Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CONCEPES DOS PROFESSORES SOBRE A UTILIZAO DOS ESPAOS NO FORMAIS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Autor:
SANTANA, AGATHA RIBEIRO
Email:
agatha.santana@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Orientador:
Dr. LANGHI, RODOLFO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. BISCH, SRGIO MASCARELLO
Dr. LANGHI, RODOLFO
Data de Defesa:
23/02/2017
Palavras-Chave (PT):
ANLISE DE CONTEDO
CONCEPES DE PROFESSORES
EDUCAO EM ASTRONOMIA
ESPAO NO FORMAL DE ENSINO
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA IDENTIFICA CONCEPES DOS PROFESSORES QUE VISITARAM O OBSERVATRIO DIDTICO DE ASTRONOMIA ?LIONEL JOS ANDRIATTO?DA UNESP BAURU, COM SEUS ALUNOS. ANALISA-SE SUAS CONCEPES ACERCA DE SUA VISITAO EM ESPAOS NO FORMAIS DE ENSINO SOB LUZ DOS SABERES DOCENTES, BUSCANDO SUBSDIOS PARA UMA POSSVEL ESTRUTURAO DE UM FUTURO PROGRAMA DE FORMAO CONTINUADA DE DOCENTES. A PREOCUPAO COM O TEMA JUSTIFICA-SE PELO DEMRITO QUE OS ESPAOS NO FORMAIS TM SIDO UTILIZADOS, SEM A DEVIDA EXPLORAO DE TODAS AS SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO E A INTEGRAO DESTES ESPAOS COM A SALA DE AULA. VISTO SER O OBSERVATRIO EM ESTUDO UM ESPAO NO FORMAL MUITO PROCURADO POR PROFESSORES, LEVANTOU-NOS O QUESTIONAMENTO SOBRE COMO ESTE ESTARIA SENDO UTILIZADO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. O ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, NORTEADO POR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRFICO DA REA DE EDUCAO EM ASTRONOMIA NOS ESPAOS NO FORMAIS E DA ANLISE DE ENTREVISTAS DOS PROFESSORES VISITANTES. AS CONCEPES DESTES PROFESSORES SOBRE AS VISITAS ESCOLARES FORAM INTERPRETADAS SEGUINDO OS PRINCPIOS DA ANLISE DE CONTEDO, CUJOS RESULTADOS APONTAM PARA A EXISTNCIA DE UMA CONCEPO DE VISITA ESCOLAR COMO UMA ATIVIDADE EXTRAESCOLAR LIMITADA E RESTRITA AO DIA DA VISITA, ALM DE COLOCAR EM EVIDNCIA ALGUMAS DIFICULDADES PARA O ENSINO DE CONTEDOS DE ASTRONOMIA. OS RESULTADOS TAMBM REVELAM A INEXISTNCIA DA ABORDAGEM DE FUNDAMENTAO TERICA E METODOLGICA VOLTADA PARA O USO DESTES ESPAOS NA FORMAO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, CONTRIBUINDO PARA UMA VISITAO BASE DO SENSO COMUM. BASEANDO-NOS NAS CONCEPES DOS PROFESSORES SOBRE AS VISITAS ESCOLARES, NAS DIFICULDADES NO ENSINO DE ASTRONOMIA E RESULTADOS DE PESQUISAS EM ENSINO DE CINCIAS, AS CONCLUSES DESSE ESTUDO FORNECEM SUBSDIOS PARA A ESTRUTURAO DE UM PROGRAMA DE FORMAO CONTINUADA, VISANDO UMA MUDANA DE POSTURA NA PRTICA PEDAGGICA DOS DOCENTES.
Título (EN):
NO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CONCEPTIONS OF TEACHERS
CONTENT ANALYSIS
EDUCATION IN ASTRONOMY
NON-FORMAL EDUCATION SPACES
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH IDENTIFIES THE CONCEPTIONS OF THE TEACHERS WHO VISITED THE OBSERVATRIO DIDTICO DE ASTRONOMIA "LIONEL JOS ANDRIATTO", UNESP - BAURU, WITH THEIR STUDENTS. THEIR IMPRESSION ABOUT THEIR VISITATION IN NON-FORMAL SPACES OF TEACHING ARE ANALYZED IN THE LIGHT OF TEACHING KNOWLEDGE, SEEKING SUBSIDIES FOR A POSSIBLE STRUCTURING OF A FUTURE PROGRAM DIRECTED IN THE CONTINUOUS TRAINING OF TEACHERS. THE CONCERN WITH THE THEME IS JUSTIFIED BY THE DEMERIT IN WHICH NON-FORMAL SPACES HAVE BEEN USED, WITHOUT THE PROPER EXPLOITATION OF ALL ITS POTENTIALITIES FOR TEACHING AND POOR INTEGRATION OF THESE SPACES WITH THE CLASSROOM. AS THE OBSERVATORY UNDER STUDY WAS A NON-FORMAL SPACE MUCH SOUGHT OUT BY TEACHERS, IT RAISED QUESTIONS ABOUT HOW IT WOULD BE USED FOR TEACHING ASTRONOMY. THE QUALITATIVE STUDY IS GUIDED BY A BIBLIOGRAPHICAL SURVEY OF THE AREA OF ASTRONOMY EDUCATION IN NON-FORMAL SPACES AND THE ANALYSIS OF INTERVIEWS OF VISITING PROFESSORS. THE CONCEPTIONS OF THESE TEACHERS ABOUT THE SCHOOL VISITS WERE INTERPRETED FOLLOWING THE PRINCIPLES OF THE CONTENT ANALYSIS, WHOSE RESULTS POINT TO A CONCEPT OF A SCHOOL VISIT AS A LIMITED EXTRACURRICULAR ACTIVITY AND RESTRICTED TO THE DAY OF THE VISIT, BESIDES HIGHLIGHTING SOME DIFFICULTIES IN THE TEACHING OF ASTRONOMY. THE RESULTS ALSO REVEAL THAT THESE SPACES ARE NOT USED IN THE INITIAL AND CONTINUED FORMATION OF TEACHERS NOR IS THERE AN APPROACH OF IMPLEMENTING THEORETICAL-METHODOLOGICAL FOUNDATIONS AIMED FOR THIS OBJECTIVE. THESE RESULTS CONTRIBUTE TO A VISITATION BASED ONLY ON COMMON SENSE. BASED ON TEACHERS' CONCEPTIONS OF SCHOOL VISITS, DIFFICULTIES IN TEACHING ASTRONOMY AND RESULTS OF RESEARCHES IN SCIENCE TEACHING, THE CONCLUSIONS OF THIS STUDY PROVIDE SUPPORT FOR THE STRUCTURING OF A CONTINUING EDUCATION PROGRAM, AIMING AT A CHANGE OF ATTITUDE IN PEDAGOGICAL PRACTICE OF TEACHERS.
Arquivo:
DIS_MEST20170223_SANTANA AGATHA RIBEIRO.pdf
Tamanho:
3811 Kb (3811693 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
25/04/2017 ÀS 09:58:26
Atualizado:
25/04/2017 ÀS 09:58:26
Visitas:
209
Última Visita em :
20/10/2018 ÀS 06:06:39
Downloads:
22
Último Download em :
19/10/2018 ÀS 19:25:28
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por