Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AVALIAÇÃO PSICO-EDUCACIONAL DE UMA ADOLESCENTE PORTADORA DA SÍNDROME DE STURGE-WEBER
Autor:
HORY, RAQUEL ISHIKAWA
Email:
raquelhory@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA
Banca Examinadora:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Drª. MILANEZ, SIMONE GHEDINI COSTA
Data de Defesa:
31/07/2007
Palavras-Chave (PT):
AVALIAÇÃO PSICO-EDUCACIONAL,
ESTIGMA FACIAL.
SÍNDROME DE STURGE-WEBER,
Resumo Original (PT):
A SÍNDROME DE STURGE-WEBER É UMA SÍNDROME DE RARA INCIDÊNCIA E SUA MANIFESTAÇÃO COMPLETA CONSISTE NA ASSOCIAÇÃO DE TRÊS ASPECTOS: ANOMALIAS CEREBRAIS, OCULARES E CUTÂNEAS. AS ANOMALIAS CEREBRAIS PODEM SER IDENTIFICADAS PELA PRESENÇA DE EPILEPSIAS, CALCIFICAÇÕES E ATROFIAS CEREBRAIS LOCALIZADAS, CAUSANDO DÉFICITS COGNITIVOS E OUTROS DISTÚRBIOS FUNCIONAIS. AS ANOMALIAS OCULARES CARACTERIZAM-SE PELA PRESENÇA DE GLAUCOMAS, ASSIM COMO AS ANOMALIAS CUTÂNEAS SE MANIFESTAM ATRAVÉS DE HEMANGIOMAS FACIAIS, QUE MUITAS VEZES ACABAM ESTIGMATIZANDO SEUS PORTADORES. PESQUISAS SOBRE ESTA SÍNDROME, CONCENTRAM-SE NA ÁREA BIOMÉDICA, DESTACANDO-SE A NEUROLOGIA, ODONTOLOGIA E A DERMATOLOGIA, HAVENDO DEFASAGEM DE ESTUDO NA ÁREA DA PSICOLOGIA, EM ESPECIAL NA ÁREA PSICO-EDUCACIONAL. DESTE MODO, ESTE ESTUDO SE PROPÕE A DESCREVER OS ASPECTOS COGNITIVOS, SOCIAIS E EDUCACIONAIS DE UMA ADOLESCENTE DE 15 ANOS, PORTADORA DA SÍNDROME DE STURGE-WEBER, QUE FREQÜENTA A 7ª SÉRIE DO ENSINO REGULAR E APRESENTA DIFICULDADES SIGNIFICATIVAS EM APRENDER CONTEÚDOS ACADÊMICOS. FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES E A APLICAÇÃO DE TESTES. OS RESULTADOS APONTAM QUE A ADOLESCENTE POSSUI DÉFICITS COGNITIVOS, ACADÊMICOS, MOTORES E DE LINGUAGEM QUE INTERFEREM PRINCIPALMENTE NO DESENVOLVIMENTO DA SUA APRENDIZAGEM ACADÊMICA, COMO TAMBÉM NAS SUAS INTERAÇÕES SOCIAIS. ESSES ACHADOS CONTRIBUEM PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESPECIALISTAS NO ENSINO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, COMO TAMBÉM AMPLIAM O UNIVERSO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SOBRE A SÍNDROME, SOBRETUDO NAS ÁREAS DA PSICOLOGIA E DA EDUCAÇÃO.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
FACIAL STIGMA.
PSYCHO-EDUCATIONAL EVALUATION,
STURGE-WEBER SYNDROME,
Resumo Original (EN):
THE STURGE-WEBER SYNDROME IS A SYNDROME OF RARE INCIDENCE AND ITS COMPLETE MANIFESTATION IS CONSISTED OF THREE ASPECTS IN ASSOCIATION: CEREBRAL, OCULAR AND CUTANEOUS ANOMALIES. THE CEREBRAL ANOMALIES CAN BE IDENTIFIED BY THE PRESENCE OF EPILEPSIES, CALCIFICATIONS AND CEREBRAL LOCATED ATROPHIES, CAUSING COGNITIVE DEFICITS AND OTHER FUNCTIONAL DISORDERS. THE OCULAR ANOMALIES ARE CHARACTERIZED BY THE PRESENCE OF GLAUCOMAS AND ALSO THE CUTANEOUS ONES ARE MANIFESTED THROUGH FACIAL HAMANGIOMAS, WHICH MOST OF THE TIMES APPEAR TO STIGMATIZE THEIR VICTIMS. RESEARCHES ON THIS SYNDROME ARE CONCENTRATED ON THE BIOMEDICAL AREA, STANDING OUT NEUROLOGY, DENTISTRY AND DERMATOLOGY WITH A DIFFERENCE IN PHASE IN THE PSYCHOLOGY AREA, PARTICULARLY IN THE PSYCHO-EDUCATIONAL ONE. THUS, THIS STUDY AIMS TO DESCRIBE THE COGNITIVE, SOCIAL AND EDUCATIONAL ASPECTS OF A 15-YEAR-OLD ADOLESCENT GIRL WHO ATTENDS THE 7TH GRADE OF THE REGULAR EDUCATION SYSTEM AND PRESENTS SIGNIFICANT DIFFICULTIES IN LEARNING THE ACADEMIC CONTENTS. INTERVIEWS, OBSERVATIONS AND THE APPLICATION OF TESTS WERE USED AS INSTRUMENTS OF DATA COLLECTION. THE RESULTS POINT OUT THAT THE ADOLESCENT HAS COGNITIVE, ACADEMIC, MOTOR AND LANGUAGE DEFICITS, WHICH MAINLY INTERFERE IN HER ACADEMIC LEARNING DEVELOPMENT AS WELL AS IN HER SOCIAL INTERACTIONS. THESE FINDINGS NOT ONLY CONTRIBUTE TO THE ACADEMIC FORMATION OF EDUCATION SPECIALISTS FOR PEOPLE WITH DEFICIENCIES BUT ALSO AMPLIFY THE SCIENTIFIC KNOWLEDGE ABOUT THE SYNDROME, ESPECIALLY IN THE PSYCHOLOGY AND EDUCATION AREAS.
Arquivo:
DIS_MEST20070731_HORY RAQUEL ISHIKAWA.pdf
Tamanho:
871 Kb (871068 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/03/2008 ÀS 16:05:27
Atualizado:
07/03/2008 ÀS 16:05:27
Visitas:
1607
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 05:53:22
Downloads:
81
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 14:41:43
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por