Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇAO SOCIOAMBIENTAL
Autor:
MELLO, RAÍSA DONATELLI VERÍSSIMO DE
Email:
raisa_donatelli@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. SPAZZIANI, MARIA DE LOURDES
Banca Examinadora:
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Drª. SPAZZIANI, MARIA DE LOURDES
Dr. SORRENTINO, MARCOS
Data de Defesa:
14/03/2016
Palavras-Chave (PT):
ESCOLA PÚBLICA
ESPAÇOS EDUCADORES
FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS
Resumo Original (PT):
A CRISE AMBIENTAL, PRESENTE HOJE NO PLANETA, INCLUI AS ESFERAS SOCIAL, POLÍTICA, ECONÔMICA, ÉTICA E CULTURAL. ESTE CENÁRIO INDICA A NECESSIDADE IMEDIATA DA CRIAÇÃO DE UM NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E A ESCOLA, DIANTE DESTE CONTEXTO, TEM, ENTRE SUAS FUNÇÕES, FORMAR CIDADÃOS COMPROMETIDOS COM TODAS AS FORMAS DE VIDA. QUANDO O ASSUNTO É TRABALHAR MEIO AMBIENTE E TORNAR A ESCOLA UM ESPAÇO SUSTENTÁVEL, O QUE SE ENCONTRA É UMA ESCOLA DESESTRUTURADA COM A AUSÊNCIA DE PROFESSORES E DEMAIS ATORES PREPARADOS PARA TAL DESAFIO. OU SEJA, O DE POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO DE ESPÍRITO DE CONSERVAÇÃO E DE ATUAÇÃO CRÍTICA SOBRE AS INTERAÇÕES DO SER HUMANO COM O AMBIENTE FÍSICO E SOCIAL. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEM SIDO ADOTADA COMO UMA DAS AÇÕES CAPAZES DE COLABORAR NA TRANSFORMAÇÃO DO PADRÃO, NÃO SÓ DA DEGRADAÇÃO SOCIOAMBIENTAL VIGENTE EM NOSSA SOCIEDADE, MAS TAMBÉM, DE ROMPER AS ESTRUTURAS TRADICIONAIS DA ESCOLA PÚBLICA, MAS, NO CONTEXTO ATUAL DO PAÍS, É NOTÁVEL O DESCOMPROMISSO EXISTENTE EM MUITAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, QUE PROMOVEM, EM GERAL, AÇÕES PONTUAIS, FRAGMENTADAS, QUE NÃO CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DAS CRIANÇAS E JOVENS. ESTE TRABALHO APRESENTA UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA QUE ENVOLVE PROFESSORES, GESTORES, ESTUDANTES E MEMBROS DA COMUNIDADE EM PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POR MEIO DE UM CURSO DE EXTENSÃO. REALIZADO NUMA ESCOLA PÚBLICA, SE PROPÕE INVESTIGAR EM QUE MEDIDA PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTRIBUEM PARA AS POSSIBILIDADES DE MELHORIA DO AMBIENTE ESCOLAR E DA FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ESTUDANTES E DEMAIS ENVOLVIDOS NA COMUNIDADE ESCOLAR, BEM COMO, QUAIS OS OBSTÁCULOS E AMARRAS DIFICULTAM OS PROJETOS DE, EFETIVAMENTE, SE CONCRETIZAREM DENTRO DA INSTITUIÇÃO. A PESQUISA SEGUE CARÁTER QUALITATIVO E, A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E DAS ATIVIDADES DE INTERVENÇÕES REALIZADAS, PERMITE EVIDENCIAR ALGUNS ASPECTOS DAS INTERAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PROMOVIDAS PELO PROJETO, ENTRE ELES DESTACAM-SE: A) OS MODOS DE COMPOSIÇÃO E ENVOLVIMENTO DO GRUPO NO PROJETO; B) O COMPROMISSO DA GESTÃO COM A MELHORIA DO AMBIENTE ESCOLAR; C) AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GRUPO; D) IMPACTO DO PROJETO NA FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS PROFESSORES E DEMAIS PARTICIPANTES.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
EDUCATORS PLACES
FORMATION OF ENVIRONMENTAL EDUCATORS
PUBLIC SCHOOL
Resumo Original (EN):
CURRENTLY, THE GLOBAL ENVIRONMENTAL CRISIS INCLUDES SOCIAL, POLITICAL, ECONOMIC, ETHICAL AND CULTURAL SPHERES. THIS SCENARIO INDICATES THE IMMEDIATE NECESSITY OF CREATION OF A NEW MODEL OF HUMAN DEVELOPMENT. THE SCHOOL BEFORE THIS CONTEXT HAS, AMONG ITS DUTIES, THE ROLE OF EDUCATING CITIZENS COMMITTED TO ALL FORMS OF LIFE. TREAT ENVIRONMENTAL ISSUES AND MAKE THE SCHOLAR ENVIRONMENT SUSTAINABLE IS A CHALLENGE, ONCE THE SCHOOL PRESENTS ITSELF AS A UNSTRUCTURED INSTITUTION, WITH LACK OF TEACHERS AND PROFESSIONALS PREPARED TO ENABLE THE CONSTRUCTION OF THE SPIRIT OF CONSERVATION AND CRITICAL PERFORMANCE OVER THE INTERACTIONS BETWEEN THE HUMAN BEING AND THE PHYSICAL AND SOCIAL ENVIRONMENT. ENVIRONMENTAL EDUCATION HAS BEEN ADOPTED AS ONE OF THE ACTIONS ABLE TO COLLABORATE IN THE TRANSFORMATION OF EDUCATIONAL STANDARDS IN OUR SOCIETY, NOT ONLY ABOUT THE SOCIO-ENVIRONMENTAL DEGRADATION, BUT ALSO ABOUT THE DISRUPTION OF THE TRADITIONAL STRUCTURES OF THE PUBLIC SCHOOL. IN THE PRESENT ENVIRONMENTAL SITUATION OF THE COUNTRY IS REMARKABLE THE DISENGAGEMENT FOUND IN MANY EDUCATIONAL INSTITUTIONS THAT PROMOTE, IN GENERAL, SPECIFIC AND FRAGMENTED ACTIONS THAT NOT CONTRIBUTES TO THE ENVIRONMENTAL EDUCATION OF CHILDREN AND TEENAGERS. THIS RESEARCH PRESENTS A FORMATIVE EXPERIENCE THAT INVOLVES TEACHERS, ADMINISTRATORS, STUDENTS AND COMMUNITY MEMBERS IN ENVIRONMENTAL EDUCATION PROJECTS THROUGH AN EXTENSION COURSE. THIS STUDY WAS PERFORMED IN A PUBLIC SCHOOL AND PROPOSED TO INVESTIGATE, IN WHICH DIMENSIONS, PROJECTS OF ENVIRONMENTAL EDUCATION CONTRIBUTE TO THE IMPROVEMENT POSSIBILITIES OF THE SCHOOL ENVIRONMENT AND OF THE SOCIO-ENVIRONMENTAL EDUCATION OF STUDENTS AND OTHERS INVOLVED IN THE SCHOOL COMMUNITY, AS WELL AS WHAT OBSTACLES AND CONSTRAINTS HINDER THE PROJECT TO BE, EFFECTIVELY, REALIZED WITHIN THE INSTITUTION. THE RESEARCH FOLLOWED A QUALITATIVE FEATURE AND FROM THE OBSERVATIONS AND INTERVENTIONS OF THE PERFORMED ACTIVITIES, IT HAS HIGHLIGHTED SOME ASPECTS OF THE SOCIO-ENVIRONMENTAL INTERACTIONS PROMOTED BY THE PROJECT, WHICH ARE INDICATED BELOW: A) THE COMPOSITION WAY AND GROUP INVOLVEMENT IN THE PROJECT; B) THE MANAGEMENT'S COMMITMENT TO IMPROVING THE SCHOOL ENVIRONMENT; C) THE ACTIVITIES DEVELOPED BY THE GROUP; D) THE IMPACT OF THE PROJECT OVER THE SOCIO-ENVIRONMENTAL INSTRUCTION OF TEACHERS AND OTHER PARTICIPANTS.
Arquivo:
DIS_MEST20160314_MELLO RAISA DONATELLI VERISSIMO DE.pdf
Tamanho:
2267 Kb (2267773 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
18/11/2016 ÀS 15:00:51
Atualizado:
18/11/2016 ÀS 15:00:51
Visitas:
369
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 03:34:05
Downloads:
5
Último Download em :
11/01/2019 ÀS 13:47:12
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por