Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AGRESSIVIDADE INFANTIL NO COTIDIANO ESCOLAR: RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA O PROFESSOR DA PRÉ-ESCOLA
Autor:
FERREIRA, LARISSA DAVID
Email:
laradayvid@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Drª. LEPRE, RITA MELISSA
Banca Examinadora:
Drª. LEPRE, RITA MELISSA
Dr. MARQUES, ANTONIO FRANCISCO
Drª. SUGUISAVA, ANDREIA CRISTIANE SILVA WIEZZEL
Data de Defesa:
08/12/2016
Palavras-Chave (PT):
AGRESSIVIDADE INFANTIL
ORIENTAÇÃO PARA PROFESSORES
PRÉ-ESCOLA
Resumo Original (PT):
O PRESENTE ESTUDO PREOCUPOU-SE EM PESQUISAR A AGRESSIVIDADE INFANTIL DANDO CONTINUIDADE AO ESTUDO REALIZADO DURANTE A GRADUAÇÃO, DESTACANDO A INFLUÊNCIA DO MEIO E DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL NAS ATITUDES DAS CRIANÇAS. BUSCOU INVESTIGAR E PONTUAR RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA LIDAR E OU EVITAR AS MANIFESTAÇÕES AGRESSIVAS DAS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ANALISANDO AS POSSÍVEIS CAUSAS DA AGRESSIVIDADE INFANTIL DO PONTO DE VISTA DA PSICANÁLISE DE WINNICOTT. PARA ISSO FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS, ONDE OBSERVOU-SE TRÊS ESCOLAS EM CONTEXTOS DIFERENTES (UMA PÚBLICA CENTRAL, UMA PÚBLICA DE PERIFERIA E UMA PARTICULAR) E ENTREVISTOU-SE CINCO PROFESSORAS DESSAS ESCOLAS AFIM DE COMPREENDER O FENÔMENO EM DIFERENTES VARIÁVEIS. OS DADOS OBTIDOS INDICARAM QUE A REDUÇÃO DOS MOMENTOS DE BRINCADEIRA E O EXCESSO DE PREOCUPAÇÃO COM CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS NA PRÉ-ESCOLA INFLUENCIA CONSIDERAVELMENTE NO AUMENTO DE MANIFESTAÇÕES AGRESSIVAS DAS CRIANÇAS, ASSIM COMO TÉCNICAS DE RELAXAMENTO E A PRESENÇA DE UMA OUTRA PESSOA AUXILIANDO A PROFESSORA PODEM CONTRIBUIR NA AMENIZAÇÃO DOS ATOS AGRESSIVOS. COMO PRODUTO DESSE ESTUDO FOI ELABORADO UM GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES COM O OBJETIVO DE PROPICIAR A REFLEXÃO DIANTE DE RECURSOS E ESTRATÉGIAS QUE PODEM SER EMPREGADOS DIANTE DA AGRESSIVIDADE INFANTIL PENSANDO NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
AGGRESSIVENESS CHILDREN
GUIDANCE FOR TEACHERS
PRE-SCHOOL
Resumo Original (EN):
THE PRESENT STUDY WAS CONCERNED IN THE RESEARCH OF CHILD AGGRESSIVENESS CONTINUING THE STUDY PERFORMED DURING THE GRADUATION, HIGHLIGHTING THE INFLUENCE OF THE ENVIRONMENT AND EMOTIONAL DEVELOPMENT IN THE ATTITUDES OF CHILDREN. SOUGHT TO INVESTIGATE AND RATE RESOURCES AND STRATEGIES TO ADDRESS AND PREVENT AGGRESSIVE MANIFESTATIONS OF CHILDREN FROM EARLY CHILDHOOD EDUCATION, ANALYZING THE POSSIBLE CAUSES OF CHILDHOOD AGGRESSION FROM THE WINNICOTT'S PSYCHOANALYSIS POINT OF VIEW. FOR THIS, A STUDY OF MULTIPLE CASES WAS PERFORMED, WHERE THREE SCHOOLS IN DIFFERENT CONTEXTS WERE OBSERVED (A PUBLIC SCHOOL IN THE SUBURBS, A PUBLIC SCHOOL IN THE PERIPHERY ZONE AND A PRIVATE SCHOOL) AND FIVE TEACHERS IN THESE SCHOOLS WERE INTERVIEWED IN ORDER TO UNDERSTAND THE PHENOMENON IN DIFFERENT VARIABLES. THE DATA INDICATED THAT THE REDUCTION OF PLAYFUL MOMENTS AND EXCESSIVE CONCERN WITH EDUCATIONAL CONTENT IN PRESCHOOL GREATLY INFLUENCES THE INCREASE OF AGGRESSIVE MANIFESTATIONS IN CHILDREN, AS WELL AS RELAXATION TECHNIQUES AND THE PRESENCE OF ANOTHER PERSON ASSISTING THE TEACHER CAN CONTRIBUTE THE AMELIORATION OF AGGRESSIVE ACTS. AS A PRODUCT OF THIS STUDY, A GUIDE WAS PREPARED WITH GUIDELINES FOR TEACHERS IN ORDER TO PROMOTE REFLECTION ON RESOURCES AND STRATEGIES THAT CAN BE APPLIED ON CHILD AGGRESSION WHILE THINKING ABOUT THE DEVELOPMENT OF CHILDREN
Arquivo:
DIS_MEST20161208_FERREIRA LARISSA DAVID.pdf
Tamanho:
4686 Kb (4686377 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/02/2017 ÀS 09:21:25
Atualizado:
07/02/2017 ÀS 09:21:25
Visitas:
804
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 16:43:18
Downloads:
51
Último Download em :
05/11/2023 ÀS 15:01:14
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por