Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O PROFESSOR DE BIOLOGIA E A POSSIBILIDADE DE USO DE DIFERENTES ABORDAGENS DE ENSINO COM MATERIAIS MIDIÁTICOS A FIM DE DESENVOLVER A CRITICIDADE DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO
Autor:
CAMPOS, MONIQUE AMÁLIA MOREIRA
Email:
monique.campos@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Drª. SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE
Data de Defesa:
04/03/2016
Palavras-Chave (PT):
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
LETRAMENTO CIENTÍFICO
MÍDIA EDUCAÇÃO
Resumo Original (PT):
SENDO A BIOLOGIA UMA RAMO DA CIÊNCIA EM CONSTANTE MUDANÇA, OS MATERIAIS DIDÁTICOS MUITAS VEZES NÃO CONSEGUEM ACOMPANHAR ESSAS ATUALIZAÇÕES. UMA FORMA DE SUPERAR ESSE OBSTÁCULO É ALIÁ-LOS A CONTEÚDOS NOTICIOSOS, PROVINDOS DE MATERIAIS MULTIMIDIÁTICOS QUE PODEM, POR EXEMPLO, SER TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. PARA QUE O CONTEÚDO SEJA TRABALHADO DE FORMA CRÍTICA, A FIM DE SE CONCRETIZAR UM LETRAMENTO CIENTÍFICO, PODE-SE FAZER USO DE VÁRIAS ABORDAGENS, TANTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS QUANTO AS PRESENTES NA MÍDIA EDUCAÇÃO. PORTANTO, ESSE CARÁTER INTERDISCIPLINAR RESULTA EM ALGUNS QUESTIONAMENTOS: COMO TRABALHAR MAIS DE UMA ABORDAGEM/ PERSPECTIVA DE ENSINO; EM QUE MEDIDA O PROFESSOR CONSEGUE APLICAR A PROPOSTA EM SALA; E POR FIM, QUAIS SÃO AS DIFICULDADES QUE ELE ENFRENTA E COMO SUPERÁ-LAS. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI ESTUDAR SE O PROFESSOR CONSEGUE ALIAR E TRABALHAR ABORDAGENS DE ENSINO INVESTIGATIVO E DE MÍDIA EDUCAÇÃO, PARTINDO DE EXPLICAÇÕES PRÉVIAS (DE REUNIÕES), A FIM DE RELACIONAR O COTIDIANO DO ALUNO COM A MATÉRIA ESTUDADA ATRAVÉS DE UM TEMA CONTROVERSO EM UM MATERIAL MIDIÁTICO. ASSIM, A PESQUISA ASSUMIU CARÁTER DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA (ALVES-MAZZOTTI, 1991; BOGDAN E BIKLEN, 1994; CARVALHO, 2004), NA QUAL OS DADOS FORAM ANALISADOS NA PERSPECTIVA ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL (FERREIRA E LOGUERCIO, 2014). AS ABORDAGENS DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E MÍDIA EDUCAÇÃO, OBJETIVANDO UM LETRAMENTO CIENTÍFICO, PODEM SER TRABALHADAS JUNTAS, JÁ QUE APRESENTAM CARACTERÍSTICAS EM COMUM E ATÉ COMPLEMENTARES. DOS ASPECTOS ANALISADOS, PODEMOS CONCLUIR QUE A VISÃO DO PROFESSOR SOBRE O MATERIAL MIDIÁTICO, APESAR DE POSITIVA, NÃO SE FEZ EFICAZ NA PERSPECTIVA DA MÍDIA EDUCAÇÃO. EVIDENCIAMOS, ASSIM, A NECESSIDADE DE CURSOS INICIAIS E DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE CONTEMPLEM AS PESQUISAS ACADÊMICAS DE MODO REALISTA A SE AJUSTAREM AO COTIDIANO DO PROFESSOR. A PESQUISA SE MOSTRA RELEVANTE PARA PENSARMOS UM ENSINO PLURAL, CADA VEZ MAIS MUTÁVEL, COM FORTE INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E ALUNOS CADA VEZ MAIS AUTÔNOMOS E QUESTIONADORES.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
INQUIRY TEACHING
MEDIA LITERACY
SCIENTIFIC LITERACY
Resumo Original (EN):
SINCE BIOLOGY IS A CONSTANTLY CHANGING FIELD OF SCIENCE, TEACHING MATERIALS OFTEN CANNOT FOLLOW THESE UPDATES. A WAY TO OVERCOME THIS OBSTACLE IS ALLY THEM TO THE NEWS CONTENT, STEMMED FROM MULTIMEDIATIC MATERIALS THAT CAN, FOR EXAMPLE, BE SCIENTIFIC TEXTS. FOR CONTENT TO BE WORKED CRITICALLY, IN ORDER TO ACHIEVE SCIENTIFIC LITERACY, VARIOUS APPROACHES CAN BE USED, BOTH IN SCIENCE EDUCATION AS THOSE PRESENT IN MEDIA EDUCATION. THEREFORE, THIS INTERDISCIPLINARY CHARACTER LEADS TO SOME QUESTIONS: HOW TO WORK MORE THAN ONE APPROACH / EDUCATION PERSPECTIVE; HOW FAR THE TEACHER CAN APPLY THE PROPOSAL IN THE CLASSROOM; AND FINALLY, WHAT ARE THE DIFFICULTIES HE FACES AND HOW TO OVERCOME THEM. THE OVERALL OBJECTIVE OF THE RESEARCH WAS TO STUDY IF THE TEACHER IS ABLE TO COMBINE AND WORK WITH NVESTIGATIVE TEACHING APPROACHES AND MEDIA EDUCATION, FROM PREVIOUS EXPLANATIONS (MEETINGS) IN ORDER TO RELATE THE DAILY LIFE OF THE STUDENT WITH THE SUBJECT STUDIED BY A CONTROVERSIAL TOPIC BY A MEDIA MATERIAL. THUS, THE RESEARCH TOOK A QUALITATIVE RESEARCH CHARACTER (ALVES-MAZZOTTI, 1991; BOGDAN AND BIKLEN, 1994; CARVALHO, 2004), IN WHICH THE DATA WERE ANALYZED FROM THE PERSPECTIVE CATEGORICAL CONTENT ANALYSIS (FERREIRA AND LOGUERCIO, 2014). THE INQUIRY TEACHING AND MEDIA LITERACY APPROACHES, AIMING AT A SCIENTIFIC LITERACY, CAN BE WORKED TOGETHER, SINCE THEY HAVE COMMON CHARACTERISTICS AND EVEN COMPLEMENTARY. WE CONCLUDE FROM THE ANALYZED ASPECTS THAT THE TEACHER'S VIEW OF THE MEDIA MATERIAL, ALTHOUGH POSITIVE, WAS NOT EFFECTIVE IN MEDIA LITERACY PERSPECTIVE. IT WAS SHOWN THUS THE NEED FOR INITIAL AND CONTINUING EDUCATION COURSES THAT ADDRESS THE ACADEMIC RESEARCH REALISTICALLY TO FIT THE TEACHER'S DAILY LIFE. THE RESEARCH SHOWS ITSELF RELEVANT TO THINK IN A PLURAL EDUCATION, INCREASINGLY CHANGEABLE, WITH STRONG INFLUENCE OF THE MEDIA AND STUDENTS INCREASINGLY AUTONOMOUS AND QUESTIONING.
Arquivo:
DIS_MEST20160304_CAMPOS MONIQUE AMALIA MOREIRA.pdf
Tamanho:
2606 Kb (2606555 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
13/06/2016 ÀS 17:14:19
Atualizado:
13/06/2016 ÀS 17:14:19
Visitas:
760
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 04:29:20
Downloads:
21
Último Download em :
11/07/2022 ÀS 22:46:40
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por