Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
INVESTIGANDO O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ASTRONOMIA VOLTADO À OBSERVAÇÃO DO CÉU
Autor:
OLIVEIRA, FABIANA ANDRADE DE
Email:
anafabi.ufms@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. LANGHI, RODOLFO
Banca Examinadora:
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. LONGHINI, MARCOS DANIEL
Dr. LANGHI, RODOLFO
Data de Defesa:
11/03/2016
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DE CONTEÚDO
EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA
FORMAÇÃO CONTINUADA
OBSERVAÇÃO DO CÉU
Resumo Original (PT):
A PRESENÇA DE DIFICULDADES ASSOCIADAS AO ENSINO DE ASTRONOMIA NAS ESCOLAS, A FALTA DE CONTATO DE PROFESSORES COM ESTA CIÊNCIA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL E A NECESSIDADE DE FORMAR INDIVÍDUOS CIENTES A RESPEITO DO CÉU NOTURNO, LEVARAM A NECESSIDADE DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM ÊNFASE NA OBSERVAÇÃO DO CÉU. ESTA PESQUISA ENVOLVE O ESTUDO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ASTRONOMIA COM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL REFLEXIVO DE PROFESSORES. NESSE SENTIDO, BUSCAMOS RESPONDER À QUESTÃO PRINCIPAL: QUE INDÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS REFLEXIVAS EMERGEM DURANTE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ASTRONOMIA? COM EFEITO, OS MOVIMENTOS REALIZADOS EM PROL DE UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DERAM-SE A PARTIR DO TRABALHO COLABORATIVO ENTRE OS PROFESSORES E PESQUISADORA, SENDO O PROCESSO REFLEXIVO SUSTENTADO SOB TRÊS ASPECTOS: UMA SITUAÇÃO PRÁTICA DESSES PROFESSORES, REFLEXÕES EM COLETIVO E APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE ENSINO DE ASTRONOMIA. OS DADOS FORAM CONSTITUÍDOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO E GRUPOS FOCAIS REALIZADOS EM DOIS ENCONTROS COM OS PROFESSORES. APOIANDO-SE METODOLOGICAMENTE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO, OS RESULTADOS APONTAM PARA INDÍCIOS DA CONTRIBUIÇÃO DO CURSO COM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS REFLEXIVAS. DESSA FORMA, ULTIMAMOS QUE AS CONDIÇÕES DE REFLEXÃO EM COLETIVO MOSTRARAM-SE EFETIVAS AO PERMITIR QUE SITUAÇÕES REAIS DE ENSINO FOSSEM DISCUTIDAS E ESTUDADAS ENTRE OS PARES, POSSIBILITANDO TAMBÉM O ENVOLVIMENTO DOS PROFESSORES NAS DECISÕES EM RELAÇÃO AO CURSO. ALGUNS DELES ACREDITAM QUE AS TEORIAS NÃO ATENDEM ÀS SUAS NECESSIDADES FORMATIVAS, UMA VEZ QUE ESTÃO DISTANTES DOS PROBLEMAS QUE VIVENCIAM NA PRÁTICA. EM CONTRAPARTIDA, OUTROS PROFESSORES ENTENDEM QUE HÁ FATORES LIMITANTES QUANTO ÀS CONDIÇÕES DE ESTUDO E MELHORIAS PROFISSIONAIS. NA VISÃO DE ALGUNS PROFESSORES AS ATIVIDADES PRÁTICAS DESENVOLVIDAS AO LONGO DOS ENCONTROS FORAM RELEVANTES, POIS CONSISTEM EM ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS QUE VIABILIZAM A ABORDAGEM DA ASTRONOMIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA MOSTRAM QUE OS PROFESSORES APRESENTAM PREOCUPAÇÕES DE ORDEM PRÁTICA, RELACIONADAS AO CONTEXTO DA SALA DE AULA E À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ASTRONOMY EDUCATION
CONTENT ANALYSIS
CONTINUING EDUCATION
SKY OBSERVATION
Resumo Original (EN):
THERE ARE SOME DIFFICULTIES ASSOCIATED WITH THE TEACHING OF ASTRONOMY IN SCHOOLS, THE LACK OF CONTACT OF TEACHERS WITH THIS SCIENCE DURING INITIAL FORMATION AND THE NEED TO TRAIN INDIVIDUALS AWARE OF THE NIGHT SKY, LED TO THE NEED FOR A CONTINUING EDUCATION COURSE WITH EMPHASIS ON WATCHING THE SKY. THIS RESEARCH INVOLVES THE STUDY OF A CONTINUING ASTRONOMY TRAINING COURSE IN RELATION TO THE REFLECTIVE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS. IN THIS SENSE, WE SEEK TO ANSWER THE MAIN QUESTION: WHAT SIGNS OF THE DEVELOPMENT OF REFLEXIVE PRACTICES EMERGE DURING A COURSE OF CONTINUING FORMATION IN ASTRONOMY? IN FACT, THE MOVEMENTS CARRIED OUT IN FAVOR OF A DIALOGUE BETWEEN THEORY AND PRACTICE WERE BASED ON COLLABORATIVE WORK BETWEEN TEACHERS AND RESEARCHER, AND THE REFLEXIVE PROCESS WAS SUSTAINED UNDER THREE ASPECTS: A PRACTICAL SITUATION OF THESE TEACHERS, REFLECTIONS IN COLLECTIVE AND PRESENTATION OF ACADEMIC RESEARCH ON ASTRONOMY TEACHING. THE DATA WERE CONSTITUTED FROM A QUESTIONNAIRE AND FOCUS GROUPS CONDUCTED IN TWO MEETINGS WITH THE TEACHERS. BY SUPPORTING METHODOLOGICALLY IN CONTENT ANALYSIS, THE RESULTS POINT TO INDICATIONS OF THE COURSE'S CONTRIBUTION TO THE DEVELOPMENT OF REFLECTIVE PRACTICES. THUS, WE CONCLUDE THAT THE CONDITIONS OF COLLECTIVE REFLECTION HAVE PROVED TO BE EFFECTIVE IN ALLOWING REAL TEACHING SITUATIONS TO BE DISCUSSED AND STUDIED AMONG PEERS, THUS ENABLING THE INVOLVEMENT OF TEACHERS IN DECISIONS RELATED TO THE COURSE. SOME OF THEM BELIEVE THAT THE THEORIES DO NOT MEET THEIR TRAINING NEEDS, SINCE THEY ARE FAR FROM THE PROBLEMS THEY EXPERIENCE IN PRACTICE. ON THE OTHER HAND, OTHER TEACHERS UNDERSTAND THAT THERE ARE LIMITING FACTORS REGARDING THE CONDITIONS OF STUDY AND PROFESSIONAL IMPROVEMENTS. IN THE VIEW OF SOME TEACHERS, THE PRACTICAL ACTIVITIES DEVELOPED DURING THE MEETINGS WERE RELEVANT, SINCE THEY CONSIST OF STRATEGIES AND METHODOLOGIES THAT ENABLE THE APPROACH OF ASTRONOMY IN THE CONTEXT OF THE CLASSROOM. THE RESULTS OF THIS RESEARCH SHOW THAT TEACHERS PRESENT PRACTICAL CONCERNS RELATED TO THE CONTEXT OF THE CLASSROOM AND STUDENT LEARNING.
Arquivo:
DIS_MEST20160311_OLIVEIRA FABIANA ANDRADE DE.pdf
Tamanho:
1471 Kb (1471587 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
09/01/2017 ÀS 10:58:20
Atualizado:
09/01/2017 ÀS 10:58:20
Visitas:
836
Última Visita em :
18/04/2024 ÀS 18:57:25
Downloads:
32
Último Download em :
23/08/2023 ÀS 10:44:37
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por