Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
HABILIDADES SOCIAIS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: CARACTERIZAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO
Autor:
OLIVEIRA, ANA PAULA DE
Email:
ana_paula_apo@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO
Co-Orientador:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Banca Examinadora:
Drª. CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO
Drª. CALAIS, SANDRA LEAL
Dr. CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL
Data de Defesa:
26/08/2016
Palavras-Chave (PT):
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
DE COMPORTAMENTO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
HABILIDADES SOCIAIS
PSICOLOGIA
Resumo Original (PT):
O DESENVOLVIMENTO DA ÁREA DE HABILIDADES SOCIAIS CONTRIBUIU DE MODO RELEVANTE PARA A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. EM SE TRATANDO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD), HÁ POUCOS ESTUDOS QUE RELACIONAM ESSES DOIS TEMAS, SENDO QUE ALGUNS APONTAM A NECESSIDADE DE TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS COM ESSAS CRIANÇAS E, TAMBÉM, A NECESSIDADE DE APOIO FAMILIAR. ESTA PESQUISA FOI DIVIDIDA EM DOIS ESTUDOS. O PRIMEIRO BUSCOU DESCREVER AS HABILIDADES SOCIAIS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DE ESTUDANTES COM AH/SD, SOB O PONTO DE VISTA DO ESTUDANTE E DE SEUS RESPECTIVOS PAIS/RESPONSÁVEIS E PROFESSORAS, DESCREVER COMPORTAMENTOS PROBLEMÁTICOS E A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIAIS PARA OS PAIS/RESPONSÁVEIS E PROFESSORAS E, DESCREVER A COMPETÊNCIA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES SEGUNDO AS PROFESSORAS. PARTICIPARAM 10 PAIS/RESPONSÁVEIS, OITO PROFESSORAS E 10 ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA, IDENTIFICADOS COM AH/SD. OS PARTICIPANTES RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS - SSRS VERSÃO PARA PAIS, PROFESSORES E ALUNOS, E AO QUESTIONÁRIO DE RESPOSTAS SOCIALMENTE HABILIDOSAS - QRSH VERSÃO PARA PAIS E PROFESSORES. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS ESTUDANTES APRESENTARAM HABILIDADES SOCIAIS, ENTRETANTO, COM INDICATIVOS DE NECESSIDADE DE ATENÇÃO PREVENTIVA E INTERVENÇÃO NOS FATORES QUE APRESENTARAM DÉFICITS SOCIAIS DE ACORDO COM O RELATO DOS ESTUDANTES, SEUS RESPECTIVOS PAIS/RESPONSÁVEIS E PROFESSORAS. TAIS DADOS POSSIBILITARAM QUE SEJAM PROGRAMADAS INTERVENÇÕES PREVENTIVAS, CONFORME INDICAÇÃO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS E PROFESSORAS E, TAMBÉM, CONDIZENTE À NECESSIDADE APONTADA PELOS PRÓPRIOS ESTUDANTES. O SEGUNDO ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER O REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS, PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES COM AH/SD ANTES E DEPOIS DE INTERVENÇÕES SOBRE O TEMA COM OS ESTUDANTES, PAIS/RESPONSÁVEIS E PROFESSORAS, SOB O PONTO DE VISTA DELES. PARTICIPARAM OITO PAIS/RESPONSÁVEIS, OITO PROFESSORAS E NOVE ESTUDANTES, IDENTIFICADOS COM AH/SD. OS PARTICIPANTES RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS ? SSRS-BR VERSÃO PARA PAIS, PROFESSORES E ALUNOS E AO QUESTIONÁRIO DE RESPOSTAS SOCIALMENTE HABILIDOSAS - QRSH VERSÃO PARA PAIS E PROFESSORES. OS PARTICIPANTES FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS DE ESTUDANTES, PAIS/RESPONSÁVEL E PROFESSORAS. REALIZOU-SE DELINEAMENTO QUASE EXPERIMENTAL COM APLICAÇÃO DE PRÉ-TESTE, PÓSTESTE E SEGUIMENTO E A COLETA FOI CONDUZIDA EM SETE ETAPAS. ANÁLISES FORAM CONDUZIDAS CONFORME O MANUAL DE CADA INSTRUMENTO E COMPARAÇÕES E CORRELAÇÕES DOS RESULTADOS OBTIDOS PARA CADA GRUPO. CONSIDERANDO OS PERCENTIS, OS RESULTADOS APONTARAM MELHORAS, SEGUNDO OS ESTUDANTES, EM TODOS OS FATORES DE HABILIDADES SOCIAIS DO SSRS-BR NO SEGUIMENTO. PARA OS PAIS/RESPONSÁVEIS HOUVE MELHORA EM RESPONSABILIDADE E PARA AS PROFESSORAS EM HABILIDADES SOCIAIS GERAIS, AUTOCONTROLE, ASSERTIVIDADE/DESENVOLTURA SOCIAL COOPERAÇÃO/AFETIVIDADE E COMPETÊNCIA ACADÊMICA. OS RESULTADOS DOS DOIS ESTUDOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE ESTUDOS QUE AVALIEM HABILIDADES SOCIAIS DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E ELABOREM INTERVENÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DESTAS HABILIDADES COM ESTA POPULAÇÃO ENVOLVENDO ALÉM DOS PRÓPRIOS ALUNOS, SEUS PAIS E PROFESSORES.
Título (EN):
SOCIAL SKILLS AND BEHAVIOR PROBLEMS OF GIFTED STUDENTS: CHARACTERIZATION, APLICATION AND ASSESSMENT OF A INTERVENTION PROGRAM
Palavras-Chave (EN):
BEHAVIOR PROBLEMS
HIGH SKILLS/GIFTEDNESS
PSYCHOLOGY
SOCIAL SKILLS
SPECIAL EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE DEVELOPMENT OF THE AREA OF SOCIAL SKILLS CONTRIBUTED MATERIALLY TO THE UNDERSTANDING OF INTERPERSONAL RELATIONSHIPS. IN THE CASE OF CHILDREN WITH GIFTEDNESS THERE ARE FEW STUDIES THAT RELATE THESE TWO ISSUES AND SOME POINT TO THE NEED FOR SOCIAL SKILLS TRAINING WITH THESE CHILDREN, AND ALSO THE NEED FOR FAMILY SUPPORT. THIS RESEARCH WAS DIVIDED INTO TWO STUDIES. THE FIRST WAS TO DESCRIBE THE SOCIAL SKILLS AND STUDENT BEHAVIOR PROBLEMS WITH GIFTEDNESS UNDER THE STUDENT'S POINT OF VIEW AND THEIR PARENTS/GUARDIANS AND TEACHERS, DESCRIBING PROBLEM BEHAVIORS AND THE IMPORTANCE OF SOCIAL SKILLS FOR PARENTS/GUARDIANS AND TEACHERS AND DESCRIBE THE ACADEMIC COMPETENCE OF STUDENTS ACCORDING TO TEACHERS. A TOTAL OF 10 PARENTS/GUARDIANS, EIGHT TEACHERS AND 10 STUDENTS FROM ELEMENTARY SCHOOL TO A PUBLIC SCHOOL IDENTIFIED WITH GIFTEDNESS. PARTICIPANTS ANSWERED THE SOCIAL SKILLS RATING SYSTEM - SSRS-BR VERSION FOR PARENTS, TEACHERS AND STUDENTS, AND THE SOCIALLY SKILLED RESPONSES, FROM A TEACHER?S AND PARENT?S PERSPECTIVE - QRSH. IT RESULTED THAT THE STUDENTS HAVE SOCIAL SKILLS, HOWEVER, SIGNS OF NEED FOR PREVENTIVE CARE AND INTERVENTION ON THE FACTORS THAT HAVE SOCIAL DEFICITS ACCORDING TO THE ACCOUNT OF THE STUDENTS, THEIR PARENTS/GUARDIANS AND TEACHERS. SUCH DATA ENABLE PREVENTIVE INTERVENTIONS ARE SCHEDULED, AS INDICATION OF THE PARENTS/GUARDIANS AND TEACHERS AND ALSO MATCHED THE NEED POINTED OUT BY THE STUDENTS THEMSELVES. THE SECOND STUDY AIMED TO DESCRIBE THE REPERTOIRE OF SOCIAL SKILLS, BEHAVIOR PROBLEMS AND ACADEMIC PERFORMANCE OF STUDENTS WITH GIFTEDNESS BEFORE AND AFTER INTERVENTIONS ON THE SUBJECT WITH STUDENTS, PARENTS/GUARDIANS AND TEACHERS, FROM THEIR POINT OF VIEW. PARTICIPANTS WERE EIGHT PARENTS/GUARDIANS, EIGHT TEACHERS AND NINE STUDENTS IDENTIFIED WITH GIFTEDNESS. PARTICIPANTS ANSWERED THE SOCIAL SKILLS RATING SYSTEM - SSRS-BR VERSION FOR PARENTS, TEACHERS AND STUDENTS, AND THE SOCIALLY SKILLED RESPONSES - QRSH VERSION FOR PARENTS AND TEACHERS. PARTICIPANTS WERE DIVIDED INTO GROUPS OF STUDENTS, PARENTS/GUARDIANS AND TEACHERS. HELD QUASI-EXPERIMENTAL DESIGN WITH APPLICATION OF PRE-TEST, POST-TEST AND FOLLOW-UP, AND THE COLLECTION WAS CONDUCTED IN SEVEN STEPS. ANALYSES WERE CONDUCTED ACCORDING TO THE MANUAL OF EACH INSTRUMENT AND COMPARISONS AND CORRELATIONS OF THE RESULTS FOR EACH GROUP. CONSIDERING THE PERCENTILES, THE RESULTS SHOWED IMPROVEMENTS ACCORDING TO THE STUDENTS IN ALL THE FACTORS OF SOCIAL SKILLS SSRS-BR FOLLOW-UP. ACCORDING TO THE PARENTS / GUARDIANS AN IMPROVEMENT IN RESPONSIBILITY AND FOR TEACHERS IN GENERAL SOCIAL SKILLS, SELF-CONTROL, ASSERTIVENESS / RESOURCEFULNESS SOCIAL COOPERATION / AFFECTIVITY AND ACADEMIC COMPETENCE. THE RESULTS OF BOTH STUDIES POINT TO THE NEED FOR STUDIES TO ASSESS SOCIAL SKILLS OF STUDENTS WITH GIFTEDNESS AND DEVELOP INTERVENTIONS TO DEVELOP THESE SKILLS WITH THIS POPULATION INVOLVING IN ADDITION TO THE THEMSELVES STUDENTS, THEIR PARENTS AND TEACHERS.
Arquivo:
DIS_MEST20160826_OLIVEIRA ANA PAULA DE.pdf
Tamanho:
1270 Kb (1270688 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
18/11/2016 ÀS 09:45:54
Atualizado:
18/11/2016 ÀS 09:45:54
Visitas:
619
Última Visita em :
05/05/2024 ÀS 19:13:16
Downloads:
50
Último Download em :
31/03/2024 ÀS 20:45:38
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por