Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O USO DE UM GAME INTERATIVO PARA O ENSINO DO CONCEITO DE LIGAÇÃO IÔNICA - UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA
Autor:
TURINI, DANIEL ANTONIO
Email:
danielturini@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Banca Examinadora:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. KOSCIANSKI, ANDRÉ
Data de Defesa:
29/05/2012
Palavras-Chave (PT):
ENSINO E APRENDIZAGEM
GAME INTERATIVO
LIGAÇÃO IÔNICA
REALIDADE AUMENTADA
ZDP
Resumo Original (PT):
A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DENOMINADA ?O USO DE UM GAME INTERATIVO PARA O ENSINO DO CONCEITO DE LIGAÇÃO IÔNICA ? UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA? DESCREVE E AVALIA A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO ÂMBITO ESCOLAR. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DA CIDADE DE DOIS CÓRREGOS, MUNICÍPIO SITUADO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. A INVESTIGAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIGAÇÃO IÔNICA, FAVORECENDO O RACIOCÍNIO ABSTRATO DOS ESTUDANTES ATRAVÉS DE UM GAME INTERATIVO BASEADO NA TECNOLOGIA DE REALIDADE AUMENTADA. COLETAMOS OS DADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO-ENTREVISTA COMPOSTO POR PERGUNTAS FECHADAS E ABERTAS, DE UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO FINAL E ATRAVÉS DE REGISTROS DE ÁUDIO E VÍDEO. A METODOLOGIA E OS RESULTADOS FORAM EMBASADOS PELO REFERENCIAL DA TEORIA SOCIOINTERACIONISTA, PROPOSTA POR L. S. VYGOTSKY ESPECIFICAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO À ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP). OS RESULTADOS DA PESQUISA QUALITATIVA MOSTRAM QUE O USO DE UM GAME EDUCATIVO NA ESCOLA PODE CONTRIBUIR POSITIVAMENTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, MUITO EMBORA NÃO FAÇA PARTE DA PRÁTICA DOCENTE EM GERAL. EXPERIMENTANDO O GAME, A MAIORIA DOS ESTUDANTES DESENVOLVEU SUAS POTENCIALIDADES CONSEGUINDO, NÃO SOMENTE DOMINAR AS ESTRATÉGIAS DO JOGO, MAS TAMBÉM RESSIGNIFICAR OS CONCEITOS ESTUDADOS AO LONGO DO EXPERIMENTO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
AUGMENTED REALITY
INTERACTIVE GAMES
IONIC BOND
TEACHING AND LEARNING
ZPD
Resumo Original (EN):
THE DISSERTATION ENTITLED "THE USE OF AN INTERACTIVE GAME TO TEACH THE CONCEPT OF IONIC BOND ? A VIGOTSKIAN APPROACH" DESCRIBES AND EVALUATES THE IMPORTANCE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICTS) IN TEACHING AND LEARNING PROCESS OF STUDENTS IN THE SCHOOL. THE RESEARCH?S SUBJECTS WERE FIRST GRADE HIGH SCHOOL STUDENTS OF A PRIVATE SCHOOL FROM DOIS CÓRREGOS, A COUNTY LOCATED IN THE STATE OF SÃO PAULO. THE RESEARCH AIMED TO IMPROVE THE TEACHING AND LEARNING PROCESS FOR THE CONCEPT OF IONIC BONDING, FAVORING THE ABSTRACT REASONING OF STUDENTS THROUGH AN INTERACTIVE GAME BASED ON AUGMENTED REALITY TECHNOLOGY. THE DATA WERE COLLECTED THROUGH A QUESTIONNAIRE-INTERVIEW COMPOSED OF OPEN AND CLOSED QUESTIONS, A FINAL EVALUATION QUESTIONNAIRE AND THROUGH AUDIO AND VIDEO RECORDS. THE METHODOLOGY AND RESULTS WERE BASED IN THE SOCIAL-INTERACTIONIST THEORY, PROPOSED BY L. S. VYGOTSKY SPECIFICALLY WITH REGARD TO THE ZONE OF PROXIMAL DEVELOPMENT (ZPD). THE RESULTS OF THIS QUALITATIVE RESEARCH SHOW THAT THE USE OF AN EDUCATIONAL GAME IN SCHOOL CAN POSITIVELY CONTRIBUTE TO THE TEACHING AND LEARNING PROCESS, ALTHOUGH IT ISN?T PART OF TEACHING IN GENERAL. PARTICIPATING OF THE GAME, MOST STUDENTS DEVELOPED THEIR POTENTIAL BEING ABLE NOT ONLY MASTER THE GAME STRATEGIES, BUT ALSO TO GIVE NEW MEANINGS TO THE CONCEPTS STUDIED THROUGHOUT THE EXPERIMENT.
Arquivo:
DIS_MEST20120529_TURINI DANIEL ANTONIO.pdf
Tamanho:
1757 Kb (1757764 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
22/09/2016 ÀS 08:53:03
Atualizado:
22/09/2016 ÀS 08:53:03
Visitas:
504
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 17:21:49
Downloads:
18
Último Download em :
27/08/2023 ÀS 15:06:33
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por