Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AUTOAVALIAÇÃO: UMA ALIADA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES. MARIA AMÉLIA DA SILVA BAURU-SP 2016
Autor:
SILVA, MARIA AMÉLIA DA
Email:
mariameliabessa@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Dr. JORGE, MARCOS
Banca Examinadora:
Dr. CELESTE FILHO, MACIONIRO
Dr. JORGE, MARCOS
Dr. SIMON, CRISTIANO GUSTAVO BIAZZO
Data de Defesa:
23/02/2016
Palavras-Chave (PT):
AUTOAVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO FORMATIVA
EDUCAÇÃO BÁSICA
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ? TIDCS
Resumo Original (PT):
NESTE TRABALHO OBJETIVOU-SE UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA AUTOAVALIAÇÃO QUE, SENDO PARTE INTEGRANTE DA AVALIAÇÃO FORMATIVA PODE SER UM CAMINHO A MODIFICAR A ESTRUTURA DO CONCEITO TRADICIONAL DE ESCOLA, PARA UMA CONCEPÇÃO TAL COMO FREIRE (2000) A CONCEBIA, SUBSTANCIALMENTE DEMOCRÁTICA, COM PROPOSTAS DE MUDANÇAS RADICAIS CAPAZES DE TRANSFORMÁ-LA, DE FAZER RUPTURAS E DE (RE) CRIÁ-LA NUMA PERSPECTIVA DE QUALIDADE SOCIAL. SENDO ASSIM FOI REALIZADA UMA ANÁLISE SOBRE O BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR NA ÁREA DE CIÊNCIAS E CIÊNCIAS DA NATUREZA, UMA PREOCUPAÇÃO DA ESCOLA PESQUISADA, QUE A PESQUISA REVELOU SER TAMBÉM COMUM NOS DIFERENTES SISTEMAS DE ENSINO DO PAÍS. VISANDO CONTRIBUIR COM OS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DE SEUS PLANOS DE TRABALHO DOCENTES, E NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE SUAS INTENCIONALIDADES, ESTE TRABALHO OFERECE UM MINICURSO PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ONDE ABORDA ELEMENTOS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA PERTINENTES AO INTUITO DE CLARIFICAR OS MOTIVOS DO ENSINO PARA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA. DIVIDIDO EM TRÊS MÓDULOS, O CONTEÚDO É DESENVOLVIDO POR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA DESENVOLVER QUAISQUER PLANOS DE ENSINO DE DIFERENTES TEMAS E ÁREAS DE CONHECIMENTO. DESSA MANEIRA OFERECEMOS UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE OLHAR O ENSINO POR MEIO DA AUTOAVALIAÇÃO, COMO UMA FORMA DE LEVAR A CADA ESTUDANTE UM OLHAR PARA COM SEUS MOTIVOS PESSOAIS EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS E À ESCOLA QUE LHE PROMETE FORMAÇÃO CIDADÃ SÓLIDA, COMO DIREITO CONSTITUCIONAL, EMBORA NUNCA TENHA CHEGADO A SER DE QUALIDADE, DEMOCRÁTICA E IGUALITÁRIA. UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO FUNDAMENTADA POR TEORIAS DE VIÉS CRÍTICO, SOCIAL E PROGRESSISTA COM A FINALIDADE DE COLABORAR PARA QUE A PRÁXIS ESTEJA CADA VEZ MAIS INCORPORADA AO FAZER PEDAGÓGICO, AMPLIANDO OS PROCESSOS COGNOCENTES COMBINADO AOS RECURSOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ? TIDCS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
BASIC EDUCATION
DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES - ICTS.
FORMATIVE EVALUATION
SELF-ASSESSMENT
Resumo Original (EN):
THIS STUDY AIMED TO REFLECT ON THE ROLE OF SELF-EVALUATION THAT IS AN INTEGRAL PART OF THE FORMATIVE ASSESSMENT CAN BE A WAY TO MODIFY THE STRUCTURE OF THE TRADITIONAL CONCEPT OF SCHOOL FOR A DESIGN AS FREIRE (2000) CONCEIVED, SUBSTANTIALLY DEMOCRATIC, WITH PROPOSALS FOR RADICAL CHANGES ABLE TO TRANSFORM IT, TO MAKE BREAKS AND (RE) CREATE IT IN A SOCIAL QUALITY PERSPECTIVE. THUS AN ANALYSIS WAS PERFORMED ON POOR ACADEMIC PERFORMANCE IN THE AREA OF SCIENCE AND NATURAL SCIENCES, A CONCERN OF THE SCHOOL STUDIED, THE RESEARCH REVEALED ALSO BE COMMON IN THE COUNTRY'S DIFFERENT EDUCATION SYSTEMS. TO CONTRIBUTE TO THE TEACHERS IN PREPARING THEIR WORK TEACHER PLANS, AND THE INTEGRAL DEVELOPMENT OF THEIR INTENTIONS, THIS WORK OFFERS A SHORT COURSE FOR CONTINUING EDUCATION WHICH ADDRESSES ELEMENTS OF THE FORMATIVE EVALUATION RELEVANT TO THE NEED TO CLARIFY THE REASONS FOR TEACHING FOR EFFECTIVE LEARNING . DIVIDED INTO THREE MODULES, CONTENT IS DEVELOPED BY A DIDACTIC SEQUENCE WITH METHODOLOGICAL PROCEDURES THAT CAN BE USED TO DEVELOP ANY SYLLABI OF DIFFERENT SUBJECTS AND AREAS OF KNOWLEDGE. THUS WE OFFER A REFLECTION ON THE IMPORTANCE OF LOOKING AT EDUCATION THROUGH SELF-ASSESSMENT, AS A WAY TO BRING EACH STUDENT A LOOK TO HIS PERSONAL REASONS IN RELATION TO STUDIES AND SCHOOL THAT PROMISES TO SOLID CIVIC EDUCATION, AS A CONSTITUTIONAL RIGHT, ALTHOUGH IT HAS NEVER COME TO BE QUALITY, DEMOCRATIC AND EGALITARIAN. A REFLECTION OF A PROPOSAL SUPPORTED BY THEORIES OF CRITICAL BIAS, SOCIAL AND PROGRESSIVE IN ORDER TO COLLABORATE SO THAT THE PRACTICE IS INCREASINGLY INCORPORATED INTO THE PEDAGOGICAL, EXPANDING COGNOCENTES PROCESSES COMBINED RESOURCES OF DIGITAL TECHNOLOGIES OF INFORMATION AND COMMUNICATION - TIDCS.
Arquivo:
DIS_MEST20160223_SILVA MARIA AMELIA DA.pdf
Tamanho:
2073 Kb (2073341 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/11/2016 ÀS 15:31:52
Atualizado:
23/11/2016 ÀS 15:31:52
Visitas:
474
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 16:34:12
Downloads:
23
Último Download em :
01/05/2023 ÀS 13:44:37
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por