Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A EFICÁCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE EM ALUNOS COM E SEM SUPERDOTAÇÃO POR MEIO DE SUPLEMENTAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA
Autor:
REMOLI, TAÍS CREMA
Email:
taiscrema@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO
Banca Examinadora:
Drª. CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO
Dr. CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL
Drª. DELOU, CRISTINA MARIA CARVALHO
Data de Defesa:
21/02/2017
Palavras-Chave (PT):
CRIATIVIDADE
EDUCAÇÃO ESPECIAL
LÍNGUA INGLESA
PROGRAMA DE SUPLEMENTAÇÃO
SUPERDOTAÇÃO
Resumo Original (PT):
SABE-SE QUE, NO BRASIL, POUCOS ALUNOS COM SUPERDOTAÇÃO SÃO IDENTIFICADOS E QUE, AINDA MAIS PROBLEMÁTICA, É A QUESTÃO DO OFERECIMENTO DE ATIVIDADES SUPLEMENTARES A TAL PÚBLICO-ALVO A PARTIR DE ÁREAS DE SEU INTERESSE. POR ISTO, OPTOU-SE POR REALIZAR UM PROGRAMA DE SUPLEMENTAÇÃO PARA CRIANÇAS COM SUPERDOTAÇÃO QUE DEMONSTRARAM ENTUSIASMO EM APRENDER LÍNGUA INGLESA, VISTO QUE TAL DISCIPLINA AINDA NÃO FAZIA PARTE DE SUA GRADE CURRICULAR POR ESTUDAREM EM UMA ESCOLA ESTADUAL PARA ALUNOS ATÉ 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. TAL PROGRAMA FOI ELABORADO COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER NÃO APENAS A LÍNGUA INGLESA, MAS TAMBÉM A CRIATIVIDADE DOS PARTICIPANTES A PARTIR DA CONCEPÇÃO DOS TRÊS ANÉIS DE RENZULLI. ALUNOS SEM SUPERDOTAÇÃO E COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DO PRIMEIRO GRUPO INGRESSARAM NO PROJETO, TOTALIZANDO 12 PARTICIPANTES, SEIS MENINOS E SEIS MENINAS. O TRABALHO FOI REALIZADO DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2015 EM UMA ESCOLA PERIFÉRICA LOCALIZADA EM UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, TENDO COMO OBJETIVOS VERIFICAR O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE ANTES E APÓS O PROGRAMA DE SUPLEMENTAÇÃO, COMPARAR O DESEMPENHO DOS GRUPOS E ANALISAR A INTERVENÇÃO REALIZADA. AS DOZE CRIANÇAS FIZERAM PARTE DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE POR MEIO DA LÍNGUA INGLESA SIMULTANEAMENTE, COMPONDO UM ÚNICO GRUPO QUE SE REUNIU SEMANALMENTE POR DUAS HORAS, APÓS O PERÍODO DE AULAS REGULARES, EM UM TOTAL DE QUATORZE ENCONTROS. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA A COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS DE PRÉ E PÓS-TESTES DE AMBOS OS GRUPOS FORAM: ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA (ELABORADA PELA PESQUISADORA), TESTE DE TORRANCE E TESTE DE CRIATIVIDADE FIGURAL INFANTIL. COMO RESULTADOS, OBTEVE-SE QUE AMBOS OS GRUPOS APRESENTARAM RENDIMENTO NO APRENDIZADO DA SEGUNDA LÍNGUA, COM DESTAQUE PARA O GRUPO SEM SUPERDOTAÇÃO. APÓS A COMPARAÇÃO ESTATÍSTICA EFETUADA PELOS TESTES WILCOXON E MANN-WHITNEY, VERIFICOU-SE QUE DIFERENTES MEDIDAS DE CRIATIVIDADE FORAM AMPLIADAS NOS GRUPOS, HAVENDO MAIOR SIGNIFICÂNCIA PARA OS ALUNOS SEM SUPERDOTAÇÃO. DOIS QUESTIONÁRIOS FORAM UTILIZADOS COMO MEDIDA DE VALIDADE SOCIAL, UM A RESPEITO DA OPINIÃO DOS PARTICIPANTES E UM PARA SEUS RESPONSÁVEIS, AVALIANDO SUAS IMPRESSÕES A RESPEITO DO PROGRAMA OFERECIDO. POR MEIO DAS RESPOSTAS DOS PARTICIPANTES E DE SEUS RESPONSÁVEIS, CONCLUI-SE QUE O PROGRAMA DE SUPLEMENTAÇÃO FOI CONSIDERADO RELEVANTE E DESPERTOU O INTERESSE PELO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA.
Título (EN):
EFFICACY IN THE DEVELOPMENT OF CREATIVITY FOR GIFTED AND NON-GIFTED STUDENTS THROUGH SUPPLEMENTATION WITH ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
CREATIVITY
ENGLISH
GIFTEDNESS
SPECIAL EDUCATION
SUPPLEMENTATION PROGRAM
Resumo Original (EN):
IT IS KNOWN THAT, IN BRAZIL, A FEW STUDENTS WITH GIFTEDNESS ARE IDENTIFIED AND OFFERING THEM ADDITIONAL ACTIVITIES FROM AREAS OF THEIR INTEREST IS EVEN MORE PROBLEMATIC. THEREFORE, THE DECISION TO CARRY OUT AN SUPPLEMENTATION PROGRAM FOR CHILDREN WITH GIFTEDNESS WHO SHOWED ENTHUSIASM IN LEARNING ENGLISH WAS TAKEN, ESPECIALLY BECAUSE THIS SUBJECT IS NOT PART OF THE REGULAR CURRICULUM IN STATE SCHOOLS UNTIL THE 5TH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL. THIS PROGRAM WAS DESIGNED WITH THE OBJECTIVE OF DEVELOPING NOT ONLY THE LANGUAGE, BUT ALSO THE CREATIVITY OF PARTICIPANTS FROM RENZULLI`S THREE RINGS PERSPECTIVE. STUDENTS WITHOUT GIFTEDNESS AND WITH THE SAME CHARACTERISTICS OF THE FIRST GROUP JOINED THE PROJECT, TOTALING 12 PARTICIPANTS, SIX BOYS AND SIX GIRLS. THE STUDY WAS CONDUCTED DURING THE SECOND SEMESTER OF 2015 IN A PERIPHERAL SCHOOL LOCATED IN A MEDIUM-SIZED CITY IN THE STATE OF SÃO PAULO AIMING TO VERIFY THE DEVELOPMENT OF CREATIVITY BEFORE AND AFTER THE SUPPLEMENTATION PROGRAM, TO COMPARE THE GROUPS` PERFORMANCE AND TO ANALYZE THE INTERVENTION PERFORMED. THE TWELVE CHILDREN WERE PART OF THE DEVELOPMENT OF CREATIVITY THROUGH ENGLISH PROGRAM SIMULTANEOUSLY, COMPOSING A SINGLE GROUP THAT MET WEEKLY FOR TWO HOURS AFTER SCHOOL PERIOD IN A TOTAL OF FOURTEEN MEETINGS. THE INSTRUMENTS USED TO COMPARE PRE AND POST-TESTS RESULTS OF BOTH GROUPS WERE: ENGLISH LANGUAGE ACTIVITY (DEVELOPED BY THE RESEARCHER), TORRANCE TEST AND CHILDREN'S CREATIVITY FIGURAL TEST. AS A RESULT, BOTH GROUPS SHOWED IMPROVEMENT IN LEARNING A SECOND LANGUAGE, ESPECIALLY THE GROUP WITHOUT GIFTEDNESS. THE STATISTICAL COMPARISON PERFORMED BY WILCOXON AND MANN-WHITNEY TESTS FOUND THAT DIFFERENT CREATIVE MEASURES WERE EXPANDED IN BOTH GROUPS, WITH GREATER SIGNIFICANCE FOR STUDENTS WITHOUT GIFTEDNESS. TWO QUESTIONNAIRES WERE USED AS A MEASURE OF SOCIAL VALIDITY, ONE CONCERNING THE OPINION OF THE PARTICIPANTS AND OTHER FOR PEOPLE RESPONSIBLE FOR THEM, EVALUATING THEIR IMPRESSIONS OF THE PROGRAM OFFERED. THROUGH THEIR ANSWERS, IT IS CONCLUDED THAT THE SUPPLEMENTATION PROGRAM WAS CONSIDERED RELEVANT AND AROUSED CHILDREN`S INTEREST IN LEARNING ENGLISH.
Arquivo:
DIS_MEST20170221_REMOLI TAIS CREMA.pdf
Tamanho:
2878 Kb (2878994 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/03/2017 ÀS 09:05:21
Atualizado:
28/03/2017 ÀS 09:05:21
Visitas:
715
Última Visita em :
14/05/2024 ÀS 06:50:05
Downloads:
82
Último Download em :
23/10/2023 ÀS 15:16:21
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por