TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
A FORMAÇÃO CONTINUADA NO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: BUSCA DE RESSIGNIFICAÇÃO POR MEIO DO AGIR DIALÓGICO-COMUNICATIVO |
Autor: |
OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE |
Email: |
dry_le@hotmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
UNESP - BAURU |
Data de Publicação: |
2016 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE ♠ Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA ♠ Drª. RECENA, MARIA CELINA PIAZZA RECENA ♠ Drª. BORTOLETTO, ADRIANA ♠ Dr. SILVA, JOÃO RICARDO NEVES DA
|
Data de Defesa: |
29/04/2016 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ DIÁLOGO-AGIR COMUNICATIVO ♠ PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO ♠ PEQUENO GRUPO DE PESQUISA
|
Resumo Original (PT): |
|
A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE DOURADOS, MS. PARTICIPARAM DA PROPOSTA NOVE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E UMA COORDENADORA PEGAGÓGICA. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DE UM PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. ENTRETANTO, NOS PROPOMOS A RESSIGNIFICAR TAL PROCESSO IMBUÍDOS NOS CONCEITOS DO PEQUENO GRUPO DE PESQUISA NO QUAL FUNDAMENTA-SE NA BUSCA COLETIVA POR AÇÕES FORMATIVAS VISANDO A FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES. O FUNDAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE ADOTAMOS FOI A TENTATIVA DE APROXIMAÇÃO ENTRE HABERMAS E FREIRE, ALÉM DOS AUTORES DO MOVIMENTO CTSA E DA FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES. AS ANÁLISES FORAM REALIZADAS POR MEIO DE UMA ADEQUAÇÃO DO ENSAIO TEÓRICO DE UM DISPOSITIVO DE ANÁLISE CUNHADO POR NEVES-DA-SILVA (2014) ADVINDO DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA HABERMASIANA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE HOUVE UM PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PROPOSTA PORPORCIONADO PELO DIÁLOGO-AGIR COMUNICATIVO ANCORADO NOS REFERENCIAIS ESTUDADOS. |
|
Título (EN): |
THE EXPERIENCE OF THE NATIONAL PACT FOR HIGH SCHOOL STRENGTHENING: SEARCH REFRAMING THROUGH COMMUNICATIVE-ACT DIALOGUE |
Palavras-Chave (EN): |
♠ COMMUNICATIVE DIALOGUE ♠ NATIONAL PACT FOR SECONDARY EDUCATION STRENGTHENING ♠ SMALL GROUP RESEARCH
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS RESEARCH WAS CONDUCTED IN A PUBLIC SCHOOL IN THE CITY OF DOURADOS, MS. PARTICIPATED IN THE PROPOSED NINE TEACHERS OF BASIC EDUCATION AND A PEGAGÓGICA COORDINATOR. THE STUDY WAS CONDUCTED UNDER A FEDERAL PROGRAM ON TEACHER TRAINING, THE NATIONAL PACT FOR HIGH SCHOOL STRENGTHENING. HOWEVER, WE PROPOSE TO REFRAME THIS PROCESS IMBUED WITH THE CONCEPTS OF SMALL RESEARCH GROUP IN WHICH IS BASED ON THE COLLECTIVE SEARCH FOR TRAINING ACTIONS TO CRITICAL TEACHER TRAINING. THE THEORETICAL AND METHODOLOGICAL FOUNDATION THAT WE ADOPTED WAS THE ATTEMPT OF RAPPROCHEMENT BETWEEN HABERMAS AND FREIRE, OTHER THAN THE AUTHORS OF THE CTSA MOVEMENT AND TRAINING OF TEACHERS. THE ANALYZES WERE PERFORMED BY MEANS OF AN ADAPTATION OF THE THEORETICAL TEST AN ANALYTICAL DEVICE COINED BY NEVES SILVA (2014) ARISING FROM THE HABERMASIAN THEORETICAL FOUNDATION. THE RESULTS SHOWED THAT THERE WAS A PROPOSAL REFRAMING PROCESS PORPORCIONADO BY-COMMUNICATIVE DIALOGUE ANCHORED IN THE STUDIED REFERENCES. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20160429_OLIVEIRA ADRIANA MARQUES DE.pdf
|
Tamanho: |
3178 Kb (3178600 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
01/12/2016 ÀS 10:49:35 |
Atualizado: |
01/12/2016 ÀS 10:49:35 |
Visitas: |
1383 |
Última Visita em : |
16/07/2024 ÀS 18:55:58 |
Downloads: |
104 |
Último Download em : |
17/04/2024 ÀS 20:18:45 |