Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autor:
PORTES, SUZANA APARECIDA
Email:
suzanaportes@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Drª. TEZANI, THAIS CRISTINA RODRIGUES
Banca Examinadora:
Drª. TEZANI, THAIS CRISTINA RODRIGUES
Drª. PIZZARRO, MARIANA VAITIEKUNAS
Drª. ALMEIDA, LORIZA LACERDA
Data de Defesa:
19/12/2016
Palavras-Chave (PT):
NATIVOS DIGITAIS
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA SURGIU DIANTE DO RECONHECIMENTO DE QUE, VIVEMOS EM UMA ERA TECNOLÓGICA E CRIANÇAS QUE CHEGAM À ESCOLA, OS DENOMINADOS NATIVOS DIGITAIS, APRESENTAM GRANDE FAMILIARIDADE COM AS TECNOLOGIAS QUE SE TRADUZ NA FACILIDADE NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). DE ACORDO COM O PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (PROINFO) EM CONSIDERÁVEL NÚMERO DE ESCOLAS PÚBLICAS HÁ A PRESENÇA DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EQUIPADOS POR COMPUTADORES OU NOTEBOOK, SEM, ENTRETANTO, A GARANTIA DE USO EFICAZ ATRELADO AO CURRÍCULO. PRETENDEMOS, COM O PRESENTE TRABALHO, AUXILIAR PROFESSORES POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APOIADA NO USO DAS TDIC DISPONÍVEIS NAS ESCOLAS COMO: O COMPUTADOR, TABLETS, NETBOOKS, CÂMERA DIGITAL, INTERNET BANDA LARGA. NOSSA PESQUISA, PORTANTO, É UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA DO TIPO PARTICIPANTE E EXPERIMENTAL, REALIZADA COM ALUNOS DO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. EFETUAMOS, PORTANTO, O SEGUINTE PERCURSO METODOLÓGICO: 1) REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2) QUESTIONÁRIO INICIAL COM ALUNOS ENVOLVIDOS; 3) CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE UTILIZE AS TDIC COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA; 4) APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA COM OS ALUNOS; 5) CONSIDERAÇÕES E AVALIAÇÃO SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA; 6) QUESTIONÁRIO FINAL COM ALUNOS ENVOLVIDOS; 7) ANÁLISE DOS DADOS E POSSÍVEIS CRUZAMENTOS. VERIFICAMOS COM ESSES PASSOS QUE OS ESTUDANTES PUDERAM SUPERAR O USO INGÊNUO E SEM PREPARO DAS TDIC, DEMONSTRANDO-SE ATIVOS NOS PROCEDIMENTOS ADOTADOS E COM A POSSIBLIDADE DE SEREM AUTORES DE SEUS PRÓPRIOS CONHECIMENTOS, FAVORECENDO ASSIM A ARTICULAÇÃO DAS TDIC AO CURRÍCULO E AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
DIDACTIC SEQUENCE
DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
DIGITAL NATIVES
TEACHING AND LEARNING PROCESSES
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH HAS EMERGED ON THE RECOGNITION THAT WE LIVE IN A TECHNOLOGICAL AGE AND CHILDREN WHO COME TO SCHOOL, THE SO-CALLED DIGITAL NATIVES, HAVE GREAT FAMILIARITY WITH THE TECHNOLOGIES THAT TRANSLATES INTO EASE-OF-USE OF DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (TDIC). ACCORDING TO THE NATIONAL PROGRAM TECHNOLOGY EDUCATION (PROINFO) IN CONSIDERABLE NUMBER OF PUBLIC SCHOOLS FOR THE PRESENCE OF COMPUTER LABS EQUIPPED FOR COMPUTERS OR NOTEBOOK, WITHOUT, HOWEVER, GUARANTEEING EFFECTIVE USE TIED TO CURRICULUM. WE WANT, WITH THIS WORK, HELP TEACHERS THROUGH THE DEVELOPMENT OF A DIDACTIC SEQUENCE SUPPORTED THE USE OF TDIC AVAILABLE IN SCHOOLS SUCH AS: COMPUTER, TABLETS, NETBOOKS, DIGITAL CAMERAS, BROADBAND INTERNET. OUR RESEARCH, THEREFORE, IS A QUALITATIVE RESEARCH OF TYPE END AND EXPERIMENTAL, PERFORMED WITH 4TH GRADE STUDENTS OF THE ELEMENTARY SCHOOL (I). WE HAVE CARRIED OUT, THEREFORE, THE FOLLOWING METHODOLOGICAL PATH: 1) LITERATURE REVIEW; 2) INITIAL QUESTIONNAIRE WITH STUDENTS INVOLVED; 3) CONSTRUCTION OF DIDACTIC SEQUENCE USING THE TDIC AS PEDAGOGICAL TOOL; 4) APPLICATION OF THE SEQUENCE WITH THE STUDENTS; 5) CONSIDERATIONS AND EVALUATION ON THE TEACHING SEQUENCE; 6) FINAL QUESTIONNAIRE WITH STUDENTS INVOLVED; 7) DATA ANALYSIS AND POSSIBLE CROSSINGS. WE CHECK WITH THESE STEPS THAT STUDENTS HAVE BEEN ABLE TO OVERCOME THE USE NAIVE AND UNPREPARED OF TDIC, DEMONSTRATING ACTIVE IN PROCEDURES ADOPTED AND WITH THE POSSIBILITY TO BE AUTHORS OF THEIR OWN KNOWLEDGE, FAVORING THUS THE ARTICULATION OF THE TDIC TO CURRICULUM AND THE TEACHING AND LEARNING PROCESS.
Arquivo:
DIS_MEST20161219_PORTES SUZANA APARECIDA.pdf
Tamanho:
4805 Kb (4805437 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
15/05/2017 ÀS 11:56:26
Atualizado:
15/05/2017 ÀS 11:56:26
Visitas:
677
Última Visita em :
21/04/2024 ÀS 07:13:49
Downloads:
85
Último Download em :
02/12/2023 ÀS 19:25:35
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por