Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PROPOSTA DE VIDEOAULAS COMO ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE INGLÊS NA EJA DISSERTAÇÃO
Autor:
CARAMANO, ELANA SIMONE SCHIAVO
Email:
lanacaramano@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Drª. ZANATA, ELIANA MARQUES
Banca Examinadora:
Drª. ZANATA, ELIANA MARQUES
Dr. RAMOS, WILIAM CESAR
Drª. DOMICIANO, CASSIA LETICIA CARRARA
Data de Defesa:
24/02/2017
Palavras-Chave (PT):
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA ? INGLÊS
VIDEOAULAS
Resumo Original (PT):
PARECE NÃO SER MAIS POSSÍVEL PENSAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SEM CONTEMPLAR O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), UMA ÁREA ABERTA À EXPLORAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DE NOVAS E EFETIVAS SITUAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM. TENDO EM VISTA O ATENDIMENTO A UM PÚBLICO TÃO HETEROGÊNEO QUANTO O DO CEEJA, EM SUA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL, OBJETIVA-SE, NESTE TRABALHO, APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE VIDEOAULAS INSTRUCIONAIS COMO ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA ? LEM ? INGLÊS. ESSA PROPOSTA REPRESENTA A INSERÇÃO DAS TDICS, ESPECIFICAMENTE, NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM, NA MEDIAÇÃO CONTEXTUAL DO MATERIAL DIDÁTICO (EJA ? MUNDO DO TRABALHO), DIANTE DAS DIFICULDADES PERCEBIDAS EM OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA (DE UM CEEJA NO INTERIOR PAULISTA) E DOS INÚMEROS FATORES DIFICULTADORES QUE OS EDUCANDOS DA EJA ENFRENTAM AO RETOMAREM OS ESTUDOS. DAÍ A PERTINÊNCIA DE UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SUAS RELAÇÕES HISTÓRICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS PERANTE AS DEMANDAS E PREMÊNCIAS DE UM MUNDO EM CONSTANTE MUDANÇA. ASSIM, CONSIDERANDO O PRINCÍPIO DA FILOSOFIA FREIREANA NO QUE CONCERNE AO RESPEITO DOS SABERES DOS EDUCANDOS, BEM COMO OS CONCEITOS DE AUSUBEL SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM RELAÇÃO ÀQUILO QUE O APRENDIZ JÁ SABE, DÁ-SE ÊNFASE À APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DIALÓGICO DE SIGNIFICAÇÃO E AUTONOMIA QUE COMPREENDE A AQUISIÇÃO DE UM REPERTÓRIO DE SIGNOS, NA ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS (VERBAIS, NÃO VERBAIS, AUDÍVEIS), POR MEIO DE VIDEOAULAS PARA A CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA E AUTONOMIA DO EDUCANDO. AO EDUCADOR CABE O PAPEL DE MEDIADOR DESSE PROCESSO, COM A CONSCIÊNCIA DE SUAS AÇÕES COMO CONSTRUTOR DE CONHECIMENTOS, ATENTO ÀS NECESSIDADES DOS EDUCANDOS E REFLEXIVO SOBRE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
MEANINGFUL LEARNING
MODERN FOREIGN LANGUAGE ? ENGLISH
VIDEO CLASSES
YOUTH AND ADULT EDUCATION
Resumo Original (EN):
IT SEEMS NO LONGER POSSIBLE TO THINK OF THE YOUTH AND ADULT EDUCATION WITHOUT CONTEMPLATING THE USE OF DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (DICT), AN AREA WHERE NEW TEACHING-LEARNING SITUATIONS CAN BE EXPLORED TO PROVIDE NEW AND EFFECTIVE SITUATIONS OF TEACHING AND LEARNING. BEARING IN MIND THE IMPORTANCE OF ASSISTING SUCH A DIVERSE AUDIENCE AS THE STUDENTS AT A CEEJA, A YOUTH AND ADULT EDUCATION PROGRAM IN BRAZIL, IN SEMI-DISTANCE LEARNING MODE, THE OBJECTIVE OF THIS DISSERTATION IS TO DEVELOP INSTRUCTIONAL VIDEO LESSONS AS PREVIOUS ORGANIZERS FOR A MORE MEANINGFUL LEARNING OF THE DISCIPLINE ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE, AND THE INSERTION OF DICT THROUGH THE IMPLEMENTATION OF A DIGITAL LEARNING ENVIRONMENT, ON CONTEXTUAL MEDIATION OF LEARNING MATERIAL (EJA -MUNDO DO TRABALHO - EJA WORLD OF WORK), IN FACE OF THE DIFFICULTIES DETECTED BY OBSERVATIONS IN THE CLASSROOM (AT A CEEJA IN SÃO PAULO STATE) AND FOR NUMEROUS COMPLICATING FACTORS THAT STUDENTS FROM EJA FACE WHEN THEY RESUME THEIR STUDIES. HENCE THE RELEVANCE OF A REFLECTION ON TEACHING PRACTICE IN ITS HISTORICAL RELATIONSHIP TO THE DEVELOPMENT OF NEW STRATEGIES TO MEET THE DEMANDS AND EXIGENCIES OF A WORLD THAT IS CONSTANTLY CHANGING. THEREFORE, CONSIDERING THE PRINCIPLE OF FREIRE'S PHILOSOPHY REGARDING THE RESPECT FOR KNOWLEDGE AS WELL AS THE CONCEPTS OF AUSUBEL ABOUT MEANINGFUL LEARNING WITH RESPECT TO THE LEARNER ALREADY KNOWS, THIS DISSERTATION FOCUSES ON LEARNING AS A DIALOGIC PROCESS OF SIGNIFICATION AND AUTONOMY, WHICH INCLUDES THE ACQUISITION OF A REPERTOIRE OF SIGNS, THE ARTICULATION OF MULTIPLE LANGUAGES (VERBAL, NONVERBAL, AUDIBLE), THROUGH VIDEO CLASSES FOR THE DEVELOPMENT OF CONSCIOUSNESS AND AUTONOMY OF THE LEARNERS. THE EDUCATOR?S ROLE IS BEING A MEDIATOR OF THIS PROCESS, BEING AWARE OF ACTIONS AS A BUILDER OF KNOWLEDGE, WATCHING OUT THE NEEDS OF LEARNERS AND BEING REFLECTIVE ABOUT THEIR OWN TEACHING PRACTICES.
Arquivo:
DIS_MEST20170224_CARAMANO ELANA SIMONE SCHIAVO.pdf
Tamanho:
6428 Kb (6428227 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
20/04/2017 ÀS 11:04:03
Atualizado:
20/04/2017 ÀS 11:04:03
Visitas:
1064
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 16:29:55
Downloads:
117
Último Download em :
16/02/2024 ÀS 16:53:34
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por