DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO EM FORMAÇÃO EM SERVIÇO |
Autor: |
AUGUSTO, THAÍS GIMENEZ DA SILVA |
Email: |
thaisgime@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
UNESP - BAURU |
Data de Publicação: |
2004 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE ♠ Dr. NARDI, ROBERTO ♠ Drª. TOMAZELLO, MARIA GUIOMAR CARNEIRO
|
Data de Defesa: |
30/09/2004 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA ♠ ENSINO MÉDIO ♠ FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO ♠ INTERDISCIPLINARIDADE
|
Resumo Original (PT): |
|
O TEMA INTERDISCIPLINARIDADE VEM SENDO ALVO DE INÚMERAS DISCUSSÕES REALIZADAS POR PROFESSORES DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. MUITAS VEZES ESSE CONCEITO ESTÁ APOIADO EM PRÁTICAS INTUITIVAS, SEM O APORTE TEÓRICO NECESSÁRIO. POR ESSA RAZÃO, O PRESENTE ESTUDO PROPÔS-SE A VERIFICAR COMO OS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO, DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, CONCEBEM E ESTRUTURAM UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR, NO INTERIOR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO PARA PROFESSORES, DENOMINADO PRÓ-CIÊNCIAS. PROCUROU-SE ESTABELECER QUAIS SERIAM OS PRESSUPOSTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO. O CONCEITO DE EFEITO ESTUFA FOI ESCOLHIDO PARA SER OBJETO DE INVESTIGAÇÃO, POR SER ENTENDIDO COMO UM POSSÍVEL TEMA ARTICULADOR ENTRE OS SABERES DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS DOCENTES EM QUESTÃO. PARA A REALIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO UTILIZOU-SE DA ABORDAGEM QUALITATIVA DENOMINADA ESTUDO DE CASO DE OBSERVAÇÃO. OS DADOS FORAM COLETADOS POR INTERMÉDIO DE QUESTIONÁRIOS DISSERTATIVOS E POR APONTAMENTOS DURANTE AS OBSERVAÇÕES DE CAMPO. VINTE E OITO PROFESSORES-ALUNOS, SUJEITOS DA PESQUISA, CONCLUÍRAM O CURSO. A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS REVELOU-NOS QUE EXISTEM DIFICULDADES DE ORDEM PRÁTICA E TEÓRICA PARA A IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NAS ESCOLAS, PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO À FALTA DE: A) DE TEMPO E ACESSO A FONTES DE PESQUISA; B) CONHECIMENTO EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DE OUTRAS DISCIPLINAS EM CONSEQÜÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO MUITO ESPECÍFICA NAS UNIVERSIDADES; C) RECURSOS OU DE MATERIAL DE APOIO QUE TRATE DO TEMA E D) ?ESPÍRITO DE EQUIPE? AOS PROFESSORES. A ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES-ALUNOS, SUBSIDIADA PELOS DIFERENTES AUTORES CONSULTADOS, POSSIBILITOU A ELABORAÇÃO DE ALGUMAS PREMISSAS BÁSICAS QUE PODEM AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NAS ESCOLAS. |
|
Título (EN): |
THE INTERDISCIPLINARITY IN THE SCIENCE EDUCATION: HIGH SCHOOL TEACHERS IN FORMATION IN SERVICE |
Palavras-Chave (EN): |
♠ FORMATION IN SERVICE FOR TEACHERS ♠ HIGH SCHOOL ♠ INTERDISCIPLINARITY ♠ SCIENCE EDUCATION
|
Resumo Original (EN): |
|
THE SUBJECT INTERDISCIPLINARITY HAS BEEN REASON TO MANY DISCUSSIONS CARRIED OUT BY BRAZILIAN SCHOOL TEACHERS, SINCE THIS CONCEPT IS OFTEN SUPPORTED IN INTUITIVE PRACTICES, WITHOUT THE NECESSARY THEORETICAL CONTRIBUTION. THAT?S WHY THE PRESENT WORK PROPOSED TO VERIFY HOW HIGH SCHOOL TEACHERS, FROM SCIENCES OF NATURE AREA, CONCEIVE AND STRUCTURE AN EDUCATIONAL PRACTICE INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE INTO A COURSE OF FORMATION SERVICE FOR TEACHERS, NAMED PRÓ-CIÊNCIAS. IT TRIED TO ESTABLISH WHAT WOULD BE THE PRESUPPOSITIONS FOR THE CONSTRUCTION OF INTERDISCIPLINARY PROJECTS IN HIGH SCHOOL. AS OBJECT OF INVESTIGATION WAS CHOSEN THE GREENHOUSE EFFECT CONCEPT BY BEING UNDERSTOOD AS A POSSIBLE ARTICULATOR THEME AMONG THE KNOWLEDGES OF THE ACTION AREAS OF THE TEACHERS IN QUESTION. IT WAS MADE USE OF THE QUALITATIVE APPROACH NAMED CASE STUDY OF OBSERVATION FOR THE INVESTIGATION ACCOMPLISHMENT. DATA WERE ASSESSED THROUGH DISSERTATIVE QUESTIONNAIRES AND NOTES DURING FIELD OBSERVATIONS. TWENTY-EIGHT TEACHERS-STUDENTS, SUBJECT OF THE RESEARCH, CONCLUDED THE COURSE. THE ANALYSIS OF THE OBTAINED DATA SHOWED THAT THER ARE DIFFICULTIES OF PRACTICAL AND THEORETICAL ORDER TO INTRODUCE INTERDISCIPLINARY PROJECTS IN SCHOOLS, MAINLY REGARDING TO THE LACK OF: A) TIME AND ACCESS TO THE SOURCES OF RESEARCH; B) KNOWLEDGE IN RELATION TO THE OTHER DISCIPLINES DUE TO A VERY SPECIFIC FORMATION IN THE UNIVERSITIES; C) RESOURCES OR SUPPORT MATERIAL WHICH DEALS WITH THE THEME AND D) TEACHERS WITH ?TEAM SPIRIT?. THE ANALYSED ANSWERS FORMULATED TO THE TEACHERS-STUDENTS IN THE QUESTIONNAIRES, SUBSIDIZED BY DIFFERENT AUTHORS TAKEN INTO ACCOUNT, ALLOWED THE ELABORATION OF SOME BASIC PREMISES THAT CAN HELP THE DEVELOPMENT OF THE INTERDISCIPLINARY PROJECTS IN THE SCHOOLS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20040930_AUGUSTO THAIS GIMENEZ DA SILVA.pdf
|
Tamanho: |
994 Kb (994062 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
09/03/2017 ÀS 17:20:24 |
Atualizado: |
09/03/2017 ÀS 17:20:24 |
Visitas: |
902 |
Última Visita em : |
24/04/2024 ÀS 02:28:41 |
Downloads: |
18 |
Último Download em : |
03/04/2024 ÀS 19:23:28 |