DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
IMPLICAÇÕES DO PIBID/CAPES NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DE ALUNOS DE CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA |
Autor: |
ZANZINI, MATHEUS GIBBIN |
Email: |
professormgz@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
UNESP - BAURU |
Data de Publicação: |
2016 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO ♠ Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO ♠ Drª. FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS
|
Data de Defesa: |
13/05/2016 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CONHECIMENTOS DOCENTES ♠ PIBID/CAPES ♠ SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA ♠ SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE ♠ SOCIALIZAÇÃO SECUNDÁRIA
|
Resumo Original (PT): |
|
COM ESTA PESQUISA DE MESTRADO, BUSCOU-SE PROPOR UMA CARACTERIZAÇÃO
DAS CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS DE LICENCIATURA DA
GRANDE ÁREA CURRICULAR DE QUÍMICA, COMO BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM
SUBPROJETOS PIBID/CAPES, PARA OS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL
DOCENTE DESSES FUTUROS PROFESSORES. A SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE
ABRANGE OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL DA PROFISSÃO,
PROCESSOS QUE SÃO EFETIVOS QUANDO RESULTAM EM INTERIORIZAÇÕES DESSA
REALIDADE. OS SUJEITOS SOCIALIZADOS PASSAM A POSSUIR UMA CONSCIÊNCIA DA
REALIDADE DA PROFISSÃO DOCENTE. ENQUANTO TEMA DE INVESTIGAÇÃO, A SOCIALIZAÇÃO
PROFISSIONAL DOCENTE SE INSERE EM INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES, SENDO PERTINENTE TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL COMO TAMBÉM
PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA. NESTA PESQUISA, INVESTIGA-SE ESTE TEMA NO
ÂMBITO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL QUE INCIDE NOS CURSOS DE LICENCIATURA (E
TAMBÉM NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA), O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA
DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/CAPES). ESTÃO CONSIDERADOS 03 SUBPROJETOS
PIBID/CAPES DA ÁREA DE QUÍMICA DE UMA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SÃO
PAULO. A COLETA DE INFORMAÇÕES DE PESQUISA OCORREU POR MEIO DA APLICAÇÃO DE
QUESTIONÁRIO, O QUAL FOI RESPONDIDO POR 40 SUJEITOS. AS INFORMAÇÕES COLETADAS
FORAM TRATADAS COM BASES EM PRESSUPOSTOS DA TEORIA FUNDAMENTA. CONSTATOUSE
QUE AS ATIVIDADES QUE SE CONSTITUEM PROPÍCIAS PARA A SOCIALIZAÇÃO
PROFISSIONAL DOCENTE DOS LICENCIANDOS DO PROGRAMA SÃO AQUELAS QUE
PROTAGONIZAM SITUAÇÕES DE ENSINO NAS ESCOLAS. QUANTO AOS MEMBROS DO
SUBPROJETO PIBID/CAPES, AQUELES QUE DIRETAMENTE INFLUENCIAM ESSE PROCESSO
SÃO AQUELES QUE ATUAM NAS ESCOLAS CONJUNTAMENTE COM OS LICENCIANDOS
SUPERVISIONANDO-OS. OS ESPAÇOS ESCOLARES QUE INFLUENCIAM A SOCIALIZAÇÃO
PROFISSIONAL DOCENTE SÃO AQUELES ONDE OCORREM INTERAÇÕES COM OS FUTUROS
PARES DE PROFISSÕES. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ FIRST SOCIALIZATION ♠ KNOWLEDGE TEACHERS ♠ PIBID/CAPES ♠ SECONDARY SOCIALIZATION ♠ TEACHER SOCIALIZATION
|
Resumo Original (EN): |
|
WITH THIS MASTER'S RESEARCH, WE SOUGHT TO PROPOSE A CHARACTERIZATION OF THE
CONTRIBUTIONS OF THE PARTICIPATION OF TEACHER STUDENTS CHEMISTRY, FOR TEACHER
PROFESSIONAL SOCIALIZATION PROCESS. THE TEACHER PROFESSIONAL SOCIALIZATION ARE
THE PROCESSES OF APPROPRIATION OF THE SOCIAL REALITY OF THE PROFESSION, PROCESSES
THAT ARE EFFECTIVE WHEN THEY RESULT IN THE INTERNALIZATION OF THIS REALITY, AND THUS
SOCIALIZED SUBJECTS BEGIN TO HAVE AWARENESS OF THE PROFESSION. WHILE THE
SUBJECT OF RESEARCH, TEACHING PROFESSIONAL SOCIALIZATION IS INCLUDED IN RESEARCH
ON TEACHER TRAINING, AND ARE RELEVANT BOTH FOR THE INITIAL TRAINING, AND ALSO FOR
CONTINUING EDUCATION. IN THIS RESEARCH, WE INVESTIGATE THIS ISSUE DUE TO THE
EXISTENCE OF AN EDUCATIONAL POLICY THAT FOCUSES ON UNDERGRADUATE PROGRAMS
(AND ALSO IN BASIC EDUCATION SCHOOLS), NAMED PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA
DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PBID/CAPES). HERE, ARE CONSIDERED 03 SUBPROJECTS
PIBID/CAPES OF CHEMISTRY OF A PUBLIC UNIVERSITY. THE COLLECTION OF RESEARCH
INFORMATION WAS THROUGH THE APPLICATION OF A QUESTIONNAIRE, WHICH WAS ANSWERED
BY 40 SUBJECTS. THE DATA WERE TREATED WITH BASES ON ASSUMPTIONS OF THE
FUNDAMENTAL THEORY. IT WAS FOUND THAT THE ACTIVITIES THAT ARE CONDUCIVE TO
TEACHING PROFESSIONAL SOCIALIZATION ARE THOSE IN WHICH THE SUBJECTS INVOLVED
PROTAGONISTS TEACHING SITUATIONS IN SCHOOLS. AS FOR THE MEMBERS OF THE SUBPROJECT
PIBID / CAPES, THOSE THAT DIRECTLY INFLUENCE THIS PROCESS ARE THOSE WHO
WORK IN SCHOOLS OVERSEEING THE SUBJECTS INVOLVED. REGARDING INTERACTIONS
EXPERIENCED IN SCHOOL WHITESPACE, IT WAS FOUND THAT THE MOST INFLUENTIAL ARE
THOSE ESTABLISHED WITH FUTURE PEER PROFESSION FOLLOWED, THOSE WITH ESTABLISHED
INFRASTRUCTURE AND CONTINGENT CONDITIONS OF SCHOOLS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20160513_ZANZINI MATHEUS GIBBIN.pdf
|
Tamanho: |
1627 Kb (1627866 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
22/02/2017 ÀS 15:42:58 |
Atualizado: |
22/02/2017 ÀS 15:42:58 |
Visitas: |
382 |
Última Visita em : |
15/06/2024 ÀS 05:14:35 |
Downloads: |
23 |
Último Download em : |
18/08/2020 ÀS 14:43:51 |