Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O SIGNIFICADO DE APRENDER PARA ALUNOS DE UMA ESCOLA AGROTÉCNICA
Autor:
BORGES, RITA DE CÁSSIA PEREIRA
Email:
rita.borges@cas.ifmt.edu.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2001
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. NEVES, MARCOS CÉSAR DANHONI
Drª. BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI
Data de Defesa:
25/09/2001
Palavras-Chave (PT):
FENOMENOLOGIA
SIGNIFICADO DE APRENDER
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO DE PESQUISA SE PROPÔS A DESVELAR O SIGNIFICADO DE ?APRENDER? ENTRE OS ALUNOS DE UMA ESCOLA AGROTÉCNICA. COMO AQUILO QUE SE BUSCA COMPREENDER SÃO OS SIGNIFICADOS DE APRENDER, FEZ-SE NECESSÁRIO IR AO ENCONTRO DE SUJEITOS, QUE VIVENCIAM ESTE FENÔMENO, E DELES OBTER-SE DESCRIÇÕES SOBRE SUAS VIVÊNCIAS. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALITATIVA NA MODALIDADE FENOMENOLÓGICA. OS INSTRUMENTOS QUE POSSIBILITARAM A CONSTITUIÇÃO DE DADOS FORAM A OBSERVAÇÃO DE ALUNOS, EM SITUAÇÕES EXPERIENCIADAS NA SALA DE AULA, E ENTREVISTAS. COM O OBJETIVO DE SE DESVELAR O FENÔMENO INVESTIGADO, BUSCOU-SE SUA ESTRUTURA NOS DISCURSOS, NAS DESCRIÇÕES INGÊNUAS COLETADAS, NOS ACOMPANHAMENTOS E NAS ENTREVISTAS, POSSIBILITANDO-SE ASSIM O ACESSO AO VIVIDO. CAPTADAS PELA ESCRITA E PELA FALA, AS DESCRIÇÕES FORNECEM INDICATIVOS DE COMO O SUJEITO PERCEBE O FENÔMENO, O QUE VAI SE REVELANDO À MEDIDA QUE AS DESCRIÇÕES SÃO ANALISADAS. ASSIM PROCEDEU-SE A ANÁLISES IDIOGRÁFICA E A NOMOTÉTICA. OS SIGNIFICADOS OBTIDOS FORAM PERSEGUIDOS POR MIM NUM PROCESSO DE REDUÇÃO FENOMENOLÓGICA. NA BUSCA DAS CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS DE SIGNIFICADOS ENTRE OS ALUNOS, PROCUREI EVIDENCIAR OS INVARIANTES, E AS CATEGORIAS QUE EXPRESSAM ASPECTOS RELEVANTES DO FENÔMENO ESTUDADO. AS CONVERGÊNCIAS, A QUE CHEGUEI, EVIDENCIARAM UM SENTIDO DE APRENDER QUE ABRANGE ?O QUE É APRENDER?, AS ?CONDIÇÕES PARA APRENDER?, E ?RELAÇÕES AFETIVO-RELACIONAIS NO APRENDER?. O APRENDER DIZ SOBRE O SABER, O DECORAR E O ENTENDER. O SABER NOS APRESENTA UM ?SABER FAZER?, ?SABER FALAR?, QUE NOS LEVA A UM APRENDER QUE SE RELACIONA AO REPRODUZIR, AO REPETIR; E AO MEMORIZAR, QUE NOS LIGA AO DECORAR. LIGADA A ESSA CONCEPÇÃO DE APRENDER, ENCONTRAMOS UM CONHECIMENTO PRAGMÁTICO, UMA CONDIÇÃO PARA APRENDER, QUE REVELA UMA INDISPENSÁVEL PRESENÇA DA PRÁTICA, E UMA BUSCA PELO ?CONHECIMENTO PRÁTICO?. O ENTENDER SE CONTRAPÕE AO DECORAR E REQUER A COMPREENSÃO DO QUE SE APRENDE, E ENVOLVE UM MEDITAR. A ESSE ?APRENDER?, ESTÃO LIGADOS OS INTERESSES, AS MOTIVAÇÕES, A AÇÃO E A ATENÇÃO, POR PARTE DE QUEM APRENDE; ESTÃO LIGADOS O PRATICAR, AS REPRESENTAÇÕES MÚTUAS DOS QUE SE RELACIONAM NO PROCESSO E INDICAM AS CONDIÇÕES PARA APRENDER. AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, ASSIM COMO AS OUTRAS CONVERGÊNCIAS A QUE CHEGUEI, DESVELAM A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES NO APRENDER DO ALUNO. POR FIM, ELABOREI UMA REFLEXÃO A RESPEITO DO SIGNIFICADO DE APRENDER PARA ESSES ALUNOS, E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES SOBRE O CONHECIMENTO.
Título (EN):
THE MEANING OF LEARNING FOR STUDENTS OF A TECHNICAL HIGH SCHOOL
Palavras-Chave (EN):
MEANING OF LEARNING
PHENOMENOLOGY
Resumo Original (EN):
THIS STUDY AIMS AT REVEALING THE MEANING OF LEARNING AMONG STUDENTS OF A TECHNICAL HIGH SCHOOL. AS WHAT IS INTENDED TO BE UNDERSTOOD ARE THE MEANINGS OF LEARNING, IT WAS NECESSARY TO OBTAIN DESCRIPTIONS OF THE PEOPLE WHO ARE EXPERIENCING THIS PHENOMENON. AS METHODOLOGICAL PROCEDURE, IT WAS USED A PHENOMENOLOGICAL APPROACH. THE DATA WERE CONSTITUTED FROM CLASSES OBSERVATION AND INTERVIEWS. IN THIS WAY, THE STRUCTURES OF THE PHENOMENA WAS PERSUADE INSIDE THE DISCOURSES, IN THE NAÏVE DESCRIPTIONS, IN THE CLASS OBSERVATIONS AND IN THE INTERVIEWS. FROM THE IDEOGRAPHIC AND NOMOTHETIC ANALYSIS OF THE DESCRIPTIONS, IT WAS POSSIBLE TO OBTAIN HINTS OF HOW THE STUDENTS REALIZE THE PHENOMENA. SO, THE MEANING WERE OBTAINED IN A PHENOMENOLOGICAL REDUCTION PROCESS. IN THE SEARCH OF CONVERGENCES AND DIVERGENCES OF MEANING AMONG THE STUDENTS, THE INVARIANCE, AND THE CATEGORIES THAT EXPRESS RELEVANT ASPECT OF THE PHENOMENA WERE EMPHASIZED. THE OBTAINED CONVERGENCES SHOWED THAT THE MEANING OF LEARNING ENCOMPASSES ?WHAT IS LEARNING?, THE ?SETTING TO LEARN? AND THE ?AFFECTIVE-RELATIONAL RELATIONSHIP? IN LEARNING. LEARNING IS THEN RELATED TO KNOWING, MEMORIZING, AND UNDERSTANDING. THIS ?KNOWING? IS SAYS ABOUT A ?TO KNOW HOW TO DO?, ?TO KNOW HOW TO SPEAK ABOUT? WHAT LEAD US TO A NOTION OF LEARNING THAT IS RELATED TO REPRODUCTION, REDOING, MEMORIZATION, AND IS THEN RELATED TO LEARNING BY ROTE. IN THIS NOTION OF LEARNING WE FIND A PRAGMATIC KNOWLEDGE, A CIRCUMSTANCE OF LEARNING TO LEARNING THAT REVEALS A NECESSARY OCCURRENCE OF THE PRACTICAL AND A SEARCH FOR ?PRACTICAL KNOWLEDGE?. TO UNDERSTAND IS IN OPPOSITION TO ROTE LEARNING AND DEMANDS THE COMPREHENSION OF WHAT ONES LEARN, AND ENTAILS MEDITATION. INTERESTS, INTERNAL MOTIVATIONS, ACTION, ATTENTION, PRACTICE, AND MUTUAL REPRESENTATION OF THOSE INVOLVED IN THIS PROCESS ARE ASSOCIATED TO THIS ?LEARNING? AND INDICATES THE SETTING FOR LEARNING. INTERPERSONAL RELATIONSHIP AS WELL AS THE OTHER CONVERGENCES THAT WERE OBTAINED REVEAL THE IMPORTANCE OF INTERACTIONS ON LEARNING. AS A CONCLUSION, A REFLECTION ABOUT THE MEANING OF LEARNING FOR THOSE STUDENTS AND ITS POSSIBLE IMPLICATION TO KNOWLEDGE IS ACCOMPLISHED.
Arquivo:
DIS_MEST20010925_BORGES RITA DE CASSIA PEREIRA.pdf
Tamanho:
2758 Kb (2758489 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/05/2017 ÀS 11:44:37
Atualizado:
17/05/2017 ÀS 11:44:37
Visitas:
651
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 00:18:09
Downloads:
4
Último Download em :
30/08/2023 ÀS 16:03:10
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por