Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
UM ESTUDO DA AUTONOMIA NO CONTEXTO DA METODOLOGIA DAS OFICINAS DE APRENDIZAGEM
Autor:
GOIS, ANÁLIA MARIA DIAS DE
Email:
analiamariagoes@uenp.edu.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. MONTEIRO, ISABEL CRISTINA DE CASTRO
Banca Examinadora:
Drª. ASSIS, ALICE
Dr. VIEIRA, RUI MANOEL DE BASTOS
Drª. MONTEIRO, ISABEL CRISTINA DE CASTRO
Data de Defesa:
07/03/2016
Palavras-Chave (PT):
AUTONOMIA
METODOLOGIA
OFICINAS DE APRENDIZAGEM
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ALUNO INSERIDO NA METODOLOGIA DAS OFICINAS DE APRENDIZAGEM, SEGUNDO OS CRITÉRIOS DE AUTONOMIA PROPOSTOS POR PAIVA (2006). PRIMEIRAMENTE, BUSCOU-SE RESGATAR DE UM GRUPO FOCAL DE ALUNOS, SUAS MEMÓRIAS NOS DEPOIMENTOS ORIENTADOS POR UM ROTEIRO DE PERGUNTAS. A INVESTIGAÇÃO DIRECIONOU ATENÇÃO À ANÁLISE DOS INDÍCIOS DE AUTONOMIA APRESENTADOS NOS TURNOS DE FALA DO GRUPO ENTREVISTADO, ALUNOS IMERSOS HÁ TRÊS ANOS NAS OFICINAS DE APRENDIZAGEM. A SEGUIR, ENTREVISTAMOS OUTRO GRUPO DE ALUNOS, INICIANTES NA METODOLOGIA, FAZENDO UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS INDÍCIOS ENCONTRADOS NOS TURNOS DE FALA DE AMBOS OS GRUPOS. A ANÁLISE DOS DADOS NOS MOSTRA QUE OS ALUNOS OBSERVAM MUITO AS DIMENSÕES SOCIAIS E INDIVIDUAL E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS APRESENTADOS NO PRIMEIRO GRUPO FOCAL DEMONSTRAM QUE A METODOLOGIA DAS OFICINAS DE APRENDIZAGEM PARECE TER CONTRIBUÍDO PARA UM PERFIL DE JOVENS MAIS AMADURECIDOS E AUTÔNOMOS, ENQUANTO QUE OS MAIS JOVENS AINDA TÊM UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA QUE DIFICULTA A IDENTIFICAÇÃO DE MAIORES PARÂMETROS RELATIVOS À AUTONOMIA DISCENTE.
Título (EN):
A STUDY OF LEARNERS? AUTONOMY IN THE CONTEXT OF LEARNING WORKSHOPS METHODOLOGY
Palavras-Chave (EN):
AUTONOMY
LEARNING WORKSHOPS
METHODOLOGY
Resumo Original (EN):
THIS STUDY WAS ACCOMPLISHED TO INVESTIGATE THE DEVELOPMENT OF THE LEARNER AUTONOMY INSERTED INTO THE METHODOLOGY OF LEARNING WORKSHOPS, ACCORDING TO AUTONOMY CRITERIA PROPOSED BY PAIVA (2006). FIRST OF ALL, WE SOUGHT TO RESCUE FROM A FOCUS GROUP OF STUDENTS, THEIR MEMORIES IN GUIDED TESTIMONIALS BY A SCRIPT OF QUESTIONS. THE RESEARCH DIRECTED ATTENTION TO ANALYSIS OF THE EVIDENCE OF AUTONOMY PRESENTED IN THE SPEECH SHIFTS OF THE INTERVIEWED GROUP, STUDENTS IMMERSED FOR THREE YEARS IN THE LEARNING WORKSHOPS. NEXT, WE INTERVIEWED OTHER GROUP OF STUDENTS, BEGINNERS IN THE METHODOLOGY, MAKING A COMPARISON WITH THE FOUND EVIDENCE IN THE SPEECH SHIFTS IN BOTH GROUPS. THE ANALYSIS OF THE DATA SHOWED US THAT THE STUDENTS NOTICE THE SOCIAL AND INDIVIDUAL DIMENSIONS MORE AND THEIR RELATIONSHIP WITH THE LEARNING PROCESS. THE RESULTS PRESENTED IN THE FIRST FOCUS GROUP DEMONSTRATED THAT THE METHODOLOGY OF LEARNING WORKSHOPS SEEM TO HAVE CONTRIBUTED TO MORE MATURE AND INDEPENDENT YOUNG STUDENTS WHILE THE YOUNGER ONES STILL HAVE A DISCURSIVE PERSPECTIVE WHICH MAKES IT DIFFICULT THE IDENTIFICATION ABOUT MAJOR PARAMETERS CONCERNING THE STUDENT AUTONOMY.
Arquivo:
DIS_MEST20160307_GOIS ANALIA MARIA DIAS DE.pdf
Tamanho:
1999 Kb (1999801 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
10/06/2016 ÀS 16:59:58
Atualizado:
10/06/2016 ÀS 16:59:58
Visitas:
849
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 23:52:56
Downloads:
28
Último Download em :
17/03/2024 ÀS 16:49:21
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por