Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR A PARTIR DO PNAIC
Autor:
BARBOSA, ALINE PEREIRA RAMIREZ
Email:
aline_rmz@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CORTELA, BEATRIZ SALEMME CORRÊA
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. CORTELA, BEATRIZ SALEMME CORRÊA
Dr. PAGLIARINI, CASSIANO REZENDE
Data de Defesa:
14/02/2017
Palavras-Chave (PT):
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO DE GEOMETRIA
PNAIC
Resumo Original (PT):
PESQUISAS REFERENTES AO ENSINO DE GEOMETRIA E OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL INDICAM QUE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUEM DIFICULDADES FORMATIVAS COM ESTE CONTEÚDO. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, NO ANO DE 2014, O PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) OFERECEU UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA AOS PROFESSORES, COM ABORDAGENS CONCEITUAIS E DIDÁTICAS SOBRE A GEOMETRIA. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU OUVIR, OBSERVAR E REGISTRAR QUAIS FORAM OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC NA AÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ASSIM ANALISAR SE ESTA FORMAÇÃO POSSIBILITOU (OU NÃO) REFLEXÕES, PREENCHIMENTO DE LACUNAS E MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS E, EM CASO POSITIVO, QUAIS FORAM ELAS. PARTICIPARAM DESSA PESQUISA CINCO SUJEITOS, QUE CURSARAM A FORMAÇÃO OFERECIDA EM 2014 E LECIONAM, ATUALMENTE, NOS ANOS INICIAIS EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BAURU. ADOTOU-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA E OS DADOS FORAM LEVANTADOS A PARTIR DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, GRAVADA EM ÁUDIO E COM FALAS TRANSCRITAS E NOTAS DE CAMPO RESULTANTES DO ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO DE AULAS DE GEOMETRIA MINISTRADAS PELOS SUJEITOS. TRÊS QUESTÕES DE ESTUDO FORAM DEFINIDAS PARA DAR SUPORTE À COMPREENSÃO DO OBJETIVO PRINCIPAL: 1- COMO UM GRUPO DE PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DO PNAIC ESTÃO DESENVOLVENDO ATIVIDADES DE ENSINO RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS DE GEOMETRIA? 2- QUAIS MOTIVOS LEVARAM AS PROFESSORAS ENVOLVIDAS A PARTICIPAREM DESTE TIPO DE FORMAÇÃO? 3- DE QUE MODO AVALIAM O PNAIC? PARA CONSTRUÇÃO DO CORPUS E ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, ADOTOU-SE A ABORDAGEM FRANCESA DA ANÁLISE DE DISCURSO (AD), BASEANDO-SE NOS TRABALHOS DE ORLANDI. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A FORMAÇÃO DO PNAIC POSSIBILITOU NOVAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS COM O ENSINO DE GEOMETRIA, MAS QUE OS PROFESSORES ENVOLVIDOS AINDA POSSUEM DIFICULDADES CONCEITUAIS COM TEMA, TENDO EM VISTA QUE NÃO TIVERAM UMA BOA FORMAÇÃO EM GEOMETRIA DURANTE A TRAJETÓRIA ESCOLAR (NÍVEIS FUNDAMENTAL, MÉDIO E GRADUAÇÃO) E A CARGA HORÁRIA DESTINADA À FORMAÇÃO CONTINUADA DE GEOMETRIA FOI PEQUENA. ENTENDEM QUE A BUSCA POR FORMAÇÃO CONTINUADA DEVE OCORRER DESDE QUE OS CURSOS FAVOREÇAM ARTICULAÇÃO COM SUA PRÁTICA DE ENSINO, APONTANDO ESSE FATOR COMO PONTO POSITIVO NO PNAIC MESMO SEM TEREM SE APROPRIADO DA TEORIA DEMONSTRANDO ALGUNS TRAÇOS DA RACIONALIDADE TÉCNICA, PRESENTES NOS MODELOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA AO LONGO DE DÉCADAS. CONCLUIU-SE QUE OS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DEVEM FORNECER EMBASAMENTO CONCEITUAL E TEÓRICO ADEQUADO ÀS AÇÕES DOCENTES EM RELAÇÃO AO ENSINO DE GEOMETRIA, SENDO IMPORTANTE OCORRER UMA RETOMADA DE CONCEITOS NECESSÁRIOS AO ENSINO DESTES CONTEÚDOS ANTERIORMENTE AO ENFOQUE DADO ÀS ABORDAGENS DIDÁTICAS METODOLÓGICAS. SOMENTE ASSIM, CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DEIXARÃO DE SER PALIATIVOS, MASCARANDO PROBLEMAS MAIORES E PERMITINDO UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS.
Título (EN):
CONTINUED FORMATION OF TEACHERS TO THE GEOMETRY TEACHING IN THE INITIAL YEARS: ONE LOOK FROM THE PNAIC
Palavras-Chave (EN):
ELEMENTARY EDUCATION INITIAL YEARS
GEOMETRY TEACHING
PNAIC
Resumo Original (EN):
RESEARCHES CONCERNING THE GEOMETRY TEACHING AND THE ELEMENTARY EDUCATION INITIAL YEARS INDICATE THAT TEACHERS OF BASIC EDUCATION HAVE FORMATIVE DIFFICULTIES WITH THIS CONTENT. FACING THIS PROBLEM, IN 2014, THE NATIONAL PACT OF LITERACY IN THE RIGHT AGE (PNAIC) OFFERED A COURSE OF CONTINUED FORMATION IN MATHEMATICS TO TEACHERS, BASED ON CONCEPTUAL AND DIDACTICS APPROACHES OF GEOMETRY. THE GOAL OF THE PRESENT STUDY, THEREFORE, WAS TO LISTEN, OBSERVE AND RECORD THE IMPACT OF CONTINUED EDUCATION FROM THE PNAIC ON THE PRACTICES OF TEACHERS WHO WORK IN THE ELEMENTARY SCHOOL INITIAL YEARS AND, THUS, ANALYZE WHETHER THIS TRAINING MADE POSSIBLE (OR NOT) REFLECTIONS, FULFILLING GAPS AND PRACTICE CHANGES OF THE INVOLVED SUBJECTS AND, IF AFFIRMATIVE, WHAT WERE THEY. FIVE SUBJECTS, WHOM ATTENDED THE TRAINING OFFERED IN 2014 AND CURRENTLY TEACHING IN THE INITIAL YEARS OF TWO SCHOOLS OF THE BAURU MUNICIPAL EDUCATION NETWORK, PARTICIPATED IN THIS RESEARCH. THE QUALITATIVE APPROACH WAS ADOPTED AND THE DATA WERE COLLECTED FROM A SEMI-STRUCTURED INTERVIEW, WHICH WAS RECORDED IN AUDIO, LATER THE SPEECHES WERE TRANSCRIBED AND THE FIELD NOTES RESULTING FROM THE MONITORING AND OBSERVATION OF THE GEOMETRY CLASSES GIVEN BY THE SUBJECTS WERE ALSO USED. THREE STUDY QUESTIONS WERE DEFINED TO SUPPORT THE UNDERSTANDING OF THE MAIN OBJECTIVE: 1- HOW DID A GROUP OF TEACHERS WHO PARTICIPATED IN THE PNAIC DEVELOPED TEACHING ACTIVITIES RELATED TO GEOMETRY TOPICS? 2 - WHAT REASONS LED THE TEACHERS INVOLVED TO PARTICIPATE IN THIS TYPE OF TRAINING? 3- HOW DO YOU EVALUATE THE PNAIC? FOR THE CONSTRUCTION OF THE CORPUS AND ANALYSIS OF THE COLLECTED DATA, THE FRENCH APPROACH OF THE DISCOURSE ANALYSIS (DA) WAS ADOPTED, BASED ON THE WORKS OF ORLANDI. THE RESULTS INDICATED THAT THE FORMATION OF THE PNAIC ENABLED NEW METHODOLOGICAL APPROACHES WITH THE GEOMETRY TEACHING, BUT THAT THE TEACHERS INVOLVED STILL HAD CONCEPTUAL DIFFICULTIES WITH THE SUBJECT, CONSIDERING THAT THEY DID NOT HAVE A GOOD FORMATION IN GEOMETRY DURING THEIR SCHOOL TRAJECTORY (ELEMENTARY, HIGH SCHOOL, AND UNDERGRADUATE EDUCATION LEVELS) AND THE WORKLOAD DESTINED TO THE CONTINUED FORMATION OF GEOMETRY WAS SMALL. THEY BELIEVE THAT THE SEARCH FOR CONTINUED FORMATION SHOULD OCCUR FOR AS LONG AS THE COURSES FAVOR ARTICULATION WITH THEIR TEACHING PRACTICE, POINTING THIS FACTOR AS A POSITIVE IN THE PNAIC EVEN NOT HAVING LEARNED THE THEORY, SHOWING SOME TRACES OF THE TECHNICAL RATIONALITY PRESENT IN THE INITIAL AND CONTINUED TRAINING MODELS ALONG THE DECADES. IT WAS CONCLUDED THAT CONTINUED EDUCATION COURSES SHOULD PROVIDE A CONCEPTUAL AND A THEORETICAL BASIS ADEQUATE TO THE TEACHING PRACTICES IN RELATION TO GEOMETRY TEACHING, AND IT IS IMPORTANT TO RETAKE CONCEPTS NECESSARY TO TEACH THESE CONTENTS PRIOR TO THE APPROACH GIVEN TO DIDACTIC METHODOLOGICAL APPROACHES. ONLY THEN, CONTINUED EDUCATION COURSES WILL NO LONGER BE PALLIATIVE, MASKING BIGGER PROBLEMS AND ALLOWING A GREATER INTERACTION BETWEEN THEORIES AND PRACTICES.
Arquivo:
DIS_MEST20170214_BARBOSA ALINE PEREIRA RAMIREZ.pdf
Tamanho:
2444 Kb (2444561 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/05/2017 ÀS 17:11:38
Atualizado:
17/05/2017 ÀS 17:11:38
Visitas:
860
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 01:15:07
Downloads:
25
Último Download em :
20/02/2022 ÀS 20:00:26
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por