Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
A MODALIDADE EAD SEMIPRESENCIAL E A DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Autor:
DA SILVA, ARMANDO PAULO
Email:
armando@utfpr.edu.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Banca Examinadora:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
DRª. VIANNA, ANDRÉA CARLA GONÇALVES
Drª. PEREIRA, PATRICIA SANDALO
Dr. NETO, JOÃO COELHO
Dr. VASCONCELLOS, LUIS ANTONIO DA SILVA
Data de Defesa:
03/02/2017
Palavras-Chave (PT):
APRENDIZAGEM COLABORATIVA
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
MODALIDADE EAD SEMIPRESENCIAL
Resumo Original (PT):
O INTUITO DESTA PESQUISA É INVESTIGAR AS FORMAS QUE A DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 1 NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) SEMIPRESENCIAL PODE AUXILIAR ALUNOS EM REGIME DE DEPENDÊNCIA. ESTA DISCIPLINA NOS CURSOS DE ENGENHARIA É UM RAMO IMPORTANTE DA MATEMÁTICA, PORÉM COM ALTA TAXA DE EVASÃO. EM ALGUMAS UNIVERSIDADES, CHEGA A 55% DOS INGRESSANTES. UMA DAS AÇÕES REALIZADA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA PARA FLEXIBILIZAR A VIDA DOS ALUNOS QUE FICAM EM DEPENDÊNCIA NESTA DISCIPLINA É SUA OFERTA NA MODALIDADE EAD SEMIPRESENCIAL. A EXECUÇÃO DO PROJETO, BEM COMO A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA SÓ FOI POSSÍVEL PORQUE A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PERMITE QUE OS CURSOS SUPERIORES PRESENCIAIS TENHAM ATÉ 20% DE SUA CARGA HORÁRIA TOTAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ABORDAMOS AS PESQUISAS SOBRE OS PROBLEMAS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 1, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS POSSIBILIDADES, AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, OS AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM; O PERFIL ESPERADO PARA OS ALUNOS DA EAD E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA. A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA FOI A OPÇÃO METODOLÓGICA E APRESENTAMOS UMA NOVA POSSIBILIDADE DE UTILIZAR ESTA METODOLOGIA ASSOCIADA AO SOFTWARE DE ANÁLISE QUALITATIVA ATLAS.TI ®. OS RESULTADOS OBTIDOS NESTA PESQUISA DÃO INDÍCIOS DE QUE OS SEUS PARTICIPANTES SE BENEFICIARAM COM ESTA PROPOSTA DE UTILIZAR AS CONTRIBUIÇÕES E AS CARACTERÍSTICAS DA MODALIDADE EAD SEMIPRESENCIAL, BEM COMO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS QUE FORAM DISPONIBILIZADOS OU AGREGADOS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS. ALÉM DISSO, A COMUNICABILIDADE E O COMPARTILHAMENTO SE DESTACARAM PARA QUE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA SE TORNASSE UM DOS PONTOS FORTES E PARA FINALIZAR DESTACAMOS QUE AS FACILIDADES E AS DIFICULDADES QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA ENCONTRARAM EM RELAÇÃO A RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES E QUESTÕES ENVOLVENDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO DA DISCIPLINA CONDIZEM COM O RESULTADO OBTIDO POR CADA PARTICIPANTE AO FINAL DO PROJETO.
Título (EN):
THE BLENDED DISTANCE EDUCATION MODALITY AND DIFFERENTIAL AND THE INTEGRAL CALCULUS SUBJECT
Palavras-Chave (EN):
BLENDED DISTANCE EDUCATION MODALITY
COLLABORATIVE LEARNING
DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS
Resumo Original (EN):
THE PURPOSE OF THIS RESEARCH IS TO INVESTIGATE THE FORMS THAT THE SUBJECT OF DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS 1 IN THE BLENDED DISTANCE EDUCATION MODALITY CAN HELP STUDENTS IN A DEPENDENCY REGIME. IN ENGINEERING COURSES SUCH A SUBJECT IS AN IMPORTANT BRANCH OF MATHEMATICS, BUT WITH A HIGH DROPOUT RATE. IN SOME UNIVERSITIES, IT REACHES 55% OF THE STUDENTS. ONE OF THE ACTIONS WHICH HAS BEEN CARRIED OUT IN A BRAZILIAN FEDERAL UNIVERSITY TO MAKE LIFE FLEXIBLE FOR THE STUDENTS WHO ARE DEPENDENT ON THE SUBJECT IS ITS OFFERING IN THE BLENDED DISTANCE EDUCATION MODALITY. THE EXECUTION OF THE PROJECT, AS WELL AS THE REALIZATION OF THIS RESEARCH, WAS ONLY POSSIBLE BECAUSE THE BRAZILIAN LAW ALLOWS THE UPPER-LEVEL COURSES TO HAVE UP TO 20% OF THEIR TOTAL WORKLOAD IN THE DISTANCE EDUCATION MODALITY. FOR THE THEORETICAL BASIS IT WAS APPROACHED THE RESEARCHES ON THE PROBLEMS IN THE TEACHING OF DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS 1, THE DISTANCE EDUCATION AND ITS POSSIBILITIES, THE TECHNOLOGIES IN THE DISTANCE EDUCATION, THE VIRTUAL ENVIRONMENTS OF TEACHING AND LEARNING, THE EXPECTED PROFILE FOR EAD (DISTANCE EDUCATION) STUDENTS AND COLLABORATIVE LEARNING. THE DISCURSIVE TEXTUAL ANALYSIS WAS THE METHODOLOGICAL OPTION AND IT WAS PRESENTED A NEW POSSIBILITY TO USE SUCH A METHODOLOGY ASSOCIATED TO THE QUALITATIVE ANALYSIS SOFTWARE ATLAS.TI ®. THE RESULTS OBTAINED IN THIS RESEARCH INDICATE THAT ITS PARTICIPANTS HAVE BEEN BENEFITED FROM THE PROPOSAL TO USE THE CONTRIBUTIONS AND CHARACTERISTICS OF THE BLENDED DISTANCE EDUCATION MODALITY, AS WELL AS THE TECHNOLOGICAL RESOURCES THAT HAVE BEEN AVAILABLE OR AGGREGATED BY THE STUDENTS THEMSELVES. FURTHERMORE, COMMUNICABILITY AS WELL AS THE SHARING WERE OF A GREAT IMPORTANCE SINCE THE COLLABORATIVE LEARNING BECAME ONE OF THE STRONG FACTORS; IN CONCLUSION, IT WAS EMPHASIZED THAT THE FACILITIES AND DIFFICULTIES THAT THE SURVEYED STUDENTS HAD IN RELATION TO THE RESOLUTION OF ACTIVITIES AND ISSUES INVOLVING THE MATHEMATICAL KNOWLEDGE SUBJECT MATCH THE RESULT OBTAINED BY EACH PARTICIPANT AT THE END OF THE PROJECT.
Arquivo:
TES_DOUT20170203_DA SILVA ARMANDO PAULO.pdf
Tamanho:
5317 Kb (5317550 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
22/02/2017 ÀS 15:09:07
Atualizado:
22/02/2017 ÀS 15:09:07
Visitas:
1037
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 08:29:44
Downloads:
26
Último Download em :
25/07/2023 ÀS 10:26:50
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por