Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
REPRESENTAÇÕES DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS SOBRE A LINGUAGEM DAS CIÊNCIAS E O SEU ENSINO
Autor:
ARATO, YÁRA LAURIANO DIAS
Email:
yarato@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Drª. ALMEIDA, MARIA JOSÉ PEREIRA MONTEIRO DE
Data de Defesa:
15/09/2006
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LINGUAGEM
Resumo Original (PT):
NESTE TRABALHO, INVESTIGAMOS AS REPRESENTAÇÕES SOBRE A ?LINGUAGEM DAS CIÊNCIAS? E SOBRE O ENSINAR CIÊNCIAS, DE PROFESSORES DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA, QUE PARTICIPAM DE UM PROJETO DE FORMAÇÃO INSERIDO NUM CONTEXTO ATIVO-INVESTIGATIVO, QUE TOMA LUGAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA E ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO. ENTREVISTAMOS TRÊS PROFESSORES, UTILIZANDO UM MÉTODO DE ENTREVISTA, DENOMINADO DE ?REFLEXIVO?, QUE É CARACTERIZADO PELA POSSIBILIDADE DE O PESQUISADOR COMPARTILHAR COM O PARTICIPANTE SUA COMPREENSÃO DOS DADOS. ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO E DOS PONTOS DE VISTA DO PARADIGMA CRÍTICO, PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, E DO PARADIGMA DA LINGUAGEM, PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ENFOCAMOS CONVERGÊNCIAS NAS REPRESENTAÇÕES. CONCLUÍMOS QUE OS PROFESSORES ESTÃO VIVENCIANDO, TANTO NO QUE SE REFERE ÀS SUAS CONCEPÇÕES SOBRE LINGUAGEM COMO À SUA FORMAÇÃO DOCENTE, UMA DUALIDADE DE MUNDOS, SENDO DE UM LADO INFLUENCIADOS POR UMA VISÃO MENTALISTA E TECNICISTA, ASSOCIADA À FORMAÇÃO INICIAL E AOS CONTEXTOS EM QUE EXERCEM O SEU OFÍCIO, E DE OUTRO, POR UMA VISÃO CRÍTICA E COMUNICATIVA, ASSOCIADA AO CONTEXTO FORMATIVO ATUAL.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
LANGUAGE
TEACHING SCIENCE
Resumo Original (EN):
IN THIS WORK, WE INVESTIGATE PHYSICS, CHEMISTRY AND BIOLOGY TEACHERS REPRESENTATIONS, RELATED TO BOTH ?LANGUAGE OF SCIENCE? AND THEIR WAY OF TEACHING SCIENCE. THEY HAVE BEEN PARTICIPATING IN A TEACHER EDUCATION PROJECT, INSERTED IN AN INVESTIGATION-ACTION CONTEXT THAT TAKES PLACE IN PUBLIC STATE HIGH SCHOOL. WE INTERVIEWED THREE TEACHERS, BY USING AN INTERVIEW METHOD CALLED ?REFLEXIVE?, WHICH IS CHARACTERIZED BY THE RESEARCHER POSSIBILITY TO SHARE HIS/HER DATA COMPREHENSION WITH THE INTERVIEWER. BY USING CONTENT ANALYSIS, SUPPORTED BY THE POINT OF VIEWS OF BOTH CRITICAL AND LANGUAGE PARADIGMS, CONCERNING RESPECTIVELY TO TEACHER EDUCATION AND SCIENCE TEACHING, WE FOCUSED ON CONVERGENCES FOUND IN THE REPRESENTATIONS. WE CONCLUDE THAT THE TEACHERS ARE SUBMITTED TO A DUALITY OF WORLDS ? AS FAR AS BOTH THEIR LANGUAGE CONCEPTIONS AND THEIR TEACHER EDUCATION PROGRAMS ARE CONCERNED −, BY BEING INFLUENCED, ON ONE HAND, BY A MENTALIST AND TECHNICIST WAY OF VIEW, ASSOCIATED TO PREVIOUS FORMATIVE CONTEXT AND TO CURRENT TEACHER WORK SCENARIO, AND, ON THE OTHER HAD, BY A CRITICAL E COMMUNICATIVE WAY OF VIEW, ASSOCIATED TO THE CURRENT FORMATIVE CONTEXT.
Arquivo:
DIS_MEST20060915_ARATO YARA LAURIANO DIAS.pdf
Tamanho:
1011 Kb (1011756 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
16/02/2007 ÀS 10:23:47
Atualizado:
16/02/2007 ÀS 10:23:47
Visitas:
3211
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 04:02:02
Downloads:
488
Último Download em :
21/06/2021 ÀS 15:51:45
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por