Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
O FORMAR-SE PROFESSOR EM UM PEQUENO GRUPO DE PESQUISA NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DA FENOMENOLOGIA E DA PSICANÁLISE DE GRUPOS
Autor:
MENDONÇA, THIAGO
Email:
thiagodabio@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. MONTEIRO, MARIA AMÉLIA
Dr. SOARES, MOISÉS NASCIMENTO
Dr. ALVES, JOÃO AMADEUS PEREIRA
Data de Defesa:
10/06/2016
Palavras-Chave (PT):
EXPERIÊNCIA FORMATIVA
FORMAÇÃO DOCENTE
PROCESSOS E FORMAÇÕES PSÍQUICAS
SUBJETIVIDADE
Resumo Original (PT):
APRESENTAMOS NESSE TRABALHO A ANÁLISE DE UM PROCESSO FORMATIVO REALIZADO EM UM PEQUENO GRUPO DE PESQUISA (PGP) NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA. NOSSO OBJETIVO ERA INVESTIGAR O PROCESSO EXPERIENCIADO POR QUATRO PROFESSORES DE UM PGP A PARTIR DO DESVELAMENTO DE SUA SUBJETIVIDADE E DA RECONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DO AGRUPAMENTO EM VISTA DE PROCESSOS E FORMAÇÕES INTRA E INTERPSÍQUICAS EVIDENCIADOS EM SEU DISCURSO. PARA TANTO, UTILIZAMOS A FENOMENOLOGIA TRANSCENDENTAL DE EDMUND HUSSERL E A PSICANÁLISE DE GRUPOS DO FRANCÊS RENÉ KAËS COMO REFERENCIAIS TEÓRICO-ANALÍTICOS. EM TERMOS DE REFERENCIAIS DA ÁREA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHAMOS COM AS CONCEPÇÕES DE AUTONOMIA, PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E MODELOS DE PROFESSORES DE JOSÉ CONTRERAS, ENFATIZANDO O MODELO DO PROFESSOR INTELECTUAL TRANSFORMADOR DE HENRY GIROUX, QUE SE BASEIA NOS PRECEITOS DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE. A CONSTITUIÇÃO DOS DADOS INCLUIU A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS DE ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA COM QUATRO PROFESSORES QUE ATUAVAM NAS SEGUINTES ÁREAS: HISTÓRIA, CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E QUÍMICA, GEOGRAFIA E LIBRAS E, BIOLOGIA, EVIDENCIANDO PARTE DA DIVERSIDADE DO GRUPO E DO TRABALHO QUE SE BUSCA SER INTERDISCIPLINAR. ENTENDEMOS A UTILIZAÇÃO DA FENOMENOLOGIA E DA PSICANÁLISE DE GRUPOS EM TERMOS DE COMPLEMENTARIDADE, UMA VEZ QUE A PRIMEIRA CONTRIBUIU PARA UMA MAIOR COMPREENSÃO DO PROCESSO VIVIDO INDIVIDUALMENTE PELO SUJEITO EM SEU MUNDO SUBJETIVO E A SEGUNDA TROUXE ASPECTOS RELACIONADOS À INSCRIÇÃO E PERMANÊNCIA DESSES PROFESSORES EM UM CONTEXTO INTERSUBJETIVO QUE RECEBE INFLUÊNCIA DE PROCESSOS E FORMAÇÕES PSÍQUICAS. AS CONSIDERAÇÕES FINAIS DO TEXTO INCLUEM REFLEXÕES ACERCA DA NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS NARCÍSICOS EM CADA PARTICIPANTE DO GRUPO, BEM COMO QUE O PGP IDEAL DEVERIA SE REUNIR FORA DAS ATPC DOS PROFESSORES, POIS DESSA MANEIRA O INGRESSO NO GRUPO SE DARIA PELA RENÚNCIA GENUÍNA A OUTROS ALVOS PULSIONAIS. ALÉM DISSO, O MODO COMO AS SUBJETIVIDADES INDIVIDUAIS, PROCESSOS E FORMAÇÕES PSÍQUICAS INFLUENCIAM AS PRETENSÕES FORMATIVAS DOS PROFESSORES EM UM ESPAÇO QUE POSSIBILITA A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS HUMANA, DEMOCRÁTICA E JUSTA.
Título (EN):
TEACHER EDUCATION IN A SMALL RESEARCH GROUP ON UNIVERSITY-SCHOOL INTERFACE UNDER PHENOMENOLOGY AND GROUP PSYCHOANALYSIS PERSPECTIVE
Palavras-Chave (EN):
FORMATIVE EXPERIENCE
PSYCHIC PROCESSES AND FORMATIONS
SUBJECTIVITY
TEACHER EDUCATION
Resumo Original (EN):
WE PRESENT IN THIS WORK AN ANALYSIS OF A FORMATIVE PROCESS CONDUCTED IN A SMALL RESEARCH GROUP (PGP IN PORTUGUESE) AT THE UNIVERSITY-SCHOOL INTERFACE. OUR AIM WAS TO INVESTIGATE THE PROCESS EXPERIENCED BY FOUR TEACHERS OF A PGP FROM THE UNVEILING OF THEIR SUBJECTIVITY AND THE RECONSTRUCTION OF THE HISTORY OF GROUP IN VIEW OF INTRA AND INTERPSYCHIC PROCESS AND FORMATIONS HIGHLIGHTED IN THEIR SPEECH. THEREFORE, WE USED EDMUND HUSSERL?S TRANSCENDENTAL PHENOMENOLOGY AND RENÉ KAËS? GROUP PSYCHOANALYSIS AS THEORETICAL AND ANALYTICAL FRAMEWORKS. IN TERMS OF TEACHER EDUCATION, WE WORKED WITH JOSE CONTRERAS CONCEPTS OF AUTONOMY, PROLETARIANIZATION OF TEACHER?S WORK, EMPHASIZING HENRY GIROUX TEACHER AS TRANSFORMATIVE INTELLECTUAL MODEL, WHICH IS BASED ON THE CRITICAL THEORY. DATA CONSTITUTION INCLUDED PHENOMENOLOGICAL INTERVIEWS WITH FOUR TEACHERS WHICH ACT IN FOLLOWING AREAS: HISTORY, GEOGRAPHY, SCIENCE, CHEMISTRY AND MATHEMATICS AND, BIOLOGY, SHOWING PART OF GROUP?S DIVERSITY AND WORK THAT SEEKS INTERDISCIPLINARY. WE UNDERSTAND THE USE OF PHENOMENOLOGY AND GROUP PSYCHOANALYSIS AS A COMPLEMENTARITY SENSE, SINCE FIRST OF THEM CONTRIBUTED TO A BETTER UNDERSTANDING OF THE PROCESS EXPERIENCED INDIVIDUALLY AND THE SECOND BROUGHT ASPECTS RELATED TO INSCRIPTION AND STAY OF THESE TEACHERS IN AN INTERSUBJECTIVE SITUATION ON INFLUENCE OF PSYCHIC PROCESSES AND FORMATIONS. THE FINAL CONSIDERATIONS INCLUDE REFLECTIONS ON THE NEED OF NARCISSISTIC INVESTMENT IN EACH GROUP PARTICIPANT, AS WELL AS THE IDEAL PGP SHOULD MEET OUT THE TEACHER?S ATPC, ONCE THE ENTRANCE INTO THE GROUP WOULD OCCUR THE GENUINE RENOUNCE OF OTHER DRIVE TARGETS. ALSO, THE WAY HOW INDIVIDUAL SUBJECTIVITIES, PSYCHIC PROCESSES AND FORMATIONS INFLUENCE THE FORMATIVE PRETENSIONS OF TEACHERS IN A SPACE THAT ALLOWS EXPERIENCE EXCHANGE AND MEANING PRODUCTION FOR THE CONSTRUCTION OF A MORE HUMAN, DEMOCRATIC AND FAIR SOCIETY.
Arquivo:
TES_DOUT20160610_MENDONCA THIAGO.pdf
Tamanho:
2254 Kb (2254625 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/08/2016 ÀS 10:02:50
Atualizado:
17/08/2016 ÀS 10:02:50
Visitas:
688
Última Visita em :
11/07/2024 ÀS 09:25:11
Downloads:
42
Último Download em :
28/03/2024 ÀS 10:43:24
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por