Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CONJUGALIDADE E GESTÃO DO ORÇAMENTO DOMÉSTICO: DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE ASPECTOS PSICOLÓGICOS E RELACIONAIS DOS CASAIS ENTREVISTADOS
Autor:
GONÇALVES, ANGÉLICA LOPES
Email:
flixs2009@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. CARAMASCHI, SANDRO
Banca Examinadora:
Dr. CARAMASCHI, SANDRO
Drª. FEIJÓ, MARIANNE RAMOS
Drª. KROM, MARILENE
Data de Defesa:
07/12/2016
Palavras-Chave (PT):
CONJUGALIDADE
GÊNERO
ORÇAMENTO DOMÉSTICO
PADRÕES DE INTERAÇÃO
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA QUALITATIVA DESCREVE E ANALISA ASPECTOS PSICOLÓGICOS, INDIVIDUAIS E RELACIONAIS NAS DECISÕES DE COMPRAS DOS CASAIS (NÃO CLÍNICOS) EM FASE DE AQUISIÇÃO NO CICLO VITAL DA FAMÍLIA. OS ASSUNTOS INVESTIGADOS FORAM OS VALORES E ATITUDES FRENTE AO DINHEIRO DE CADA CÔNJUGE, AS ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO E AS DE EVITAR CONFLITOS, A PARTICIPAÇÃO DE CADA UM NAS DECISÕES DE COMPRAS E AS SITUAÇÕES DE AQUISIÇÃO NAS QUAIS OS CASAIS MAIS DIVERGEM OU CONVERGEM. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM SEIS CASAIS, COM E SEM FILHOS, COM ATÉ CINCO ANOS DE CASAMENTO. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO EXEMPLIFICAM QUE A FIGURA EM DESTAQUE ESTÁ RELACIONADA À GESTÃO DO ORÇAMENTO DOMÉSTICO PELOS CÔNJUGES; ENTRETANTO, O PANO DE FUNDO AGRUPA QUESTÕES RELACIONADAS AO CICLO VITAL, À CULTURA DE GÊNERO, À COMUNICAÇÃO, ÀS CRENÇAS E AOS PADRÕES DE INTERAÇÃO QUE SE REPETEM NA FAMÍLIA DE ORIGEM, INCLUINDO O GRAU DE DIFERENCIAÇÃO DE CADA MEMBRO DO SISTEMA FAMILIAR. OS VALORES E AS ATITUDES FRENTE AO DINHEIRO SÃO INFLUENCIADOS PELA CULTURA DE GÊNERO E PELA DINÂMICA RELACIONAL. OS CÔNJUGES TENDEM A DECISÕES DE COMPRAS AUTÔNOMAS QUANDO O CUSTO DO PRODUTO É BAIXO OU MÉDIO E TOMAM DECISÃO CONJUNTA QUANDO OS PRODUTOS OU SERVIÇOS SÃO DE ALTO CUSTO. VERIFICARAM-SE, AINDA, AS REPERCUSSÕES DAS LEALDADES, LEGADOS E MITOS NA VIVÊNCIA DOS MODELOS E ANTIMODELOS DAS FAMÍLIAS DE ORIGEM DOS CASAIS ENTREVISTADOS E CONCEITOS RELACIONADOS AO MODO DE LIDAR COM O DINHEIRO INDIVIDUAL E CONJUGALMENTE. OS CASAIS DESSA PESQUISA ESTÃO EM FASE DE TRANSIÇÃO E NO QUE DIZ RESPEITO A CULTURA DE GÊNEROS: ALTERNAM, ORA ATUAM EM CONFORMIDADE COM O MODELO PATRIARCAL E ORA DE FORMA MAIS EQUILIBRADA, BUSCANDO ACORDOS INTEGRATIVOS, COMPLEMENTARIDADE FUNCIONAL E RECONHECENDO A NECESSIDADE DE EQUILÍBRIO NA GESTÃO DO ORÇAMENTO DOMÉSTICO.
Título (EN):
CONJUGALITY AND MANAGEMENT OF THE HOUSEHOLD BUDGET: DESCRIPTION AND ANALYSIS OF THE PSYCHOLOGICAL AND RELATIONAL ASPECTS OF THE INTERVIEWED COUPLE
Palavras-Chave (EN):
CONJUGALITY
GENDER
HOUSEHOLD BUDGET
PATTERNS OF INTERACTION
Resumo Original (EN):
THIS QUALITATIVE RESEARCH DESCRIBES AND ANALYZES PSYCHOLOGICAL, INDIVIDUAL AND RELATIONAL ASPECTS ABOUT PURCHASING DECISIONS OF COUPLES (NON-CLINICAL) IN THE ACQUISITION PHASE IN THE FAMILY‟S LIFE CYCLE. THE INVESTIGATED SUBJECTS WERE THE VALUES AND ATTITUDES TOWARDS THE MONEY OF EACH SPOUSE, THE STRATEGIES OF PERSUASION AND TO AVOID CONFLICTS, THE PARTICIPATION OF EACH ONE IN THE DECISIONS OF PURCHASES, THE SITUATIONS OF ACQUISITION IN WHICH THE COUPLES MORE DIVERGE OR CONVERGE. SEMI-STRUCTURED INTERVIEWS WERE CONDUCTED WITH SIX COUPLES, WITH AND WITHOUT CHILDREN, WITH UP TO FIVE YEARS OF MARRIAGE. THE RESULTS OF THIS STUDY EXEMPLIFY THAT THE FIGURE IN FOCUS IS RELATED TO THE HOUSEHOLD BUDGET MANAGEMENT BY THE SPOUSES; HOWEVER, THE BACKGROUND INCLUDES ISSUES RELATED TO THE LIFE CYCLE, GENDER CULTURE, COMMUNICATION, BELIEFS AND PATTERNS OF INTERACTION THAT IS REPEATED IN THE FAMILY OF ORIGIN, INCLUDING THE DEGREE OF DIFFERENTIATION OF EACH MEMBER OF THE FAMILY SYSTEM. VALUES AND ATTITUDES TOWARD MONEY ARE INFLUENCED BY GENDER CULTURE AND RELATIONAL DYNAMICS. SPOUSES TEND TO MAKE AUTONOMOUS PURCHASING DECISIONS WHEN THE COST OF THE PRODUCT IS LOW OR MEDIUM AND MAKE JOINT DECISIONS WHEN THE PRODUCTS OR SERVICES ARE COSTLY. ALSO, THE REPERCUSSIONS OF LOYALTIES, LEGACIES AND MYTHS ARE VERIFIED IN THE LIVINGNESS OF THE MODELS AND ANT MODELS OF THE FAMILIES OF ORIGIN OF THE INTERVIEWED COUPLES, AS WELL AS CONCEPTS RELATED TO THE WAY OF DEALING WITH MONEY INDIVIDUALLY AND MARITALLY. THE COUPLES IN THIS RESEARCH ARE IN THE TRANSITION PHASE REGARDING GENDER CULTURE, ALTERNATING, EITHER ACTING IN ACCORDANCE WITH THE PATRIARCHAL MODEL OR IN A MORE BALANCED WAY, SEEKING INTEGRATIVE AGREEMENTS, FUNCTIONAL COMPLEMENTARITIES, RECOGNIZING THE NEED FOR BALANCE IN THE MANAGEMENT OF THE HOUSEHOLD BUDGET.
Arquivo:
DIS_MEST20161207_GONCALVES ANGELICA LOPES.pdf
Tamanho:
2610 Kb (2610192 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
16/02/2017 ÀS 10:57:16
Atualizado:
16/02/2017 ÀS 10:57:16
Visitas:
840
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 16:52:54
Downloads:
17
Último Download em :
10/05/2023 ÀS 20:46:43
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por