Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A TEMÁTICA BIOTECNOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM LICENCIADOS EM FASE DE CONCLUSÃO DO CURSO
Autor:
GOYA, PEDRO RYÔ DE LANDIM Y
Email:
p_goya@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. BONZANINI, TAITIÂNY KÁRITA
Data de Defesa:
29/02/2016
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA
ENSINO DE BIOLOGIA
FORMAÇÃO INICIAL
Resumo Original (PT):
NESTE TRABALHO, BUSCOU-SE IDENTIFICAR E ANALISAR CONHECIMENTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, MODALIDADE LICENCIATURA, QUANTO A CONTEÚDOS FUNDAMENTAIS DA TEMÁTICA BIOTECNOLOGIA, TENDO EM VISTA A PRESENÇA DE TAIS CONTEÚDOS NO CURRÍCULO VIGENTE NA REDE ESTADUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO E EM OUTROS DOCUMENTOS OFICIAIS. TAMBÉM, BUSCOU-SE IDENTIFICAR A RELEVÂNCIA DO TEMA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. PARA ATINGIR TAL OBJETIVO, UM QUESTIONÁRIO FOI APLICADO EM QUATRO TURMAS DE DOIS CAMPI DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. A PARTIR DAS RESPOSTAS DOS ENTREVISTADOS FORAM IDENTIFICADOS OS SABERES DOCENTES, NOS QUAIS OS PROFESSORES BASEIAM SUA PRÁTICA, SENDO ELES OS DISCIPLINARES, CURRICULARES, EXPERIENCIAIS. OS DADOS REVELAM QUE HÁ UM RECONHECIMENTO POR PARTE DOS ENTREVISTADOS DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE BIOTECNOLOGIA E SEUS CONTEÚDOS, PORÉM, ESTES INDICAM QUE HÁ UMA DEFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS ENTREVISTADOS QUANTO AO TEMA BIOTECNOLOGIA E SEUS CONTEÚDOS, O QUE REFLETE NA FALTA DE CONFIANÇA PARA ADMINISTRAR ESSES CONTEÚDOS E TIRAR AS DÚVIDAS QUE POSSAM SURGIR EM SALA DE AULA, QUANDO ESTIVEREM ATUANDO COMO PROFESSORES. OUTRO PONTO DESTACADO NESTE TRABALHO É UMA DEFICIÊNCIA TAMBÉM NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ENTREVISTADOS, EVIDENCIADA POR LIMITAÇÕES QUANTO À VISÃO DO PAPEL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA, A APTIDÃO COM RESSALVAS PARA EXERCER A PROFISSÃO E LIMITADO CONHECIMENTO DE MODALIDADES DIDÁTICAS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGY TEACHING
EDUCATION IN BIOTECHNOLOGY
PRE-SERVICE TRAINING TEACHERS
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH FOCUSES IN IDENTIFY AND ANALYZE THE KNOWLEDGE OF GRADUATING STUDENTS OF UNDERGRADUATE COURSES IN BIOLOGICAL SCIENCES, LICENTIATE DEGREE MODE, AS THE FUNDAMENTAL CONTENTS OF THE SUBJECT BIOTECHNOLOGY, IN VIEW OF THE PRESENCE OF SUCH CONTENT IN THE EXISTING CURRICULUM IN THE STATE OF SÃO PAULO AND OTHER OFFICIAL DOCUMENTS. ALSO, WERE SOUGHT TO IDENTIFY THE RELEVANCE OF THE THEME FOR THE BIOLOGY TEACHING. TO ACHIEVE THIS GOAL, A QUESTIONNAIRE WAS ADMINISTERED TO FOUR GROUPS OF TWO CAMPUSES OF A PUBLIC UNIVERSITY IN THE STATE OF SÃO PAULO. FROM THE ANSWERS OF THE RESPONDENTS TEACHERS KNOWLEDGE WERE IDENTIFIED, IN WHICH TEACHERS BASE THEIR PRACTICE, THEY ARE THE DISCIPLINARY, CURRICULAR, EXPERIENTIAL. THE DATA SHOWS THAT THERE IS A RECOGNITION BY THE RESPONDENTS OF THE IMPORTANCE OF BIOTECHNOLOGY TEACHING AND ITS CONTENTS, HOWEVER, THEY INDICATE THAT THERE IS A DEFICIENCY IN THE PRE-SERVICE TRAINING OF THE STUDENTS INTERVIEWED ON THE SUBJECT BIOTECHNOLOGY AND ITS CONTENTS, WHICH REFLECTS THE LACK OF CONFIDENCE TO MANAGE SUCH CONTENT AND ANSWER THE QUESTIONS THAT MAY ARISE IN THE CLASSROOM WHEN THEY ARE ACTING AS TEACHERS. ANOTHER POINT HIGHLIGHTED IN THIS WORK IS ALSO A DEFICIENCY IN THE PEDAGOGICAL TRAINING OF RESPONDENTS, AS EVIDENCED BY LIMITATIONS ON THE BIOLOGY TEACHER'S ROLE VISION, THE ABILITY WITH RESERVATIONS TO PRACTICE AND LIMITED KNOWLEDGE OF TEACHING METHODS.
Arquivo:
DIS_MEST20160229_GOYA PEDRO RYO DE LANDIM Y.pdf
Tamanho:
179 Kb (179436 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/08/2016 ÀS 09:06:35
Atualizado:
17/08/2016 ÀS 09:06:35
Visitas:
824
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 15:42:17
Downloads:
12
Último Download em :
31/05/2022 ÀS 20:10:50
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por