Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ESTUDOS CTS E TRANSGENIA: ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Autor:
SALLA, HELENA MARIA
Email:
helenamsalla@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. ROTHBERG, DANILO
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. ROTHBERG, DANILO
Dr. HAYASHI, CARLOS ROBERTO MASSAO
Data de Defesa:
25/02/2016
Palavras-Chave (PT):
ESTUDOS CTS
LETRAMENTO CIENTÍFICO
LIVRO DIDÁTICO
TRANSGÊNICOS
Resumo Original (PT):
OS MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA SÃO FUNDAMENTAIS NO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE SUAS AULAS. EM PARTICULAR NO ENSINO MÉDIO, A EDUCA-ÇÃO CIENTÍFICA COM ÊNFASE NAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) PODERÁ SER ALCANÇADA COM MATERIAIS ADEQUADOS, VOLTADOS PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO DO ALUNO. ESTA PESQUISA CARACTERIZOU A CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA DA TRANS-GENIA NO ÂMBITO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM RELAÇÃO A PRES-SUPOSTOS DADOS PELOS ESTUDOS CTS. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: A) IDENTIFICAR A EXISTÊNCIA DE PERSPECTIVAS RELEVANTES NO ÂMBITO DOS ESTUDOS CTS NO CONTEÚDO DI-DÁTICO ACERCA DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS; B) INTERPRETAR COMO AS ABORDAGENS SOBRE PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS PRESENTES NOS MATERI-AIS ANALISADOS PODEM CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA; C) SUGERIR, A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE APERFEIÇOAMENTO DO CONTEÚDO DIDÁTICO DOS MATE-RIAIS DIDÁTICOS E DAS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA ESPECIALIZADA, ASPECTOS A SEREM CON-TEMPLADOS PELOS MATERIAIS ANALISADOS A FIM DE PROPORCIONAR UMA FORMAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO CONTEXTO DOS ESTUDOS CTS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A ANÁLISE DE CONTEÚDO, COM O ESTABELECIMENTO DE 18 CATEGORIAS DE AVALIAÇÃO DE CINCO COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA OS RESULTADOS SUGEREM QUE AS COLEÇÕES DE LIVROS ANALISADAS APRESENTAM PREDOMINANTEMENTE UMA ABORDAGEM DOS BENEFÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO DE TRANSGÊNICOS, PROPORCIONANDO POUCAS RELAÇÕES COM CONTEÚ-DOS CTS ENVOLVIDOS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
GENETICALLY MODIFIED ORGANISMS
SCIENTIFIC LITERACY
STS STUDIES
TEACHING MATERIALS
Resumo Original (EN):
COURSE MATERIALS USED BY BIOLOGY TEACHERS ARE A FUNDAMENTAL PART OF THE DESIGN AND SUPPORT OF THEIR CLASSES. IN SECONDARY SCHOOLS IN PARTICULAR, SCIENCE EDUCATION WITH EMPHASIS ON THE RELATIONSHIPS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY (STS) CAN BE ACHIEVED WITH ADEQUATE MATERIALS, FOCUSED ON THE SCIENTIFIC LITERACY. THIS STUDY CHARACTERIZED THE CONTEXTUALIZATION OF APPROACHES RELATED TO GENETICALLY MODIFIED OR-GANISMS WITHIN BIOLOGY TEACHING MATERIALS CONCERNING ASSUMPTIONS GIVEN BY THE STS STUDIES. THE SPECIFIC OBJECTIVES WERE: A) TO IDENTIFY THE EXISTENCE OF RELEVANT PERSPEC-TIVES IN THE CONTEXT OF THE STS STUDIES IN THE EDUCATIONAL CONTENT ABOUT TRANSGENIC FOOD; B) TO INTERPRET HOW PRODUCTION, DISTRIBUTION AND CONSUMPTION OF TRANSGENIC FOOD ARE REPRESENTED IN THE ANALYZED MATERIALS AND HOW IT COULD CONTRIBUTE TO CITIZENSHIP EDUCATION; C) TO SUGGEST, BENEFITING FROM THE IDENTIFICATION OF OPPORTUNITIES FOR THE IM-PROVEMENT OF EDUCATIONAL CONTENT IN THE TEACHING MATERIALS AND THE CONTRIBUTIONS OF THE SPECIALIZED LITERATURE, ISSUES TO BE ADDRESSED IN THE ANALYZED MATERIAL IN ORDER TO PROVIDE EDUCATION FOR CITIZENSHIP WITHIN THE CONTEXT OF STS STUDIES. THE METHODOLOGY USED WAS CONTENT ANALYSIS WITH THE ESTABLISHMENT OF 18 ASSESSMENT CATEGORIES TO BE ANALYZED IN FIVE COLLECTIONS OF MATERIALS OF BIOLOGY. THE RESULTS SUGGEST THAT THE ANA-LYZED COLLECTIONS OF BOOKS PREDOMINANTLY FOCUSED ON THE BENEFITS OF THE DEVELOPMENT OF GENETICALLY MODIFIED ORGANISMS, PROVIDING FEW RELATIONSHIPS WITH RELATED STS CON-TENT.
Arquivo:
DIS_MEST20160225_SALLA HELENA MARIA.pdf
Tamanho:
15289 Kb (15289948 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
5 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/06/2016 ÀS 16:38:32
Atualizado:
01/06/2016 ÀS 16:38:32
Visitas:
498
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 02:58:15
Downloads:
19
Último Download em :
02/06/2022 ÀS 02:34:49
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por