Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
APRENDIZAGEM COOPERATIVA: PRÁTICAS INCLUSIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL BAURU
Autor:
FUSCO, JANAINA FERNANDA GASPAROTO
Email:
janainafusco@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Drª. ZANATA, ELIANA MARQUES
Banca Examinadora:
Drª. CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO
Drª. ZANATA, ELIANA MARQUES
Drª. DENARI, FÁTIMA ELISABETH
Data de Defesa:
24/03/2017
Palavras-Chave (PT):
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁTICAS INCLUSIVAS
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO, VERIFICAR O IMPACTO E ANALISAR UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM BASE NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL, ATENDENDO ÀS EXPECTATIVAS DE DESENVOLVIMENTO DA FAIXA ETÁRIA. A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR, COMPREENDER AS IMPLICAÇÕES PROVOCADAS PELA MODIFICAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA PARA MINIMIZAR A RUPTURA EXISTENTE NA TRANSIÇÃO DESTE PERÍODO ESCOLAR, EMBASADA SOBRE AS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBN), PARÂMETROS, PROPOSTAS E REFERENCIAIS CURRICULARES, QUE NORTEIAM O PERÍODO DA INFÂNCIA. DIANTE DOS PRESSUPOSTOS DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS, BUSCA-SE A EXCELÊNCIA NA INCLUSÃO ESCOLAR, RESULTANTE DAS ADEQUAÇÕES EM SALA DE AULA E POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VIABILIZEM ESSE PROCESSO. NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA POSSIBILITA-SE UM TRABALHO SIGNIFICATIVO, CAPAZ DE GARANTIR OS DIREITOS DE APRENDIZAGENS QUE ESTEJAM CONTEMPLADOS NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. DESSE MODO PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS EM COLABORATIVIDADE ENTRE EDUCADORES DAS CLASSES COMUNS E EDUCADORES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA FOI UTILIZADA A OBSERVAÇÃO DA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA PELA CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS FORMAIS, INFORMAIS E DE BASE, EM CONTÍNUA OBSERVAÇÃO DA INTERDEPENDÊNCIA POSITIVA, A RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL E GRUPAL, NA INTERAÇÃO ESTIMULADORA FACE A FACE E NAS COMPETÊNCIAS SOCIAIS, A FIM DE VERIFICAR O IMPACTO E ANALISAR UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM BASE NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. OS DADOS COLETADOS FORAM REGISTRADOS EM DIÁRIO DE CAMPO, COM AUXÍLIO DE RECURSOS FOTOGRÁFICOS MEDIANTE ROTEIRO DE REGISTRO DE OBSERVAÇÃO, COM APONTAMENTOS E FOCOS DA INTERAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS SOB AS DIMENSÕES E FUNDAMENTOS DA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA. A PARTIR DA APLICAÇÃO E RESULTADOS OBTIDOS FOI ELABORADO COMO PRODUTO UM E-BOOK GRATUITO E DE LIVRE ACESSO. OS RESULTADOS FINAIS APONTAM QUE É POSSÍVEL HAVER UMA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DISPONDO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS, QUE CONTRIBUEM PARA O AVANÇO QUALITATIVO NO ALCANCE DE UMA EFETIVA APRENDIZAGEM, ATRATIVA, MOTIVADORA, DESAFIANTE E DE INTERESSE ÀS NECESSIDADES ATUAIS DAS CRIANÇAS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
COOPERATIVE LEARNING
EARLY CHILDHOOD EDUCATION
ELEMENTARY SCHOOL
INCLUSIVE PRACTICES
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH AIMS TO VERIFY THE IMPACT AND TO ANALYZE AN INTERVENTION PROPOSAL BASED ON COOPERATIVE LEARNING FOCUSING ON THE TRANSITION FROM EARLY CHILDHOOD EDUCATION TO ELEMENTARY SCHOOL, MEETING THE EXPECTATIONS OF THE AGE GROUP DEVELOPMENT. FROM OBSERVATION OF THE SCHOOL CONTEXT, THIS WORK INTENDS TO UNDERSTAND THE IMPLICATIONS CAUSED BY MODIFYING THE TEACHING METHODOLOGY USED TO MINIMIZE THE DISRUPTION IN THIS TRANSITION PERIOD, BASED ON THE NATIONAL BASIC GUIDELINES EDUCATIONAL LAW (LDBEN), PARAMETERS, PROPOSALS AND CURRICULAR REFERENCES, WHICH GUIDES THE PERIOD OF CHILDHOOD. IN THE FACE OF ASSUMPTIONS OF INCLUSIVE PRACTICES, IT SEEKS THE EXCELLENCE IN SCHOOL INCLUSION, RESULTING FROM THE ADJUSTMENTS IN CLASSROOM AND PUBLIC POLICIES THAT ENABLE THIS PROCESS. IN THE CONTEXT OF COOPERATIVE LEARNING IT IS POSSIBLE TO ENABLE A MEANINGFUL WORK, ABLE TO GUARANTEE THE LEARNING RIGHTS THAT ARE COVERED IN THE PEDAGOGICAL POLITICAL PROJECT. THEREBY SIGNIFICANT AND COLLABORATIVE PRACTICES AMONG EDUCATORS OF THE COMMON CLASSES AND EDUCATORS WHO WORK IN SPECIALIZED EDUCATIONAL SERVICE (AEE), CONTRIBUTE TO THE DEVELOPMENT PROCESS OF THE STUDENT. AS INSTRUMENTS OF COLLECTION WAS USED THE OBSERVATION OF THE IMPLEMENTATION ACTIVITIES IN THE CONTEXT OF COOPERATIVE LEARNING THROUGH FORMAL, INFORMAL AND BASE GROUPS, IN CONTINUOUS OBSERVATION OF POSITIVE INTERDEPENDENCE, INDIVIDUAL AND GROUP RESPONSIBILITY, STIMULATING INTERACTION FACE-TO-FACE AND SOCIAL SKILLS, IN ORDER TO VERIFY THE IMPACT AND TO ANALYSE AN INTERVENTION PROPOSAL BASED ON COOPERATIVE LEARNING, ESPECIALLY IN THE TRANSITION FROM EARLY CHILDHOOD EDUCATION TO ELEMENTARY EDUCATION. THE COLLECTED DATA WERE RECORDED IN A FIELD JOURNAL, WITH PHOTOGRAPHIC RESOURCES SUPPORT THROUGH OBSERVATION REGISTRY SCRIPT, WITH NOTES AND FOCUS ON INTERACTION BETWEEN THE CHILDREN UNDER THE DIMENSIONS AND FUNDAMENTALS OF PERSPECTIVE OF COOPERATIVE LEARNING. FROM THE IMPLEMENTATION AND RESULTS OBTAINED FROM THIS STUDY WAS PRODUCED A FREE E-BOOK WITH FREE ACCESS. THE FINAL RESULTS INDICATE THAT IT IS POSSIBLE TO HAVE A TRANSITION FROM EARLY CHILDHOOD TO ELEMENTARY SCHOOL WITH INCLUSIVE PRACTICES, THAT CONTRIBUTES TO THE QUALITATIVE ADVANCE IN RANGE OF AN EFFECTIVE LEARNING, ATTRACTIVE, MOTIVATING, CHALLENGING FOR INTERESTS TO THE CURRENT NEEDS OF CHILDREN.
Arquivo:
DIS_MEST20170324_FUSCO JANAINA FERNANDA GASPAROTO.pdf
Tamanho:
869 Kb (869251 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
24/05/2017 ÀS 16:27:53
Atualizado:
24/05/2017 ÀS 16:27:53
Visitas:
844
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 08:58:12
Downloads:
55
Último Download em :
11/12/2023 ÀS 20:30:52
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por