Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
COMPREENSÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA DE LICENCIANDOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO INICIAL
Autor:
SIERRA, DIANA FABIOLA MORENO
Email:
diana.educi@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Co-Orientador:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Drª. CHAPANI, DAISI TERESINHA
Dr. SCHEID, NEUSA MARIA JOHN
Data de Defesa:
26/05/2015
Palavras-Chave (PT):
EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PERSPECTIVA CTSA
POSICIONAMENTO ÉTICOS E POLÍTICOS
Resumo Original (PT):
AS PESQUISAS CUJO FOCO SÃO AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA (NDC), DESENVOLVIDAS POR MAIS DE 30 ANOS, TÊM POSSIBILITADO ENTENDER QUE MUITOS DELES AINDA MANTÊM VISÕES POSITIVISTAS E POUCO DINÂMICAS DA CIÊNCIA, O QUE TEM DIFICULTADO O ENSINO E CONTRIBUÍDO PARA COM QUE OS ESTUDANTES TENHAM UMA APROPRIAÇÃO REDUZIDA SOBRE A CIÊNCIA. ALÉM DISSO, UM AGRAVANTE É QUE SÃO POUCAS AS PROPOSTAS DE ENSINO E INOVAÇÕES CURRICULARES QUE POSSIBILITAM COMPREENSÕES DA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA. ALGUNS ESFORÇOS TÊM SIDO FEITOS NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA) POR MEIO DA ABORDAGEM DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS (QSC), MAS AINDA HÁ GRANDES DEMANDAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE OUTRAS ÁREAS, NO QUE CONCERNE A VIABILIZAR A COMPREENSÃO DA CIÊNCIA E IMPACTAR NA FORMAÇÃO CIDADÃ. NESSE CONTEXTO, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS COMPREENSÕES SOBRE A NDC DE LICENCIANDOS DE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO, AO DISCUTIREM AS CONTROVÉRSIAS DO DIAGNÓSTICO GENÉTICO DE PRÉ-IMPLANTAÇÃO (DGPI) E DA CÉLULA SINTÉTICA E, IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DESENVOLVIDO DESSAS COMPREENSÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. A PESQUISA FOI FUNDAMENTADA EM UM REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE A CIÊNCIA ENQUANTO CONHECIMENTO METADISCIPLINAR, ENFATIZANDO OS ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS. PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES FOI CONSIDERADO UM REFERENCIAL CRÍTICO. A PESQUISA, DE CARÁTER QUALITATIVO ENVOLVEU UMA METODOLOGIA CARATERIZADA PELA ÊNFASE NO PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO DAS REALIDADES SOCIAIS E NA COMPREENSÃO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS DIFERENTES PARTICIPANTES DE UMA DISCIPLINA OPTATIVA QUE LHES FOI OFERECIDA E DURANTE A QUAL FORAM DISCUTIDAS AS REFERIDAS QUESTÕES. PARA A DISCUSSÃO DOS DADOS FOI TOMADA POR BASE A ANÁLISE QUALITATIVA ARTICULADA À ANÁLISE DE CONTEÚDO E, A PARTIR DESTA, DEFENDEMOS A TESE DE QUE A ABORDAGEM DE QSC ASSOCIADA ÀS CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS (TAIS COMO AS SUSCITADAS PELO DGPI E A CÉLULA SINTÉTICA) POSSIBILITARAM A CONSTITUIÇÃO DE AVANÇOS SIGNIFICATIVOS NAS VISÕES DE CIÊNCIA DE FUTUROS PROFESSORES. O FATO DE A DISCIPLINA TER SE CONSTITUÍDO UM ESPAÇO FORMATIVO DESTINADO A LICENCIANDOS DE DISTINTAS ÁREAS (INGLÊS, PEDAGOGIA INFANTIL, BIOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS) POSSIBILITOU O RECONHECIMENTO DE VISÕES DICOTÔMICAS, INTEGRADAS, OBJETIVISTAS, DINÂMICAS E CONTEXTUALIZADAS, AS QUAIS SE MOSTRARAM AMPLIADAS EM DIFERENTES NÍVEIS PELOS LICENCIANDOS NO PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO DA DISCIPLINA OPTATIVA. DA MESMA FORMA, AS CONTROVÉRSIAS IDENTIFICADAS DAS QSC TRABALHADAS, TAIS COMO O DESCARTE DE EMBRIÕES, A EUGENIA E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DA VIDA POSSIBILITARAM POSICIONAMENTOS ÉTICOS POR PARTE DOS LICENCIANDOS. COM RESPEITO ÀS CONTROVÉRSIAS RELACIONADAS AO INTERESSE PRIVADO, ESTAS POSSIBILITARAM POSICIONAMENTOS POLÍTICOS DOS ESTUDANTES DIANTE DA DESIGUALDADE E DAS PROMESSAS RELATIVAS ÀS PESQUISAS CIENTÍFICAS. FINALMENTE, CONSIDERAMOS QUE A ABORDAGEM DE QSC PARA COMPREENDER A NDC DE FORMA EXPLICITA SE MOSTROU COMO IMPORTANTE POSSIBILIDADE DE ANÁLISE E REFLEXÃO DIANTE DO DESAFIO DE ENTENDER A CIÊNCIA ATUAL E SUAS CONSTANTES CONTROVÉRSIAS. ASSIM, OS PROCESSOS FORMATIVOS DOS LICENCIANDOS FORAM FORTALECIDOS E ELES PERCEBERAM A IMPORTÂNCIA DO CONSTANTE QUESTIONAMENTO CRÍTICO DE SUA PRÁTICA PROFISSIONAL.
Título (EN):
CONCEPTIONS ABOUT THE NATURE OF SCIENCE IN UNDERGRADUATE STUDENTS TAKEN FROM AN EXPERIENCE WITH SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES: POSSIBILITIES TO INITIAL EDUCATION
Palavras-Chave (EN):
EPISTEMOLOGY AND SOCIOLOGY OF SCIENCE
ETHICAL AND POLITICAL POSITIONING
STSE PERSPECTIVE
TEACHER EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE RESEARCHES THAT FOCUS ON THE TEACHERS? CONCEPTIONS ABOUT THE NATURE OF SCIENCE (NS), WHICH HAVE BEEN CONDUCTED FOR MORE THAN 30 YEARS, HAVE ENABLED THE UNDERSTANDING THAT MANY OF THEM STILL HAVE POSITIVIST AND NOT VERY DYNAMIC CONCEPTIONS OF SCIENCE. THIS HAS HAMPERED TEACHING AND CONTRIBUTED TO PROVIDE A REDUCED APPROPRIATION OF AND ABOUT SCIENCE BY THE STUDENTS. BESIDES, AN AGGRAVATING FACTOR IS THAT THERE ARE FEW TEACHING PROPOSALS AND CURRICULAR INNOVATIONS THAT ENABLE COMPREHENSIONS OF CONTEMPORARY SCIENCE. SOME EFFORTS HAVE BEEN CARRIED OUT ON THE PERSPECTIVE OF SCIENCE, TECHNOLOGY, SOCIETY AND ENVIRONMENT (STSE) BY THE APPROACH OF SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES (SSI), BUT THERE ARE STILL HIGH DEMANDS TO TEACHER EDUCATION IN SCIENCES AND OTHER AREAS REGARDING ENABLING THE COMPREHENSION OF SCIENCE AND INFLUENCING IN THE CITIZENSHIP EDUCATION. IN THIS CONTEXT, THIS RESEARCH AIMED TO ANALYZE THE COMPREHENSION ABOUT NS OF UNDERGRADUATE STUDENTS IN DIFFERENT AREAS OF KNOWLEDGE WHEN DISCUSSING THE CONTROVERSIAL OF THE PRE-IMPLANTATION GENETIC DIAGNOSIS (PGD OR PIGD) AND THE ARTIFICIAL CELL. MOREOVER, IT AIMED TO IDENTIFY THE CONTRIBUTIONS OF THE UNDERTAKEN PROCESS OF THESE COMPREHENSIONS TO SCIENCE EDUCATION AND TO THE INITIAL EDUCATION OF TEACHERS. THE RESEARCH WAS GROUNDED ON A THEORETICAL FRAMEWORK THAT UNDERSTANDS SCIENCE AS A METADISCIPLINAR KNOWLEDGE AND EMPHASIZES THE EPISTEMOLOGICAL AND SOCIOLOGICAL ASPECTS. WE USED A CRITICAL THEORETICAL FRAMEWORK REGARDING TEACHER EDUCATION. THE RESEARCH, WHICH HAD A QUALITATIVE APPROACH, INVOLVED A METHODOLOGY CHARACTERIZED BY THE EMPHASIS ON THE PROCESS OF INTERPRETATION OF SOCIAL REALITIES AND ON THE COMPREHENSION OF EXPERIENCES LIVED BY THE DIFFERENT PARTICIPANTS OF AN ELECTIVE COURSE, WHERE THEY COULD DISCUSS THE PROPOSED ISSUES. THE QUALITATIVE ANALYSIS LINKED TO CONTENT ANALYSIS WAS TAKEN TO DISCUSS THE DATA AND DUE TO IT WE ADVOCATE THE THESIS THAT THE SSI ASSOCIATED TO THE SCIENTIFIC CONTROVERSIES (SUCH AS THE ONES CAUSED BY PIGD AND ARTIFICIAL CELL) ENABLED THE CONSTITUTION OF SIGNIFICANT ADVANCEMENTS ON THE FUTURE TEACHERS? CONCEPTIONS OF SCIENCE. THE FACT THAT THE COURSE WAS AN EDUCATIONAL ACTIVITY OFFERED TO UNDERGRADUATE STUDENTS OF DIFFERENT AREAS (ENGLISH, CHILD PEDAGOGY, BIOLOGY AND SOCIAL SCIENCES) ENABLED THE RECOGNITION OF DICHOTOMIC, INTEGRATED, OBJECTIVIST, DYNAMIC AND CONTEXTUALIZED VIEWS, WHICH WERE ENLARGED IN DIFFERENT LEVELS BY THE UNDERGRADUATES IN THE PROCESS OF TAKING PART IN THE ELECTIVE COURSE. SIMILARLY, THE CONTROVERSIES IDENTIFIED IN THE ISS THAT WERE USED, SUCH AS THE DISPOSAL OF EMBRYOS, EUGENICS AND INSTRUMENTALIZATION OF LIFE, ENABLED ETHICAL POSITIONING BY THE UNDERGRADUATES. REGARDING THE CONTROVERSIES RELATED TO PRIVATE INTERESTS, THESE ENABLED POLITICAL POSITIONING BY THE UNDERGRADUATES WHEN FACING THE INEQUALITY AND THE PROMISES RELATED TO SCIENTIFIC RESEARCHES. FINALLY, WE CONSIDERED THAT THE SSI APPROACH TO UNDERSTAND NC IN AN EXPLICIT WAY IS AN IMPORTANT POSSIBILITY OF ANALYSIS AND REFLECTION FACING THE CHALLENGE OF UNDERSTATING THE CURRENT SCIENCE AND ITS CONSTANT CONTROVERSIES. THUS, THE EDUCATIONAL PROCESSES OF THE UNDERGRADUATE STUDENTS WERE STRENGTHENED AND THEY COULD NOTICE THE IMPORTANCE OF CONSTANT CRITICAL QUESTIONING OF THEIR OWN PROFESSIONAL PRACTICE.
Arquivo:
TES_DOUT20150526_SIERRA DIANA FABIOLA MORENO.pdf
Tamanho:
2033 Kb (2033493 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
22/11/2016 ÀS 14:32:40
Atualizado:
22/11/2016 ÀS 14:32:40
Visitas:
571
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 20:01:23
Downloads:
23
Último Download em :
31/08/2022 ÀS 03:33:56
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por