Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CURRÍCULO E REPRODUÇÃO DA DESIGUALDADE: ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA A DISCIPLINA DE HISTÓRIA
Autor:
LUCIANO, TIAGO RICARDO
Email:
tiago.luciano10@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Dr. CELESTE FILHO, MACIONIRO
Banca Examinadora:
Dr. BERTOLLI FILHO, CLÁUDIO
Dr. MARQUES, ANTONIO FRANCISCO
Dr. CELESTE FILHO, MACIONIRO
Data de Defesa:
16/12/2016
Palavras-Chave (PT):
CURRÍCULO
LEI 10.639/2003
MATERIAL DIDÁTICO
Resumo Original (PT):
A PESQUISA SE PROPÕE A INVESTIGAR COMO É APRESENTADA E DESENVOLVIDA A HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DA SEE/SP. ALÉM DISSO, PRETENDE-SE ELUCIDAR AOS EDUCADORES QUE TANTO O CURRÍCULO, COMO OS LIVROS DIDÁTICOS, NÃO SÃO RECURSOS PEDAGÓGICOS NEUTROS E PODEM CARREGAR EM SI UMA IDEOLOGIA E CONTRIBUIR PARA A REPRODUÇÃO DE VALORES DOS GRUPOS DOMINANTES. CONSIDERANDO QUE O CADERNO DO ALUNO, DESTINADO AO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, É O PRINCIPAL INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS DOCENTES, ATÉ PELA DIFICULDADE PARA AQUISIÇÃO DE DIFERENTES MATERIAIS, PROPOMOS A ANÁLISE DESTES CADERNOS, COADUNADA À PROPOSTA CURRICULAR PARA A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, A LEI 10.639/2003 E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO. NESSA PERSPECTIVA, PROPOMOS UM CONJUNTO DE ATIVIDADES - SEQUÊNCIA DIDÁTICA - NA QUAL SÃO CONSIDERADOS OS VALORES CULTURAIS AFRICANOS PARA A FORMAÇÃO DO BRASIL, COMO FORMA DE RECONHECER A DIVERSIDADE CULTURAL E, AINDA REFLETIR SOBRE AS MANIFESTAÇÕES PRECONCEITUOSAS TANTO NO AMBIENTE ESCOLAR COMO TAMBÉM NA SOCIEDADE COMO UM TODO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CURRICULUM
DIDACTIC MATERIAL
LAW 10.639/2003
Resumo Original (EN):
THE RESEARCH INTENDS TO INVESTIGATE HOW THE HISTORY OF AFRICA AND AFRO-BRAZILIAN CULTURE IS PRESENTED AND DEVELOPED IN THE CURRICULUM PROPOSAL OF THE SECONDARY EDUCATION OF THE SCHOOLS OF THE SEE/SP. IN ADDITION, IT IS INTENDED TO ELUCIDATE TO EDUCATORS THAT BOTH THE CURRICULUM AND THE TEXTBOOKS ARE NOT NEUTRAL PEDAGOGICAL RESOURCES AND CAN CARRY WITHIN THEMSELVES AN IDEOLOGY AND CONTRIBUTE TO THE REPRODUCTION OF VALUES OF THE DOMINANT GROUPS. CONSIDERING THAT THE STUDENT BOOKLET, DESTINED TO THE HIGH SCHOOL IN THE SCHOOLS OF THE STATE OF SÃO PAULO, IS THE MAIN TEACHING AND LEARNING INSTRUMENT USED BY THE TEACHERS, EVEN FOR THE DIFFICULTY TO ACQUIRE DIFFERENT MATERIALS, WE PROPOSE THE ANALYSIS OF THESE BOOKLET, LINKED OF THE CURRICULUM PROPOSAL FOR THE DISCIPLINE OF HISTORY, LAW 10.639 / 2003 AND THE POSSIBILITIES OF INTERVENTION. FROM THIS PERSPECTIVE, WE PROPOSE A SET OF ACTIVITIES - A DIDACTIC SEQUENCE - IN WHICH AFRICAN CULTURAL VALUES ARE CONSIDERED FOR THE FORMATION OF BRAZIL AS A WAY OF RECOGNIZING CULTURAL DIVERSITY AND ALSO REFLECT ON PREJUDICED MANIFESTATIONS BOTH IN THE SCHOOL ENVIRONMENT AND IN SOCIETY AS A ONE ALL.
Arquivo:
DIS_MEST20161216_LUCIANO TIAGO RICARDO.pdf
Tamanho:
2761 Kb (2761658 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
20/02/2017 ÀS 09:59:04
Atualizado:
20/02/2017 ÀS 09:59:04
Visitas:
608
Última Visita em :
21/04/2024 ÀS 03:17:36
Downloads:
33
Último Download em :
27/08/2023 ÀS 20:35:40
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por