DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
A DESNATURALIZAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL COMO MÉTODO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARA ALÉM DO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. |
Autor: |
RISSARDI, MELINA SUMAIA |
Email: |
melina.rissardi@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2016 |
Área: |
CIÊNCIAS HUMANAS |
Área de Concentração: |
EDUCAÇÃO |
Titulação: |
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO |
Orientador: |
Dr. MACHADO, VITOR |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. TOTTI, MARCELO AUGUSTO ♠ Drª. MENDONÇA, SUELI GUADALUPE DE LIMA
|
Data de Defesa: |
29/02/2016 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CURRÍCULO ♠ DESNATURALIZAÇÃO DA REALIDADE ♠ ENSINO DE SOCIOLOGIA
|
Resumo Original (PT): |
|
O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DESENVOLVER UM OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM, COM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, DIFERENTE DAQUELA TRATADA NO CADERNO DO PROFESSOR E DO ALUNO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SP, OPORTUNIZANDO ASSIM, NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA DOCENTES E EDUCANDOS, EM DIFERENTES CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM. O USO DE TAL FERRAMENTA NA SALA DE AULA EMPENHOU-SE EM CONTRIBUIR PARA QUE OS ALUNOS DESNATURALIZASSEM OS FENÔMENOS SOCIAIS DETERMINANTES DA REALIDADE POR ELES VIVENCIADA COTIDIANAMENTE. UMA NOVA VISÃO DESSA REALIDADE PERMITIU QUE OS ALUNOS CRIASSEM CONDIÇÕES PARA MODIFICÁ-LA, TANTO INDIVIDUAL QUANTO COLETIVAMENTE. O TRABALHO TAMBÉM BUSCOU ANALISAR DE FORMA CRÍTICA OS DOCUMENTOS QUE DÃO DIRETRIZES A EDUCAÇÃO NO PLANO NACIONAL E NO ESTADUAL, SENDO ELES: OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS; AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO; O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CURRICULUM ♠ DENATURALIZATION ♠ SOCIOLOGY OF EDUCATION
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS STUDY AIMS TO DEVELOP A DIGITAL LEARNING OBJECT, WITH A DIDACTIC SEQUENCE, DIFFERENT FROM THAT DEALT WITH NOTEBOOK TEACHER AND STUDENT FROM THE STATE OF SP EDUCATION, PROVIDING OPPORTUNITIES SO NEW TEACHING PRACTICES FOR TEACHERS AND STUDENTS IN DIFFERENT LEARNING CONTEXTS. THE USE OF SUCH A TOOL IN THE CLASSROOM AIMED TO HELP STUDENTS DESNATURALIZASSEM THE DETERMINING SOCIAL PHENOMENA OF REALITY THEY EXPERIENCED DAILY. A NEW VISION OF THIS REALITY ALLOWED STUDENTS TO CREATE CONDITIONS TO MODIFY IT, BOTH INDIVIDUALLY AND COLLECTIVELY. THE WORK ALSO SOUGHT TO ANALYZE CRITICALLY THE DOCUMENTS WHICH GIVE EDUCATION GUIDELINES AT THE NATIONAL LEVEL AND AT THE STATE, NAMELY: THE NATIONAL CURRICULUM STANDARDS; THE CURRICULUM GUIDELINES FOR SECONDARY EDUCATION; CURRICULUM THE STATE OF SÃO PAULO. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20160229_RISSARDI MELINA SUMAIA.pdf
|
Tamanho: |
2799 Kb (2799521 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
20/09/2016 ÀS 10:21:45 |
Atualizado: |
20/09/2016 ÀS 10:21:45 |
Visitas: |
450 |
Última Visita em : |
16/07/2024 ÀS 01:37:15 |
Downloads: |
35 |
Último Download em : |
14/07/2024 ÀS 17:46:05 |