Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O CONHECIMENTO EM BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autor:
CANCELLARA, CARLOS HENRIQUE PALLADINO
Email:
chcancellara@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. ZANATA, ELIANA MARQUES
Dr. SOARES, MOISÉS NASCIMENTO
Data de Defesa:
24/02/2017
Palavras-Chave (PT):
CONCEPÇÕES
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ENSINO DE BIOLOGIA
FORMAÇÃO HUMANA
Resumo Original (PT):
DIANTE DE UM CENÁRIO DOMINADO PELO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA, ONDE PREVALECEM DESIGUALDADES SOCIAIS E A LUTA DE CLASSES, A CRENÇA NA ESCOLA E NO CONHECIMENTO CIENTÍFICO COMO INSTRUMENTOS QUE POSSIBILITAM FORMAÇÃO HUMANIZADA CONSCIENTE, É A CRENÇA EM UMA SOCIEDADE PASSÍVEL A TRANSFORMAÇÕES. NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), ONDE A EXCLUSÃO FICA MAIS EVIDENTE, O TRABALHO EDUCATIVO BASEADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA , PODE SER DE GRANDE IMPORTÂNCIA. O PRESENTE TRABALHO, REALIZADO NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, BUSCOU ANALISAR A VISÃO DE ESTUDANTES DA EJA SOBRE A DISCIPLINA DE BIOLOGIA E COMPREENDER A RELAÇÃO QUE OS ALUNOS TÊM COM OS CONHECIMENTOS DA ÁREA, A PARTIR DE PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL, DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO, DURANTE, APROXIMADAMENTE TRÊS MESES, SEGUIDAS PELA UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM 48 ESTUDANTES MATRICULADOS NESSAS TURMAS E A REALIZAÇÃO DE GRUPOS FOCAIS, COM ALGUNS ESTUDANTES. PELAS ANÁLISES DOS DADOS, VERIFICOU-SE, NA VISÃO DOS ESTUDANTES, O PREDOMÍNIO DE UMA CONCEPÇÃO PRAGMÁTICA E UTILITÁRIA DO CONHECIMENTO EM BIOLOGIA. OS ALUNOS E ALUNAS TENDEM JULGAR A DISCIPLINA E OS CONTEÚDOS NECESSÁRIOS QUANDO ESTES RESOLVEM DIRETAMENTE ASPECTOS COTIDIANOS DE SUAS VIDAS. À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA INDAGA-SE E QUESTIONA-SE A PERTINÊNCIA DESSE TIPO DE CONCEPÇÃO, BUSCANDO FOMENTAR A DISCUSSÃO ACERCA DA TEMÁTICA E POSSIBILITAR MUDANÇAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, NESSA MODALIDADE DE ENSINO, NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO HUMANA E A SUPERAÇÃO DA SOCIEDADE LIBERAL.
Título (EN):
KNOWLEDGE IN BIOLOGYA IN YOUTH AND ADULT EDUCATION: APPROACHES TO HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY
Palavras-Chave (EN):
CONCEPTIONS
HUMAN FORMATION
KNOWLEDGE
SCIENTIFIC
TEACHING OF BIOLOGY
YOUTH AND ADULT EDUCATION
Resumo Original (EN):
FACED WITH A SCENARIO DOMINATED BY THE CAPITALIST MODE OF PRODUCTION, WHERE SOCIAL INEQUALITIES AND THE CLASS STRUGGLE PREVAIL, THE BELIEF IN THE SCHOOL AND IN SCIENTIFIC KNOWLEDGE AS INSTRUMENTS THAT ENABLE A CONSCIOUS HUMANIZED FORMATION, IS THE BELIEF IN A SOCIETY SUSCEPTIBLE TO TRANSFORMATIONS. IN THE YOUTH AND ADULT EDUCATION (EJA), WHERE EXCLUSION IS MORE EVIDENT, THE EDUCATIONAL WORK BASED ON HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY CAN BE OF GREAT IMPORTANCE. THE PRESENTE STUDY, CARRIED OUT IN A QUALITATIVE APPROACH, AIMED TO ANALYZE THE STUDENTS OF EJA INSIGHTS INTO THE DISCIPLINE OF BIOLOGY AND TO UNDERSTAND THE RELATION THAT STUDENTS HAVE WITH THE KNOWLEDGE OF THE AREA, BASED ON THE ASSUMPTIONS OF HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY. FOR THIS, OBSERVATIONS WERE MADE IN HIGH SCHOOL CLASSES OF YOUTH AND ADULT EDUCATION OF A STATE SCHOOL, IN A CITY IN THE INTERIOR OF SÃO PAULO, DURING APPROXIMATELY THREE MONTHS, FOLLOWED BY THE USE OF QUESTIONNAIRES WITH 48 STUDENTS ENROLLED IN THESE CLASSES, AND CONDUCTING FOCUS GROUPS WITH SOME STUDENTS. FROM THE ANALYSIS OF THE DATA, IT WAS VERIFIED, IN THE VIEW OF THE STUDENTS, THE PREDOMINANCE OF A PRAGMATIC AND UTILITARIAN CONCEPTION OF THE KNOWLEDGE IN BIOLOGY. STUDENTS TEND TO JUDGE THE DISCIPLINE AND CONTENTE THEY NEED WHEN THEY DIRECTLY ADDRESS EVERYDAY ASPECTS OF THEIR LIVES. IN THE LIGHT OF HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY, THE PERTINENCE OF THIS TYPE OF CONCEPTION IS QUESTIONED, SEEKING TO FOMENTE THE DISCUSSION ABOUT THE THEME AND TO ENABLE CHANGES IN THE TEACHING OF BIOLOGY, IN THIS MODALITY OF TEACHING, IN THE SENSE OF CONTRIBUTING TO THE HUMAN FORMATION NA THE OVERCOMING OF LIBERAL SOCIETY.
Arquivo:
DIS_MEST20170224_CANCELLARA CARLOS HENRIQUE PALLADINO.pdf
Tamanho:
2695 Kb (2695687 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
25/04/2017 ÀS 10:22:41
Atualizado:
25/04/2017 ÀS 10:22:41
Visitas:
680
Última Visita em :
30/04/2024 ÀS 00:03:21
Downloads:
16
Último Download em :
02/03/2021 ÀS 15:48:38
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por