILIZARAM PREFERENCIALMENTE GESTOS E APRESENTARAM INDIVIDUALIDADES REFERENTES À UTILIZAÇÃO DOS MEIOS VOCAIS E VERBAIS. NO QUE SE REFERE ÀS FUNÇÕES COMUNICATIVAS HOUVE OCORRÊNCIA SIGNIFICATIVAMENTE SUPERIOR DAS FUNÇÕES MENOS INTERATIVAS EM RELAÇÃO ÀS FUNÇÕES MAIS INTERATIVAS, OU SEJA, EM SUA MAIORIA AS INICIATIVAS DE COMUNICAÇÃO DOS ALUNOS ERAM PREDOMINANTEMENTE NÃO DIRIGIDAS ÀS SUAS PROFESSORAS. VERIFICOU-SE, AINDA, QUE CONFORME AUMENTARAM AS INICIATIVAS DE COMUNICAÇÃO DAS PROFESSORAS, AMPLIARAM-SE TAMBÉM AS INICIATIVAS DOS ALUNOS E VICE-VERSA, O QUE INDICA UMA RELAÇÃO DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE OS COMPORTAMENTOS COMUNICATIVOS DE AMBOS. ALÉM DISSO, FOI OBSERVADO QUE AS INICIATIVAS COMUNICATIVAS DAS PROFESSORAS AUMENTARAM COM O FATO DE ELAS TEREM REALIZADO CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA. ENQUANTO QUE A IDADE E ESCOLARIDADE DOS ALUNOS E A EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DAS PROFESSORAS, NÃO APRESENTARAM CORRELAÇÕES COM O ESTABELECIMENTO DA COMUNICAÇÃO NAS DÍADES. A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESULTADOS, PÔDE-SE IDENTIFICAR DÉFICITS E HABILIDADES DOS ALUNOS COM TEA EM SALA DE AULA COMUM E CONFIRMAR A INFLUÊNCIA EXERCIDA PELO PROFESSOR NO DESEMPENHO COMUNICATIVO DE TAIS ALUNOS. ESTES DADOS PODEM CONTRIBUIR PARA ESCLARECIMENTOS ACERCA DAS LACUNAS EXISTENTES NA LITERATURA SOBRE ESSA TEMÁTICA E PODEM SUBSIDIAR INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS E EDUCACIONAIS, QUE VISEM MELHORAR A INTERAÇÃO DESSES ALUNOS E AUMENTAR SUA PARTICIPAÇÃO EFETIVA NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
AUTISTIC SPECTRUM
COMMUNICATION AND LANGUAGE
FUNCTIONAL USAGE OF THE LANGUAGE
TEACHER-STUDENT INTERACTION
Resumo Original (EN):
THE LITERATURE ILLUSTRATES THAT SOME LANGUAGE ASPECTS ARE ESSENTIAL TO THE DEVELOPMENT AND LEARNING OF INDIVIDUALS WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDERS (ASD). AMONG SUCH ASPECTS THEY POINT OUT THE FUNCTIONAL USAGE OF LANGUAGE AS THE MAINLY DIFFICULT OF COMMUNICATION IN THIS POPULATION, BEING FUNDAMENTAL ITS CONSIDERATION IN ACADEMIC CONTEXT. FROM THIS OUTLOOK, THIS RESEARCH DELVED INTO THE COMMUNICATIVE PROFILE, WITH EMPHASIS IN THE FUNCTIONAL ASPECTS OF LANGUAGE OF STUDENTS WITH ASD DURING THE INTERACTION WITH THEIR TEACHERS, IN REGULAR CLASSROOMS OF PUBLIC INSTITUTIONS. FOURTEEN STUDENTS WITH ASD, MALE AND FEMALE, WITH AGES BETWEEN THREE AND EIGHT, WHICH ATTENDED FROM KINDENGARTEN TO SECOND GRADE, AND THEIR TEACHERS TOOK PART IN THE EXPERIMENT. AS PART OF THE PROCEDURE, TWO FILMS WERE MADE, EACH ONE WITH 30 MINUTES, IN CLASSROOM SITUATIONS, WHICH HAD AS GOAL TO PROMOTE THE DEVELOPMENT OF THE STUDENTS´ORAL LANGUAGE. TO ANALYZE THE FILMS, IT WAS USED THE PROTOCOL OF PRAGMATIC, WHICH VERIFIED THE OCCURRENCE OF INITIATIVES OF COMMUNICATION AND THE COMMUNICATIVE SPACE TAKEN BY THE STUDENTS AND TEACHERS, THE COMMUNICATIVE MEANS AND FUNCTIONS USED BY STUDENTS. THE RESULTS SHOWED IN GENERAL TERMS THE TEACHERS OFTEN STARTED THE COMMUNICATION, TAKEN MORE COMMUNICATIVE SPACE THAN THEIR STUDENTS WITH ASD DURING THE INTERACTION. CONCERNING TO THE COMMUNICATIVE MEANS, ALL THE STUDENTS PREFERABLE USED GESTURES AND PRESENTED INDIVIDUALITIES IN USING VOCAL AND VERBAL MEANS. CONCERNING THE COMMUNICATIVE FUNCTIONS, THERE WAS OCCURRENCE SIGNIFICANTLY SUPERIOR FROM THE FEWER INTERACTIVE FUNCTIONS IN RELATION TO THE MORE INTERATIVE FUNCTIONS, THAT IS, MOST OF THE STUDENTS´INITIATIVES OF COMMUNICATION WERE NOT DIRECTED TO THEIR TEACHERS, SO THAT THEY DIDN´T EXPECT AN ANSWER FROM THEM. YET, IT WAS VERIFIED THAT THE MORE THE TEACHERS INITIATIVES OF COMMUNICATION INCREASED, THE MORE THE STUDENTS´INITIATIVES OF COMMUNICATION INCREASED AND VICE-VERSA, WHICH INDICATES AN INTERDEPENDENT RELATIONSHIP BETWEEN BOTH COMMUNICATIVE BEHAVIOR. BESIDES, IT WAS OBSERVED THAT THE TEACHERS´INITIATIVES OF COMMUNICATION INCREASED DUE TO THE FACT THAT THEY HAD TAKEN SPECIALIZED COURSES. BUT, IN GENERAL, THE STUDENTS´AGE AND EDUCATION, THE TEACHERS PRIOR EXPERIENCE WITH OTHER TYPES OF HANDICAP AND THEIR YEARS OF PROFESSIONAL EXPERIENCE DIDN´T PRESENT LINKINGS WITH THE SETTLEMENT OF COMMUNICATION IN PAIRS. FROM THE RESULTS, IT´S POSSIBLE TO IDENTIFY FAILURES AND SKILLS IN STUDENTS WITH ASD IN REGULAR CLASSROOM AND CONFIRM THE INFLUENCE OF THE LISTENER IN THE COMMUNICATIVE DEVELOPMENT OF SUCH STUDENTS, IN THIS CASE THE TEACHER. THESE DATA MAY CONTRIBUTE TO EXPLANATIONS ABOUT THE GAPS IN LITERATURE CONCERNING TO THIS THEME AND MAY BE THE BASE TO THERAPEUTIC AND EDUCATIONAL INTERVENTIONS, WHICH AIM TO IMPROVE THESE STUDENTS´INTERACTION AND INCREASE THEIR EFFECTIVE PARTICIPATION IN ACADEMIC ACTIVITIES.
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Criado:
12/03/2008 ÀS 12:10:34
Atualizado:
12/03/2008 ÀS 12:10:34
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24/04/2024 ÀS 05:05:25
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