Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
EDUCAÇÃO HUMANISTA: UM ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS DE 5º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA DE MATEMÁTICA
Autor:
MENEZES, JANILE JESUS DE OLIVEIRA
Email:
janilerj@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. ASSIS, ALICE
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. ASSIS, ALICE
Dr. MOTTA, CARLOS EDUARDO MATHIAS
Data de Defesa:
20/02/2016
Palavras-Chave (PT):
AVALIAÇÕES
HUMANISMO
MATEMÁTICA
PROVA BRASIL
SARESP
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA CORRESPONDE A UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DE ESCOLAS HUMANISTAS E O DESEMPENHO DOS ALUNOS DESSAS ESCOLAS EM AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO BRASIL ? SARESP E PROVA BRASIL. ESTA PESQUISA TRAZ A METODOLOGIA HUMANISTA, DANDO ÊNFASE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AO MODO DE AVALIAÇÃO NESSAS ESCOLAS PARA DEPOIS VERIFICAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS E O SENTIMENTO DELES EM RELAÇÃO ÀS PROVAS OBJETIVAS/DISSERTATIVAS. OS SUJEITOS DESTA PESQUISA SÃO 22 ALUNOS (12 DO 5º ANO E 10 DO 9º ANO, AMBOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II) DE UMA ESCOLA SITUADA NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, QUE SEGUE OS MOLDES DA ESCOLA DA PONTE (PORTUGAL). A PESQUISA É QUALI-QUANTITATIVA E COMO INSTRUMENTOS, UTILIZA-SE OS RESULTADOS DE PROVAS REALIZADAS PELOS ALUNOS DESSA ESCOLA (PROVA BRASIL - 2011 E SARESP - 2011), OS DADOS OFICIAIS DIVULGADOS PELO GOVERNO FEDERAL E GOVERNO ESTADUAL DE SÃO PAULO E TAMBÉM UMA ENTREVISTA FEITA COM ALGUNS DESSES ALUNOS INGRESSOS DA ESCOLA PESQUISADA. PELOS RESULTADOS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O DESEMPENHO DESSES ALUNOS NESSAS PROVAS É SEMELHANTE AO DOS ALUNOS ORIUNDOS DE ESCOLAS QUE ADOTAM OUTRAS METODOLOGIAS DE ENSINO.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
ASSESSMENTS
HUMANISM
MATHEMATICS
PROVA BRASIL
SARESP
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH CORRESPONDS TO AN INVESTIGATION ABOUT HUMANISTS SCHOOLS AND THE STUDENTS PERFORMANCE IN LARGE SCALE RATINGS IN BRAZIL - SARESP AND ?PROVA BRAZIL?. THIS RESEARCH SHOWS THE HUMANISM METHODOLOGY, WITH AN EMPHASIS ON MATHEMATICS EDUCATION AND THE KIND OF EVALUATION IN THESE SCHOOLS AND THEN WE CHECKED THE PERFORMANCE OF THE STUDENTS AND THEIR FEELINGS REGARDING THE OBJECTIVE TESTS AND ESSAYS. THE SUBJECTS ARE 22 STUDENTS (12 OF 5TH GRADE AND 10 OF 9TH GRADE, BOTH THE ELEMENTARY SCHOOL II) OF A SCHOOL THAT FOLLOWS THE PATTERN OF THE ?ESCOLA DA PONTE? (PORTUGAL), LOCATED IN THE STATE OF SÃO PAULO. THE RESEARCH IS QUALITATIVE AND QUANTITATIVE, AND AS INSTRUMENTS, WE USED THE RESULTS OF THE TESTS (PROVA BRAZIL - 2011 AND SARESP - 2011) THAT WAS PERFORMED BY THE STUDENTS OF THIS SCHOOL, WE USED THE OFFICIAL DATA RELEASED BY THE FEDERAL GOVERNMENT AND STATE GOVERNMENT OF SÃO PAULO AND ALSO AN INTERVIEW MADE WITH SOME OF THESE STUDENTS RESEARCHED BY US ON THIS SCHOOL. THE RESULTS SHOW THAT THE PERFORMANCE OF THESE STUDENTS IN THESE TESTS IS SIMILAR TO THE STUDENTS FROM SCHOOLS THAT ADOPT OTHER TEACHING METHODOLOGIES.
Arquivo:
DIS_MEST20160220_MENEZES JANILE JESUS DE OLIVEIRA2.pdf
Tamanho:
98 Kb (98320 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
29/04/2016 ÀS 16:55:02
Atualizado:
29/04/2016 ÀS 16:55:02
Visitas:
509
Última Visita em :
14/07/2024 ÀS 22:13:23
Downloads:
8
Último Download em :
14/04/2024 ÀS 11:44:51
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por