Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
NARRATIVAS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: REFLEXÕES SOBRE O PRECONCEITO E EXCLUSÃO NAS PRÁTICAS CORPORAIS
Autor:
FABRI, ELIANE ISABEL
Email:
lia_fabri@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Drª. FERREIRA, LILIAN APARECIDA
Banca Examinadora:
Drª. FERREIRA, LILIAN APARECIDA
Drª. ROSSI, FERNANDA
Drª. PRODÓCIMO, ELAINE
Data de Defesa:
09/02/2017
Palavras-Chave (PT):
EXCLUSÃO
EXPERIÊNCIA
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
NARRATIVA
PRÁTICAS CORPORAIS
PRECONCEITO
Resumo Original (PT):
O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS EDUCATIVOS QUE TEMATIZEM O PRECONCEITO E A EXCLUSÃO PASSA, SOBRETUDO, PELA MOBILIZAÇÃO E MUDANÇA DOS VALORES INCORPORADOS PELAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS. NESTE SENTIDO, A NARRATIVA ORAL CIRCUNSCREVEU O INÍCIO DESTE PROCESSO COM O PROPÓSITO DE DAR VISIBILIDADE ÀS HISTÓRIAS SOBRE PRECONCEITO E EXCLUSÃO VIVIDAS E OBSERVADAS PELOS ALUNOS. O CENÁRIO DAS PRÁTICAS CORPORAIS, PARTICULARMENTE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM UM ESPECÍFICO PROJETO SOCIAL, ESTÁ REPLETO DE SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E, PORTANTO, CARREGADO DE DESAFIOS RELACIONAIS. SOB ESTE PONTO DE VISTA, ESTE ESTUDO BUSCOU ANALISAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS E DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ACERCA DAS PRÁTICAS CORPORAIS POR ALUNOS DE UM PROJETO SOCIAL, BEM COMO, IDENTIFICAR E ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS AOS PRECONCEITOS E AOS PROCESSOS DE EXCLUSÃO VIVIDOS OU OBSERVADOS POR PARTE DESSES ALUNOS. ARTICULADO A ESTA PESQUISA, FOI CONSTRUÍDO UM MATERIAL DIDÁTICO INTITULADO ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE NARRATIVAS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM A TEMÁTICA PRECONCEITO E EXCLUSÃO NAS PRÁTICAS CORPORAIS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. A METODOLOGIA, ASSENTADA NA PESQUISA QUALITATIVA, SE CONSTITUIU POR UMA PESQUISA-AÇÃO. AS TÉCNICAS DE COLETA DOS DADOS ENVOLVERAM: OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES REALIZADAS, REGISTRADAS EM NOTAS DE CAMPO; NARRATIVAS ORAIS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PRODUZIDAS PELAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS DO PROJETO SOCIAL. AS NARRATIVAS ORAIS FORAM GRAVADAS E TRANSCRITAS PELA PESQUISADORA, APÓS ESSE PROCESSO, OS ALUNOS AS TRANSFORMARAM EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS. PARTICIPARAM DO ESTUDO 37 CRIANÇAS DE SEIS A 12 ANOS E OITO ADOLESCENTES E JOVENS DE 13 A 17 ANOS. FORAM COLETADAS 15 NARRATIVAS NO TOTAL, NOVE NARRATIVAS DAS CRIANÇAS E SEIS NARRATIVAS DOS ADOLESCENTES E JOVENS DO PROJETO SOCIAL. ASSENTADA NA IDEIA DE CONSTRUÇÃO DE CATEGORIAS DE ANÁLISES, FOI POSSÍVEL ORGANIZAR TRÊS DELAS: 1. AS NARRATIVAS E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ANÁLISE DE DOIS PROCESSOS EDUCATIVOS. 2. REFLEXÕES SOBRE O PRECONCEITO E AS SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO NAS PRÁTICAS CORPORAIS. 3. EXPERIÊNCIAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS. AS PRODUÇÕES DAS NARRATIVAS E DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SE AFIRMARAM COMO RECURSOS PARA AS APRENDIZAGENS E PARA AMPLIAR O DEBATE SOBRE O PRECONCEITO E A EXCLUSÃO NAS PRÁTICAS CORPORAIS. AS SITUAÇÕES DE PRECONCEITO E EXCLUSÃO FORAM DESTACADAS POR ELEMENTOS RELATIVOS À DIFERENÇA DE GÊNEROS, DE HABILIDADES CORPORAIS, E POR NÃO PERTENCIMENTO AO GRUPO DE AMIGOS. OS LUGARES DE OCORRÊNCIA DAS EXPERIÊNCIAS NARRADAS FORAM: NOVE SE REFERIAM ÀS AULAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; DUAS ÀS PRÁTICAS CORPORAIS REALIZADAS PELO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA AOS FINS DE SEMANA; DUAS ÀS AULAS DO PROJETO SOCIAL; UMA À ESCOLA DE INICIAÇÃO DE FUTEBOL; UMA AO INTERVALO DA ESCOLA. AS PRÁTICAS CORPORAIS SINALIZADAS NAS NARRATIVAS FORAM: FUTEBOL; BASQUETEBOL; QUEIMADA; DANÇA; VÔLEI; BRINCADEIRAS; CORRIDA. EM LINHAS GERAIS, O ESTUDO APONTOU QUE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS E DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS POR PARTE DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS DO PROJETO SOCIAL REVELOU RICOS MOMENTOS DE APRENDIZAGENS E DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A EXCLUSÃO E O PRECONCEITO NAS PRÁTICAS CORPORAIS. DURANTE TODO O PROCESSO OS ALUNOS TIVERAM A OPORTUNIDADE DE REFLETIR E APRENDER SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE PRECONCEITO E DE EXCLUSÃO, SOBRE AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SOBRE A RESSIGNIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS. ACREDITAMOS QUE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS SE REVELARAM COMO RECURSOS QUE PODEM SER EXPLORADOS POR PROFESSORES DE PROJETOS SOCIAIS E DE ESCOLAS PARA TRATAR DAS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS E
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
COMIC STRIPS
EXCLUSION.
EXPERIENCE
NARRATIVE
PREJUDICE
Resumo Original (EN):
THE DEVELOPMENT OF EDUCATIONAL PROCESSES ABOUT PREJUDICE AND EXCLUSION GOES, ESPECIALLY, BY THE MOBILIZATION AND CHANGE OF VALUES INCORPORATED BY CHILDREN, ADOLESCENTS AND YOUNG PEOPLE. IN THIS SENSE, THE ORAL NARRATIVE CIRCUMSCRIBED THE BEGINNING OF THIS PROCESS WITH THE PURPOSE OF GIVE VISIBILITY TO THE STORIES ABOUT PREJUDICE AND EXCLUSION LIVED AND OBSERVED BY STUDENTS. THE SCENARIO OF CORPORAL PRACTICES, PARTICULARLY THE ACTIVITIES DEVELOPED IN A SPECIFIC SOCIAL PROJECT, IS FULL OF SITUATIONS OF INTERACTION BETWEEN STUDENTS AND, THEREFORE, LOADED WITH RELATIONAL CHALLENGES. FROM THIS POINT OF VIEW, THIS STUDY SOUGHT TO ANALYZE THE PROCESS OF CONSTRUCTION OF NARRATIVES AND COMIC STRIPS ABOUT CORPORAL PRACTICES BY STUDENTS OF A SOCIAL PROJECT, AS WELL AS, IDENTIFY AND ANALYZE THE EXPERIENCES RELATED TO PREJUDICE AND EXCLUSION PROCESSES LIVED OR OBSERVED BY THESE STUDENTS. THE METHODOLOGY, BASED ON QUALITATIVE RESEARCH IT WAS CONSTITUTED BY AN ACTION RESEARCH. THE TECHNIQUES OF DATA COLLECTION INVOLVED: THE OBSERVATIONS OF THE ACTIVIES CARRIED OUT, REGISTERED IN FIELD NOTE; THE ORAL NARRATIVES AND THE COMIC STRIPS PRODUCED BY CHILDREN, ADOLESCENTS AND YOUNG PEOPLE OF SOCIAL PROJECT. THE ORAL NARRATIVES WERE RECORDED AND TRANSCRIPT BY THE RESEARCHER, AFTER THIS PROCESS, THE STUDENTS TURNED THEM INTO COMIC STRIPS. THE STUDY INCLUDED 37 CHILDREN FROM 6 TO 12 YEARS OLD AND EIGHT ADOLESCENTS AND YOUNG PEOPLE FROM 13 TO 17 YEARS OLD. IN TOTAL OF 15 NARRATIVES WERE COLLECTED, 9 NARRATIVES OF THE CHILDREN AND 6 NARRATIVES OF THE ADOLESCENTS AND YOUNG PEOPLE OF THE SOCIAL PROJECT. BASED ON THE IDEA OF CONSTRUCTING CATEGORIES OF ANALYSIS, IT WAS POSSIBLE TO ORGANIZE THREE OF THEM: 1. THE NARRATIVES AND COMIC STRIPS: ANALYSIS OF TWO EDUCATIONAL PROCESSES. 2. REFLECTIONS ON PREJUDICE AND SITUATIONS OF EXCLUSION IN CORPORAL PRACTICES. 3. EXPERIENCES IN EDUCATIONAL PROCESSES. THE PRODUCTIONS OF NARRATIVES AND COMIC STRIPS HAVE BEEN STATED AS RESOURCES FOR LEARNING AND TO BROADEN THE DEBATE ON PREJUDICE AND THE EXCLUSION FROM THE CORPORAL PRACTICES. THE SITUATIONS OF PREJUDICE AND EXCLUSION WERE HIGHLIGHTED BY ELEMENTS RELATED TO THE DIFFERENCE OF GENDERS, OF THE ABILITIES, BODY SKILLS, AND FOR NOT BELONGING TO THE GROUP OF FRIENDS. THE PLACES OF OCCURRENCE OF THE NARRATED EXPERIENCES WERE: NINE REFERRED TO THE SCHOOL PHYSICAL EDUCATION CLASSES; TWO TO THE CORPORAL PRACTICES CARRIED OUT BY THE FAMILY SCHOOL PROGRAM AT WEEKENDS; TWO TO SOCIAL PROJECT CLASSES; ONE TO THE INITIATION SCHOOL OF SOCCER; ONE TO SCHOOL BREAK. THE CORPORAL PRACTICES HIGHLIGHTED IN THE NARRATIVES SIGNALED: SOCCER, BASKETBALL, DODGEBALL, DANCE, VOLLEYBALL, GAMES, RUNNING. IN GENERAL LINES, THE STUDY POINTED THAT THE PROCESS OF CONSTRUCTION NARRATIVES AND COMIC STRIPS BY CHILDREN, ADOLESCENTS AND YOUNG PEOPLE OF A SOCIAL PROJECT REVEALED RICH MOMENTS OF LEARNING AND EXPERIENCES ABOUT EXCLUSION AND PREJUDICE IN CORPORAL PRACTICES. THROUGHOUT THE PROCESS THE STUDENTS HAD THE OPPORTUNITY TO REFLECT AND LEARN ABOUT THE EXPERIENCES OF PREJUDICE AND EXCLUSION, ABOUT COMIC STRIPS AND ABOUT THE RESIGNIFICATION OF EXPERIENCES. WE BELIEVE THAT THE STRATEGIES USED PROVED TO BE RESOURCES THAT CAN BE EXPLOITED BY TEACHERS OF SOCIAL PROJECTS AND OF SCHOOLS TO DEAL WITH EXPERIENCES OF STUDENTS AND WORK ON PROBLEMS RELATED TO PREJUDICE AND EXCLUSION IN CORPORAL PRACTICES.
Arquivo:
DIS_MEST20170209_FABRI ELIANE ISABEL.pdf
Tamanho:
3192 Kb (3192575 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
03/03/2017 ÀS 16:20:06
Atualizado:
03/03/2017 ÀS 16:20:06
Visitas:
1029
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 04:11:01
Downloads:
91
Último Download em :
29/11/2023 ÀS 14:03:44
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por