Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS-BOLSISTAS PIBID DE UMA LICENCIATURA EM QUÍMICA
Autor:
CAMARGO, CAMILA PEREIRA DE
Email:
camilapcamargo@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE
Banca Examinadora:
Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Drª. SILVA, CAMILA SILVEIRA DA
Data de Defesa:
26/02/2016
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
PIBID
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO APRESENTA UMA ANÁLISE SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (RS) QUE LICENCIANDOS-BOLSISTAS DE UM PROJETO PIBID-QUÍMICA POSSUEM ACERCA DE ASPECTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COMO CONCEITOS QUE CARACTERIZAM UM ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO E O PAPEL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA PARA ATUAR COM ESTES ALUNOS. OS DADOS FORAM CONSTITUÍDOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS INDIVIDUAIS COM 24 LICENCIANDOS-BOLSISTAS E AS ANÁLISES FORAM FOMENTADAS POR MEIO DE DISCUSSÕES FEITAS COM DEZ BOLSISTAS EM UM GRUPO FOCAL, AMBOS REGISTRADOS COM GRAVADOR DE VOZ. COM CARÁTER QUALITATIVO E UTILIZANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO FORAM ELABORADAS TRÊS GRANDES CATEGORIAS QUE REPRESENTAM OS OBJETIVOS DESTE TRABALHO, E AS SUBCATEGORIAS PRESENTES EM CADA UMA FORAM ANALISADAS DE ACORDO COM A TEORIA DO NÚCLEO CENTRAL, DE FORMA, A SABER, QUAIS CONCEITOS SE ENCONTRAM NO SISTEMA CENTRAL OU NO SISTEMA PERIFÉRICO DAS RS DESSES FUTUROS PROFESSORES. CONSIDERANDO QUE HÁ UM DÉFICIT NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA PARA ATUAR COM ALUNOS QUE POSSUAM ALGUMA DEFICIÊNCIA, TRANSTORNO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO OU SUPER HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, O PIBID SE TORNA UM IMPORTANTE PROCESSO FORMATIVO E EXPERIENCIAL, EMBORA TENHA SIDO OBSERVADO QUE CONCEITOS, QUE SERIAM DESEJÁVEIS ESTAR NO NÚCLEO CENTRAL DO RS DE FUTUROS PROFESSORES, AINDA ESTÃO NOS SISTEMAS PERIFÉRICOS DOS MESMOS. ASSIM, CONCLUI-SE SOBRE A URGÊNCIA DE MODIFICAÇÕES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES VOLTADA PARA O PROCESSO INCLUSIVO E NA VALORIZAÇÃO DO PROJETO PIBID, QUE SE APRESENTA COMO UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICANTE, MAS QUE NECESSITA SER ALIADA À UM MELHOR PREPARO PARA A REALIDADE ENCONTRADA DENTRO DAS SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PAÍS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
INCLUSION IN EDUCATION
PIBID
SOCIAL REPRESENTATIONS
SPECIAL EDUCATION
TRAINING OF CHEMISTRY TEACHERS
Resumo Original (EN):
THIS WORK PRESENTS AN ANALYSIS ABOUT SOCIAL REPRESENTATIONS (SR) THAT SCHOLARSHIP HOLDERS OF A PIBID-QUÍMICA PROJECT HAVE ABOUT ASPECTS OF SPECIAL EDUCATION AND INCLUSION IN EDUCATION, SUCH AS CONCEPTS THAT CHARACTERIZE A STUDENT WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS, THE PROCESS OF INCLUSION AND THE ROLE OF CHEMISTRY TEACHERS TO WORK WITH THESE STUDENTS. DATA WERE COLLECTED THROUGH INDIVIDUAL INTERVIEWS WITH 24 SCHOLARSHIP HOLDERS AND THE ANALYZES WERE FOMENTED OVER DISCUSSIONS WITH TEN OF THEM IN A FOCUS GROUP, BOTH REGISTERED WITH VOICE RECORDER. THREE MAJOR CATEGORIES WERE ELABORATED WITH QUALITATIVE CHARACTER AND USING THE CONTENT ANALYSIS THAT REPRESENT THE OBJECTIVE OF THIS WORK, AND ITS SUBCATEGORIES PRESENT IN EACH ONE WERE ANALYZED ACCORDING TO THE CENTRAL NUCLEUS THEORY, IN A WAY, NAMELY, WHICH CONCEPTS ARE IN THE CENTRAL SYSTEM OR IN THE PERIPHERAL SYSTEM OF THE SR OF THESE FUTURE TEACHERS. CONSIDERING THAT THERE IS A DEFICIT IN THE TRAINING OF CHEMISTRY TEACHERS TO WORK WITH STUDENTS WHO HAVE SOME DISABILITY, PERVASIVE DEVELOPMENTAL DISORDER OR INTELLECTUAL ABILITIES/GIFTED, PIBID BECOMES AN IMPORTANT FORMATIVE AND EXPERIENTIAL PROCESS, ALTHOUGH IT HAS BEEN OBSERVED THAT CONCEPTS, WHICH WOULD BE DESIRABLE TO BE IN THE CENTRAL NUCLEUS OF THE RS OF FUTURE TEACHERS, STILL ARE IN THEIR PERIPHERAL SYSTEMS. THEREFORE, IT IS CONCLUDED ON THE URGENCY OF MODIFICATIONS IN THE ACADEMIC FORMATION OF TEACHERS FOCUSED ON THE INCLUSION PROCESS AND IN THE APPRECIATION OF PIBID PROJECT, WHICH PRESENTS ITSELF AS A SIGNIFICANT EXPERIENCE, BUT THAT NEEDS TO BE ASSOCIATED TO A BETTER PREPARATION TO THE REALITY FOUND IN THE CLASSROOMS OF THE BASIC EDUCATION IN THE COUNTRY.
Arquivo:
DIS_MEST20160226_CAMARGO CAMILA PEREIRA DE.pdf
Tamanho:
1982 Kb (1982320 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
09/01/2017 ÀS 10:08:36
Atualizado:
09/01/2017 ÀS 10:08:36
Visitas:
693
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 14:01:17
Downloads:
23
Último Download em :
16/09/2020 ÀS 09:49:39
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por