Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
EXPERIMENTO DE FÍSICA CONTROLADO REMOTAMENTE: UMA AVALIAÇÃO SOBRE PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Autor:
SIM, AMIRA AMARAL DO
Email:
amira.amaral@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. MONTEIRO, MARCO AURÉLIO ALVARENGA
Banca Examinadora:
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Dr. MONTEIRO, MARCO AURÉLIO ALVARENGA
Dr. GERMANO, JOSE SILVERIO EDMUNDO
Data de Defesa:
22/02/2016
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE FÍSICA
EXPERIMENTAÇÃO
LABORATÓRIO REMOTO
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE AVALIAR O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM EXPERIMENTO REMOTO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. DESSA FORMA, ESTUDAMOS O IMPACTO DO EXPERIMENTO REMOTO EM COMPARAÇÃO COM O MESMO EXPERIMENTO REALIZADO PRESENCIALMENTE TENTANDO ENTENDER EM QUAIS ASPECTOS O EXPERIMENTO REMOTO PODE CONTRIBUIR COM O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA QUANDO NÃO SE TEM O ACESSO A EXPERIMENTOS PRESENCIAIS. A ANÁLISE DOS DADOS DE NOSSA INVESTIGAÇÃO SE DÁ A PARTIR DA OCORRÊNCIA OU NÃO DE SITUAÇÕES QUE FACILITARAM E/OU PROPICIARAM A OCORRÊNCIAS DE INTERAÇÕES SOCIAIS ÚTEIS AO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. A ANÁLISE DAS INTERAÇÕES FOI FEITA MEDIANTE AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS CONSTRUÍDOS PELOS ALUNOS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O EXPERIMENTO REMOTO, ASSIM COMO O PRESENCIAL CONVENCIONAL É UM FACILITADOR DO PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE ALUNO E PROFESSOR, SENDO ESSA INTERAÇÃO RICA E SIGNIFICATIVA PARA A APRENDIZAGEM, ASSIM, O LABORATÓRIO REMOTO SE MOSTRA UMA BOA FERRAMENTA DE ENSINO
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
EXPERIMENTATION
PHYSICAL EDUCATION
REMOTE LABORATORY
Resumo Original (EN):
THIS WORK WAS DEVELOPED TO EVALUATE THE IMPACT OF USING A REMOTE EXPERIMENT IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS IN PHYSICS CLASSES AT HIGH SCHOOL. THUS, WE STUDIED THE IMPACT OF REMOTE EXPERIMENT COMPARED WITH THE SAME EXPERIMENT CONDUCTED IN PERSON TRYING TO UNDERSTAND IN WHICH THE REMOTE EXPERIMENT ASPECTS CAN CONTRIBUTE TO THE TEACHING OF PHYSICS CONCEPTS WHEN YOU DO NOT HAVE ACCESS TO CLASSROOM EXPERIMENTS. DATA ANALYSIS OF OUR INVESTIGATION STARTS FROM THE OCCURRENCE OF SITUATIONS THAT FACILITATED AND/ OR ENABLED THE OCCURRENCE OF SOCIAL INTERACTIONS USEFUL TO THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING. THE ANALYSIS OF THE INTERACTIONS WAS MADE BY THE PROCESS OF BUILDING ARGUMENTS BUILT BY STUDENTS. THE RESULTS SHOW THAT THE REMOTE EXPERIMENT, AS WELL AS THE CONVENTIONAL CLASSROOM IS A FACILITATOR OF THE PROCESS OF SOCIAL INTERACTION BETWEEN STUDENT AND TEACHER, AND THIS RICH AND MEANINGFUL INTERACTION FOR LEARNING, SO THE REMOTE LABORATORY CAUBE COUSIDERED A GOOD TEACHING TOOL.
Arquivo:
DIS_MEST20160222_SIM AMIRA AMARAL DO.pdf
Tamanho:
2202 Kb (2202861 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/04/2016 ÀS 09:10:21
Atualizado:
26/04/2016 ÀS 09:10:21
Visitas:
599
Última Visita em :
16/04/2024 ÀS 10:29:20
Downloads:
21
Último Download em :
04/12/2021 ÀS 19:33:49
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por