Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAO DE MESTRADO
Título Original (PT):
INVESTIGANDO O DESENVOLVIMENTO DE PRTICAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES EM UM CURSO DE FORMAO CONTINUADA EM ASTRONOMIA VOLTADO OBSERVAO DO CU
Autor:
OLIVEIRA, FABIANA ANDRADE DE
Email:
anafabi.ufms@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Orientador:
Dr. LANGHI, RODOLFO
Banca Examinadora:
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. LONGHINI, MARCOS DANIEL
Dr. LANGHI, RODOLFO
Data de Defesa:
11/03/2016
Palavras-Chave (PT):
ANLISE DE CONTEDO
EDUCAO EM ASTRONOMIA
FORMAO CONTINUADA
OBSERVAO DO CU
Resumo Original (PT):
A PRESENA DE DIFICULDADES ASSOCIADAS AO ENSINO DE ASTRONOMIA NAS ESCOLAS, A FALTA DE CONTATO DE PROFESSORES COM ESTA CINCIA DURANTE A FORMAO INICIAL E A NECESSIDADE DE FORMAR INDIVDUOS CIENTES A RESPEITO DO CU NOTURNO, LEVARAM A NECESSIDADE DE UM CURSO DE FORMAO CONTINUADA COM NFASE NA OBSERVAO DO CU. ESTA PESQUISA ENVOLVE O ESTUDO DE UM CURSO DE FORMAO CONTINUADA EM ASTRONOMIA COM RELAO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL REFLEXIVO DE PROFESSORES. NESSE SENTIDO, BUSCAMOS RESPONDER QUESTO PRINCIPAL: QUE INDCIOS DO DESENVOLVIMENTO DE PRTICAS REFLEXIVAS EMERGEM DURANTE UM CURSO DE FORMAO CONTINUADA EM ASTRONOMIA? COM EFEITO, OS MOVIMENTOS REALIZADOS EM PROL DE UM DILOGO ENTRE TEORIA E PRTICA DERAM-SE A PARTIR DO TRABALHO COLABORATIVO ENTRE OS PROFESSORES E PESQUISADORA, SENDO O PROCESSO REFLEXIVO SUSTENTADO SOB TRS ASPECTOS: UMA SITUAO PRTICA DESSES PROFESSORES, REFLEXES EM COLETIVO E APRESENTAO DE PESQUISAS ACADMICAS SOBRE ENSINO DE ASTRONOMIA. OS DADOS FORAM CONSTITUDOS A PARTIR DE UM QUESTIONRIO E GRUPOS FOCAIS REALIZADOS EM DOIS ENCONTROS COM OS PROFESSORES. APOIANDO-SE METODOLOGICAMENTE NA ANLISE DE CONTEDO, OS RESULTADOS APONTAM PARA INDCIOS DA CONTRIBUIO DO CURSO COM RELAO AO DESENVOLVIMENTO DE PRTICAS REFLEXIVAS. DESSA FORMA, ULTIMAMOS QUE AS CONDIES DE REFLEXO EM COLETIVO MOSTRARAM-SE EFETIVAS AO PERMITIR QUE SITUAES REAIS DE ENSINO FOSSEM DISCUTIDAS E ESTUDADAS ENTRE OS PARES, POSSIBILITANDO TAMBM O ENVOLVIMENTO DOS PROFESSORES NAS DECISES EM RELAO AO CURSO. ALGUNS DELES ACREDITAM QUE AS TEORIAS NO ATENDEM S SUAS NECESSIDADES FORMATIVAS, UMA VEZ QUE ESTO DISTANTES DOS PROBLEMAS QUE VIVENCIAM NA PRTICA. EM CONTRAPARTIDA, OUTROS PROFESSORES ENTENDEM QUE H FATORES LIMITANTES QUANTO S CONDIES DE ESTUDO E MELHORIAS PROFISSIONAIS. NA VISO DE ALGUNS PROFESSORES AS ATIVIDADES PRTICAS DESENVOLVIDAS AO LONGO DOS ENCONTROS FORAM RELEVANTES, POIS CONSISTEM EM ESTRATGIAS E METODOLOGIAS QUE VIABILIZAM A ABORDAGEM DA ASTRONOMIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA MOSTRAM QUE OS PROFESSORES APRESENTAM PREOCUPAES DE ORDEM PRTICA, RELACIONADAS AO CONTEXTO DA SALA DE AULA E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.
Título (EN):
NO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ASTRONOMY EDUCATION
CONTENT ANALYSIS
CONTINUING EDUCATION
SKY OBSERVATION
Resumo Original (EN):
THERE ARE SOME DIFFICULTIES ASSOCIATED WITH THE TEACHING OF ASTRONOMY IN SCHOOLS, THE LACK OF CONTACT OF TEACHERS WITH THIS SCIENCE DURING INITIAL FORMATION AND THE NEED TO TRAIN INDIVIDUALS AWARE OF THE NIGHT SKY, LED TO THE NEED FOR A CONTINUING EDUCATION COURSE WITH EMPHASIS ON WATCHING THE SKY. THIS RESEARCH INVOLVES THE STUDY OF A CONTINUING ASTRONOMY TRAINING COURSE IN RELATION TO THE REFLECTIVE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS. IN THIS SENSE, WE SEEK TO ANSWER THE MAIN QUESTION: WHAT SIGNS OF THE DEVELOPMENT OF REFLEXIVE PRACTICES EMERGE DURING A COURSE OF CONTINUING FORMATION IN ASTRONOMY? IN FACT, THE MOVEMENTS CARRIED OUT IN FAVOR OF A DIALOGUE BETWEEN THEORY AND PRACTICE WERE BASED ON COLLABORATIVE WORK BETWEEN TEACHERS AND RESEARCHER, AND THE REFLEXIVE PROCESS WAS SUSTAINED UNDER THREE ASPECTS: A PRACTICAL SITUATION OF THESE TEACHERS, REFLECTIONS IN COLLECTIVE AND PRESENTATION OF ACADEMIC RESEARCH ON ASTRONOMY TEACHING. THE DATA WERE CONSTITUTED FROM A QUESTIONNAIRE AND FOCUS GROUPS CONDUCTED IN TWO MEETINGS WITH THE TEACHERS. BY SUPPORTING METHODOLOGICALLY IN CONTENT ANALYSIS, THE RESULTS POINT TO INDICATIONS OF THE COURSE'S CONTRIBUTION TO THE DEVELOPMENT OF REFLECTIVE PRACTICES. THUS, WE CONCLUDE THAT THE CONDITIONS OF COLLECTIVE REFLECTION HAVE PROVED TO BE EFFECTIVE IN ALLOWING REAL TEACHING SITUATIONS TO BE DISCUSSED AND STUDIED AMONG PEERS, THUS ENABLING THE INVOLVEMENT OF TEACHERS IN DECISIONS RELATED TO THE COURSE. SOME OF THEM BELIEVE THAT THE THEORIES DO NOT MEET THEIR TRAINING NEEDS, SINCE THEY ARE FAR FROM THE PROBLEMS THEY EXPERIENCE IN PRACTICE. ON THE OTHER HAND, OTHER TEACHERS UNDERSTAND THAT THERE ARE LIMITING FACTORS REGARDING THE CONDITIONS OF STUDY AND PROFESSIONAL IMPROVEMENTS. IN THE VIEW OF SOME TEACHERS, THE PRACTICAL ACTIVITIES DEVELOPED DURING THE MEETINGS WERE RELEVANT, SINCE THEY CONSIST OF STRATEGIES AND METHODOLOGIES THAT ENABLE THE APPROACH OF ASTRONOMY IN THE CONTEXT OF THE CLASSROOM. THE RESULTS OF THIS RESEARCH SHOW THAT TEACHERS PRESENT PRACTICAL CONCERNS RELATED TO THE CONTEXT OF THE CLASSROOM AND STUDENT LEARNING.
Arquivo:
DIS_MEST20160311_OLIVEIRA FABIANA ANDRADE DE.pdf
Tamanho:
1471 Kb (1471587 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
09/01/2017 ÀS 10:58:20
Atualizado:
09/01/2017 ÀS 10:58:20
Visitas:
219
Última Visita em :
16/10/2018 ÀS 15:10:43
Downloads:
16
Último Download em :
24/09/2018 ÀS 16:37:21
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por